Na prorrogação, Franca vence Minas fora de casa e se isola na liderança do NBB

No outro jogo do sábado, também decidido na prorrogação, Rio Claro bateu São José

Fonte: No outro jogo do sábado, também decidido na prorrogação, Rio Claro bateu São José

(4-4) Minas 89 x 97 Franca (9-1)

Neste sábado (23), na arena JK em Belo Horizonte, o Minas Tênis Clube recebeu a equipe do Sesi Franca em um jogaço, com direito a prorrogação e muita emoção nos minutos finais. No fim dos 45 minutos, vitória para a equipe do interior de São Paulo por 97 a 89, que se isolou na liderança do NBB, agora com nove vitórias em dez partidas disputadas.

No primeiro período, o Minas começou com tudo. A equipe da casa chegou a abrir 10 pontos de vantagem nos primeiros cinco minutos (21 a 11), graças a uma bola de três de Davi Rossetto, mas, depois de um pedido de tempo do técnico de Franca, Helinho, a equipe visitante voltou com uma forte defesa pressionando o homem da bola no perímetro. O ajuste defensivo foi de suma importância para ajudar os francanos a abrir uma corrida de 12 a 1 nos cinco minutos finais do quarto.

Rafael Hettsheimeir, o pivô de Franca, foi bastante utilizado nos missmatches embaixo da cesta, terminando o período com 11 dos 23 pontos anotados pela equipe paulista. As bolas de três também foram fundamentais para Franca: foram cinco bolas convertidas do perímetro em nove tentativas nos primeiros 10 minutos, enquanto Minas só teve três convertidas em sete tentadas. O placar só não foi mais elástico graças a dominância dos anfitriões na tábua de rebotes, com 11 no total, sendo três ofensivos, aproveitando os pontos de segunda chance. No fim dos dez primeiros minutos, vantagem mínima para os francanos: 23 a 22, aproveitando 54% dos arremessos de quadra.

No segundo período, Franca viu Elinho, seu armador reserva (alçado à titularidade após a lesão do uruguaio Luciano Parodi), comandar a equipe. Foram cinco pontos quase que consecutivos do camisa 5, além de três assistências, sendo duas para Lucas Dias, ala pivô que é o atual cestinha da equipe na competição e que também melhorou seu rendimento no segundo período. O camisa 9 tinha chutado e errado somente uma bola no primeiro quarto, mas, assim como Elinho, fez cinco pontos seguidos no segundo e Franca abriu 20 a 15 na parcial.

No fim do primeiro tempo, 43 a 37 para os visitantes, que converteram nove de 15 arremessos de três pontos (60%), enquanto Minas tinha 4/16 (25%). No duelo pelos rebotes, os anfitriões seguiam dominantes, com 25 totais até o intervalo, sendo 12 ofensivos.

Já no terceiro período, o jogo foi outro. Minas chegou a abrir sete pontos de vantagem logo nos primeiros cinco minutos, quando Elinho saiu do banco e Franca voltou a rodar a bola com maestria no ataque. David Jackson, que tinha anotado apenas cinco pontos nos primeiros 20 minutos, fez cinco consecutivos só no terceiro quarto e os visitantes abriram oito pontos de vantagem no placar geral: 55 a 47.

Assim como aconteceu no primeiro período, quando o técnico Helinho pediu tempo e Franca reascendeu para a partida, o técnico Léo Costa, do Minas, percebendo que os visitantes abriam distância no placar, também fez o mesmo. Após a volta do tempo de Léo, Minas fez uma corrida de sete pontos consecutivos e encostou no placar, com uma ótima defesa em zona (2–3), que impediu as infiltrações dos visitantes no garrafão mineiro.

Com a mudança de postura, principalmente defensiva, Minas venceu o terceiro quarto por 21 a 20 e tirou a vantagem para quatro pontos: 62 a 58 para Franca. Leandrinho, do Minas, já tinha 17 pontos anotados e 50% de conversão nos arremessos de dois pontos.

No quarto período, Minas forçou muito a bola de três, que não caía desde o começo do jogo. Foram seis convertidas em 30 tentadas, 20% de aproveitamento. Franca se aproveitou da situação para fazer 6 a 2 nos primeiros minutos do quarto e abriu oito pontos de vantagem no placar geral: 68 a 60.

Só que Minas tem Leandrinho…

Quando o jogo apertou, o camisa 19 colocou a bola embaixo do braço, anotou nove dos 22 pontos da equipe no período e Minas finalmente encostou no placar nos minutos finais: 79 a 78 para os paulistas. David Jackson sofreu uma falta numa tentativa de infiltração e teve dois lances-livres para colocar Franca à frente por três, mas o camisa 32 desperdiçou o primeiro, acertou o segundo e Franca abriu dois: 80 a 78, com 11 segundos no relógio e posse da equipe de Minas para empatar ou tentar ganhar o jogo.

Foi quando o ala-pivô Tyrone bateu bola para a linha de fundo, sofreu a dobra na marcação e, apertado, soltou a bola em Davi Rosseto, armador de Minas, que deu um corte para a zona morta e acertou um jumper de meia-distância que empatou o jogo na Arena JK, com dois segundos pro fim do jogo. Franca ainda tentou armar uma jogada para Lucas Dias no poste de baixo, mas o camisa 9 errou o arremesso e o jogo foi para a prorrogação: 80 a 80 ao final dos 40 minutos regulamentares.

Na prorrogação, David Jackson e Lucas Dias levaram Franca à vitória: todos os 17 pontos da equipe foram anotados pelos dois, sendo dez do norte-americano e sete do ala-pivô. Minas não encontrou respostas para o ataque francano, anotou apenas nove pontos no tempo extra e acabou sendo derrotado em casa.

Os destaques não poderiam ser outros: David Jackson, com 23 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, além de Lucas Dias, que anotou 24 pontos e pegou oito rebotes. Pelo lado do Minas, Leandrinho foi o cestinha do confronto com 30 pontos, além de distribuir três assistências e pegar cinco rebotes.

Agora, Franca enfrenta o Botafogo em casa, no próximo dia 02 de dezembro, às 20h, com transmissão da plataforma de streaming DAZN. Já a equipe do Minas viaja para São Paulo para enfrentar o Mogi, dia 04 de Dezembro, às 20h, também com transmissão do DAZN.

Destaques

Minas
Leandrinho Barbosa: 30 pontos e cinco rebotes
Davi Rosseto: 14 pontos e quatro assistências
Alex Garcia: 13 pontos e sete rebotes

Franca
Lucas Dias: 24 pontos e oito rebotes 
David Jackson: 23 pontos, cinco rebotes e quatro assistências
Elinho: 14 pontos e sete assistências


(3-7) São José 87 x 95 Rio Claro (3-5)

Destaques

São José
Duda: 23 pontos e nove assistências
Lupa: 21 pontos e sete rebotes
Agustín Ambrosino: 15 pontos
Rafa Oliveira: 12 pontos

Rio Claro
Gerson: 22 pontos e oito rebotes
Fabián Sahdi: 20 pontos, quatro rebotes e 13 assistências
Walter Baxley: 15 pontos e quatro rebotes
Fabián Ruíz: 15 pontos, cinco rebotes e quatro bolas de três pontos convertidas
Pastor: 13 pontos, oito rebotes e quatro assistências


Você pode acompanhar o NBB 12 pelo DAZN! Primeiro serviço de streaming esportivo no país, o DAZN está disponível para degustação durante um mês. Você preenche os dados e instantes depois o conteúdo já está liberado para você acompanhar no computador, no celular, no tablet ou até no console do videogame. Durante 30 dias você terá acesso a todos os eventos da plataforma. Grátis!

Assinando o DAZN, você também poderá acompanhar a Euroliga, a Premier League, o Campeonato Francês, o Campeonato Italiano, a final da Copa Sul-Americana, a Libertadores feminina, a MLS, a Liga Americana de futebol, o Campeonato Japonês, e muito mais!

Últimas Notícias

Comentários