NBA fecha acordo com a TV Globo para exibição das finais da temporada

Com objetivo de ganhar ainda mais visibilidade no Brasil, a NBA fechou um acordo com a TV Globo, a maior emissora do país, para a exibição das partidas decisivas das finais desta temporada. A informação foi divulgada neste sábado, no site oficial da liga em português, que é hospedado na página do SporTV.

Pelo acordo firmado, a Globo não irá transmitir os jogos ao vivo, mas exibirá um compacto, na madrugada, com os melhores momentos dos duelos entre os campeões das conferências Leste e Oeste, no mesmo dia em que forem realizados. A emissora carioca terá o direito de exibir até quatro compactos. Vale lembrar que as finais da NBA serão disputadas em junho.

O detalhe é que a liga voltará a ter espaço na TV aberta brasileira após 13 anos. Em 2004, a RedeTV! transmitiu alguns jogos da NBA, com a narração de Marco Túlio Reis e os comentários do ex-jogador Marcel de Souza. Mas foi a TV Bandeirantes que se notabilizou, no final dos anos 80 e na década de 90, com a transmissão das partidas do melhor basquete do mundo para o Brasil, com a dupla Luciano do Valle e Álvaro José.

Contratos de ESPN e SporTV com a NBA

Por contrato, a ESPN tem a exclusividade de todos os jogos das finais da NBA para o Brasil até 2025. Nesta temporada, começou a vigorar o novo acordo da liga com a emissora do Grupo Disney (válido por nove anos). Em 2016/17, a ESPN vai exibir 131 jogos da temporada regular, dobrar o número de transmissões nos playoffs em relação à última temporada, e transmitir, com exclusividade, a decisão da Conferência Oeste, além das já citadas finais da liga. A partir deste ano, a emissora também irá exibir o Draft da NBA.

Já o SporTV, que pertence à Globosat, tem um acordo com a NBA válido até o final da temporada 2019/2020. Por contrato, o SporTV tem direito a transmitir três jogos no mínimo por semana da temporada regular, os playoffs e a final de uma conferência. Nesta temporada, o SPorTV vai mostrar, com exclusividade, a série decisiva da conferência Leste.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Felipe Rodrigues

    Sei q é bom pra liga e pro esporte em geral a exibição em uma emissora do alcance da Globo, mas não posso negar que fiquei aliviado em saber q a ESPN tem exclusividade até 2025…

    Ja comecei a imaginar o Bial comentando os jogos =/

    • Killer Crossover

      E o maior problema é que pode ser qualquer um dos dois han ? KKKKKKKKKKKKK

  • Tony

    Não muda nada esse acordo, Final dos jogos Finais gravados….Dava pra Globo passar jogos ao vivo da temporada Regular, aqueles que começam as 1:30 da manhã.

  • Killer Crossover

    Sacanagem “tirar” o destaque do resumo da rodada pra falar da globo rs.

    De qualquer forma, prefiro os links. Pro esporte a notoriedade é ótima, isso eles conseguem fazer como nenhum outro canal fechado.

  • ThiagOo25

    Mesmo molde do contrato com o UFC, só reprisa as lutas….não vou falar que é tão ruim porque não são todos que podem ter TV a cabo ou Internet, não sabemos o poderio financeiro das pessoas, então para quem gosta do esporte, é um jeito de assistir. Agora, para quem tem no minimo uma Internet ou TV a cabo, não muda nada a Globo transmitir.

  • BetoMavs #DallasTankCity #MFFL

    A NBA que até então era meio deixada de lado pela ESPN, com a chegada do SporTV, se tornou um sucesso danado, agora chegando a Globo tem tudo para se popularizar ainda mais. Tomara que esses compactos sejam apenas um primeiro passo, para que possa voltar a ter jogos ao vivo na TV aberta.

  • DirkMito #TankBrothers

    Alguém pelo amor de Deus sabe o horário exato do jogo de NC State ?

    • BetoMavs #DallasTankCity #MFFL

      Jogo foi Transferido para amanhã. Por causa das condições das estradas.

  • Uncle Drew

    Globo sempre procura o q tem audiência, mais do q qualquer emissora. As finais da NBA do ano passado aqui no Brasil foi um tremendo sucesso! O Jogo 7 foi a maior audiência do ano de 2016 na ESPN (superou até o Super Bowl 50, e superou o Jogo 5, q detinha este título de maior audiência antes do Jogo 7.). Jogadores de futebol falando em entrevistas sobre os principais jogadores (principalmente nos programas da ESPN), o Tite mencionando o LeBron James em entrevista coletiva (em relação ao trabalho defensivoq a seleção precisava ter, citando o toco do LeBron no Jogo 7.), os eventos do Global Games tbem.

    Tudo isto foi um sinal da popularidade meteórica da NBA. Certamente o SporTV tem uma parcela importante nisso (pq é o canal esportivo de mais audiência, e através do “Planeta SporTV, “SporTV News”, “Tá na Área” e etc.. acaba convidando os leigos a assistirem os jogos.
    Eu acho q é uma questão de tempo, até termos jogos ao vivo (principalmente no Sábado, q é um horário em q a Globo costuma ter baixa audiência.) na Globo.

    • Chimbinha

      Viu que mandaram o Mozão também pra Atlanta

      • Uncle Drew

        DAVID GRIFFIN É MT MITO! PQP. Boa demais essa troca para o Cavs.

    • Gustavo Santos

      Olha acho difícil algum dia a Rede Globo passar um jogo ao vivo da NBA…. Mas oq eu queria comentar msm é só falta a rede bobo contratar gente competente para narrar, pq dinheiro para comprar transmissão tem.. Como fã de basquete espero que dê certo.. Saudades década de 90 com a Band

  • DirkMito #TankBrothers

    Cook novo Dak eles disseram.

  • Chimbinha

    Tão pipocando um monte de rumores.Kings vai oferecer na offseason 200 milhas pro Cousins pqp!!!!!

    • Joana

      E qual a relação disso com a matéria? Tinha que ser um demente com perfil fake

      • Bruno Macedo

        Joana vc eh a Joelma?

  • Damon

    só espero que não façam igual ao ufc.

  • Joao Agrário

    Provavelmente os primeiros anos serão de teste de audiência. Se der ibope, a Globo amplia o espaço e começa a passar ao vivo.

    O problema da NBA emplacar no Brasil é que falta um ídolo brasileiro. Se tivesse um Oscar Schmidt da vida, metendo 20 pontos por noite, a cobertura seria bem maior.

    • Wallace

      bem dificil, pois a exclusividade das finais é da ESPN.

  • Diego Alexsander

    A Globo é ridícula. Vai ser igual a UFC. Compacto na prisão.

  • Mauricio

    O mais fácil é continuar assistindo pelos links na internet. Ótima transmissão dos americanos , o som ambiente é 10 , a empolgação tb.

    • Marcos Henrique

      Me passa o link por favor