NBA bane histórica restrição de cores a tênis usados por jogadores

Os jogadores da NBA poderão usar calçados da cor que quiserem, pela primeira vez na história, a partir da próxima temporada. Segundo Nick de Paula, da ESPN, a liga decidiu colocar fim à histórica restrição de cores a tênis vestidos pelos atletas e vai permitir basqueteiras que não sejam majoritariamente brancas, pretas ou de cores de equipes e datas específicas ao longo da campanha inteira.

A mudança da regra é mais um passo do esforço da NBA em dar abertura para que os jogadores se expressem em quadra. Além disso, trata-se do ponto final de um  longo processo de flexibilização da norma que estendia-se por três décadas. Para mostrar a inexpressividade da restrição nos dias atuais, o ala LeBron James já havia usado 51 versões diferentes do seu tênis na última temporada.

A NBA ainda deverá manter restrições nos calçados relativas ao uso de elementos afiados e exibição de elementos reflexivos – que podem causar tontura, mal-estar e até convulsões em espectadores. A liga também não interferirá em regras internas das franquias sobre o assunto. No início dessa década, por exemplo, o Miami Heat limitou todos os seus atletas a usarem basqueteiras da mesma cor.

Além dos jogadores, outro beneficiado pela nova decisão é a Nike. A fornecedora de material esportivo oficial da liga, junto com sua subsidiária Jordan Brand, “vestem os pés” de mais de metade dos atletas da NBA e a queda da restrição vai permitir que sua linha completa de calçados seja melhor divulgadas em quadra.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • E esse tênis do Homer aí, onde arruma?

  • Rafael Victor

    Tava até achando legal, até perceber que a regra caiu mais pela Nike pra “permitir que sua linha completa de calçados seja melhor divulgadas em quadra” do que “dar abertura para que os jogadores se expressem em quadra”, realmente!

  • ++ ThiagO (CaVs vem forte!)

    Top esse tenis com o Homer