“Nós vamos tentar vencer todos os jogos”, garante GM do Celtics

“Nós não vamos jogar para perder”. Essa é a frase que o gerente-geral do Boston Celtics, Danny Ainge, vem repetindo a cada um dos reforços que chegam ao time para a próxima temporada. Após liberar o técnico Doc Rivers e trocar os veteranos Kevin Garnett e Paul Pierce, a franquia de Massachussets parece destinada a realizar um grande processo de reconstrução em seu elenco. O dirigente, porém, garante que a renovação não envolve, necessariamente, perder o máximo possível para ter uma boa escolha no próximo draft.

“Eu acho que todos os jogadores querem saber quais são as regras da equipe em que chega e tratei de assegurar a eles que nós vamos tentar vencer todos os jogos”, afirmou Ainge, rejeitando o popular tanking. Até o momento, o time de Boston contou com as chegadas do ala-pivô Kris Humphries, do ala Gerald Wallace e dos alas-armadores MarShon Brooks e Keith Bogans.

O gerente-geral sabe que a decisão de trocar os ídolos Garnett e Pierce não agradou aos fãs, mas entende que o movimento era necessário para, no futuro, recolocar o Celtics na disputa por campeonatos. “Nós sentimos que, da forma como nossa equipe estava, seria muito difícil disputar um título se tivéssemos mantido ambos. A oportunidade surgiu e nós tínhamos que aproveitá-la”, explicou.

A dúvida principal que ainda paira sobre o elenco para a próxima temporada diz respeito à permanência do armador Rajon Rondo. Dallas Mavericks e Detroit Pistons já demonstraram interesse no astro, mas, a princípio, a intenção da franquia é mantê-lo como o líder do Celtics dentro de quadra nesta nova etapa. No entanto, analistas apostam que a situação ainda pode mudar até o início da temporada.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • .com

    o que ele disse? ganhar todos os jogos este cara ta ficando louco com este timeco ai que ta agora se for pros playoffs da gracas a Deus

    • Amigo, ele disse VAMOS TENTAR, disse que não vai jogar para perder….leia frase toda.

  • Diego Melo

    Eu acredito no Ainge.
    os jogadores vão tentar vencer todas, o problema é que não vão conseguir.
    tanking for Wiggins

    • Marcos Efraim

      sou C’s e tô CONtigo venha o Wiggins ou o Parker
      e mais um Bosh ou o Melo da free agent

  • Pedrinhooo

    Eu tankava muito sinceramente. O time para ter um ótimo rebuild precisa de jovens promessas e o próximo draft promete muito e é o momento de tankar. Basta ver o Cavs em 2 anos fez o time que fez (não estou a dizer que tankaram mas fizeram um ótimo trabalho em termos de escolhas draft) e o Cavs acaba o rebuild contratanto bons FAs. É que os Celtics têm de fazer pegar boas escolhas em 2014 e pegar bons FA.

    • Quer comparar um “rebluid” de anos do Cavs com o do Celtics?

      Celtics não vai dar 1 de rebuild, vai voltar como a franquia mais forte.

      • Pedrinhooo

        Não não estou a comparar mas estão numa situação um pouco parecida. Repare em 2010 Cavs perde o LeBron ganha pick 1 e 4 e ganha o Irving na 1 e ganha o Thompson na 4 e depois em 2012 escolhe o Waiters e este ano finaliza o rebuild com o Bennett e Karasev e ainda para mais a contratação do Bynum. Boston tem de fazer igual apostar no draft para ter um rebuild eficaz. E quando diz que o Celtics vai voltar como franquia mais forte discordo totalmente. Neste momento o Celtics está em queda assim como o Lakers a diferença é que o Lakers vem tentando melhorar o banco e Celtics está esperando e nenhum reforço de jeito chegou a Boston. Na Free Agency de 2014? O Celtics não vai ter o CAP totalmente disponivel para contratar algum FA de top para ajudar o Rondo. Se os Celtics quiserem um rebuild eficaz e voltar como franquia top daqui a uns anos precisa de jovens promessas.

      • Anônimo

        “O Celtics não vai ter o CAP ” parei de ler aqui.

    • Rodrigo

      Isso que pra mim escolheram errado em todas, exceto a do Irving. Valanciunas ao invés de Thompson, Beal ou Lillard ao invés de Waiter, e talvez o Oladipo ao invés do Bennett.

      • Ismael Paiva

        Concordo sobre o Thompson, mas Waiters é melhor que Beal, e Lillard é pg e o Cavs precisava de sf que acho onde Bennett vai ser aproveitado.

  • Carlos Eduardo

    Vencer todas? Tentar é permitido.

    • Pedrinhooo

      “I can accept failure, everyone fails at something. But I can’t accept not trying.” – Michael Jordan

      • Leonardo Grochoski

        boston não tera cap hahaha terá uns dos maiores cap’s livres pra contratação coisa entre 30 a 40 milhões e se o G. Wallace sai então o valor pode chegar a 50 milhões livres

  • Gabriel

    tankar- coisa de imbecis que precisam jogar para perder e desrespeitar os fãs q compram os ingressos na tentativa de ganhar a loteria, ou seja coisa de timinho, Celtics é grande e vai pegar ente decimo e oitavo.

  • Quem tem boca fala o que quiser

    • Dede

      logico que ela ta pensando em 2014/15 e acho q tem razão sim…tem q renovar e pegar bons drafts e um jogador extra serie..quem sabe ate´o lebron??

      • Luiz Thomaz

        não é nenhum absurdo…cap vai ter

  • Vitor Hugo

    Se tankar significaria uma dinastia celta….que mal tem??

  • Anderson Patrick

    Coisa de perdedor essa parada de tanking, ridículo demais, esses pseudo-torcedores que apoiam isso são uma vergonha, e cada jogador tem seu orgulho a zelar, complicado alguém se submeter a perder propositalmente, é algo realmente pra quem é pobre de espírito. E alguns falam como se isso fosse garantia de que conseguiriam o Wiggins, existe a loteria. Além do quê, quem garante que o Wiggins vai ser o novo LeBron, ou uma super estrela? Vai que ele seja um bust?! Nunca se sabe.

    Outra coisa, algumas pessoas tem uma interpretação de texto péssima, tá loco. Ainge não disse “o objetivo do Celtics é vencer os 82 jogos da temporada regular”, mas ele tentou dizer que em cada partida o Celtics vai entrar com o objetivo de ganhar, mas uns carinhas estão entendendo que ele disse que o Celtics vai vencer todos os jogos da temporada. ¬¬

    • RafaelRox

      Concordo.

  • Ricardo Aguiar

    Nem precisa forçar o tank, com esse time que ele montou logicamente o time ficara na parte de baixo da tabela. O que ele fez é um Tank de uma forma menos escandalosa. Com um time desfigurado fica fácil pra ele alegar depois:”nos tentamos mas não deu”. Ainda assim acho que ficaria menos feito o tank com KG e Pearce no time.

  • Fernando Carneiro

    Eu vejo isso como: se preparem, Wiggins vem ai

  • Renato Lgb

    Cara será que eu sou mto burro ? Sei que não entendo nada de basquete, sou um mero torcedor, mas dizer que o Celts vão tankar?? Ou vai fazer corpo mole? Com esse time?
    Rondo, Bradley, Green, Sullinger (G.W.) olynyk ( Humpries ),tudo jogador novo procurando um espaço melhor na liga, tem nego aqui que o tesão é dizer que vai tankar…
    Agora só não enxerga o que o cara disse quem não quer, vai entrar pra ganhar todos os jogos, agora meu filho, ganhar é outra coisa né (… vamos entrar pra ganhar todos os jogos)!!!
    Agora todo mundo fala do projeto Wiggins, só se fala nisso, e alguém me diz: com esse time da pra ficar atrás dos bobcatas? Orlando?
    È conferencia leste rapaziada!!!
    É, vendo tantos comentários sobre tank, quase da pra acreditar que isso é uma ciência exata!

    • Pedrinhooo

      Se o Lakers tivesse no estado do Celtics eu queria que o meu time tankasse.

      • Gabriel

        pedrinhooo talvez por isso vc é patetico, e pessoas como vc diminuem a tradição dos times, q sempre tem mimi quando mudam de cidade, mas tem fãs que querem ver o time perder durante o ano inteiro, na esperança de algo melhor, Boston é um baita centro e seria possivel um rebuild só com FA nos Celtics, mas pessoas com mentalidade pequena igual vc, querem melar a história de uma franquia, pff!

      • É mas não está, está pior, minado por um jogador egoísta e que só pensa nele e zoa os próprios jogadores do time, e tem torcedor que ainda que vira Kobete com uma atitude dessa. Essa é a diferença, se fizesse isso em Boston era trocado no ato, seja Star ou não. Isso é orgulho celta e não orgulho Kobete.

    • Luiz Thomaz

      o brooks que veio é bom jogador tb…deve ser o único a ficar pra 2014, eu acho…sully se ficar saudável é baita jogador..

  • sinceramente nem acho que o celtics vai ir tão mal assim.
    o rebuild vai ser feito com os contratos que vão acabar e na FA, se der tudo errado na temporada ai sim acho que se consiga algo bom no draft.
    e acho dificil algum jogador tankar assim, quem vai jogar pra perder porque o GM mandou? Cada um tem sua historia e honestidade pra defender

  • Acho que se for tankar, vai ter que mandar o rondo embora, pq pelo que eu vi do rondo no tempo que acompanho a nba, ele é muito orgulhoso e competitivo, acho dificil ele aceitar perder de proposito.

  • Fabio Ponte

    Na minha opinião,ele errou,se era para tankear,fazia direito,trocava Pierce e Garnett,sem pegar esses contratos caros de Wallace e Humpries.Escolhas futuras dos Nets não sao animadoras,pois tem time para playoffs.
    Ele só não fez pior do que o Orlando Magic,pois quando o Howard saiu era para apanhar no ano passado e nessa temporada a dar sinais de recuperação.

    • Daniel Emiliano

      O Celtics recebeu 18,3 milhões em contratos expirantes + 10,3 milhões em exceções comerciais, com essa troca.
      Ainda por ima conseguiu se manter abaixo do CAP e com isso vai ter mais 7,3 milhões em exceções de nivel médio e bi semestral, pro ano que vem.

      A troca não foi feita apenas visando picks, e sim exceções e espirante.
      De uma maneira geral, o Celtics ganhou MUITO poder de contratação pra próxima off.

      Se tudo der certo, da pra sonhar até com dois allstar.

      E em contra partida o Ainge conseguiu manter TODOS os seus jovens talentos (Rondo, Bradley, Green, Lee, Sullinger) e ainda conseguiu outro que pode vir a ter futuro (Brooks)

      • Luiz Thomaz

        pra variar, perfeito

  • Carlos Eduardo

    Não acho o time dos Celtics tão ruim pra ficar entre os últimos. Mas se for pra conseguir uma boa campanha, pra que trocar Garnett e Pierce então? O contrato do Pierce termina esse ano. Garnett daqui a dois. Trocaram dois ídolos pra nem ser campeão nem Top 3 no próximo draft e ainda pegar G. Wallace caro por mais 3 anos e Humphries caro por um ano? Ou é mentira do Ainge ou é um rebuild mal feito.

    • Daniel Emiliano

      Porque os veteranos tiram tempo de quadra e atrapalham a evolução da mulecada.

      Agora fora da sombra de KG e Pierce, poderemos saber exatamente se o time pode ser montado em torno do Rondo, se Green tem mesmo potencial pra virar um All Star e se gente como Sully e Bradley podem segurar a barra.

      Esse é um ano de observações em Boston.
      Todo jogador vai estar sendo observado o tempo todo, e é lógico que eles vão se esforçar pra ganhar, caso contrário não ficarão na equipe que deve ser montada ano que vem, e que provavelmente será bem forte

  • Zack Batista

    É o q ele diz né…

  • Fábio Ribeiro

    Celtics é grande demais para se rebaixar a esse nível, ta certo o Ainge msm.

  • Olavo

    Isso é óbivio.
    Até parece que ele iria aparecer falando que essa temporada o objetivo é o 1st pick…………..

  • fabiohamza

    Nessas horas me lembro do Detroit ……. Escolha1: Lebron James, Escolha 2 do Detroit DARKO MILICIC , escolha3 Carmelo …….e la atrás Wade…Bosh….. Alguém lembra do Milicic ? Moral da historia…de que adianta ter boa posição no draft se o gm fizer cagada ? Será que esse ano fizeram cagada tb ? Anotem aew Olynyk calouro do ano

    • Marcos Efraim

      eu acho que quem leva é o Otto Porter ou o Bem Mclemore

  • Marcos Efraim

    não sei como o Rondo Volta, mais o time deve tankar msm, porem acho que vão brigar pelo menos até o AllStar Game
    dependendo de como eles chegarem lá, aí vão fazer qnem o Wizard’s e o Magic Fizeram esse ano, é muito ruim ser um time mediano por ex Atlanta Hawks porque vc sabe que não vai tem chances de ser campeão e provalvelmente não tera boas escolhas de Draft.

    • fabiohamza

      E depois fica contratando reservas dispensados de Indianapolis

  • Tom

    Vai. Mas demora.

  • Guilherme

    oq dizer de uma franquia q troca o seu franchise player, um jogador q teve a carreira inteira em um time, q suportou anos e anos de “vacas magras”, lamentavel…