NBA muda calendário das finais para garantir mais descanso aos times

A NBA vem mostrando mais preocupação quanto ao seu calendário e tomou mais uma medida no sentido de preservar fisicamente os jogadores. Nesta quarta-feira a liga apresentou uma nova agenda para as partidas das Finais, que já vai valer a partir da próxima temporada. Sempre que as equipes viajarem de uma cidade para a outra, haverá dois dias de repouso entre os jogos.

Até a temporada passada podia haver apenas um dia de descanso entre os deslocamentos, com as equipes entrando em quadra na noite seguinte à sua chegada na cidade. Caso Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers tivessem chegado até o jogo 7, a última decisão teria duração de 15 dias. Já no ano que vem, as Finais podem durar 17 dias por conta da novidade no calendário.

Com as mudanças, o modelo com jogos das Finais apenas às terças-feiras, quintas-feiras e domingos será deixado de lado, permitindo a realização de partidas em outros dias da semana. A NBA não tem um jogo da sua decisão disputado em uma quarta ou sexta-feira desde 2003.

Na última temporada, a NBA já havia estreado uma outra novidade para as Finais. O tradicional formato 2-3-2 foi alterado para o 2-2-1-1-1, que deixava a série decisiva com o mesmo modelo do restante dos playoffs e já previa um dia a mais de descanso entre os jogos 6 e 7.

Além da alteração para as Finais, o calendário da NBA também deve proporcionar mais tempo de descanso já durante a próxima temporada regular. As equipes disputarão menos jogos em noites consecutivas e terão menos sequências de quatro partidas em cinco dias.

O primeiro jogo das Finais de 2016 está marcado para o dia 2 de junho. Confira a agenda completa:

Jogo 1: 2 de junho (quinta-feira)
Jogo 2: 5 de junho (domingo)
Jogo 3: 8 de junho (quarta-feira)
Jogo 4: 10 de junho (sexta-feira)
Jogo 5: 13 de junho* (sexta-feira)
Jogo 6: 16 de junho* (quinta-feira)
Jogo 7: 19 de junho* (domingo)

*Se necessários

  • Renan Ronchi

    Todo mundo ansioso por um joguinho de pré-temporada que seja e os caras já falando em finais hehehe

  • Fábio Henrique Amorim

    dia 13 de junho( segunda-feira)*

  • Mailson Silva Sena

    Saíram as transmissões da Espn!

  • Rafael Victor

    É isso aí, finais com os times inteiros é o que interessa, qualquer coisa pra que isso aconteça tem que ser feito!