Novo técnico do Knicks, David Fizdale escancara admiração por Porzingis: “Futuro da NBA”

David Fizdale está consciente de que “ganhou” mais do que um novo emprego ao assumir o comando do New York Knicks. O treinador vai ter a oportunidade de trabalhar com um dos principais jovens talentos da liga em Kristaps Porzingis, que teve relação tumultuada com o antigo técnico da equipe, Jeff Hornacek. O novo comandante garante que a presença do jogador letão pesou decisivamente (de forma muito positiva) para que aceitasse o cargo.

“Observem como os times jogam hoje em dia: todos têm caras técnicos, atléticos, esforçados e muito longos, altos. Isso é o que Kristaps personifica. É evidente que ainda não o conheço pessoalmente, mas fiz minha pesquisa e ele possui todas as qualidades necessárias a um grande astro que pode elevar uma franquia de nível. Esse garoto é o futuro da NBA”, exaltou o ex-treinador do Memphis Grizzlies, em sua apresentação na nova franquia.

Fizdale não poderá contar com Porzingis pela maior parte da próxima temporada – talvez, a campanha inteira –, enquanto o atleta de 22 anos recupera-se de uma grave lesão no joelho esquerdo, mas ele já tem planos para o jovem astro. E a prioridade é não o limitar. Enquanto vários torcedores discutem em que posição deve jogar o craque, o técnico quer provar que a resposta é simples: em todas.

“Porzingis é um ala, um ala-pivô, um pivô. Pode jogar em todas, não tem posição determinada. Afinal, por que deveríamos limitá-lo a uma posição, certo? Para que colocar limites em seu jogo ou em qualquer outro jogador que temos aqui? Quero chegar com a mente mais aberta possível, pois vejo tantas formas diferentes de utilizá-lo em quadra”, argumentou o profissional de 43 anos.

O trabalho de Fizdale com Porzingis, porém, será maior do que só a questão dentro de quadra. Ele precisa ser o “meio-campo” para amenizar os aparentes abalos na estranha relação recente entre o jovem e executivos da franquia. Por isso, ele já se encontrou com o irmão do jogador e pretende viajar até a Europa várias vezes nos próximos meses para estabelecer uma relação mais próxima com o comandado.

“Eu quero conduzir tudo passo a passo, sem ‘queimar’ etapas. Quero que veja que há algo diferente começando. Quero que saiba que há algo especial esperando por ele quanto retornar a Nova Iorque: um ambiente e cultura comprometidos com as vitórias. Estou tentando, no fim das contas, apenas ser um recomeço, uma virada de página para Kristaps”, resumiu Fizdale, querendo trazer tranquilidade para o sempre conturbado Knicks.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Will #lakaodamassa

    Será que essa lesão não vai limita-lo ?

  • Marco Antônio DE Paula

    Tenho certeza que o Porzingão da Massa vai voltar com tudo.

  • Claudio R.

    Ele vai ficar mais 1 anos parado ? Não sabia disso

  • Sério que ele não volta nem na próxima temporada? Se for isso mesmo é bem possível que não volte a ser o mesmo de antes.

    • Marco Antônio DE Paula

      Acho que exageraram. Ele deverá voltar até o final do ano. Geralmente essas contusões de Cruzado tem tempo de duração de 6 a 9 meses

  • Rafael Vieira

    Pô, gosto demais da postura do Fizdale, desde os tempos de Grizzlies, ele já se mostrava um cara de atitude, que não aceita que o trabalho seja atingido por turbulências. Espero que ele torne o Knicks um time bem treinado.

    • Aquino L.A.

      Tb gosto dele, acho um bom treinador e um cara que sabe motivar o grupo. Para mim foi uma excelente escolha do NYK.

  • Antonio Jhennyson Souza Silva

    Chegando nos offs já está de bom tamanho

  • Aquino L.A.

    Com essa lesão de Porzingod, a chance de LBJ ir para o Knicks, que já era pequena, agora é praticamente impossível. LBJ irá se juntar com Kawhi em outro lugar…

    • Marcio

      Onde que o Lebrão nao vai???

    • Francimarques Lakão

      Time q Lebrão teria + impacto junto com chances de título seria o 76ers.

  • °°ThiAgo √- Is the Playoffs🔥*/

    Ala…
    Já sei como será o desempenho do Knicks nas próximas seasons.
    Tank pick 1.

  • Guilherme

    Eu só espero sinceramente que o letão sedutor não repita a trajetória do Rose em termos de lesão. Já não é a primeira vez que ele se machuca, embora nenhuma lesão se compare em termos de gravidade com essa… Fiquei assustado com o diagnóstico. É possível que ele perca a próxima temporada inteira? Meu Deus… Talento o cara tem de sobra, a ponto de qualquer franquia jogar em volta dele. Legítimo Franchise Player. Espero que se recupere logo.

  • Danilo

    Porzingão podendo perder a temporada que vem inteira, tank for RJ Barrett, ai o Knicks já vai começar a ter um futuro promissor com Porzings e RJ

  • Claudio R.

    será que não seria vantajoso pro knicks trocar o Porzingis tipo com memphis pela pick deles, e selecionar outro FP???

    • Michel Moral

      É arriscado você fazer um negócio desse.

      Porzingis tem essa lesão agora, mas é um potencial gigantesco.

      Apesar de o letão ter sido pick 4, já provou que teria condição e qualidade de pick 1. Então, trocar o certo pelo duvidoso não vale à pena. Mesmo que tenha esse empecilho da lesão…

      • Claudio R.

        eu sei que pode ser arriscado, mas a possibilidade de selecionar um bagley ou jaren jack jr, e selecionar outro com a sua propria pick, tipo o colin sexton, ja da pra fazer um big 3 do futuro com 2 bons defensores de perimetro em Sexton e Nkitilina e o Bagley no garrafão… não acha viavel pro knicks?

        • Michel Moral

          Tudo bem. Colocando no papel parece bastante razoável.

          Mas se tratando de loteria, eu fico com aquilo que me traz mais segurança. Ainda mais o Knicks que sofre para selecionar alguém que realmente dê certo.

          Uma coisa é uma instituição organizada, como o Celtics ou o Spurs, fazer um negócio e arriscar no desenvolvimento de jovens promissores com estrutura. Outra coisa é o Knicks, que é essa bagunça, achar que qualquer jovem pode ter sucesso dentro desse circo e ninho de cobra.

          A real é que Porzingão tem muita personalidade para suportar tudo isso.

        • Andre Nascimento

          Se ao invés de trocar por uma pick o knicks manterem o Porzings fica um “big 3” ainda melhor com Sexton e Nkitilina (e Porzings claro). Porzings tem muito mais teto do que a maioria dos prospectos desse draft, sendo que já mostrou na liga todo esse potencial.

        • Tulio Machado

          Jaren Jackson, Mo Bamba e Mikel Bridges não vão ser FP NUNCA! Não são jogadores com essa caracteristica

  • Michel Moral

    Não há alternativa que não seja o tank para o Knicks.

    O que mais prejudica não é nem a lesão do Porzingis, mas os contratos horríveis de Noah e Hardaway Jr. O do Enes Kanter eu até julgo razoável, pois já entra na próxima temporada como expirante (acredito que não decline sua player option).

    Se não fossem esses dois contratos ruins, a franquia teria feito bons acordos na última offseason (paga 12 mi anuais para o Lee e 7 mi anuais para o Lance Thomas, ambos até 19-20).

    Nos próximos dois anos, o segredo é continuar abaixo do cap e não fazer novas contratações bizarras.

    No mais, é desenvolver Nkilitina e outros jovens que porventura fizerem parte do elenco.

    • Flavio Cristiano Saldanha

      ainda acho que o maior de todos problemas é o contrato do Noah, Lee e Thomas, o resto dos jogadores da para serem bem aproveitados, mesmo o THJr, não é consistente, mas quando tá inspirado ajuda bastante, talvez até com o Fizdale ele fique mais consciente nas jogadas e melhore seu jogo.

  • Dan

    KAT insatisfeito em Minnesota, não seria boa uma troca por ele? queria ver o Porzingis no meu Minnesota.

    • Diego Costa

      Porzings é mais jogador que o KAT. Não faz sentido isso

  • Vitor Martins

    Antes da lesão o colocava facilmente no top 10 da temporada. Uma pena. Esse é aliás o grande asterisco no jogo do Porzingod, por capacidade técnica não tenho dúvidas (ainda mais na amostragem sem o Carmelo) que ele é da elite da NBA, o problema é que caras desse tamanho todo geralmente tem muitas lesões. Tomara que volte inteiro e recupere seu jogo.

  • Diego Costa

    Fitzdale entende mais do que ninguém sobre gestão de pessoas.

    Trabalhou com Wade e legm naquele miami do caos e tem ótimo relacionamento com ambos, botou o Zach randolph no banco temporada passada e agora vai assumir essa bomba aí.

    Foi uma ótima escolha ao meu ver.

  • arruda91 arruda

    imagine ele fazendo dupla com o Dončić que foda seria

  • Gustavo

    Fizdale vai ter uma 1o. ano complicado em NY. Sem Zings, a única alternativa que restou é tankar, mas a torcida do Nicks não curte muito essa idéia.