Rose-Butler

Comecei isso pensando de uma forma da qual eu não costumo pensar e não concordo quando o fazem, na maioria das vezes: Comparar algum fato de um esporte com outro, de outra modalidade. Mas dessa vez, consegui enxergar certa relação. Aqui no Brasil, existe um jogador que começou muitíssimo bem, mas que hoje não consegue repetir as atuações de antes. Paulo Henrique Ganso, camisa 10 do São Paulo FC, não é um jogador ruim, mas é muito questionado por seu nível atual, principalmente pelas pessoas que ainda esperam a volta do “Ganso de 2010”.

Derrick Rose, armador do Chicago Bulls, depois das seguidas lesões, assim como Ganso, está longe do nível de jogador ruim, porém, ele também vive e joga em volta de pessoas que ainda esperam que ele volte à sua antiga forma. Mas para ambos os casos, existe a pergunta inevitável: E se essa forma nunca mais voltar? Eu acredito que a resposta seja desanimadora para os que ainda acreditam no possível retorno. Ganso e Rose simplesmente são os jogadores do atual momento. Mais uma vez, isso não quer dizer que são ruins e descartáveis para suas respectivas equipes, mas sim, que talvez nós tenhamos que aceitar o momento atual e não esperar pela retomada do antigo nível sempre que um dos dois tem uma ótima atuação.

Entretanto, deixemos o futebol e o senhor Ganso de lado. Aliás, ele serviu apenas para fazer uma comparação da esperança que algumas pessoas ainda têm sobre um retorno à antiga fase, já que o caso do jogador brasileiro não envolve apenas lesões para justificar sua queda de rendimento. Derrick Rose ainda é um dos principais jogadores do Bulls e, caso se mantenha saudável -plano que não se inicia muito bem, já que o armador sofreu uma fratura no rosto em seu último treino- será crucial para a campanha positiva da franquia em 2015/16. Porém, existe mais uma pergunta que cerca o armador e a franquia: E se o “dono” do time for outro atleta?

Jimmy Butler vem de uma ótima temporada, onde mostrou sua já conhecida e eficiente defesa, além de uma evolução muito grande no ataque (foi de 13.1, para 20 pontos de média por partida). Levou o premio de jogador que mais evoluiu e foi chamado para o Jogo das Estrelas. Eu acredito que sim, Jimmy Butler tem tudo para ser o principal jogador do Bulls, mesmo com a presença de Rose. E o próprio atleta se mostra confiante para crescer ainda mais e mostrar que a última temporada não foi apenas uma fase, realizando treinos para evoluir ofensivamente e até desenvolvendo suas habilidades de armação de jogadas. O novo técnico da equipe, Fred Hoiberg, fez elogios à Butler no início do período de treinos oficial e afirmou que o jogador está em ótima forma e que expandiu seu jogo ainda mais. Além disso, assinou uma extensão contratual com a franquia e permanece por mais cinco anos em Chicago.

Eu não gostaria de pensar assim, mas acredito que o nível atual de Rose será mantido até o fim de sua carreira. Isso significa que ele ainda pode ser muito útil para qualquer equipe, mas não com o calibre de jogador que carrega o time nas costas. Posso soar pessimista demais – e torço para estar errado-, mas não consigo enxergá-lo totalmente livre de problemas físicos e atuando no mesmo nível de antigamente.

É claro que Rose sempre terá os holofotes por tudo que ele conseguiu fazer antes de ser amaldiçoado pelas lesões e que, por mais que o número de pessoas que não acreditam no “retorno” cresça, sempre irão existir aquelas que ainda esperam por isso e se empolgam quando o atleta decide uma partida. Porém, caso Butler mantenha sua evolução, uma mudança de papéis pode ocorrer e, o principal responsável pelo sucesso da franquia nos próximos anos deve vestir a camisa de número 21, em vez da sempre campeã de vendas, número 1.

Eduardo Ribeiro
Eduardo Ribeiro
Paulista, cursando Jornalismo e membro do Jumper desde 2015. Twitter: @Edu_Ribeiro33
  • Anderson Tomás

    Por incrível que pareça, diante das circunstâncias fiquei “feliz” que tenha sido no rosto (esperam que entendam meu feliz rs)

    Não foi nada nos joelhos etc…

    Nossa esse cara tem toda a minha torcida. É impressionante como cada lesão de D-Rose me comove. Torço demais por ele. Pode ser que não volte a forme de 2011, mas só em ele jogar será bom pro esporte e para o ser humano Derrick.

    E digo mais. Alguns jogadores tem seu joelho esfarelando devido as contusões, mas ainda assim acredito que D-Rose pode sim voltar aos bons tempos. Daria um belo 30 for 30…

    • Rodrigo Oliveira

      Sim concordo, por isso estranho essa tempestade que criaram, vai prejudicar um pouco a preparação mais nada muito grave, se fosse joelho menisco etc aí sim a coisa ficaria ruim.

  • Murilo Moore

    Lembram do Brandon Roy? Só espero que a carreira do Rose não tenha o mesmo fim, porque voltar a jogar como na temporada que ganhou o MVP, ah isso não acontece nunca mais! Uma pena.

    • Zack Batista

      Próximo, eu até acreditaria. Mas infelizmente o tempo de preparação que ele tinha pela frente depois de anos foi pro saco. DE NOVO. 🙁

  • Uncle Drew

    Rose precisa se reinventar, pq ele, até agora, sem seu atleticismo se mostra um jogador quase q inútil. Essa é a verdade. O arremesso dele ainda é um grande problema, foram mts vezes q ele teve aproveitamento horrível quando jogou – raramente teve partidas q conseguiu arremessar bem, como contra o Cleveland no jogo 2 por exemplo-.
    Ele precisa começar a treinar mais o arremesso para depender menos do atleticismo, começando por reformular aquela mecânica de arremesso horrível q certamente ñ deve ajudar.

  • Uncle Drew

    Com tantos jogadores se lesionando eu ñ me surpreenderia se este fosse o backcourt da Conferência Leste…

    https://twitter.com/samesfandiari/status/648989539730493441

    • Matheus Oliveira

      kkk cara, vão cancelar as apostas pelo campeão da NBA e só vai ter de quem vai se machucar no Leste, mais especificamente, qual lesão nova o Irving e o Rose vai ter ?

      • Uncle Drew

        Do Irving eu até tenho mais esperança de q essas lesões vão acabar por um tempo, até pq eu sou torcedor mas tbem pq ele tem um bom arremesso e tem mts opções ofensivas ao seu lado. Dessa forma ele pode atuar mais como um playmaker e um arremessador, só quando necessário tentar jogadas mais explosivas.

  • THE BULLS23

    Putz. Meu Bulls gastou toda sua sorte no draft de Michael Jordan. D-Rose machucado novamente, é muito azar.

    Mas ainda sem ele, vamos amassar Lebron e cia.

    #jaeralebron.

    • Zack Batista

      Difícil, mas tudo bem!! Otimismo acima de tudo. =D

    • Marcio #Lakers

      Com esse time de vcs ae, eu duvido muito passar da segunda rodada dos offs!

      • Rodrigo Oliveira

        Quem no leste tem time confiável igual ao Cavs? tudo pode acontecer no leste .

    • Nilton Junior

      É com esse otimismo que a gente tem que ir!! Poq é quase só isso que a gente tem!! hahahahahahah

  • Zack Batista

    Esse ano era o último para que Derrick mostrasse o seu velho e bom jogo de antes, e que, mais uma vez, o armador deixou “escapar” a tão almejada sorte… Acreditava no seu retorno próximo do q foi no passado, mas, repetinamente, o tempo de preparação foi prejudicada. Ele teria um tempo de condicionamento e aprestamento considerável pela primeira vez em cinco anos… TERIA… 🙁

  • VIEIRA – CHICO

    com o crescimento do Jimmy Butler e ter a condições físicas e mental (principalmente) para conduzir o Bulls – sendo o CARA – será que para o Rose seria uma boa de ele MUDAR de franquia – assim que terminar o seu contrato ??????

    Vai que – com isto pode TIRAR A ZICA – até lá acredito que o CAVS poderás abrir uma vaga pra ele – já imaginou – bem converso que estou viajando demais – kkkkkkk

    • Zack Batista

      Rose com 70% próximo do q já foi, é notório o seu impacto no time. E só os astros tem essa protuberância dimensão. Na minha opinião, esperava mais esse ano para analisar a situação do armador.

      • VIEIRA – CHICO

        CONCORDO contigo – é uma pena – mas esta condição de ele ser o CARA do BULLS realmente já foi o tempo, pra ele – agora esta questão de sair do BULLS seria só como uma opção de TIRAR A PORRA ZICA – e ele estando em qualquer franquia será fundamental para NBA – é o que eu espero

    • Claudio R.

      ta viajando não, é provavelmente isso que acontecerá no futuro, ele sairá do Bulls… não sei se ele irá querer jogar com o LeBron, ou se aceitará que não será mais o cara de uma franquia, mas acho que é a solução pra ele a mudança de ares.

      • VIEIRA – CHICO

        esta questão de jogar junto com o LEBRON é só uma torcida ou até um sonho – é praticamente 98% que isto não vai acontecer – para uma outra franquia – EU ACREDITO que deve acontecer

  • Na minha opinião, acredito que o Derrick Rose será o “falso titular” dos Bulls num tempo próximo, jogando 20-25 min por jogo, até porque o Thibs (matador de atletas), saiu da equipe e acredito que o novo treinador deverá preservar mais seu jogador, pena que o reserva seja o capitão Kirk…

  • MarceloLRBulls

    Noah + Rose por Carmelo + Calderon e já era

  • Claudio R.

    E hj era pra ele ser o melhor armador do mundo… e Brigando temporada por temporada com James e Durant pelo titulo de melhor jogador do mundo.. MAS….

    • Rafael Victor

      É isso aí!

    • Dubnation

      nao exagera tbm né , melhor do mundo?

      • Rafael Victor

        Por que não?

        • Dubnation

          sem lesoes estaria no mesmo nivel de curry e westbrook , talvez um pouco acima . so pegar os numeros de qdo ele estava vivo

          • Rafael Victor

            Acredito que seria Top 1, quando ele “estava vivo” (hahaha! sacanagem!) tinha aquela combinação de habilidade e explosão que é vista em poucos jogadores e seria bem superior ao Westbrook que é só eplosão e ao Curry, que, pra mim, não tem essa habilidade toda que gostam de enxergar nele!

          • Nilton Junior

            Cara eu só tenho um argumento pra falar que ele seria o melhor PG da Liga!! Foi o único cara que tirou um MVP de Lebron James no auge se sua carreira (ta teve o Durant depois tbm).
            Quanto ao Curry, Oloco cara!! Ele é um dos caras mais habilidosos da liga sim!! Mais habilidoso que o Rose quando estava vivo (hahahahahah achei ótimo tbm) porem beem menos explosivo!!

          • Tárcio

            O curry é Bem menos explosivo, porém tem o melhor arremesso da atualidade. Coisa que dificilmente ele vai perder, explosão dura enquanto o físico ajudar. Lesões atrapalham de mais jogadores que tem como mais da metade da sua qualidade, a explosão física.

          • Tárcio

            Curry não tem habilidade? Então, a nível de curiosidade… quem tem?

          • Rafael Victor

            Não disse que ele não tem habilidade, interpreta essa porra direito, maluco! E o mais habilidoso é o Perkins!

          • Tárcio

            Perkins, Sacre e G. Davis. Top 3

          • Rafael Victor

            HAHA! É isso aí!

          • Leonardo Augusto N. Dos Santos

            Não se esqueçam de que nas finais do Leste em 2011, LeBron anulou o MVP Rose…. (PS.: gostei da referencia ao eterno retorno de Nietzsche…se pensarmos que “Fred Bigode” é o psicólogo da filosofia, podemos linkar com o post que o problema de Rose, Ganso, Pato e congêneres ta no Psi… Esquizoanálise Neles!)

          • Rodrigo Santos

            Mesmo nível do Curry? Westbrook? Penso que não. Ele tinha tudo para ser bem mais que os dois. Ele tinha tudo para levar o Bulls todo ano nas finais do leste. Hoje ele era para estar em os 3 melhores da NBA. Enfim é uma pena mesmo. Chicago ama basquete e ver um cara que tinha tudo para ser um ídolo da cidade ser limitado a lesões deve ser brochante.

        • Dubnation

          seria TOP 5 da liga , na minha opinião

  • tiago

    Essa lesão foi literalmente um soco na cara para os torcedores do Bulls. Estava animado que o cara teria uma Pré-temporada depois de anos, e agora se lesiona de novo. É triste ver que um jogador desse nível fique tendo seguidas lesões desse jeito. Provavelmente os dirigentes vão prestar muita atenção nele nessa temporada (contrato acaba em 2017), não sei se a franquia vai querer investir tanto em um jogador que não consegue ficar saudável. Sou muito fã do Rose mais como foi falado no texto “não consigo enxergá-lo totalmente livre de problemas físicos e atuando no mesmo nível de antigamente.”

    • Rodrigo Oliveira

      Mas essa lesão não afeta o físico dele, foi na face, se fosse os joelhos aí sim.

      • Gustavo Freitas

        Afeta o psicológico, cara. Esse é o maior problema do Rose hoje. A falta de confiança está fazendo o time ser muito mais do Gasol e do Butler do que dele. E talento, Rose tem. O físico está muito ligado ao psicológico. O cara faz ressonância, sai limpo. Ainda assim, ele sente dores. Já vi vários casos assim em diversos esportes.

        • Olavo #RipCity #Emerging

          RGIII é um desses caras …

        • Rodrigo Oliveira

          Entendi nos playoffs senti pena dele parecia que ele estava morrendo de dores, inclusive nem podia ficar parado, e bem por isso achei que ele foi bem mesmo estando naquela forma e esse ano esperava boas médias dele , pelo menos igual ao do Butler, sabe quanto tempo de recuperação?

          • Gustavo Freitas

            Exato. Ele sente dores sem tê-las de fato. Mas não sei se consegue ter os números de Butler. Um está subindo (muito) e o outro, caindo. O tempo de recuperação para esse tipo de lesão é de aproximadamente um mês na NBA. Com máscara, ele consegue jogar. Mas em uma “pessoa comum”, isso leva meses.

            Ele vai sentir dores no rosto, ter dores de cabeça, não vai suportar claridade, coisas assim, durante um tempo. Pelo menos, foi o que um médico disse hoje sobre o caso.

          • Rodrigo Oliveira

            show suas informações obrigado.

      • tiago

        Sim, mas vai começar a temporada novamente sem ter uma pré- temporada.

    • Rodrigo Santos

      Essa lesão não é preocupante. Deve colocar aquelas máscaras e voltar daqui a umas 2/3 semanas

      • tiago

        O foda é que vai ficar de fora da Pré-temporada

  • Rodrigo Oliveira

    Você se precipitou na comparação, acho que Pato seria mais condizente.Rose voltou jogando bem nos playoffs, já Ganso é um jogo bom para 4 ruins, muita tempestade a fatura dele foi no rosto não foi, então se ele manter o que jogou nos playoffs ainda vai ser um ótimo jogador.

  • Rafael Victor

    Acho que o problema é o Rose aceitar que não é mais o principal jogador no Bulls (ele deu umas declarações recentemente de que poderia sair do Bulls e tal), que além do Butler em ascensão, ainda tem o Gasol, mas como foi dito no texto, o Rose ainda pode ser útil, só que aquelas atuações espetaculares de MVP serão cada vez mais raras e com o histórico dele de lesões começar a temporada vindo de mais uma cirurgia, por menor que seja, deve ser uma grande merda e isso deve ferrar com a mente dele, pode acabar tendo alguma influência negativa na confiança e desempenho dele dentro de quadra, o que seria bem ruim, já que com a mudança de técnico e novo esquema de jogo, o Bulls promete dar um salto maior nessa temporada e ter o Rose bem seria ótimo pra que isso se concretizasse da melhor forma possível, mas… esse eterno retorno do Rose é uma desgraça!

  • Dubnation

    retorno das lesoes

  • Heat_nation#

    Acho mais provável no caso de um novo líder, o Gasol assumir esse posto.

    • jc

      Vejo o Gasol como o melhor jogador do elenco hoje, mas o amadurecimento, o potencial e a juventude do Butler fazem dele o novo líder da equipe. Gasol, hoje, vem pra somar (e como soma!).

  • JimmyJordan

    Eu sou um dos torcedores que é fã dessa histórica e vitoriosa franquia desde 1997. Sinceramente, fico triste pela história recente dos Bulls. Mas depois de Michael, o menino nativo de Chicago fora o atleta que devolveu mesmo que momentaneamente a esperança de dias melhores em Chicago. Sendo Roy, MVP, indo a final de conferência após vários anos minguando… Infelizmente veio a lesão devastadora em 2012 e com ela a “má sorte” das outras lesões que apesar de mais leves feriram o psicológico do atleta. E o mesmo teve a infelicidade de dizer que não quer andar de muletas, não quer ter o corpo afetado danosamente quando for acompanhar o crescimento, as reuniões de seus filhos na escola, etc…
    Eu sempre vou respeita-lo, admira-lo por todas as coisas boas que fizera a Chicago. Meu único pedido é que ao findar do seu contrato aceite uma diminuição salarial para que possa ser possível buscar um novo astro. Porém, “Conhecendo o Rose” ele não vai aceitar sob o pretexto de que ainda pode render o que rendeu um dia… Bom, como torcedor eu fico muito triste porque o sonho de voltar a final da liga vai ficar cada vez mais distante.
    Enfim, #GoBullsatedepoisdodim

  • Edipo

    Galera vamos lá né,tds sabemos do histórico de lesões do Rose mas dessa vez foi uma fatalidade que atletas estão sujeitos.Á mas é Rose,ai td ganha outra dimensão se tratando de lesão,vale lembrar q west B. Sofreu uma lesão parecida na temporada passada e não interferiu no seu jogo e tbm no casos dos joelhos vamos lembrar do Weide que mesmo bichado joga em altíssimo nível.

    • Gustavo Freitas

      Não. Wade caiu de produção há uns três anos e vinha se escorando em LeBron, por mais que me doa dizer isso. Wade tem um jogo restrito no ataque. São as investidas à cesta e uns arremessos de média distância. Ele teria que se “reinventar”, com arremessos de longa distância. Não aconteceu.

      Esse tipo de reinvenção, Jordan fez, Vince Carter também fez. Jogadores muito atléticos tendem a perder explosão com a idade. Com lesões, a situação piora sensivelmente.

      Esse foi um dos motivos de LeBron ter saído do Heat. Ele não acreditava mais naquele Wade da época em que ele chegou lá. São dois jogadores completamente diferentes. Para a infelicidade da maioria que gosta do basquete de Wade, foi para pior.

      • Mateus Rodrigues

        Acho que o problema do Wade não é se reinventar. Só ver os números da ultima temporada dele.. O problema é que não consegue manter uma sequencia. Joga três jogos e machuca, e atleta de grande rendimento sem sequência é complicado.

        • Mateus Rodrigues

          E Wade também teve a questão de já ter um problema crônico quando chegou à nba.. E mesmo assim, acho que se colocar na balança, Wade foi muito mais jogador que o Carter.

        • Gustavo Freitas

          Não estou falando de números. Eles são frios e você pode levá-los para o bem e para o mal.

  • #PAIFELIPE

    When your legs don’t work like they used to before.

  • osupersincero

    Meus Sentimentos Ao Pior MVP Da História.

  • Bruno Ribeiro-76ers
  • DamonHeat

    Alguém sabe quanto é o valor do atual contrato do rose?

    • TiagoCeltics

      São mais 2 anos por 20 milhões.

      • DamonHeat

        10 milhas por rose ainda não ta pesado. mesmo ele jogando 50% dos jogos. Pensei que fosse uns 18 milhas…

        • TiagoCeltics

          Não,são 20 milhões cada ano xD

          • Lucas Ramos

            Kkkk

      • Dubnation

        e a option player dele é pra qual ano?

        • TiagoCeltics

          Pelo que eu vi,são dois anos garantidos e no terceiro(2017) ele já é UFA

  • jc

    Falam tanto do Rose, mas esquecem o Bulls tem o grande Kirk Hinrich no elenco pra suprir essa ausência..

    • Nelson Oliveira

      Vc tá brincando né JC? “Grande Kirk Hinrich”? Esse nunca foi jogador pro Bulls, ele tem que ser um eterno reserva e também não chega nem na unha encravada do bom John Paxson!!!

      • Diego Costa

        Clara ironia do JC.

      • jc

        Ironia apenas, cara. Não se exalte kk

      • Renan Domok

        Você está de brincadeira não é Nelson?? O Mito Kirk Hinrich é o jogador mais subestimado da história da NBA, quiçá dos esportes!!! Hinrich deveria ser o Franchise Player do Bulls faz anos. E deviam era mandar o Rose e o Butler embora, para não atrapalhar o estrelato do cara… Jogadores como o Norris Cole e o Austin Rivers deviam vir para o lugar desses dois, e completariam muito bem o jogo do Kirkão!!

  • Vicente Machado

    Qual foi Rose? Não quis liberar a mulher pra outro homem denovo e ela te bateu? Kkkkk

  • RodrigoHawks

    O retorno…. Pro Departamento Medico ….