“Não sou e não serei um reserva no futuro”, sentencia Isaiah Thomas

As pretensões de contrato máximo neste ano parecem um passado distante para Isaiah Thomas. Após uma grave lesão no quadril e ter conturbada passagem pelo Cleveland Cavaliers, os tempos em que o futuro agente livre queria ser um dos atletas mais bem pagos da liga ficaram para trás. Hoje, o principal reserva do Los Angeles Lakers só visa uma chance para voltar a mostrar seu potencial.

“Não sou um reserva. E não serei um reserva no futuro. Só quero que todos saibam que fui para dois Jogos das Estrelas e já fiz coisas que muitos jogadores nessa liga nunca fizeram quando eu tive uma grande oportunidade. A única coisa que mudou desde então é que fui trocado em uma situação em que não controlava”, cravou o ex-astro do Boston Celtics, em entrevista ao site USA Today Sports.

Até agora, se ainda não é o all-star de campanhas anteriores, Thomas vem usando a passagem pelo Lakers para recolocar-se no mapa da NBA. O jogador de 29 anos esteve presente em 15 partidas pelo novo time, com médias de 15.9 pontos e 5.3 assistências. E, mais importante, os angelinos deram um considerável “salto” em termos de resultados: venceram oito desses 15 jogos.

“É claro que gostaria de ser titular aqui também, mas não vou criar problemas aqui. Não é algo que possa controlar. Eu estou tentando ajudar esse grupo como posso e sou um profissional, acima do tudo. Minha intenção agora é apenas tirar vantagem da oportunidade que estou recebendo do Lakers e terminar essa temporada em um ritmo forte”, disse o armador, admitindo ainda não estar 100% fisicamente.

O técnico Luke Walton concorda que, em outras circunstâncias, Thomas já estaria no quinteto inicial da franquia. “Isaiah poderia ser titular. Ele até merece isso pelo que já fez até aqui. Mas nós estamos em uma situação em que temos uma equipe jovem a desenvolver. Ele ama basquete e, por isso, falei para que pensasse só em reencontrar a alegria de jogar nesses últimos dois meses”, contou.

Sem um contrato máximo, Thomas agora busca cenários em que possa voltar a ser titular na próxima temporada. É possível que o experiente atleta assine um vínculo de curta duração em julho, visando reestabelecer seu status na liga rapidamente e testar o mercado de novo. Essa é uma decisão pouco comum a atletas de 30 anos, mas sua evolução física deixa-o otimista para pensar em tal estratégia.

“Eu estou sentindo-me bem, movimentando-me melhor a cada jogo. Cada partida é um pouco mais confortável para mim. Vai levar um tempo para voltar ao nível de jogo que já mostrei, mas, hoje, também não tenho uma chance como aquela em Boston. Se tiver algo assim novamente – e sei que terei – eu prometo a vocês: estarei preparado para aproveitá-la e volta ao topo”, garantiu o astro.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Eduardo D’Alcantara

    Pode ser titular em varios time porém dificilmente em algum contender.

  • TgO /- Coming up playoffs

    Tenho a impressão que o.Thomas criou com.ele mesmo uma espécie de soberba, Queixo erguido.

  • Vitor Martins

    Acho que talvez seja a melhor situação pra ele hoje na liga, mas ele tá mais do que correto em se posicionar.

  • xmaah

    com Thomas e Bradley em baixa dava pra pegar os dois por um precinho camarada, dependendo do treinador pode render.

    • Alex Alves

      Por uns 30/35 milhoes o Pop traria a dupla e deixaria o Spurs altamente competitivo.

      O que ferra é o contrato do Mills e Gasol.

      • Gustavo Macedo

        Caceta… O Mills tem contrato fodástico?
        Jura mesmo Alex?
        É o maior estupro da história da liga se for verdade.
        Luol Dengoso e Patty Milharina to Hall of Fame Enrabada!

      • xmaah

        O que eu queria mesmo ver com o Pop era o BB e o Harrell, ia da um gás no garrafão da segunda unidade pq Lauvergne não tem como.

      • Brinell Arcanjo

        Traria só a IT, contrato do parker expira essa temporada e não acredito que renovará, já sobra 15 milhões pra oferecer pro IT.
        Especialista na defesa já tem o Kawhi, que deve retornar próxima temporada, tornando desnecessário bradley.
        No draft pegava um C desenvolvia ele próximas 2 temporadas, até o contrato do gasol acabar.

        • Alex Alves

          Eu ofereceria um 30/2 para.o Thomas forçaria ele 2 anos e draftar alguem talvez sobre um bom prospecto entre posicao 12/13, eles tem um europeu talentoso traria ele também.

          Mas o Bradley se estivesse no mercado por uns 12/15 traria sem pensar nada nada são 15 pontinhos por noite e um grande defensor.

    • Marcos Oliveira

      Spurs seria muito bom pra ambos…

      • xmaah

        Se não pedirem absurdos quem sabe. Spurs precisa aposentar logo os vovô, não acredito que o Parker vai dar aquele gás que deu nos offs do ano passado.

  • Paulo Henrique

    Cada vez se queimando mais falando essas asneiras, quero ver quem vai ser o louco que vai assinar com ele na FA

  • Carlos Eduardo

    Deu até medo agora SQN.
    Deveria calar a boca e jogar mais.

    • Rafael Barcelos

      Ele não falou nada demais.

  • Pedro Franco

    Vai pra Santo Antônio, pigmeu. Em times com bom técnicos defensivos, vc terá seu lugar ao sol

  • Diego Costa

    O cara não falou nenhuma mentira. It foi tratado como lixo nessa temporada, todos culpavam ele pelos problemas defensivos do cavs de forma covarde, saiu e a coisa continuou do mesmo jeito. Se ele pedir algo aceitável, vai ser um grande custo benefício dessa FA. Deveria ir pro Spurs sem dúvida nenhuma, não vejo encaixe melhor.

    • Gustavo Macedo

      Fato!
      Mas tipo, foi má gestão no CAVS, contratou o cara lesionado com a promessa de botar ele pra jogar no 5 inicial quando tivesse recuperado.
      Mas esperar algo construtivo do KL é foda.
      Ele preferia JR, Korver e até o Caldeirão do Hulk no lugar do nanico.

  • dirct

    Parece que no caso do IT aquela fase de allstar fez mal para ele que ficou com o ego inflado e se acha um jogador indiscutível coisa que ele está longe de ser olhando para sua carreira até chegar em Boston, essas declarações ainda mais depois da sua passagem pelo CAVs e os problemas de vestiário que arrumou não o ajudam em nada, o seu agente deveria pedir para ele falar o menos possível e jogar como se não houvesse amanhã já que está com quase 30 anos com um contrato no final e em baixa na carreira.

    Se ele ainda não sabe que é reserva do Ball alguém precisa contar pra ele porque hoje ele é reserva.

    Pelo lado do Lakers se adquiriram o IT apenas para liberar folha no final do contrato eles estão fazendo o certo, não tem nenhuma lógica tirar tempo de quadra de um prospecto para por um jogador que vai ser dispensado no final do contrato, pelas declarações do IT parece que ele ainda vai pedir muito pra renovar já que ele acha que nunca será reserva.

    • Gustavo Macedo

      Se o Celtics não tivesse ido pra final do leste nada disso teria acontecido. Se fosse o Raptors contra o CAVS, IT tava quietinho em Boston ou em outro lugar diferente de Cleveland

  • Não vejo a hora dele dar a volta por cima. Não desaprendeu a jogar, apenas entrou em má fase técnica voltando de lesão. Quem apostar nele terá um verdadeiro all star cheio de gana – só precisa de uma defesa minimamente decente ao redor.

    • João Gabriel

      “só” uma defesa kkkkkkkkkkkk

      o que complica bastante já que terá um a menos em quadra

  • Uma lástima essa situação do Thomas, do céu ao inferno em alguns meses, nesse mesmo período no ano passado ele estava no top 10 pela corrida do MVP, hoje a discussão é sobre ele poder voltar a ser titular.

    Não vejo soberba na declaração do Thomas, foi apenas um recado ao mercado, tanto que ele estava na reserva dos Lakers e não tem causado nenhum problema (até onde se sabe claro) nota-se que ele esta mesmo focado em recuperar sua forma física e mostrar que ainda é um bom jogador. E concordo com quem disse que ele deve considerar times com um bom técnico que possa camuflar sua deficiência defensiva. Talvez para isso ele tenha que reduzir ainda mais sua pretensão salarial, embora sempre tem um Knicks para oferecer contrato máximo…

    • João Gabriel

      Pode não ser soberba, mas sempre causa estranhamento no vestiário, disso não tenha dúvidas. Aliás, é impressionante como ele é desagregador se as coisas não funcionam do jeitinho que ele imagina/quer, foi assim nos cavs, será assim nos lakers se continuar falando bosta.

      Por fim, ainda não reparou os erros que lhe colocaram no banco: aproveitamento sofrível e nulidade na defesa, essa geração mimimi do basquete ta complicada.

      • Eu tenho duvidas porque ele não colocou em questão a qualidade do Ball (que ocupa o lugar dele) além de que o Lakers é um time de garotos, esse tipo de comentário tende a pegar mal em time de veteranos e principalmente com all stars.

  • Pablo Leite

    Thomas vai ser um jogador que pode se encaixar bem em várias franquias. O aproveitamento ainda não está legal, mas é inegável que ele elevou o nível dos Lakers. Ele não vai ganhar contrato máximo na próxima janela, mas creio que ainda vai para alguma franquia em que tenha um papel importante.

  • Rogério #Paidams #AllStar

    Se fosse algum outro jogador esse discurso até poderia ser contestado, mas o que ele falou não é nenhum absurdo. Ele é muito bom jogador, mesmo que não seja bom defensor – talvez por conta da altura -, e merece uma nova chance em algum time. Além disso o Isaiah Thomas tem algo que muitos jogadores não tem: força de vontade, garra, gana.

    • Gustavo Macedo

      Em outro lugar ele poderia recuperar o tesão de defender. Bloquear impossível, mas o tamanho dele ajuda dimais pra roubar a pelota.
      É só motivação que falta.

    • Vinícius Maia

      Uma vez eu vi uma análise muito interessante num blog Celta mostrando que a defesa do Thomas até então (na época que ele estava no Celtics), não era tão ruim quanto muitos diziam. Obviamente a contestação de arremessos ficava comprometida pela estatura dele, mas o artigo mostrava, por meio de estatísticas avançadas, que ele compensava isso na velocidade na movimentação lateral e também ao “contestar dribles”, pois ele era ágil com as mãos ao defender e conseguia incomodar os jogadores enquanto esses driblavam. Claro que ele não era um exímio defensor, mas o artigo mostrava que ele não era essa peneira que muitos dizem que ele é. Muito disso se deve ao fato de que houve um período que as estatisticas avançadas mostravam que o Celtics estava tendo uma queda no rendimento defensivo, mas esse artigo que eu li mostrou que a culpa não era apenas do Thomas. Outros jogadores do quinteto titular também apresentaram uma queda de rendimento defensivo.

  • Gabriel Queiroz Miguel

    O IT rende muito quando o time está bem armado (como foi no Celtics).
    Eu acho que ele seria solução no Spurs e o Spurs seria solução pra ele, acho que seria uma combinação incrível.

    • Marcos Oliveira

      Seria FODA ele nos spurs.

    • Vinícius Maia

      Concordo contigo e falei isso uma vez em outro post sobre o Spurs aqui. Acho que o Thomas adicionaria um pouco de juventude e atleticismo, algo que na minha visão está em falta no Spurs a muito tempo. Tudo bem que Thomas não é nenhum menino, mas ele ainda tem bastante gás.

      • Erich Zager

        definitivamente não é o perfil de jogador que o Old Popps quer no time dele. o pops gosta de jogadores que rodam a bola, jogam coletivamente. definitivamente não é a forma como o IT sabe jogar

        • Vinícius Maia

          Aldridge não tem esse perfil, mas nessa temporada, pop soube encaixá-lo no time. Além disso, vejo o esquema do Bradesco Stevens como um esquema bem coletivo tambem

          • Erich Zager

            cara, no Celtics com o IT era o coletivo inteiro em função dele, isso o Pops nunca vai fazer. e o IT já deixou claro inúmeras vezes que ele não sabe e não quer aprender a jogar de outra forma.

          • Vinícius Maia

            No fim, é uma questão de opinião. Parker e Ginobili eram jogadores agressivos e Pop soube encaixá-lo em seu esquema. Aldridge é um scorer nato, Pop reconheceu que errou com ele e conseguiu ressuscitar o Lamarcão do Blazers. Não duvido nem um pouco da capacidade do Pop encaixar o Thomas no Spurs. E nunca vi IT declarar que quer um time que jogue em função dele, ele só disse que não quer ser reserva, é bem diferente.

          • Erich Zager

            Ainda no Cavs, pouco tempo atras, IT chorou que seu desempenho não estava bom e estaria sendo criticado injustamente, se defendeu falando que o seu desempenho não estava bom pq a bola estava ficando menos tempo nas mãos dele e disse em alto e bom tom que não iria mudar sua forma de jogar, todavia. trocando em miúdos, ele afirmou que só joga bem quando a bola fica muito nas mãos dele e que disso ele não abre mão.

    • Marcinho Mueller

      Ser a solução acho que até pode ser! Mas o Spurs precisando rejuvenescer o elenco, vai investir em um cara com 30 anos? Que por tudo que vem falando e fazendo após a troca, é um mala, e fora que vai pedir um fortuna, coisa que CAP o Spurs não tem!

      • Diego Costa

        30 anos ainda não é nada pro basquete. Por umas 2 temporadas tá otimo

        • Marcinho Mueller

          A questão não é os 30 anos em si, mas que o Spurs precisa rejuvenescer o elenco, isso não se faz com um cara de 30 anos entende? Hahahahahaha mesmo ele tendo um caldo ainda, acho que pro Spurs tem que ser um cara muito mais jovem, senão é “tampar o sol com a peneira”.

      • Marcos Oliveira

        Rejuvenescer é muito mais que ter jogadores jovens no elenco, acredito IT tem as característica necessárias para ajuda os Spurs. Eles já tem muitos jogadores jovens por lá…

  • LeBeautiful

    Volta pro Kingão da massa que tu joga.

    • Sérgio Menezes

      Joga nada. O kings tem de desenvolver o fox.

    • Gustavo Macedo

      KINGÃO DA MASSA!
      eheheh

    • Diego Costa

      Silêncio

  • Paulo

    Se não tivesse tumultuado o ambiente no Cavs, ainda poderia estar por lá, pois tinha tudo para se encaixar no jogo deles. Esse episódio dele querer apontar o dedo para o Kevin Love mostrou muito sobre a personalidade do I.T. e acredito que dificultou muito as coisas para ele no mercado.

    As franquias estão desconfiadas de contratar um bom jogador(que fez uma temporada excepcional anteriormente), mas que, na primeira oportunidade, vai apontar o dedo para um All Star e que era o segundo melhor jogador do time no momento

  • Marcos Oliveira

    A galera achando o cara soberbo, mas ninguém sabe o quanto ele lutou pra ter reconhecimento, não é fácil sair de uma posição 60 do draft pra um jogo das estrelas, quantos alcançaram tal feito?

    • Guilherme Petros

      E mais: ele ta errado? Falou alguma mentira?

  • Vitor Medson

    Cara eu torço muito para o Thomas dá essa volta por cima. Não é qualquer um que viveu o que ele viveu e ainda assim tem gana e vontade para mostrar a Liga que ainda é aquele All Star. Talvez não volte a ser um jogador de 29 ppg, mas poderá contribuir fácil com +20 ppg na maioria das equipes. Espero que vá parar em uma equipe bem montada (Spurs) que te dê essa chance.

  • Tárcio

    Só vejo o Parcers com CAP e razões pra contratar o Anão.

    Todos os outros times que terão CAP já tem um jogador confiável ou uma grande promessa em desenvolvimento na posição.

    • Guilherme Petros

      Nao sei se é o melhor nome pra dupla com o Oladipo por la

      • Tárcio

        Mas é uma opção,
        os outros times tem estrelas na armação, ou jovens com potencial pra se tornar uma, ou simplesmente não tem CAP.

        • Guilherme Petros

          Poderia ir pra Detroit tbm

  • Gabriel Pereira Barbosa

    SOFT demais no cabeça do perímetro.
    Mas em um time que ajude pode voltar aos tempos áureos.
    O cara compensou a baixa estatura com seu talento incrível.
    Me agradava demais no Celtics.
    Tomara que volte.Tem limitações mas como disse pode renascer de novo.Como ele mesmo se considera para o basquete.

    • João Carlos Filho

      So tem jeito de ele se reinventar, chutar de 3 e vira um modinha

  • Evandro

    Nets pode vir na proxima FA e catar thomas e Bradley na promoção e fazer um time bem interessante na proxima temporada, ou seria a opção para o Cavs caso LJ decida sair…vamos ver

    • Marcinho Mueller

      Eu tinha pensado no Bradley só, com o D’Lo lá, acho que dificilmente eles pegariam o IT!

      • Evandro

        tb acho, mas dependendo do valor eles podem entrar na briga, mesmo tendo o Jaspion de vidro voltando novamente.rs

        • Marcinho Mueller

          Kkkkkkkkkkkk “Jaspion de vidro” seria o Jeremy Lin? Chorei de rir! E ainda teve esse boa descoberta que foi o Dinwiddie!

          • João Carlos Filho

            O NETs bem que poderia dispensar o Jaspion de Vidro…

  • Marcelo Desoxi

    Tragédia anunciada no Cavs.
    A defesa era horrível antes da entrada dele, quando IT entrou ficou ridícula.
    É um ótimo jogador , desde que esteja em uma equipe que o esconda na defesa, e monte jogadas ofensivas favoráveis a ele.

    • Vinícius Maia

      Eu até hoje tendo entender porque o culpa do mal rendimento do Cavs caiu sobre o Thomas. O cara mal jogou com a camisa do Cavs, o time já tinha uma defesa ridícula antes dele retornar da lesão, ofensivamente também não estava grandes coisas e ainda assim o cara virou o “Judas” da equipe, responsável por todos os problemas. Olhe o rendimento de todos os jogadores que deixaram o Cavs naquela troca. Thomas, Wade e Crowder subiram de produção. Será mesmo que os caras estavam tão ruins assim? Em contrapartida, os jogadores que chegaram na troca, chegaram voando e, com o tempo, a medida que assimilaram o sistema do Lue, tiveram uma queda de rendimento. Com Lue no banco, é dificil colocar a culpa do rendimento da equipe nos jogadores.

      • Marcelo Desoxi

        Qualquer jogador que dependa de um conjunto para render, não performará em seu melhor nível em um time desorganizado.
        O erro foi pensar que o Thomas não dependia de um sistema.

        Mas por mais que goste dele, a defesa do Cavaliers ficou pior com sua entrada, isso é fato.
        Antes de Thomas: 110 pts feitos | 107 pontos sofridos | Oponentes FG : 46% | Oponentes 3 FG : 36.9%

        Com Thomas : 108.5 pts feitos | 116.4 pontos sofridos | Oponentes FG : 49%!!!! | Oponentes 3FG : 37%

        Pós saída do Thomas : 112 pts feitos | 109.6 pontos sofridos | Oponentes FG: 45% | Oponentes 3FG : 36%

        • Diego Costa

          Esses 116 inflou devido às atuações bizarras contra o OKC e Rockets, em um desses jogos por sinal ele teve sua melhor atuação pelo cavs. Não foi como se tivesse tomado 116 pts praticamente todo jogo

          • Marcelo Desoxi

            As atuações bizarras, pra você , redime a defesa ?

            Pra mim, só piora a situação.

          • Diego Costa

            Pra mim não redime, mas são jogos a parte onde a surra foi tão anormal que deixou esses 116 aí.

      • Evandro

        Para proteger o super técnico LUE…kkkkkkkkkk
        Cavs vai assinar sentença de morte qdo LJ sair, pois vão manter o LUE e vão ter uma temporada catastrófica, mesmo com time razoável, e vai ser o suficiente para franquia voltar a mediocridade…LUE nesta temporada tem muito que agradecer o LJ por jogar todas as partidas…Lembrando que LUE comandando o time sem LJ mesmo com irving e Love no time tinha aproveitamento de 28%, ou seja perdia todos os jogos…Este cara ganhou na loteria por assumir como técnico tendo LJ sedento por titulo em sua volta ao Cavs e agora tendo LJ motivado por fazer uma regular absurda e querendo jogar todos os jogos…deve ter babado muito o ovo do LJ qdo era auxiliar implorando para assumir o posto…fraco de mais!!!

  • Marcinho Mueller

    Eu torço pro Celtics, e a gente mais que ninguém tem que agradecer por tudo que ele fez pela franquia temporada passada! A gente SABE disso, mas ele tá jogando isso na cara. Sabe quando alguém faz um favor pra você e fica jogando na cara, quase que te cobrando? Geral tá falando dele e tal mas esquecem que ele ganha 6 milhões por ano, se eu ganhasse 6 milhões por ano, eu ia fazer qualquer coisa pela equipe também, ainda mais ele que foi a última escolha do draft e muitos desses nunca nem chegaram jogar na NBA. Ele tava jogando que nem um louco na esperança de ganhar um contrato máximo, e desde a troca ele não parou de falar sobre isso, como se fosse “injustiçado”, fora que conturbou todo o elenco do Cavs. Tem talento? Tem e muito. Tem vontade? Tem e muito. Mas isso todo mundo sabe. Se ficasse quietinho na dele, ia ganhar muito mais do que com declarações como essa. Só provou pra todo mundo que o Celtics fez muito bem em trocá-lo. Quantos jogadores não se reinventaram, ou até aceitaram a reserva pra voltar a jogar seu melhor basquete? Eu curtia muito ele, até curto. Mas com essas declarações cada dia mais ele mesmo se desvaloriza…

    • Brinell Arcanjo

      Pensei a mesma coisa, ele já se deu mal antes por falar demais, mas pelo jeito não aprende. Praticamente ta dizendo não fico no Lakers, poucas franquias dariam a titularidade pra ele. Ele não é exatamente um jogador fácil de encaixar no time.

  • Gilliard Rocha

    É claro que IT tem algumas dificuldades no acompanhar de ritmo que o basquete está tomando atualmente: defesas fortes, disciplinadas, etc. No Cavs, apesar de ser um time com uma defesa não favorável, foi bem visível. Um exemplo bastante icônico é o jogo contra o Timberwolves em que o mesmo só entrava no jogo nas ações de ataque e sendo subtituído por Osman. Enfim, ele deve se reinventar como jogador ou está fadado a ser um sexto homem.

  • O problema pro IT foi ir pra uma equipe que não tem nenhuma organização no seu jogo, como os Cavs… tanto que todos que sairam de lá melhoraram seus números, enquanto quem chegou começou a perder a vontade em jogar…

  • Brinell Arcanjo

    Spurs precisa de armador, e tem uma defesa sólida que supre essa deficiência do Thomas. Agora se ele espera contrato máximo, igual declarou temporada passada acho difícil Spurs dar.

    • Erich Zager

      como você ve um jogador que só rende bem controlando o jogo com a bola nas mãos jogando pro Popovich? ele aceitaria ficar no banco pro Patty Mills pq não sabe rodar a bola e fazer o sistema do Pops funcionar? acho que não…loucura imaginar o Pops colocando o spurs pra jogar em função dele e falando pro Lamarcus e pro K. Leonard ficarem fazendo screens quase toda jogada pro IT decidir o que faz com a bola

      • Brinell Arcanjo

        Ele sabe jogar sem a bola também, é que o time do celtics era montado ao redor dele. Basta olhar a série de playoffs contra o wizards ano passado, ele pegava na bola e vinha marcação dupla, forçando ele jogar sem a bola, mesmo assim teve jogo que fez 53 pontos. Acho sim que ele consegue encaixar no esquema do Spurs.

  • Gustavo – DefendTheLand

    Uma coisa ele tem razão, quando teve oportunidades mostrou serviço. A passagem dele no Cavs foi muito conturbada, e envolveu problemas n só dentro de quadra, mas acho que ele dentro de uma franquia com um esquema de jogo mais definido, pode dar certo dnv. Contrato maximo ele n vai ter, mas com certeza alguma franquia vai apostar nele, ja mostrou que pode conduzir uma equipe aos offs.

  • Savoie Duran

    para neh.. paara, mostrou serviço. Mas dps que voltou de lesão não é o mesmo, não defende bem, faz umas jogadas grotescas.. Menos Thomas.. bemmmm menos

  • Django

    Não faz sentido crucificar o cara não, ele já provou o valor dele e mostrou que em condições naturais ele é um allstar. Quem joga basquete sabe que quando se quebra um ritmo alto é difícil voltar a ter equilíbrio físico e mental. Torço muito para que ele volte ao topo!