Nuggets celebra cinquentenário com aposentadoria da camisa de Fat Lever

PORTLAND, OR - 1986: Fat Lever #12 of the Denver Nuggets dribbles the ball against the Portland Trail Blazers during a game played circa 1986 at the Veterans Memorial Coliseum in Portland, Oregon. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this photograph, User is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 1986 NBAE (Photo by Brian Drake/NBAE via Getty Images)

O Denver Nuggets aposentará o sexto número de sua história na temporada que está para começar. Como parte da comemoração de seu cinquentenário, a equipe do Colorado anunciou que vai retirar a camisa #12 em homenagem ao icônico ex-armador Lafayette “Fat” Lever. A cerimônia acontecerá no dia 02 de dezembro, durante o intervalo da partida contra o Los Angeles Lakers.

“Com o que Fat tem representado para esse time, cidade e comunidade por mais de 30 anos, aposentar seu uniforme nesta temporada especial é perfeito. Não se trata só de um dos maiores jogadores de nossa história, mas também um grande embaixador do basquete de Denver. Será uma honra ter seu número alçado em nossa arena, declarou o presidente da equipe, Josh Kroenke.

Lever atuou pelo Nuggets em 474 partidas durante seis temporadas, entre 1984 e 1990. Ele tornou-se um ídolo da torcida como símbolo do estilo rápido implantado pelo técnico Doug Moe, levando o time aos playoffs nas seis oportunidades e até uma final de conferência em 1985. O astro registrou médias de 17.0 pontos, 7.6 rebotes, 7.5 assistências e 2.5 roubos de bola em Denver.

“Eu realmente não estava esperando por isso. Veio do nada e parabéns para quem guardou esse segredo. Ainda estou em choque. É muito bom e sou extremamente agradecido a essa organização. Estou muito mais do que feliz por tudo o que está acontecendo”, celebrou o ex-armador, que recebeu a notícia em uma entrevista informal após ter sido convidado para assistir a um treino da equipe.

Maior ladrão de bolas da história do Nuggets (1.167), Lever ainda é o segundo do ranking de todos os tempos da franquia em assistências (3.566), sétimo em pontuação (8.081) e oitavo em rebotes (3.621). Ele também lidera absoluto a lista histórica do time em uma estatística: anotou 43 triplos-duplos em temporadas regulares com a camisa de Denver.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Foda, sempre ouvi falar dele como um dos mais subestimados dos anos 80.