NBPA envia carta aos jogadores para explicar próximos passos da categoria

O presidente da Associação de Jogadores (NBPA), Derek Fisher, e o diretor-executivo da entidade, Billy Hunter, enviaram nessa segunda-feira à noite uma carta a todos os jogadores da Liga para explicar os próximos passos da categoria, após rejeitarem a última oferta dos donos das equipes e afirmarem que a NBPA será dissolvida. Confira abaixo, na […]

Fonte:

O presidente da Associação de Jogadores (NBPA), Derek Fisher, e o diretor-executivo da entidade, Billy Hunter, enviaram nessa segunda-feira à noite uma carta a todos os jogadores da Liga para explicar os próximos passos da categoria, após rejeitarem a última oferta dos donos das equipes e afirmarem que a NBPA será dissolvida.

Confira abaixo, na íntegra, o conteúdo da carta enviada pela cúpula da NBPA a todos os 430 jogadores da Liga:

Hoje, depois de o Comitê Executivo e os representantes dos jogadores decidirem por unanimidade, a Associação de Jogadores renunciou o status de ser seu representante na negociação de um novo acordo coletivo. Como resultado disso, agora vamos funcionar como uma Associação Comercial para auxiliar e apoiar os jogadores da NBA, mas não vamos mais participar da negociação coletiva com os proprietários dos times da NBA. A Associação de Jogadores, ao invés disso, vai se dedicar a apoiar os jogadores da NBA individualmente na reivindicação de seus direitos não-trabalhistas.

Publicidade

Por dois anos e meio e através de mais de 50 sessões de negociação coletiva, nos sentamos à mesa e tentamos negociar um contrato de trabalho justo com os proprietários. Na semana passada, com a emissão de um ultimato – pegar ou largar uma oferta final de um acordo de longo prazo com termos inaceitáveis ​​- o comissário David Stern e os donos das equipes não nos deixaram outra opção. Está claro que esgotamos nossos direitos sob a legislação trabalhista e, continuar nessa instância, não seria interessante para os jogadores.

Sem um sindicato trabalhista, nós temos a esperança de que a NBA termine imediatamente o seu boicote, agora ilegal, e, finalmente, dê início à temporada 2011/2012. Individualmente, os times estão livres para negociar com os agentes livres a fim de contar com os seus serviços. Se os proprietários escolherem continuar com o atual curso das negociações, a nossa visão é de que eles estão se sujeitando a uma significativa responsabilidade anti-truste.

Publicidade

A decisão de hoje não foi fácil de ser tomada e tem enormes conseqüências, incluindo, entre outras coisas, o seguinte:

– Como mencionado, não podemos mais participar de negociações coletivas com os proprietários. Não podemos mais reivindicar qualquer direito trabalhista em nome dos jogadores, e nós estaremos retirando a acusação de prática desleal de trabalho antes do Conselho Nacional de Relações Trabalhistas.

Publicidade

– Não podemos mais julgar queixas individuais em nome dos jogadores. Nós iremos comunicar no futuro a respeito do status de quaisquer queixas pendentes ou apelações. Não podemos mais regular os agentes. Nosso status de regulação de agentes deriva da nossa autoridade sob a Lei Nacional de Relações Trabalhistas como representante dos jogadores de negociação. Como esse status terminou, o nosso programa de regulamentação do agente também foi encerrado.

A NBPA estará sempre aqui para ajudar os jogadores individualmente em defender os seus direitos fora das leis trabalhistas e melhorar as condições de negócios de todos os jogadores profissionais de basquete da NBA. Entre outras coisas, vamos procurar: criar oportunidades para os jogadores melhorarem suas rendas fora da quadra; permitir e encorajar os jogadores a se envolverem em atividades beneficentes e cívicas para ajudar os cidadãos e as comunidades; servir como um centro de informações relacionadas aos seus serviços como jogadores da NBA; e fazer tudo que pudermos para promover, proteger e melhorar a sua carreira como jogadores profissionais de basquete.

Publicidade

Vamos continuar a corresponder com você sobre questões comerciais e nossa sede em Nova York permanecerá aberta. Por favor, não hesite em procurar Billy (Hunter) ou a nossa equipe jurídica com todas as perguntas ou preocupações que você possa ter. Pedimos que você seja forte e não faça qualquer comentário público ou privado sobre esses assuntos. Você pode tirar todas as dúvidas junto à nossa equipe jurídica.

Como sempre, obrigado por seu apoio.

G. William Hunter, Derek Fisher e Comitê Executivo da NBPA

Últimas Notícias

Comentários