“Não seria nada ruim voltar para Cleveland”, cogita Anderson Varejão

A carreira de Anderson Varejão na NBA terminou, certo? Não seja tão e definitivo sobre isso: o pivô brasileiro parece ainda não ter descartado retornar ao basquete norte-americano antes da aposentadoria. De saída do Flamengo, o veterano disse que estaria aberto à possibilidade de passar uma última temporada com a equipe onde tornou-se ídolo na liga, o Cleveland Cavaliers.

“Eu estou focado na Copa do Mundo FIBA e tentando dar meu melhor pela seleção brasileira, para conquistarmos algo grandioso. Mas é verdade que o meu contrato terminou no Brasil e vamos ver o que virá agora. Não seria nada ruim voltar para Cleveland”, especulou o atleta de 36 anos, que disputou 12 de suas 13 temporadas na liga com em Ohio, em entrevista ao site The Athletic.

De acordo com Joe Vardon, do The Athletic, Varejão teria interesse em assumir o papel de mentor no jovem elenco do Cavaliers e participar de uma campanha de despedida com a equipe. No entanto, até agora, não existe nenhuma negociação entre as partes. O pivô entrou em quadra com o time de Cleveland em 591 jogos na carreira, anotando médias de 7.6 pontos e 7.5 rebotes.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Toni von Mises

    Apoiadíssimo!!!! Kevin Love vive baleado; Thompson só quer saber de encher a cara e comer famosinhas; Zizic tem preguiça e Nance, gosta de aloprar e viaja em quadra vez ou outra. Varejão pode jogar um pouquinho neste time sim..rs
    https://uploads.disquscdn.com/images/3f837b03a2a73ebd26ddf9157a3a7de6cc2e5a7f8373e57f776b0fce9ab7e48e.jpg

    • Vinícius Maia

      Quando Kevin Love e TT estão em quadra, eles pelo menos aguentam correr do ataque de volta para a defesa. Varejão já não aguentava nem isso na NBA. Infelizmente, não dá mais.

      • Toni von Mises

        Nem pra preservar a dignidade de encerrar a carreira na franquia q o selecionou e era amado? Dar pra por no “terrão” ou qdo alguém lesionar…rs

        • Vinícius Maia

          O problema é que ele não aguenta nem correr cara. Nem estou falando de técnica ou o quanto ele pode contribuir. A questão é que a cara mal dá conta de voltar do ataque para a defesa. Se ele era amado, é melhor nos lembrarmos dos bons tempos dele em Cleveland do que ver ele passando vergonha na quadra. Vou dar um exemplo de um cara que foi maior que varejão: garnett. Eu ficava meio “triste” quando via o garnett em quadra nos seus últimos anos, porque vi um cara que já foi um dos mais dominantes da liga jogando como alguns dos piores rolê players da liga. Eu via ele em quadra e pensava “por favor, chega cara. Você não aguenta mais e não precisa mais disso. Seu nome já está na história, não tem que provar mais nada.” E eu me sentiria de forma parecida vendo o varejão em quadra na NBA. Já deu! Cleveland ama ele, ele deu muita alegria para a torcida. É melhor guardar essas lembranças do que fazer feio em quadra.

  • Joabe#VamoSpurs

    Com esse ótimo Mundial, o Varejão se credenciou de novo a uma vaguinha em times de menor expressão da NBA, jogar no garbage, entregar o gatorade, e qdo o time precisar de alguém mais experiente em qdra, com certeza ele vai ajudar da melhor forma possível
    #VarejaonoCavs👊

  • Dudu Ferrero

    Seria muito legal, e acho que ele merece isso, so acho que o Cavs em reformulação dificil querer

  • arruda91 arruda

    Como jogador não, mas axo que talvez consiga uma função no cavs depois que parar de jogar, assim como o thiago splitter no nets

  • Anderson M. Nery

    Tem q acabar com o idoso q quer acabar a carreira no time q jogou. Obrigado Varejão, mas não dá mais pra vc. Fazendo algumas coisas específicas no Mundial, foi essencial. Mas não dá mais para ele na NBA. Não jogando.

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Cavs esta em reconstrução, e não em Destruição Varejão…Acorda!!

  • Evandro

    Como guia de turismo?

    Com todo respeito, não tem mais explosão nenhuma. No basquete de velocidade, transição rápida, Varejão não consegue se destacar, nem no nbb.

    Vários jogos no mundial, q no contra-ataque Varejão não conseguia voltar. Inclusive contra a Grécia (numa ponte aérea, o pivo grego saiu uns 5 mts depois dele e enterrou, enquanto o Varejão tinha acabado de passar do meio da quadra).

    Obrigado por tudo, mas não dá mais.

    • Tássio Pacers – Oladipo MVP

      Nem no Flamengo conseguiu ser dominante. Sou flamenguista e comemorei pra cacete a contratação dele. Mas o clube nao querer renovar com ele é sinal de algo né??? Da mais não.

      • Vitor Martins

        Tu espera que um pivô do nível dele seja impressionante em campeonato mais fraco como aqui, ai o cara vai e joga pior que o JP Batista! Alguma coisa de errado tem ai.

        • Tássio Pacers – Oladipo MVP

          justamente. Tanto que 80% dos flamenguistas que eu conheço e acompanham o basquete do time nao ficaram putos dele sair. Ele jogou bem abaixo do que o esperado.

          • Rafael_Lakers

            eu sou um desses 80%.

            Muito legal ver in loco um jogador como o Varejão jogando pelo seu time, mas realmente ele já não tem mais condições físicas para impor a qualidade técnica que é acima da média. O tempo chega para todos e o custo/benefício do Varejão no Flamengo (salário x produção em quadra) já não compensa mais.

        • Rafael_Lakers

          vc foi preciso nesse comentário, citando o JP Baptista..

          sem mais!

        • Cavs&KingJamesaondeestiver

          Se não for aki, aonde vc acha que ele seria?? Arrego!! Varejão já recuperado de todas as lesões não ganhava 1 minuto sequer no Cavs, GSW e depois no Cavs novamente, ele sem lesões ainda ficou na liga por duas temporadas e era um mero entregador de Gatorade, isso 4 anos mais jovem…Já era para ter se aposentado, ou fazer como Leandrinho, ou seja, se conformado em se divertir na NBB e Seleção.

  • LeBrOSMAN⚔️ DAWG POUND

    O Cavs tem vários jogadores de garrafão, e tá com o CAP estourado para essa temporada. Acho q um contrato mínimo ñ impactaria no CAP, e ele pode ter seu valor como um mentor.
    Mas eu acho q ñ acontece ñ. No futuro ele certamente vai ter uma noite para ser homenageado pela franquia, com a reforma q fizeram na arena, criaram um setor para homenagem de atletas q passaram pela franquia (chama de “Ring of Honor”), o Varejão deve ser homenageado. Aposentar camisa, eu já ñ tenho tanta certeza (mas pode acontecer), mas nesse Ring of Honor acho q ele vai ser chamado.

    • Cavs nas Europas¨¨ TH

      Aí você vê: o Cavs com o cap estourado com quem nível de jogador? Love, Thompson, Knight, Nance.

      Graças a Deus que Thompson, Knight, Henson, Clarkson estão em último ano de contrato. Com o Clarkson eu acho que renovam, mas tem que ser algo bem negociado. Della tbm ta ultimo ano, pode ser negociado um contrato aí, pq 9 milhas por ano n dá…de resto pode deixar ir

  • Gustavo

    Eu gostaria que o Cavs aproximasse o Varejão novamente, talvez n como jogador, mas em alguma função que ele esteja próximo do vestiário, pra orientar e motivar os novatos.
    Outro ponto importante é a identificação que o Varejão tem com a franquia. Seria excelente ele ajudar aos novos jogadores, principalmente Sexton e Garland, a criarem essa identificação. Afinal Cleveland é um mercado pequeno, tem que trabalhar nisso tbm.

  • Cacá Santos

    Como diz uma senhora de pouquíssimos dente em vídeo:
    Vai não! Ele não vai não!
    Já deu.. Apenas um jogador limitado e com poucos recursos.

    Hoje os pivôs, chutam de 03…
    Não evoluiu…

    Aposenta logo…

  • Jurandir Pedrosa

    Que monte de comentário interessante… para crianças do pré primario! Cara, voce merece muito fazer sua despedida, brilhou em uma liga em que brasileiros não passam perto, jogou com um dos maiores. Dá o sangue em quadra e tem uma ética de trabalho que pode sim ser transmitida aos mais jovens! Sem dúvidas. Pena ser Pivo, talvez isto atrapalhe uma volta!!! A NBA hoje acaba preferindo o atacado ao varejo…. e sobre atacar, voce tem estado lento para os padrões da liga! Merece entregar gatorade e comentar coisas no banco nos ouvidos dos mais jovens…

  • Na temporada do último lockout ele rivalizava em números com Kevin Love. Infelizmente teve problemas de saúde e não concluiu a temporada. Embora seu melhor aspecto fisico tenha ido embora ele já tinha latente a visão de distribuir passes comuns aos pivôs modernos. Não seria de todo mal ao Cavs, a torcida o ama lá. E eu também!🙈

  • Alan Ribeiro

    É meio viajem não é não? Tipo como ele pode ser um mentor, com todo o respeito que ele merece ele nunca foi um grande pivô e sequer hoje pode contribuir a uma equipe, também não foi o herói em um título, como Fred Vanvleet foi na conquista dos raptors temporada passada, se vcs pegarem a carreira dele ela vai mais estar associada aos fracassos de Cleveland em finais, do que com suas vitórias.
    Então meio que não vejo sentido, mas se acontecer devido há sua dedicação em cleveland, eu vou ficar feliz boa sorte para ele.

    • Andrei

      Acham que só porque é velho é mentor, essa relação nao é correta. Mentoria não significa idade avançada.

  • Felipe

    Não entendo o desprezo da galera pelo Varejão. O maluco ficou mais de uma década na liga de basquete mais foda do planeta, e parece que pra uns pé rapado aí isso não significa nada. Ele é um primor físico e técnico? Talvez não. Mas ter ficado todo esse tempo na liga é pq alguma coisa ele fez certo…
    Espero que ele volte pra NBA sim, como jogador. E se não rolar como jogador, com qualquer outro cargo pois ele merece demais. Desejo toda a sorte do mundo pro cara.