O que constatamos até agora?

Por Ricardo Romanelli

É oficial: a temporada 2013-14 da NBA está chegando a sua metade, com a maioria das equipes tendo alcançado a marca dos 40 jogos. É lógico que ainda temos várias perguntas sem respostas: quem será o campeão, quem brilhará nos playoffs, quem será o MVP e por aí vai. Mas, ao mesmo tempo, outros fatos foram expostos até aqui e, por isso, já pudemos chegar a constatações importantes nesta temporada.

Por enquanto, constatamos que estamos assistindo à provável pior equipe que o Los Angeles Lakers colocou em quadra em sua história. Descobrimos também que o Houston Rockets melhorou muito com a chegada de Dwight Howard, mas ainda não pode pensar em título – e que o próprio Howard continua reclamando (indevidamente) de poucas posses de bola no garrafão, como fez na carreira inteira.

Também já pudemos constatar que LeBron James ainda é capaz de nos impressionar estabelecendo novos padrões de eficiência, Kevin Durant tem um dos arsenais ofensivos mais impressionantes da história da NBA e Paul George vai ser um dos melhores jogadores da liga durante muitos anos. Concluímos ainda que John Wall tem tudo para ser o segundo melhor armador da liga, atrás apenas de Chris Paul.

Também já sabemos – e isso não é novidade – que J.R. Smith jamais vai amadurecer e faz questão de demonstrar isso sempre que pode. E, falando em amadurecimento, constatamos que a idade chega para todos, inclusive para Kobe Bryant e Steve Nash. Bem, menos para o San Antonio Spurs, que é novamente candidato ao título.

Enquanto a idade chega para uns, observamos novos talentos que vão se firmando no topo da liga. Já percebemos que Lance Stephenson (com ou sem Paul George ao seu lado) é um talento que terá uma carreira de glórias. E já que falamos em parceiros de grandes jogadores, descobrimos também que talvez esteja na hora do Thunder pensar em trocar Russell Westbrook, pois, pelo segundo ano seguido, a equipe vê suas chances de título reduzidas por lesões do armador.

Na parte tática, constatamos que várias equipes alcançam o sucesso adotando o sistema ofensivo de pick and rolls de Mike D’Antoni, mas que ele mesmo já não consegue implementá-lo com uma defesa eficiente para dar apoio. Descobrimos também que, cada vez mais, o armador clássico cairá em desuso, preterido por um jogador que saiba carregar a bola e pontuar. E o ala-pivô moderno deve saber chutar bolas de longa distância, sendo primordial para uma equipe de sucesso.

Constatamos que Derrick Rose terá que trilhar um caminho maior do que pensávamos para retomar a seu lugar como um dos melhores da liga. Damian Lillard, por sua vez, caminha a passos gigantes para se firmar como um dos melhores e mais decisivos jogadores da NBA, mesmo com pouca idade. E concluímos que LaMarcus Aldridge vai terminar a carreira como um dos melhores jogadores de garrafão de sua geração.

Também já constatamos que a conferência Leste, excluindo os dois ou três melhores times, fica cada ano pior, enquanto o Oeste é cada vez mais competitivo – mesmo em um ano onde muitos parecem querer perder. Descobrimos que o Charlotte Bobcats dificilmente será competitivo algum dia com a atual direção e o mesmo pode ser dito do Cleveland Cavaliers.

Por fim, percebemos que o processo de reconstrução do Lakers ainda vai demorar, mas não tanto quanto a reconstrução do Boston Celtics. Isso significa que passaremos alguns anos com novas forças na NBA, o que é muito saudável para o desenvolvimento do esporte em outras comunidades. Esta, sim, uma constatação que merece aplausos.

[polldaddy poll=7732228]

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • dede

    so acho q houston pode sim ir longe nos offs e quem sabe fazer a final com pacers!!!!
    ja rose , uma pena ter se machucado de novo..lamentavel…
    sobre kobe, acho q com essa draga, ele pode sair e tentar o sexto anel em outra equipe..

  • Benjamim

    Uma pergunta vocês acham que o Kendall Marshall tem condições de assumir a função de armador titular da franquia do Lakers nessa temporada e pras próximas.

    • o cara é bom jogador ein,Lakers achou bem esse cara.

      • PH

        O cara é bem parecido com o Nash hein? Pode se aproveitar bastante disso pra aprender com o vovô

  • Matheus

    Certeza q esse time atual completo do meu Lakers não é pior que o de 04-05,Jesus Maria José.

  • Pedro Cortez

    Cara porque voce acha que o Celtics vai demorar mais que o lakers pra reconstruir? Temos muitas picks e muito espaço na folha pra contratar, exceções salariais e provavelmente uma pick alta nesse proximo draft. Se bobiar ano que vem ja estamos brigando por titulos de novo

    • Bruno#L.A.Lakers

      KKKk piada !!

    • Ele acha porque nao entende de NBA. Mais picks, mais espaco salarial e jogadores melhores (ninguem no LAL tem a qualidade do Rondo ou até mesmo do Green). Celtics em 2016-17 tem boas chances de ser um time muito forte

    • Michel Moral

      Não é assim não. O que é provável é que Boston forme uma equipe muito promissora, isso sim.

      Lembre -se que existem escolhas furadas de draft também, que o diga Milicic.

      • Pedro Cortez

        Eu sei, mas to dizendo que o celtics tem espaço o suficiente pra contratar 2 all stars e muitas escolhas do draft pra trocar. Fora a pick alta que deve conseguir essa temporada porque do jeito que ta perdendo, ta rumo a top 3.

  • Julio Zago

    Ricardo, parabéns novamente por sua iniciativa e pela excelente matéria.
    Concordo com muitos pontos apresentados, em especial ao referente ao Cavs, não consigo entender o motivo de algumas escolhas da franquia no draft, já foram desperdiçadas inúmeras boas oportunidades. Sem falar que parece que eles demoram a enxergar o óbvio, o que estão esperando para trocar o comando do time?
    Sobre JR Smith, a temporada passada foi a exceção não a regra, definitivamente não gosto desse jogador, não o acho confiável.
    Também é fato que Celtics e Lakers na atual temporada não possuem um time a altura de suas tradições, principalmente os Lakers, como eu já disse aqui, o atual time titular dos Lakers é formado por jogadores com capacidade para serem apenas role players.
    Os Celtics, ao menos, já possuem um bom começo no seu processo de reconstrução, Green, Sully e Rondo formam uma base talentosa, vamos aguardar o próximo draft e a free agency para saber quanto tempo ainda sofreremos.
    Por sua vez, os Lakers, ao menos em minha opinião terão de reconstruir todo o seu time titular se quiserem novamente lutar por títulos, essa temporada deixou isso bem claro.
    Acho que minha única discordância é em relação a Wall, ainda posso mudar de idéia, mas não vejo nele todo esse potencial.
    Finalmente, também cheguei a conclusão de que Love não vai liderar os Wolves a nada, está na hora da franquia pensar numa troca.

  • Zack Batista

    Pra mim Howard ainda é o pivô mais dominante da liga. Todos sabem do péssimo aproveitamento dos lances livres q ele tem(até a minha avó sabe..rs..), porém, ele é um dos mais brilhantes defensores da história da liga, não vejo nenhum absurdo em dizer isso. Protege o aro como ninguém. Grande reboteiro e bloqueador. E tem mais, esse jogo de garrafão q ele possui(não com aquele técnica toda né, mas…), qdo entra no jogo amigo, é simplesmente imparável.

    Mesmo c um problema crônico na coluna q ele teve, está mostrando q pode render ainda em sua carreira…

    • Jogador Estrela!

      DeMarcus Cousins existe para você? Caso não saiba ele joga no Kings e pura curiosidade ele também é pivô e também para ficar a saber o Kings quando jogou contra os Rockets o Cousins comeu o Howard só lhe faltou arrotá-lo. Além disso Cousins é o dobro do Howard no ataque e na defesa. E para não existir mais dúvidas o Cousins é menos chorão e é mais macho que o Dwightbricks.

      • Bruno#L.A.Lakers

        Concordo com o estrela Cousins poem Coward no bolso , Coward e um dos jogadores mais limitados q eu ja vi na NBA e mto marketing pra pouco basquete !

      • Rodrigo LAC

        Concordo com o Zack! “Howard ainda é o pivô mais dominante da liga.” Uma situação hipotética: Houston chega para Sacramento oferecendo o Howard pelo Cousins. Negócio fechado na hora! Agora ao contrário, o Kings oferece o Cousins pelo Howard, o Rockets recusa e cai na gargalhada! Fato… o DeMarcus é tipo JR Smith, meio sem compromisso, não é de confiança. Prefiro o DeAndre Jordan, que ninguem fala e é o melhor reboteiro até agora, o melhor aproveitamento nos arremeços de quadra e, se não me engano, o terceiro melhor bloqueador da liga.

      • Jogador Estrela!

        Eu prefiro ver um humorista comentar NBA que você dizendo merda. Prefere o fraquíssimo do Jordan ao Cousins? Ok… O DeAndre Jordan é super, mas super fraco, lance livre ataque defesa é merda. Faz tocos e pega rebotes até dar com um pau mas defesa 1vs1 no poste baixo kkkkkkkkkkkkkk nem falemos. DwightBricks e o DeBricks Jordan são muito overrateds.

      • Só os torcedores do segundo time de LA para achar o Howard fraco mesmo kkkkk
        Howard>>>>>>>Cousins

      • Bruno#L.A.Lakers

        Esse torcedor do clippers está completamente bebado kkkk !!

      • E o DeAndre foi só uma brincadeira mesmo, pra animar seu dia, porque se for depender do LAL fica difícil dar um sorriso né

      • Bruno#L.A.Lakers

        Clippinho e como se fosse o ameriquinha do RJ , pode até estar numa fase boazinha (milagre ) mais não deixa de ser um nada !!

      • Jogador Estrela!

        O Dwightbricks e o DeBricks Jordan eles são jogador de stats. Aconselho no fundo do meu coração e vejam um mero jogo do DeBricks Jordan. Eu vi o Clippers em Indiana e um pouco em Nova Iorque e que piada esse tal DeBricks Jordan é comigo no poste baixo que é uma coisa louca. O Dwightbricks foi uma calunia nos Lakers. Nos playoffs nem se quer assume o time? Que raio de merda é essa? O Pau Gasol todo partido liderou aquele time e o Dwightbrick nos fodeu milhões de jogos com faltas, com faltas técnicas, hack-a-Howard e com as brigas dele com o Kobe e graças a burrices dele o time andou de costas viradas meia parte da temporada. Com esta péssima fase do Lakers, o vestiário está mais animado que há um ano atrás. ELE POS NASH, GASOL E KOBE todos de costas voltadas depois Nash e Kobe tiveram milhões de turnovers graças à sua péssima receção de bola. Isso é que é ser dominante? Eu acho que é o contrário. Quem viu o Lakers sabe que tenho razão e nunca mais quer um jogador deste tipo no time.

      • Com certeza Jogador Estrela! o Howard no LAL foi um Coward, como diz o Bruno, mas nos tempos de Orlando (e um pouquinho nessa temporada) ele mostrou ser o melhor pivô da liga, e também acho que isso só durará essa temporada, porque nas próximas ele será ultrapassado, não pelo Cousins, mas pelo Drummond, pelo Anthony Davis (que deve ser efetivado como pivô), Joel Embiid que deve ser um dos primeiros selecionados no próximo draft, tem o primo do Emeka Okafor, Jahlil Okafor, pra daqui a dois anos… só acho que o Cousins não entra nessa lista

      • Verdade Bruno, torço pro Clippers desde 2001 e sei bem que nunca chegou a lugar nenhum e tal mas a duas temporadas é o melhor time de LA! Fato.

      • Bruno#L.A.Lakers

        Fico até emocionado de ver um torcedor do clippinho isso e tão raro , milagre milagreee kkkkkkk

      • Bruno#L.A.Lakers

        Rodrigo agora sem zoação oq deu em vc pra torcer pro clippers em 2001 a epoca q o Lakers tava conseguindo um tri campeonato com Shaq e Kobe ???

      • Pois é, tinha um outro camarada que torce pro Clippers e comentava aqui, mas o cara sumiu, ser torcedor do Clippers não é pra qualquer um kkkkkkk

      • Veja como são as coisa Bruno, gostava e na verdade ainda gosto do Lakers, torci pro Kobe e Shaq. Até em 96 quando o malone e stockton eliminaram o Lakers eu fiquei com raiva. Mas comecei a torcer pro Clippers quando comprei o NBA Live 2001 e o Clippers era o time mais fraco, daí fiz um jogador com o meu nome e tal e comecei a gostar do time. foi assim que comecei a torcer pro Clippers.

      • Bruno#L.A.Lakers

        Cara eu até gostava do Clippers , e tipo o ameriquinha do RJ que todos gostam por ser um time simpatico e tal o clippers e nessa vibe mais depois q vcs mandaram tampar nossos banners ai passei a não gostar tanto assim de vcs kkkk

      • luan

        No dia que Deandre Jordan levar um time fraquissimo à finais da NBA como o Howard fez eu concordo que ele é um bom pivo
        Jordan é fraquissimo

      • heheheh o Doc chegou agitando e mandou tapar os banners nos jogos com mando do Clippers, me pareceu mais um ato pra agradar a torcida e puxa-la pro seu lado do que qualquer outra coisa. E retificando, foi em 97-98 que o Lakers foi varrido pelo Utah. por isso não gosto do Jazz e outro time que eu também não gosto e o Kings kkkkkk

      • Bruno#L.A.Lakers

        Então tu e torcedor do Clippers e gosta do Lakers ??

      • E que na verdade eu gosto mesmo é da NBA, gosto de assistir aos jogos, todos que eu puder, e como ja disse antes só não gosto do Jazz e do Kings, dos outros eu curto assistir aos jogos e tal. o Spurs eu também não gostava mas aí o Spliter foi pra lá e como torço muito para os brazucas perdi a antipatia pelo time kkkkkkk

      • marloscp

        Eu não sumi toh na área sempre só não posto muitos comentários!!! eu torço para os Clippers desde 2009!!! o camarado q torce para os roxinhos te falo uma coisa quem vive de passado é museu blz, não vamos discutir a linda história do Lakers!! no presente quem manda em Los Angeles é o Clippers!! uma coisa vc tem q concordar fomos refém de um proprietário chamado Donald Sterling que só pensava em lucros e o mercado de Los Angeles proporciona isso. Blake Griffin mudou essa mentalidade atraindo bom jogadores como CP3 e patrocínios e principalmente torcedores ahh e famosos só pesquisar no Google!! Clips esta se transformando em um time que vai ganhar um anel nos próximos 5 anos pode escrever isso, talentos e comissão técnica temos para isso. abs GO CLIPPERS

      • Essas discussões sobre times é “mó” barato,kkkk.
        Mas sério agora,acho ainda o Howard o melhor Center da liga,o Cousins é foda,mas não consiguo ver ele na frente do Howard,e o Jordan é um baita de um pivô,seria muito bem vindo no Heat,rsrs..

      • Bruno#L.A.Lakers

        Famosos que torcem pro Clippers ?? kkkkkkk me diz quem

      • O pivô mais dominante da liga é o Noah e já era.

    • Zorg

      Zack,
      Acho que vc não lembrou do Cousing além do que a personalidade do DH não ajuda ele a ser essa unanimidade que vc colocou …

      • Zack Batista

        Meu caro Zorg… não sei se foi vc ou a “geração chiquititas” q mencionou primeiro o nome do Cousins. Cara eu respeito muito as suas opiniões q muitas vzs são bem sensatas e ausentes de paixões(diferente do garoto ali em cima). Todos sabem da personalidade do Howard mas, o q dizer da personalidade do Cousins então?? É brincadeira né… faltou pouco para não virar um marginal, desculpe pela palavra. Qtas vzs o pivô do Kings atrapalhou sua equipe c suas loucuras? Bastante não é mesmo? Então…

        Howard já foi três vzs seguido o melhor defensor da NBA(feito q ninguém conseguiu seguidamente na liga, diga-se de passagem) e em forma, é jogador de 22PTS, 14REB e 2,5 tocos de médias. Lembrando q jogando ao lado de R.Lewis e Hedo Turkoglu, Howard levou o Magic para disputar a final da NBA contra o Lakers. Batendo na final de conferência o badalado Cavs de LeBron James.

        E o Cousins?? Qts vzs ao menos disputou playoffs?? Qtas vzs ele foi o melhor defensor da NBA? Ele já teve médias de 23PTS, 14REB e 2,8 tocos na carreira, deixando a equipe entre os primeiros colocados?? Se ele é tão dominante, pq ele não carrega esse time do Kings nas costas e tenta bater de frente c os favoritos do oeste??

        Já chega né… não preciso perguntar mais nada…

        Não a vc Zorg, mas a gurizada fala muita besteira baseada na extrema paixão pela equipe q torce… Aí já viu né…

    • Anônimo

      Marc Gasol manda um abraço!

      • Zack Batista

        O pivô espanhol é um grande jogador de fato, inclusive, venceu na última temporada o prêmio de melhor defensor do ano. A sua presença na equipe do Memphis tem grande impacto ao time, com certeza. Mas ainda precisa de MAIS… para se tornar o pivô mais dominante na liga. Não foi à toa q ofereceram US$ 22 milhões por temporada para Howard…

    • Zorg

      Zack,
      Concordo com suas ponderações sobre o desempenho do D12 em Orlando … isso foram fatos e contra eles é dificil de argumentar (até pq iriamos cair na subjetividade e ai não levaria a lugar algum) …. o que quis dizer e posso não ter sido claro nas colocações foi que vc afirma é sobre a dominância absoluta do D12 …. e não vejo dessa forma …. e apenas citei o Cousins como exemplo de um C com tantas qualidades ( e problemas) quanto ao D12 o que torna complicado de falar em mais dominante …. é óbvio que ai entram as questões de gostos pessoais e isso não se discute … até pq no meu ponto vista para vc ser tão dominante assim vc precisaria traduzir isso em resultados efetivos compensar com sua dominância as carências da sua equipe e sabemos que D12 e essa equipe dificilmente o Rockets vão ser campeões …. o outro ponto que coloquei é essa mania chata do DH viver reclamando e tb das suas últimas posições quando das mudanças de equipe … isso apenas traz mais críticas sobre o seu comportamento o que aos olhos da maioria fica cada vez mais complicado admitir toda essa superioridade com esse comportamento
      …. em relação ao Cousins e aos seus péssimos exemplos e atitudes quem sabe se ele houvesse sido selecionado por uma outra equipe que não fosse a bagunça do Kings e tivesse trabalhado com um treinador como o Van GUndy ele não teria desenvolvido esses comportamentos … mas isso é “SE” e com Se não existe o fato é que ele é o que é …. mas mesmo com tudo isso e até nisso se equilibra com o DH …. essa e a minha modesta opinião

      • Zack Batista

        Ok Zorg… Entendi agora teu ponto de vista. É natural q opiniões sejam diferentes uma das outras muitas vzs, pois gosto de discutir sobre basquete c pessoas q são muito prudentes em seus comentários, assim com os teus. É bem diferente de meninos q movido pela paixão pelo time ou pouco conhece do esporte falam asneiras sem nexo…

        Que pena q o ilustre torcedor do Pelicans, Lucas Ottoni, sumiu daqui, e dentre outros nomes q faziam bons comentários q desapareceram(ou não comentam mais)… Daniel Emiliano é raro comentar tbém… Um cara q ama o basquete e se esforça para sempre aparecer aqui(sei q um dia vai chegar um tempo q vai diminuir bastante..rs..)como eu, só estou até hj(desde a metade de 2012), por causa de pessoas q amam e conhecem o esporte, q possuem opiniões sensatas do jogo. Júlio Zago, Zorg, vveiga, Renato Lgb, Michel, Carlos Eduardo, rhafaheat, Maicon(q eu me lembre de imediato agora..rsrs..) são exemplos desses nomes… Tem outros bons aí tbém q não me lembro os nomes agora… enfim… I LOVE THIS GAME!

      • Rodrisan

        Se comparar com o passado até recente todos os pivôs de alto nível eram melhores do que o DH, mas ele não é esse lixo todo também(acho o salário dele alto) a liga tem bons pivôs pra quem acompanha a mais tempo ficamos mal acostumados com Shaq, The Dream, Robinson, Ewing, etc. Todos monstros q colocavam qualquer pivô de hoje no bolso.

  • Henrique Trezeguet

    o único ponto em que eu discordo, é a troca do Westbrook. Ele forma ao lado do Durant, a dupla que mais gosto de ver jogar na Liga. De resto, é isso mesmo

    • Vinícius Maia

      Durant e Westbrook seriam uma grande dupla se o Westbrook não fosse tão infantil. Westbrook parece que joga para tentar mostrar que é melhor que o Durant. Não vejo o Westbrook jogando em favor do time e não digo isso por ele não ser um armador que cria jogadas para o time ao invés de buscar a cesta, digo isso porque vejo nele aquele tipo de jogador que joga por estatísticas individuais como Carmelo Anthony fazia em Denver. Se Rose (jogando no seu mais alto nível como foi em 2011) pudesse jogar ao lado de Durant, fosse no OKC, fosse no Bulls, eu acredito que seria uma dupla muito mais efetiva pois ambos jogam em favor da equipe.

  • Bruno Ribeiro-DF

    A temporada está até interessante em vários aspectos, por exemplo os Pacers e os Blazers, mas sinto não poder acompanhar tanto, pois estou estudando forte nesse período… É uma pena… Que venham logo os playoffs q esse ano prometem e assim terei uma desculpa para relaxar vendo basquete… hehehehe

  • Leonardo Ribeiro

    Falou tudo sobre John Wall e LaMarcus Aldridge!

  • gilianmelo

    ‘Concluímos ainda que John Wall tem tudo para ser o segundo melhor armador da liga….’ deu uma forçada aqui, ainda é cedo para cravar isso.

    Sobre a reconstrução de Celtics/Lakers, acho que a do Celtics será bem mais rapida, até porque eles já tem uma base, o Lakers nem isso tem.

    Do resto concordo.

    • Jogador Estrela!

      O Celtics pode ter uma base mas essa base não é fiável. Isto porque eu acho que se aparecer um tolo da cabeça a dar 2 picks de primeira ronda pelo Rondo os Celtics trocam de olhos fechados. Resumindo e concluindo uma base boa mas instável todos os dias sai rumores dizendo que o Rondo vai ser supostamente trocado para os Pistons, Knicks. Por muito que o Ainge diga que não isso vai sempre afetar o jogador e a própria equipe.

      O Lakers ter uma base até tem, já tem banco arranjou um armador há última da hora e vai ter um possível top5 no draft. Depois tem o Kobe um fator importante para dar experiência e é fonte de inspiração para qualquer rookie e um mestre a evoluir jogadores (exemplo: Nick Young). Também acho que o Lakers não vai dar em nada nem este nem no próximo ano mas que o futuro daqui a 2/3 anos vai ser brilhante não tenho nenhuma dúvida disso.

      • Pedro Cortez

        Caramba, quanta besteira junta. 2 picks pelo Rondo?? hauhauhaua o Rondo é o melhor armador da liga atras só do CP3. Qual a base do lakers? Os jogadores que ele contratou que ate ano passado nem jogar na liga estavam jogando de tanta qualidade que eles possuem? Brincou ne amigo.
        Kobe é excepcional, mas não sei se vai conseguir levar o time nas costas no forte oeste.

  • Mailson Silva de sena

    Acho que ainda está cedo para o Thunder pensar em trocar o Westbrook. Vamos ver como ele volta, e na temporada que vem, se ele continuar a ter lesões, aí sim o Thunder irá cogitar trocá-lo.

    • Jogador Estrela!

      O Westbrook vai para o Lakers não tenham dúvidas disso.

    • elvis

      pse tbm nao entendi pq trocar o westbrook agora Oo

  • Bruno#L.A.Lakers

    Lakers pra um tiro curto tem mto mais chances de ganhar um titulo nos proximos 2 anos trazendo um bom FA , matendo a base atual : K.Marshall , Kobe , Draft 2o14,,k.Love , Hill ,banco : Farmar , N.Young , X.Henry , W.jonhson , etc , trocar de tecnico pois tem mtos melhores que o nosso atual , pra um tiro curto acho q o Lakers pode conseguir um titulo ai nas proximas 2 temporadas !!

  • Rafael Galeoti

    Acho que uma franquia que ainda não dá pra dizer que já sacamos o resto da temporada é o Celtics. O quanto acham que o Boston vai mudar com a volta de Rondo, do que fez até agora para o resto da temporada?

    Claro, não estou falando de resultados, que infelizmente continuarão uma merda, mas de jogabilidade, perfil do time, jogadores mais diversificados sendo mais acionados, essas coisas…

  • vtormartins

    Eu não concordo totalmente com a afirmação de que o armador clássico está entrando em desuso. Acho que as posições numeradas de 1 a 5 é que estão entrando em desuso. O próprio All-star game tá aí pra provar, separando em dois grupos apenas (guards e frontcourt). Em que cada vez mais é necessário o domínio completo dos fundamentos de todos os jogadores. Assim, por lógica, o armador clássico acaba sendo preterido por um jogador mais completo (que arme e também pontue), mas cada vez mais um outro jogador de perímetro também é necessário pra carregar a bola e armar o jogo. Pivôs que só são grandes perdem cada vez mais espaço para jogadores mais leves e com melhores fundamentos.

  • Zorg

    Já havia me manifestado anteriormente que o atual grupo do Lakers é pior já montado pela franquia …. Marshal, Young, Hill, Kaman e Henry são jogadores para virem do banco … quem acredita que com eles + o retorno de Kobe e um FA consegue vencer um campeonato não tem prestado muito a atenção nos times considerados favoritos …. além do que como já disse o Magic o Lakers tem problema de comando administrativo isso gera que FAs não queiram jogar lá …. a reconstrução passada pelo draft e por FA muito bem escolhidos (longe de Carmelos ) para daqui uns dois ou três anos conseguir brigar de igual para igual com os demais ….
    O Thunder se pudesse voltar no tempo pensaria muito bem antes das renovações do RW e do Harden bem como o Michael Jordan e suas opções de draft ….

  • Renato Lgb

    Concordo Rafael!

  • Top demais, melhor site sobre nba, todos os jornalistas que entendem do assunto Parabéns ! .

  • Trocar Russell Westbrook???

    Me lembro de uma matéria (na ESPN eu acho) que dizia que o Westbrook era um “homem de ferro” por não perder quase nenhuma partida devido a contusões, agora ele já esta sendo considerado de vidro. rs

    • Pedro Cortez

      po ele nunca havia se contundido desde o colegial, ate que temporada passada um idiota nos playoffs machucou ele

  • Jogador Estrela!

    Eu acho que nem os Celtics nem os Lakers ganham um título nestes próximos 2/3 anos. O Celtics porque eu acho que o time é péssimo tirando o RR9 e o Jeff Green é muito fraco e o Lakers cheio de role players também não vai longe. Acho que o Lakers está numa fase de bluff, diz que vai ameaçar tudo e todos mas eu sei perfeitamente que o Lakers não vai trazer ninguém na FA deste Verão. Em 2015 acredito muito que o Lakers vai realmente montar o time de luta de título. Em 2014 vai ser outro ano igual a este, de adaptações do elenco com a nova ”mini-estrela” que vem no draft de 2014.

  • Michel Moral

    Temporada passada, quando eu disse que Wall é muito mais armador que Irving, o pessoal me criticou. Os dois são grandes, mas o armador do Wizards é mais completo, joga demais!

    • Jogador Estrela!

      Concordo. Aliás o J. Wall é muito mais atlético que o próprio Irving e muito mais líder. À tempos acho que foi mesmo nas previsões do ano na NBA TV e deu meia-hora do Wizards eu não tinha nada para fazer e vi. Parece que não mas o J. Wall nos treinos é um líder absoluto, todos o respeitam e vice-versa. O J. Wall sabe armar bem o jogo e tem um atletismo fantástico.

      • Michel Moral

        O grande problema do Wizards é que às vezes dá um apagão no time. Inclusive o técnico e jogadores como o Nene já acusaram isso. Se acertarem esse problema técnico, o time pode dar muito trabalho.

        E, claro, Wall é a maior estrela do time. Nesta temporada, ele merece um all star

      • Rafael

        Irving é uns dos jogadores que eu mais gosto de ver e acho ele até melhor que J.Wall quando o assunto é marcar pontos, mas J. Wall tem a qualidade de passe melhor que ele. Enfim, amador tem como função passar a bola, assim J. Wall> K. Irving, mas os dois possuem grandes qualidades e planejo um grade futuro para os dois.

        No leste está cheio de grandes jovens amadores como Kemba Walker(joga demais), Brandon Knight, MCW,Teague….

        ops: Torcedores de LAL são muito chatos, falar que o futuro próximo do time é bom é ilusão, esquece o contrato do Kobe vai fode o time por alguns anos.

  • trovão

    realmente o westbrook vem causando muitos problemas com as suas lesões mais não tem como troca-lo pois um armador do nível dele são poucos o jeito é mantê-lo e pedir pra papai do céu abençoa-lo pra que não ocorra mais lesões.

  • João Rafael Barros

    ‘Concluímos ainda que John Wall tem tudo para ser o segundo melhor armador da liga

    Se lembra de mim? Não diga q eu AVISEI.

    Wall agora é o 2 lugar melhor PG da NBA e vai ser o melhor em alguns anos.

    CP3>>>>>>>>>>>>WALL>>>>>>>>>>ROSE>>>>>>>>>>>O RESTO DA PG

  • Concordo sobre o John Wall,hj é um dos meus jogadores favoritos,vem evoluindo bem,e esse ano tá claro que vai levar os Wizards longe,só até ser derrotado pelo Pacers ou pelo meu Heat,rsrsrs.

    Agora,acho que o Celtics pode formar um bom time já no ano que vem,com bastante cap e picks bem escolhidas,mas sem chances nenhuma de titulos.
    Já o Lakers se for inteligente,esse proximo ano já pode montar um time pra incomodar,se o Kobe voltar bem principalmente e torço por isso, o time pode encher o saco como sempre fez,rsrsrs

  • muito boa analise, porem sou obrigado a discordar de muita coisa, como sobre a reconstruçao, que para mim vai demorar mais para o Lakers do que para o Celtics, o Celtics conseguiu escolhas de draft para as proximas temporadas e se trocar contratos(como o do gerald wallace p.ex.) pode conseguir espaço pra pegar algum FA ou conseguir boas trocas, agora o Lakers nao consegue trocar o Gasol em seu ultimo ano de contrato, e eu acho que ele ganha muito pra o que esta jogando atualmente… e sobre o thunder trocar o Westbrook tbm nao concordo…o cara é muito importante para a franquia, e apesar das lesões que estao acontecendo com ele, acho que ele voltará bem e ainda terá o Reggie Jackson jogando muito como 6º homem…

  • Rafael

    Essa semana iremos ver até onde OKC poderá chegar sem Wesbrook, enfrentar TrailBlazers e Spurs seguidamente poderá comprovar que KD levará o premio de MVP e pode levar o time para as finais.

  • Rafael
  • AlexT-Wolves

    Concordo com quase tudo!!! Só discordo do Wall ele continua um cara com grande potencial(maior que o do Irving) mas eu ainda não vi ele fazendo tudo isso!!! Dos Armadores os que se destacaram positivamente para mim foi o CP3 que mostrou ainda ser bom igual nos tempos do Hornets. E o Curry que ele sim(para mim) se tornou o 2° melhor armador da NBA, Esse ano ele continuando Pontuando Muito, tem o melhor arremesso e o melhor arsenal junto com o Durant e ainda virou um jogador que dá otimos passes, qualquer um que assistiu o Warriors vem percebendo como a qualidade e a vontade de dar o passe aumentou.

    E Eu não quero arranjar briga mas desde que o LeBron chegou no Heat eu acho que esse vem sendo o Ano que ele mais tá deixando á desejar, Para mim por exemplo ele não vem disputando o MVP com o Durant.

    • Vinícius Maia

      Concordo em parte contigo quanto ao Lebron. Não acho que ele deixou a desejar porque ele continua sendo o melhor do Heat e sempre aparece quando precisa. Mas não acho que ele está com toda essa moral que o Jumper tem dado a ele nessa temporada. Ao meu ver, ele nem deveria estar no top 3 na briga pelo título de MVP da temporada

  • Zack Batista

    Gosto muito do Jonh Wall… Até defendi muito ele na temporada passada… Agora ser o 2º melhor armador da liga? Acho q não hein… Tá muito cedo para afirmar isso ainda… Estão esquecendo do ótimo Rajon Rondo…

    Daqui a 5,6 anos quem sabe… Pois vejo Irving e Lillard no páreo também…

    • Luiz Henrique Santos

      Também acho Zack, Wall é ótimo agora 2º melhor, o pessoal esquece do Tony Parker, Rondo, (o próprio Rose em forma), e o Curry que para mim já é top 5 na liga e eu também incluiria nessa briga futuramente o Isaiah Thomas e quem sabe também os dois ótimos Rookies: MCW e Trey Burke…

  • caio_l

    os caras esqueceram o roy hibbert na questão de center aí, cada ano ele vem melhorando tanto defensivamente como ofensivamente, é um pilar do time do pacers. Curry é melhor que o wall e ainda tem o george.

    • CosmeCelta

      Curry é MUITO melhor que o Wall.

      • Michel Moral

        Acho que são características diferentes. Armador mesmo, Wall põe Curry no bolso.

        Igual Reggie Miller e Michael Jordan. São jogadore da mesma posição, mas características muito diferentes que quase não parecem da mesma posição.

  • CosmeCelta

    Sério que todo mundo acha o J. Wall melhor que o Rondo? Meu Deus.

    Quanto a reconstrução do Lakers e Celtics, discordo também. Os torcedores do Lakers tão falando tanto, mas tanto da FA que eu duvido que vai vir alguma estrela pra LA. Los Angeles é o melhor lugar do mundo e todos querem jogar lá (É o que os torcedores dizem), tudo bem, vamos fazer de conta que realmente todos querem jogar em LA, a franquia vai pagar uma estrela com que dinheiro? O contrato do Kobe pega uma graaaande porcentagem da folha de pagamento. Ah não ser que queiram pagar multa absurda, aí é outra história.

    Já o Celtics tem uma flexibilidade grande no CAP pra contratar, além do que os 2 vão ficar classificados mais ou menos na mesma posição de suas respectivas conferências provavelmente, então as escolhas de draft vão ser boas para as duas franquias.
    Fora que a base do Celtics com Rondo, Green e Sully é melhor do que Marshall, Kobe (gênio, mas vai estar com 36/37 anos) e Hill (?).

    • Michel Moral

      Não digo melhor, acho.bobagem essa história de número 1,2,3,4… Cada um tem suas características!

      Agora, que Wall é um jogador que se desenvolveu muito, isso é fato. Aliás, o time do Wizards é competitivo por causa dele. Ele pegou um time franzino e transformou em um time mais sólido. Claro, nada comparado as maiores potências, mas um time muito interessante.

      Com relação ao Rondo, acho que ele escreverá seu nome na história do Celtics. Mas veja bem, agora que ele tem um time parecido com o que tinha Wall no começo é que ele será posto a prova de verdade. Que ele é bom ninguém discute, mas vamos ver o que será daqui pra frente.

      O que estamos vendo hoje é uma crescente de Wall.

      • CosmeCelta

        Com certeza Wall evoluiu, e continuará evoluindo. Nada que eu disse foi desmerecendo o J.Wall. Mas ainda acho cedo pra comparar ele com CP3, Rajon Rondo, Rose, Curry e mais uns 2 armadores que eu realmente considero elite.

        Mas que ele é muito bom, é indiscutível.

  • K50

    dwight howard ate e bom mais uma lenda como Kwame brown o destruiria com apenas dois dedos

  • Lucas

    Ricardo, onde vc viu que o Dwight anda reclamando da quantidade de bolas q ele recebe?

  • DeMarcus Cousins >>>>>>>> Dwight Howard
    Howard muito limitado e chorão, Cousins põe ele no bolso!

  • caio_l

    Numeros:

    Dwight Howard
    PTS REB AST PIE
    18,1 12,6 1.9 14,5%

    Roy Hibbert
    PTS REB AST PIE
    12.2 7.9 1.4 10.9%

    DeMarcus Cousins
    PTS REB AST PIE
    23.1 11.7 2.9 17.7%

  • Tomé

    Aldridge não é um PF de garrafão. A imensa maioria de seus pontos vem de jump-shots de meia distância. Não que ele não tenha talento para atuar no garrafão e atacar a cesta, mas prefere não fazê-lo.

  • K bay bay

    Curry

    2013-14 Stats
    PPG 23.5
    RPG 4.6
    APG 9.2
    SPG 1.9
    BPG 0.2
    FG% 0.442
    FT% 0.864
    3P% 0.383
    MPG 37.9

    Wall

    2013-14 Stats
    PPG 20.2
    RPG 4.3
    APG 8.5
    SPG 1.9
    BPG 0.4
    FG% 0.425
    FT% 0.839
    3P% 0.318
    MPG 37.1

    É um crime dizer que wall joga mais que curry…

  • Organização é tudo dentro de uma franquia e hoje o Celtics está a frente do Lakers num projeto de reconstrução…Até pelas moedas de troca, planejamento (o Lakers quase não tem escolhas de Draft, não convenceu Kobe a uma redução salarial).

    Ambos podem montar super times para a metade e final desta década, mas quem vai sofrer menos com o bolso vai ser o Boston Celtics.

    E sobre o Russell Westbrook é uma situação a se pensar (contrato até 2016/2017) visto que o Kevin Durant de apenas mais 2 anos de contrato até se tornar Free Agent em 2016 e aí será que o Sam Presti vai abrir o bolso e aplicar uma extensão máxima, depois do ”caso James Harden” ???