“Não preciso ter a bola nas mãos para causar impacto em jogos”, garante Westbrook

Um novo capítulo agora começou oficialmente na carreira de Russell Westbrook. Novo reforço do Houston Rockets, o astro foi apresentado pela equipe texana e deixa para trás mais de uma década de idolatria no Oklahoma City Thunder. A saída da única equipe que havia defendido na NBA foi duríssima, mas, ao mesmo tempo, a opção por voltar a jogar com James Harden foi quase automática.

“Nós somos amigos há muito tempo. Todos sabem que jogamos juntos no Thunder, mas nos conhecemos desde os 10 anos. Sei que James é um cara persistente, que não desiste. Já estávamos conversando ao longo da temporada e sempre quisemos atuar juntos novamente, então foi um processo fácil para mim. Foi uma decisão nada difícil vir para cá”, contou o armador de 30 anos, em entrevista coletiva.

Se a amizade entre Westbrook e Harden está acima de qualquer suspeita, a forma como os dois vão se encaixar no mesmo time é muito mais duvidoso. Analistas e torcedores “quebram a cabeça” projetando como dois dos atletas que mais ficam com a bola nas mãos na liga poderão atuar juntos. O Rockets está otimista e, logicamente, o ex-MVP da liga está pronto para fazer a parceria funcionar.

“Nós temos um objetivo final em comum: conquistar o título. E, para isso, sabemos que é preciso sacrificar uma parte do seu jogo. Sabemos o que temos a fazer. Não estou preocupado e sei que James também não está. Eu sei atuar sem a bola nas mãos e não preciso tê-la para causar impacto em jogos. Posso fazer muito mais coisas em quadra para termos melhores chances de vencer”, assegurou.

Westbrook encontrará, em quadra, uma situação de jogo bem diferente dos tempos de poucos arremessadores no Thunder. O espaçamento ofensivo é uma das bases do trabalho do técnico Mike D’Antoni, o que costuma abrir alas para que atletas agressivos como o craque agridam o garrafão adversário constantemente. Ele consegue enxergar-se como uma adição natural nessa filosofia de jogo.

“A quadra espaçada me dá oportunidade de infiltrar, atacar a cesta, passar a bola. Defensivamente, poderei trocar marcações e pegar muitos rebotes para puxar os contra-ataques. Acho que o estilo de jogo aqui é ótimo e estou ansioso para fazer parte disso, ter todos esses chutadores ao meu redor”, apostou o armador, que registrou médias de triplo-duplo nas últimas três temporadas.

Mas, nessa nova fase da carreira, Westbrook não pretende só provar que pode se encaixar. Ele quer provar, agora fora dos limites de Oklahoma City, que a imagem de jogador antipático e individualista não passa de uma impressão. “Quero mostrar que sou um cara legal também. Só que, quando começa o jogo, vou competir. Eu entro para ganhar, não importa o que pareça no fim”, concluiu o novo Rocket.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Danilo Coelho

    A eliminação para os Blazers doeu mesmo nele ein? Quer mostrar que é um cara legal depois daquele papelão do jogo vencido em OKC…rs
    Sobre o talento pra causar impacto é óbvio que tem. só precisa esquecer o box score um pouco e treinar arremessos. Com o arremesso que tem hoje, dificilmente seu impacto será o de um all-star sem a bola nas mãos, e em Houston ele terá que abrir mão de tê-la como tinha em OKC pra que isso tenha chance de dar certo.

    • LeBeautiful

      Os jogos entre Blazers e Rockets serão imperdíveis, prevejo cenas lamentáveis, a rivalidade Blazers vs OKC perdeu o brilho mas Dame vs Mula está longe de acabar. o cara vai querer limpar a reputação dele em cima do Dame a qualquer custo…Se fracassar, vai ter que mudar o nome pra Eastbrook. N tiro da cabeça que esses 2 vão se pegar nos offs dnv.

      • victor

        Kkkkkkkkkkkkk Eastbrook, essa foi criativa.

        • Wilker Pereira

          Muito criativa
          Embora eu ainda prefiro Westatisticas kkkkkkk

  • Ramon Prado

    Houston contemporâneo & Westbrock …. casamento dos fracassados perfeito: eternos pipoqueiros amarelões.

    • Marcio

      Só faltou o DeRozan pra completar o time de fracassados e pipoqueiros!

      • Jefferson Cavalcanti

        Um outro comentário que eu fiz sobre essa lenda urbana de Harden e West serem ruins na pós temporada:

        Harden e West são excelentes jogadores em playoffs.

        West fez o seu segundo pior na carreira em 2019 em número de pontos. Mas ainda tem 25,4 de média na carreira. Só para efeito de comparação, Kobe tem 25,6.
        West ainda Tem vários e vários jogos que ele foi o principal jogador do time (Eliminação do Lakers, Série de 2015 contra o Warriors)

        Harden faz mais de 26 por jogo em playoffs desde que está no Rockets. Ano passado fez 31,6. Harden paga por conta do Rockets não eliminar um dos melhores times de todos os tempos em duas temporadas seguidas, o Golden State Warriors.

        Você vai achar duas séries ruins dele: pelo Thunder contra o Miami Heat, mas ele ainda era novato. E contra o Spurs em 2017. Mas não existe um só jogador na NBA que nunca fez uma série ruim de playoffs

        • Wilker Pereira

          Jordan nunca fez serie ruin kkkkk
          Mais prontos entendo o seu ponto de vista

          • Alisson

            “Jordan nunca fez serie ruin kkkkk”
            Quantas séries de playoff ele ganhou mesmo antes de ter o Pippen no time?

          • Sir James

            Perder a série não quer dizer que ele jogou mal

          • Wilker Pereira

            E com isso vc quer dizer o quê?? Q a culpa foi dele por não ter ganho uma série antes do Pipen? Ou q teve uma serie ruim? Não entendo a sua pergunta… O facto de nao ter ganho uma serie antes do Pipen não significa q teve uma má série! Pode procurar os states se quiser, ele não teve serie ruim , ele era eliminado ( varrido) pelo celtics de Bird q por *casualidade* era o campeão da liga e um time histórico ou vc esqueceu disso? Ele chegou a fazer mais de 60 pts no TD Garden contra Bird/Mcale / Parish e ainda assim foi varrido! Acha q ele fez ma figura? Isso para vc e serie ruin?

        • MarcoLakers

          Nem adianta querer fazer comparações com jogadores anteriores. A NBA a cada ano fica mais fácil de marcar, logicamente as médias inflam.

        • Claudio R.

          A falta de resultado nitidamente é argumento suficiente para essa cobrança, com performances dominantes espera se vitórias. Todo grande jogador sofreu com isso até vencer um título. Ele precisa ser campeão pra superar essas cobranças, enquanto não , vai ser chamado de pipoqueiro

    • Jefferson Cavalcanti

      Isso aí é a maior mentira que existe. Só quem começou a assistir NBA em 2019 ou não entende nada de NBA que consideram Harden e West pipoqueiros.

      Aliás, existem pessoas que para elas, todos os jogadores da face da terra são pipoqueiros.

      • Ramon Prado

        Vc está certo, expert em nba. Harden não tem histórico de espanar em offs e westatisticas não é individualista e nem pensa só nos seus números. Brilhante sua observação.

        • Jefferson Cavalcanti

          É isso ai, psicólogo. Grande percepção você saber em que Westbrook pensa e gostei também da definição histórica, baseada em sabe-se lá em que (exceto números) pra falar sobre James Harden.

          • Ramon Prado

            Se vc estiver certo, Houston será campeão esse ano com os 2 ex MVPs e a fama de pipoqueiros em offs se encerrará. No final da temporada veremos quem foi enganado pela cigana kkkk

          • Lucas Henrique

            Então pra você dar certo é só o time campeão? Os outros 29 são amarelões, tá certo então…

          • marcelo pinaffo

            Cara, pra q vc da atenção pra comentários como esse? Sabe aqueles mulekes q a diversão é chamar atenção? Esse Ramon deve ser um desses

          • Jefferson Cavalcanti

            Eu sei. Muita gente nem quer discutir sobre basquete. Só quer ter opinião áspera ou incomum pra se aparecer.

            Eu me divirto junto com essa galera, rs!

    • Guy de Lombard

      Do ponto de vista dos comentadores de portal, a NBA é a pior liga do mundo, pois todos os craques e todos os times são amarelões.

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Este time é para ver nos offs….na regular certamente vão arrebentar e ficar com um dos mandos de quadra, tanto West quanto Harden sozinhos podem conduzir o restante do time para vitoria, mas nos offs é que vamos poder observar a quimica entre os dois, pois independente da colocação que venham a ter na regular o adversário não vai ser fácil….Lakers, Clippers, GSW, Jazz, Denver, Blazers, Spurs, com os garotos de NO e Mavs correndo por fora…só pedreira!!

    • LeBeautiful

      Exatamente oq eu penso, Rockets historicamente já é um time que costuma vir muito forte em regular, na 19-20 devem bater nas 60 vitórias.

    • Leonardo Siqueira

      Torço pro Houston mas fico imaginando que pode dar errado, assim como o Oklahoma de PG, West e Carmelo. Meu medo é esse. Mas, tomara que dê certo

      • Lucas Henrique

        Carmelo era um ex jogador já, Harden tá no auge, num nível acima do PG, eles ainda tem o Capela que é menos soft que Adams, tem o Gordon, Tucker, House que espaçam a quadra, time é bom

      • Wilker Pereira

        O Houston sabe chutar , embora e um time muito burro , eles sabem chutar de 3, o okc não sabe chutar comunico q sabia chutar naquele time era o Durant

  • pedrokadf

    Eu sou torcedor do Heat, mas quando vejo que o time não vai disputar títulos, eu sempre escolho uma segunda franquia para torcer naquele ano… Na temporada passada (vendo que o Heat não almejava títulos) eu comecei a torcer para o lakers levantar o caneco, por causa do LBJ, sem ele nos playoffs eu escolhi o Raptors, após as lesão de KD eu torci para o GSW se superarem e ganharem msm sendo KD e K.T…
    Pois bem…
    Prevendo que dificilmente o Heat buscará algo maior nessa temporada, e como geralmente eu sou o do contra, acho que vou torcer para o Rockets, mesmo achando complicadíssimo esse encaixe Barba + West…
    Gosto de ver superações, calar críticos, coisas quase impossíveis… Eu quero ver esse time ganhando o anel, pelo menos é oq eu sinto no momento !!
    Mas sendo realista, se eu fosse apostar HOJE, eu apostaria no LAC… Leonard levando seu terceiro anel para casa com 3 franquias diferentes seria muito louco…

  • Neto Lakers

    Em nome do pai, do filho, do espirito santo, AMÉM… Que Deus proteja todos nós!!!
    Concordo com o Russel Westbrook… Nome feio pra caramba, diga-se de passagem!!!
    Até porrrrque, os últimos presidentes da CBF… Um ta preso em Nova York e o outro foi BANIDO do futebol!!!
    Eu te odeio Edu Gaspar, eu não suporrrrto você!!!
    É ou não é verrrrdade???
    Eu dou na guéla, merrrrmão!!!

  • pedrokadf

    ” Proprietário do Los Angeles Clippers não descarta mudança de nome da franquia
    Com Kawhi Leonard e Paul George no elenco e planejando uma mudança de arena, Clippers podem mudar seu logotipo, cores e até nome ”
    “Uma mudança de arena para a partir de 2024 […] com a iminência de se transferir para a cidade de Inglewood ”

    Projeto ousado, gostei, eu particularmente não gosto do nome e das cores do LAC…

    Fonte: https://www.theplayoffs.com.br/

    • Dudu Ferrero

      estao fazendo isso pq estao achando que vao dominar a NBA daqui em diante kkk tem q tomar cuidado pq o tombo pode ser grande kk

      • pedrokadf

        exato, esse é o pensamento deles, tem tudo para isso acontecer, mas né kkk

        • Dudu Ferrero

          Nao acho que tem tudo pra acontecer tem no minimo 5 equipes ai q brigam de igual pra igual como Warriors completo, Lakers, Bucks, Sixers, Jazz e Rockets fora que Nuggets e Blazers podem encomodar tbm
          Nao acho q tem tudo pra acontecer n

    • Carlos Eduardo

      Nome q vc diz é o apelido ou a cidade?

      • pedrokadf

        O nome Clippers… eu até ja dei uma olhada de como surgiu e tal’s, mas não me atrai, acho que os torcedores de LA tb não…

    • Felipe Monteiro

      Essa combinação azul, vermelho e branco é horrível mesmo… Feio demais!!!

      • pedrokadf

        horrível

  • Melo. #GangueMelo

    Time pra brigar pelo seed 1 no oeste!! Nos playoffs ninguém é de ninguém… forte candidato ao título. #Rockets #WestMVP

  • Pablo Leite

    Com o espaçamento dos Rockets, seria uma boa alternativa o Westbrook partir para dentro do garrafão jogando como ala-armador e não como armador, já que ele não ajuda muito com seu aproveitamento baixo nos tiros de três. Mas vai provocar uma grande mudança no seu estilo de jogar sem ter tanto a bola nas mãos.

  • Aaron Donald GOAT

    Esse Rockets tem tudo pra despertar aquele Westbrook que infiltrava e dunkava com um arranque doido de uns anos atrás.Nos últimos anos ele se tornou mais um armador mesmo,por mais que nunca tenha deixado de ser,mas aquele Westbrook doido era mais divertido,o melhor dunker-in-game que eu vi.Espero que volte.

    E ele se apresentou de tartaruga ninja kkkk.Será que pode jogar assim? https://uploads.disquscdn.com/images/434254b00d9bb584e56e2cd5203445c897b6dc3174a8bb3aeb67b2a284943344.jpg

  • Alexandre Wagner

    Na minha opinião o Houston vai ser o time pra ficar em 1° na regular e sair na primeira ou segunda rodada dos offs.

    • Aaron Donald GOAT

      Convenhamos que um time que fica em primeiro dificilmente sai na primeira rodada.Isso só aconteceu,sei lá,umas duas ou três vezes.

      • Wilker Pereira

        O problema e q o 8 na proxima temporada pode ser um osso duro de roer

      • Alexandre Wagner

        Não sei cara, o Oeste está muito forte, quem ficar em 7° ou 8° será um time bem forte.

  • dirct

    Sim o West pode causar um grande estrago com seus 30% de arremesso, um estrago no aro!

    • Everton Santos

      Mas ai v ta imaginando ele chutando só as bolas de 3pt, quando ele pode ter outras funções no time.

  • Dudu Ferrero

    West acorda, vc é bom pra pegar rebote dos pivos, assistencias pra ter TD e pontos de bandeja, pra tudo isso precisa por as maos na bola kk

  • FERNANDO HENRIQUE MOREIRA SANT

    Pior QI de basquete da liga.

    • GutoThunder

      E mesmo assim mantém média há 3 anos de TD e foi MVP há 2 anos. Calcula o restante da liga.

      • Dudu Ferrero

        TD completamente forçado com Adams varias vezes protegendo pra ele pegar o rebote, assistencias forçadas (por incrivel que pareça) quem le sabe do q to falando de forçar uma assistencia dificil do que fazer um ponto mais facil em finais de jogo

        • Lucas Henrique

          E 80% das vezes que ele faz TD o time ganha, interessante né?

          • Dudu Ferrero

            por isso q o OKC ficou em 6 ano passado e saiu na 1 rodada dos playoffs

          • Lucas Henrique

            Até porque um time de basquete é só 1 jogador né?

          • Wilker Pereira

            Mais estava o PG finalista MVP na ultima temporada , ele não estava sozinho

          • Diego Costa

            Jogando lesionado claramente. Não há toa operou os 2 ombros.

          • Lucas Diniz

            Pois e, curioso não? kkkkkkkk

        • Lucas Diniz

          Sem sombra de duvidas!

  • MarcoLakers

    O estilo de jogo do Houston pode ajudar o West mesmo, um time espaçado vai facilitar demais pra ele, os rivais não poderão fechar o perímetro.

  • Brockbell

    Um dos.times mais curiosos que quero ver essa temporada. Junto com Clippers e Jazz.

  • GarPax

    Vai causar impacto

  • Celso Cachali Jr

    Vem forte para este ano… e acredito que se ele estiver mesmo com este pensamento de nao ficar com a bola na mão, ira dar muito certo.

  • João Paulo Veiga

    sera??????????

  • MDias

    WesTO vai ter que provar essa afirmação dele. Na verdade, se ele tem alguma relevância na liga, foi adquirida com a bola nas mãos, sendo assim, ele terá que provar ter impacto sem a bola nas mãos. Simples assim.
    Assim como a maioria, acho que o encaixe será péssimo! Os 2 só sabem jogar com a bola nas mãos.
    Enfim, as expectativas são altas para o Houston, mas as dúvidas são muito maiores.

    • Mestre

      Não será fácil cara, mas tem solução. Quando JH estiver com a bola RW se posiciona para pegar rebote ofensivo (se tiver >30% 3ptFG ajuda e muito). Já quando RW estiver com a bola, JH se posiciona pra receber um passe pra 3pt (este sim tem excelente aproveitamento) e também pra quando a jogada quebrar. Aliás os dois são excelente ótima opção pra jogada quebrada. Enfim mais difícil é encaixar o JH com o Austin Rivers

  • Carlos Augusto Conceição

    Se jogar sem a bola…nao como o gatilho..mas como a bala….pode dar certo.