NBA muda formato do Jogo das Estrelas e acaba com seleções de conferência

O Jogo das Estrelas não será mais disputado entre seleções das conferências Leste e Oeste, a partir de 2018. A NBA anunciou uma profunda mudança no formato do evento, determinando que dois capitães passarão a escolher as seleções dentro do grupo de jogadores votados por público, atletas, jornalistas e técnicos. É a primeira vez na história da liga que a partida não será um enfrentamento conferencional.

O sistema de escolha de all-stars não mudará, com 12 atletas de cada conferência sendo eleitos. Os capitães deverão ser os dois líderes dessa votação. “Nós estamos empolgados com esse novo formato e agradecemos a disposição dos jogadores em tentar um sistema novo de disputa”, declarou o presidente de operações da liga, Byron Spruell, por meio de nota oficial.

A mudança passou pela aprovação da Associação dos Jogadores da NBA também, considerada parte interessada na discussão pelo atual acordo coletivo de trabalho da liga. “Eu estou animado com o que fizemos para melhorar o Jogo das Estrelas, uma prioridade para nós. Estamos ansiosos em realizar um verdadeiro show em Los Angeles neste ano”, afirmou Chris Paul, presidente da Associação.

Outra alteração aprovada para implantação imediata é a inclusão de um elemento de caridade no evento. As duas equipes vão selecionar uma instituição nacional ou da cidade em que o evento acontecerá (no caso do ano que vem, Los Angeles) e disputarão uma doação especial oferecida pela liga – que, até agora, não foi especificada.

A primeira experiência do novo formato será vista, na prática, em 18 de fevereiro de 2018. O Jogo das Estrelas da NBA existe desde 1951 e o Leste possuía vantagem histórica na partida festiva, vencendo 36 de 65 edições.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • thiago

    viram que ia ficar feio para o east

  • danielzera

    Quem sabe um jogo do TeamLebron X TeamDurant deixe o AllStarGame mais competitivo e divertido, pelo visto foi uma ótima ideia!

  • Paulo Victor

    Leste tava muito fraco aí fizeram isso mas pelo jeito vai ser legal ainda mais na hora de escolher os jogadores.Quero ver se o LeBron escolhe o Kirye ou o Durant escolhe o Westbrook

    • Daniel Azevedo

      Não acredito que tenha sido pela disparidade tecnica entre as conferências, mas pelo jogo sem qualquer nível de competitividade que se tornou o Leste x Oeste.

      • Paulo Henrique

        Vai continuar sendo uma pelada, só muda os times, se não havia rivalidade entre conferencias por que vai ter entre provavelmente o time do LeBron e o time do Durant?

  • Paulo Sérgio

    Uma mudança boa

  • Andre Ferreira

    Alguém acha que será algo diferente de Team Lebron X Team Duran?

    • Leo #GoCeltics ☘🏆

      Acho que Curry vai ser o capitão,ele é sempre bem votado

      • Andre Ferreira

        Acho que os únicos que podem estragar meu palpite é o Curry e o Westbrook, mas ia ser muito legal ver os dois com mais fama de paneleiros realmente fazendo uma panela.

    • Rodrigo Richter

      Durant vai pickar o golden state inteiro, e lebron escolhe um time pra ele kkkk

    • Alex1988

      Team Irving X Team Curry

  • Leo #GoCeltics ☘🏆

    Uma coisa é fato, o allstar game estava saturado, todo mundo reclamava..então se mudou eu acho bom, parece que é algo que os própios jogadores queriam, se for pra ter um entretenimento melhor eu acho uma boa ideia

    Só de ver jogadores draftando outros..estilo pelada de rua,vai ser engraçado kk

  • Gabriel Pereira Barbosa

    Medida interessante pra tentar salvar esse módulo do All Star.
    As panelinhas vão dar mais fofocas do que o jogo em si…como sempre.

  • Victor Chittolina

    Time Pachulia vem forte

  • Gabriel M.

    Ideia sensacional

  • Victor Chittolina

    Nem pensei se a ideia é boa, mas mais chato do que estavam os ASG não podia ficar. Eu não aguentava mais nem até o final do primeiro quarto.

    • Gabriel M.

      Com ctz não dava pra continuar como tava

      • Andre Ferreira

        O jogo das celebridades tava ficando mais divertido que o ASG, mudança veio em boa hora,eu gostaria de ter visto antes dessa mudança se fizessem igual o baseball, continuar com as conferencias mas a conferencia vencedora iria ter o mando de quadra na final, pelo menos é uma motivação para ter jogo

  • Luiz

    Agora so falta mudar para Playoffs sem conferencia e fica perfeito!

  • Marcelo Bulls

    Seria legal se fizessem igual na NHL, um mini campeonato de 3v3 entre as divisões.

  • Fabrica de Vassilo

    Eu avho que vai dar na mesma na questao competitividade, vai ser apenas “panela” do x contra “panela” do y, mas nas peladinha deles já deve ser assim. E disputar caridade também não ajuda mt. Mas na questão do equilíbrio acho que muda bastante, ajuda muito a equilibrar as coisas. Aquela sensação de meritocracia tbm vai por água a abaixo.

  • Luis Gouvea

    Imaginem comigo caros amigos:

    All Star Game 2018, Staples Center, Team James vs Team Durant.

    Lebron com certeza será o mais votado, logo ele terá direito a escolher primeiro, ele irá começar escolhendo o Mr. Fucking Triple Double: “WESTBROOK”.
    Daí é a vez do Durant escolher, ele escolhe ninguém mais ninguém menos que “IRVING”.
    Seria ÉPICO!!!!!! Será que é pedir demais ?

    • xmaah

      LeBron pode até ir deixando Westbrook ir passando afinal duvido o Cupcake escolher ele.

  • Indian!

    Virou bagunça

  • Gabriel Guimarães

    Se os caras não começarem a pelo menos marcar um pouco não vai adiantar nada. O ultimo jogo que vi foi ridiculo, parece Harlem Globetrotters. Os caras ficam fazendo firula, dando risada, se jogando no chão. Não é mais como nos anos 90 que os caras eram competitivos e queriam sair vencedores.

    • João Simplicio

      Concordo Mano! Se a postura dos kras não mudar, vai adiantar muito pouco!

    • Michel Moral

      Totalmente de acordo em relação à parte de que para o evento ter relevância os protagonistas (jogadores) precisam chegar querendo mostrar algo diferente.

      Não acho que tenha que ser necessariamente a defesa esse ponto de competitividade, até porque isso aumentaria o risco de lesão e aí é bobagem. O ideal seria que os caras jogassem para mostrar jogadas que não podem fazer em um jogo comum e, tentar manter o nível de equilíbrio do jogo. Só isso.

      Nos anos 90 e início dos anos 2000, não tinha defesa também. Só que se chegasse no terceiro quarto com uma diferença de um ou dois pontos, aí virava jogo sete de final da NBA.

      Simples, é só ter vontade de fazer um evento bacana. Hoje não vemos uma jogada combinada/ensaiada, uma enterrada diferente, um passe de efeito… No máximo uma enterrada com força, mas simples em termos de dificuldade.

  • Matheus Bernardo

    Eu gostei desse formato, já tava ficando muito gritante o desnível das conferências, acho que agora vai dar jogo.

  • Lucas Antunes

    Sei lá.. Ainda considero o ASG uma das coisas na liga que me faz(ia) torcer/rivalizar contra as franquias do oeste, e por isso não gostaria que os times pudessem ser misturados. Pode ser outra “birrinha” da minha parte, mas o êxodo da conferência leste nessa offseason me deixou ainda mais animado para ver lebron e o que sobrou de all stars, enfrentarem os favoritos do outro lado. Digo, essas movimentações me motivariam a ver esse jogo.

    É uma coisa meio besta, é claro, mas ainda sou daqueles que curte essa parada de ver os duelos tradicionais entre jogadores que marcaram época. Mais recentemente, por exemplo, era legal de ver kobe vs lebron, lebron vs durant, gasol vs gasol, etc.. Agora dessa forma, podemos até vermos uns times mais interessantes e equilibrados sendo formados, mas é como se oficializassem que tudo não passa de uma pelada entre 24 amigos/atletas que jogam para não representar nada. Quase como um jogo beneficente com estrelas do real madrid e barcelona misturados…

    Claro que do jeito que estava era chato, mas sei la.. poderiam ter articulado mudanças como:
    – Diminuir o tempo de jogo
    – Talvez (eu disse TALVEZ) mudar a pontuação. Ex: bandejinha (1), enterrada, mid range e toco (2), perímetro (três), from downtown (4)…

    Acredito que davam pra ter feito mudanças mais interessantes. No ponto de vista de entretenimento, será legal assistir novas parcerias e pá, mas no quesito competitividade (que era um dos focos primários), dificilmente agregará em algo.

    • Andre Ferreira

      concordo, acho q pelo menos mostraram interesse em tentar melhorar, acho q uma grande graça desse jogo são as conferencias, deveriam fazer igual MLB q a conferencia que vence o ASG tem mando de quadra, pois a grande maioria dos votados são nomes que estão em times que estarão em playoffs e será uma grande motivação para os jogadores que estão nos times que são candidatos ao titulo da própria conferencia.

      • Carlos Eduardo Magalhaes

        boa verdade, tinha que rolar um interesse maior pra quem ganhar nesses jogos

  • Alex1988

    Team Curry x Team Irving

  • ThunderSPD-MVP

    Time dos DJ`s: DJ Augustin x DJ Wilson

  • osmfapsmfafmsa

    quem adianta caras tem medo de se machucar eles nao vao jogar serio

  • ThunderSPD-MVP

    Team Luke Babbit x Team Kyle Singler

  • Matheus Bernardo

    Eles poderia também colocar um modo de beneficiar os times de quem vencer, por exemplo uma vitória a mais pra cada equipe, sei la, algo assim. Ai os caras iriam jogar com mais vontade também.

  • djwhites

    tentativa valida……pq o atual formato ja tava um saco…..mas sinceramente pra o grande problema dos ASG é a falta de vontade dos jogadores……não vai adiantar nada se mudarem o sistema e os cara forem com a aquela vontade de quem ta indo no dentista……kkkkkk

  • Legal, gostei da ideia, provavelmente criará um clima menos amistoso e mais competitivo. NINGUÉM quer perder quando está jogando com os amigos em uma panelinha.

  • Lakers Westside

    Não gostei , quem conhece sabe da rivalidade Westcoast x Eastcoast lá nos EUA , lamentavel !

  • Gustavo

    Finalmente o termo panela vai fazer algum sentido.

  • Nilton Junior

    O duro é ter que escolher 12 All Star no Leste e só 12 no Oeste. Posso estar viajando mas seria mais legal, já que não estão dividindo os times das conferencias. Se não tem mais a divisão pra que votar 12 de cada lado??

    • Gustavo

      Bom ponto, não faz o menor sentido

    • Leo #GoCeltics ☘🏆

      Concordo

    • Jadson Ramos

      Mas aí o All-Star Game seria redefinido para All-Star West Game.

  • Rafael Victor

    É… a diferença e a qualidade entre os dois times All-Star nessa temporada ia ser gritante, provavelmente o time do Leste ia ser massacrado, como o jogo já anda bem sem graça, até que é valida essa mudança!

  • “KOBE” -Thank You Kyrie.

    BANANA BOAT CONTRA A RAPA, É REALIDADE!
    FAÇAM ISSO ACONTECER!!!

  • “KOBE” -Thank You Kyrie.

    O público clama por um Banana Boat + Russell Westbrook Vs Kyrie Irving, Curry, Klay, Draymond Green e Kevin Durant!

    • Will

      Hehehehehe!
      Aí seria show de bola, heim? 😀

    • Leo #GoCeltics ☘🏆

      Lebron vai chamar Kawhi

    • Gustavo

      Cupcake x Banana boat

      Cupcake vai meter 87 bolas de 3.

  • “KOBE” -Thank You Kyrie.

    Eu já tenho até a ideia de nome. Time LeBronha/Banana Boat Vs Time Cupcake!
    AYYYYYYYYYYYEEEE!! O/ O/
    Gostei mt dessa ideia.

  • Carlos Eduardo Magalhaes

    nossa que bosta que vai se esse jogo das estrelas. to ate vendo os amigunhos jogando juntos amigos de lebron contra amigos de durant

  • Guilherme Petros

    Infelizmente, ficou uma merda.
    Mas a diferença tecnica entre as conferências meio que obrigou isso, ne.

  • Dudu Ferrero

    Isso ficou confuso pra caramba kkkk

  • Ricardo Bernardo

    Boa noite galera.

    Vocês estão prontos para encarar o campeonato de Fantasy NBA mais disputado do Brasil?

    Primeira temporada para triagem das divisões (os campeões de cada grupo serão a 1º Divisão da próxima temporada e assim por diante)

    Subida e descida de divisão a partir do próximo ano

    Draft anual (sem keepers)

    Limite de 30 escalações na semana (seg-sáb)

    Draft Inicial: Snake (Ordem sorteada 30 min antes)

    Plataforma ESPN

    Interessados? cadastrem lá e venham encarar esse desafio: http://fantasysportsbrasil.forumeiros.com/t69-liga-em-formacao-brasileirao-fantasy-nba#441

  • Wasteland Wanderer

    Não curti, mas já que é pra misturar tudo, que tirem as conferências dos Playoffs também, afinal as consequências da disparidade são as mesmas.

    • Andre Ferreira

      eu gosto do modelo de conferencia, alem da mudança de tirar a conferencia não ajudar nada sem uma reformulação de tabela de jogos que a nba já deixou claro q não mudaria por causa da logísticas dos jogos.

      Um exemplo, no ultimo playoffs o 9º colocado do leste teve a mesma quantidade de vitoria do 8 do oeste, dependendo do critério de desempate teríamos 9 times do leste e 7 do oeste que é o contrario do que os defensores do fim dos playoff desejam.

      A questão é q a liga hoje tem 6 times (warrios, cavs, spurs, rockets, celtics, thunder) que estão bem acima dos demais, sendo 4 no oeste e 2 no leste,com isso os times médios do oeste enfrentarão mais confronto com eles, e se o time for da divisão sudeste ta mais ferrados pois é a divisão com 2 desses 6.

      Para classificar os 16 melhores deveria ter uma mudança das regras de confronto, isso geraria mais viagens longa e com isso provavelmente teriam que colocar menos jogos ou um calendário maior, mesmo assim teria riscos de aumentar o cansaço dos jogadores e com isso pode se aumentar a quantidade de lesões e jogos com times jogando menos pelo cansaço fisico, todas essas opções fariam mais mal do que bem para nba ao meu ver.

  • Victor Chittolina

    Seria legal se excluissem as conferências na classificação pros playoffs e que mantivessem apenas pro ASG. Os 16 melhores times da NBA classificariam aos offs e a conferência vencedora do ASG ganharia +1 vitória para todos os times, dando mais chances deles irem à pós-temporada.
    Dessa maneira, aumentaria a competitividade do jogo, já que todos os jogadores estariam interessados em vencer. Competitividade, aliás, que é o que mais falta no ASG.

    • Eduardo Rebelatto

      Isso é impossível pela distância entre cidades e calendário, existe as conferências pra não ter tanto transtorno assim. Se o calendário for diminuído significativamente pode ser que sumam as conferências

      • Victor Chittolina

        Aí que tá. O país é muito grande (e tem até jogo no Canadá), mas eu acho que essa questao das conferências é um pouco retrógrada, que leva em consideração a logística de deslocamento de muitos anos atrás. Hoje, eles vão em vôos fretados, com muito mais comodidade que antigamente. Ainda assim, acho que o calendário necessitaria ser um pouco mais enxuto caso isso fosse adotado.

    • Neverminder

      Mais uma vitória não sei se seria o ideal. Talvez fosse melhor fazer como o ASG da MLB, em que a conferência que vence o jogo tem mando de quadra nas finais.

      • Victor Chittolina

        Pois é, eu pensei em algo assim, mas achei que ia motivar, de verdade, só os jogadores de um ou dois times. Eu acho que seria melhor do que tá agora, mesmo assim.

  • Thiago26-NBA

    Até no Allstar vai ter panela pqp

  • Victor Chittolina

    Seria bom que o LeBron pudesse escolher QUALQUER jogador pro time dele. Dessa forma, uma injustiça histórica seria reparada. James Jones finalmente jogaria um ASG.

  • Vitor Martins

    Essa decisão só se justifica se a NBA acha que uma das conferências é fraca demais e quer igualar a disputa, mas se um das conferências é muito mais fraca que a outra o que menos importa é uma mega pelada cheia de marketing num evento festivo. O que deveria realmente importar é o calendário (equipes mais fortes do Oeste jogando mais vezes contra times melhores ao longo da temporada) e o sistema de classificação. Ainda temos que esperar para ver como será, mas de cara (analisando precipitadamente) é a pior decisão do “governo” do Adam Silver. Achei bem tosca e infantil.

    • Eduardo Rebelatto

      Essa decisão não tem nada a ver com isso. É sim que o ALL star está uma bosta faz tempo. Alguma coisa tinha que ser feita pra dar alguma graça ao evento

      • Vitor Martins

        Pode ser, mas pelo que estão comentando foi pra “equilibrar”. Não acho que assim vai ficar menos chato não. Jogo de amiguinhos? Enfim, faz tempo que eu passo longe disso.

        • Eduardo Rebelatto

          Eu tbm não assisto, acho que não vai mudar muito e nem deve, as pessoas tem que entender que aquilo ali é uma festa na verdade não um jogo.

  • Leo R.

    Um mini “draft” hahahhahaha não sei o que opinar, mas vai ser divertido LeBron e alguém do Oeste selecionando os amigos e formando as panelas

  • Felipe Rodrigues

    Só espero q os capitães não convoquem só os seus amigos.

  • vsr.snake

    Se a ideia era tentar tornar o all star game mais competitivo, e menos fanfarra, não sei se definir times com “capitães” ajuda muito nisso. Fica ainda mais com cara de jogo festivo, tipo amigos do Ronaldo contra amigos do Zidane.

    E antes que venham dizer “ah, sempre foi um jogo festivo”, sim, a ideia era um fim de semana mais agradável, só que os jogadores levavam o jogo a sério, querendo mostrar a força de suas conferências nessa partida. Os últimos parecem mais uma partida do GlobeThrotters, mas com menos acrobacias rsrsrsrsrsrs

  • arruda91 arruda

    Os estrangeiros vão se ferrar, só vai dar Americano na panela

  • Álvaro S.R.

    Se é para excluir o sistema de conferências no ASG que seja excluído na hora da votação também, que selecionem os mais votados no geral e não 12 de cada conferência, no leste nem existem 12 All-stars.

  • Thomazbrasil

    Mas que tremenda porcaria!!!

    Até o torneio ALLSTARS será feito por panelinhas?

  • Os caras não estão lendo e tão comentando asneiras.
    Os 12 jogadores de cada conferência ainda serão escolhidos pelo público, a única mudança é que um capitão escolherá entre todos os já selecionados. Sendo um capitão pra cada lado, cada capitão terá 22 jogadores para escolher 11.

    • Brinell Arcanjo

      Se os 12 forem escolhidos pelo publico zaza pachulia é all star essa temporada. Kkkkkk

  • Bruno Macedo

    Pra mim tá claro o grande motivo de ter feito isso Durant e Irving vs LeBron e West, fora que se o Durant chamar os caras do GSW o outro time se for o do LeBron eles vao querer ganhar.
    Eu encaro como uma oportunidade de ver jogadores como lebron e monocelha juntos quem sabe, o meu pensamento é que se tá ruim tenta alguma coisa pra dar pelo menos uma expectativa maior.

  • Bruno Macedo

    E os capitães deve ser LeBron e curry pelo menos eu acho que vai ser eles.

  • Abel M

    Aquele momento em que jogadores como PG,blutter e outros de peso mudam de conferência ……E eu passo a sonhar com uma convocação a ALL STAR GAME ……derrepente………mudanças de regra …..

  • Marcelo Desoxi

    Ai eu pergunto, para quê ?

  • Vinicius Carvalho

    Prevejo birra dos caras que forem ficando para serem escolhidos no final…vão tudo ficar boladinhos. E se um deles for o Lillard fudeu! hahahaha

  • Gustavo

    Apesar da mudança, ainda há chance de termos um time do West…brook

  • Norrin Radd

    Se vai ficar bom eu não sei, mas do jeito que está tá chatíssimo, então alguma coisa tem que mudar.

  • Cassio Lopes

    Sempre achei o All-Star Weekend um saco, com o ápice do tédio o jogo das estrelas em q ninguém marca ninguém. Agora nesse formato amigos do Lebron vs. amigos do Durant deve piorar mais.

  • Marcos Gordinho

    Foda-se!!! Têm que ser Leste x Oeste com escolhas em misto de votos de especialistas e voto do público.

  • LETS GO CAVS #WINNER2018

    Quem fala que vai ficar mais tedioso com ceteza é um demente sem limites.

  • ADL

    Oeste: Kevin, curry, Green, George, anthony, West, Gasol , Davis, Counsis, Harden , Paul, Leonard, griffin, Buttler, Towns, lillard, Jokic, Gobert, Zaha Monstro Mito

    Leste: James, Love, Wade, Irving, hayward, Wall, DeRozan, Lowry, Porzings, Grego lindo, whiteside, Dragic