NBA cancela restante da pré-temporada; início da temporada regular fica ameaçado

Após mais uma rodada de negociações entre donos de franquias e jogadores da NBA, a Liga anunciou nesta terça-feira  que  o restante da pré-temporada está oficialmente cancelado,  e que as duas primeiras semanas da temporada regular serão eliminadas caso não haja um acordo entre as partes até a próxima segunda-feira (10).

‘”Não fomos capazes de fazer o progresso que esperávamos e não conseguimos continuar as negociações”, disse o comissário David Stern, depois de quase quatro horas de reunião.

Não há mais reuniões programadas para os próximos dias, o que torna ainda mais provável que a próxima temporada seja reduzida, como aconteceu em 1998/99.

Stern e o vice-comissário Adam Silver afirmam que os  proprietários ofereceram aos jogadores uma divisão de 50-50 da receita (BRI). O acordo passado fixava o número em 57% para os jogadores, que teriam aceitado uma redução para 53%. Segundo os atletas, tal corte daria aos proprietários US$ 1 bilhão ao longo de seis anos. Eles dizem que não aceitam mais cortes, pelo menos por agora. “Não conseguimos chegar perto o suficiente para fechar a lacuna”, afirmou o presidente da associação dos jogadores, Derek Fisher. 

A reportagem é da agência AP.