NBA determina que franquias fechem centros de treinamento por tempo indeterminado

A NBA voltou a aumentar as restrições em sua comunidade para conter o alastramento do coronavírus. De acordo com Tim Bontemps, da ESPN, a direção da liga ordenou o fechamento dos centros de treinamento das 30 equipes para jogadores e funcionários até segunda ordem. A determinação, que sacramenta pausa das operações dos times oficialmente, foi oficializada em comunicado oficial emitido nessa quinta-feira. 

Em memorandos anteriores, a NBA não havia ordenado o fechamento das instalações das franquias e apenas limitava as interações entre atletas e funcionários dentro dos recintos. Os jogadores, por exemplo, precisavam treinar separadamente com auxílio máximo de um treinador. Agora, segundo orientação da liga, eles estão limitados a treinarem isolados e em quadras pessoais, de suas próprias casas. 

A limitação de acesso aos centros de treinamento é uma das muitas restrições a que atletas da NBA estão sujeitos no momento. A NBA recomenda que os jogadores não saíam das cidades em que moram e jogam, circulem pelas ruas apenas para realizar ações estritamente necessárias (compras em mercados e farmácias, por exemplo) e proíbe, sob ameaça de banimento, que eles viagem para fora dos EUA. 

A resolução de aumentar as medidas de controle chega no mesmo dia em que duas novas equipes confirmaram casos de coronavírus não necessariamente dentro de seus elencos, mas entre integrantes de estafes regulares: Denver Nuggets e Philadelphia 76ers. O Sixers registrou três casos internamente, enquanto um membro do Nuggets testou positivo para o COVID-19. 

Diante das novas recomendações, o comissário Adam Silver só tem uma certeza: não há previsão clara para a volta da NBA. “Sou um otimista por natureza e quero acreditar que vamos ‘salvar’ partes da temporada. Já tivemos soluções criativas no passado e teremos agora. Estamos ouvindo vários atletas. Mas tudo depende de um preceito: só jogaremos quando os oficiais de saúde pública disserem que podemos”, sentenciou o executivo. 

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.