Os dez melhores filmes de basquete

Não é nenhuma novidade encontrarmos jogadores, treinadores ou ex-atletas aparecendo em propagandas na TV. Mas quando o assunto é filme, alguns acabam pegando gosto pela coisa e, no fim, viram atores de verdade, como Rick Fox, ex-Los Angeles Lakers. Hoje, o assunto é sobre quais são os melhores filmes já produzidos sobre basquete.

10- Above the Rim (1994)

Se você conhece Tupac Shakur, vai querer assistir. O Lance do Crime é um filme sobre um promissor jogador colegial que tenta conviver com seus irmãos cheios de problemas. Marlon Wayans, Bernie Mac e Duane Martin fazem parte do elenco principal.


9- Love & Basketball (2000)

Além dos Limites em português, mostra dois amigos que sonham em jogar basquete profissionalmente desde a infância. Ele é filho de um jogador da NBA, enquanto ela é sua vizinha. Eles acabam tendo uma relação de amor e ódio, se separam, mas não conseguem viver sem o outro. Omar Epps (aquele médico que o House ama odiar) é o ator principal. É um daqueles filmes pra lá de melados, mas é bom.


8- Glory Road (2006)

O filme Estrada para a Glória se passa nos anos 60, quando o técnico Don Haskins (Josh Lucas), que treinava uma equipe de basquete feminino, é convidado a comandar a Universidade de Texas Western (UTEP). Haskins, então, monta um elenco pouco provável para a época com cinco negros no quinteto titular e vence o torneio universitário contra Kentucky.


7- The Sixth Man (1997)

Dois irmãos jogam no mesmo time, mas o melhor deles tem um ataque cardíaco durante uma jogada e morre. Então, o filme tem uma virada inesperada. Kenny Tyler (Marlon Wayans) é o único que consegue ver seu irmão, Antoine (Kadeem Hardison), que passa a ajudá-lo em quadra.


6- Coach Carter (2005)

É um dos melhores filmes de basquete que existem por aí, mas é extremamente supervalorizado por ser dos mais recentes lançados com sucesso. Samuel L. Jackson é um treinador que estabelece “contratos” para que seus jogadores sejam mais do que apenas atletas, mas sim, homens. É sobre basquete, mas o filme mostra o lado humano de alguém que tenta passar ensinamentos da vida real. O tal do Timo Cruz (Rick Gonzalez) busca a redenção, porém esbarra nas amizades erradas.


5- The Basketball Diaries (1995)

Diário de um Adolescente em português, tem um jovem Leonardo Di Caprio com muito potencial no basquete, mas sua vida é cheia de problemas e acaba no mundo das drogas e, claro, do crime. Sua mãe busca meios de recuperá-lo de todas as formas, porém o perde para as ruas. O filme conta ainda com Mark Wahlberg. É pesado e subvalorizado.


4- Space Jam (1996)

Certo. Michael Jordan estava entediado jogando beisebol e, do nada, astros da NBA (Charles Barkley, Patrick Ewing, Larry Johnson, Mugsy Bogues e o não tão brilhante Shawn Bradley) perdem seus talentos para alguns monstros. Jordan é “convidado” a ir para o mundo dos desenhos e se junta a Pernalonga para bater o outro time e, em contrapartida, recuperar as habilidades de seus colegas. Há anos falam de uma sequência, mas tudo indica que vai sair, agora com LeBron James como ator principal. Parece infantil, é infantil, mas é legal. Acredite.


3- White Men Can’t Jump (1992)

O filme que inspirou nossos colegas do Homens Brancos não Sabem Blogar é diferente da maioria da lista. É o basquete fora das quadras convencionais. Wesley Snipes e Woody Harrelson se juntam para formar uma dupla praticamente imbatível, ganham dinheiro em jogos apostados, enquanto tentam se livrar de um gangster. É imperdível.


2- Blue Chips (1994)

Pete Bell (Nick Nolte) é um técnico universitário desesperado por vitórias, mas possui princípios. Pressionado, ele vai atrás de grandes prospectos do basquete colegial e lá encontra ninguém menos que um fininho Shaquille O’Neal. É um daqueles filmes que escancaram os subornos de dirigentes e treinadores a atletas, algo ilegal nas regras da NCAA. Anfernee Hardaway, um dos atores ali, só virou companheiro de Shaq no Orlando Magic porque os dois viraram amigos fora das quadras. No draft de 1993, o time selecionou Chris Webber e o trocou por Penny. Apenas assista e aproveite.


1- He Got Game (1998)

Esse filme de Spike Lee completa 20 anos em 2018. Jogada decisiva (título em português) é simplesmente um dos melhores de todos os tempos e é estrelado por Ray Allen no papel de Jesus Shuttlesworth. Jake (Denzel Washington) é seu pai. Shuttlesworth é um promissor jogador e principal prospecto do basquete colegial, mas possui grandes problemas com o seu pai, que o pressiona desde criança a tornar-se um grande atleta. Ah, além dos dois, a película ainda conta com Milla Jovovich, Rosario Dawson e alguns ex-jogadores, como Travis Best, Walter McCarthy, John Wallace e grandes técnicos do basquete universitário. Se você não se lembra, Allen já utilizou o nome Shuttlesworth na camisa quando atuava pelo Miami Heat.


Outros filmes (muito) interessantes

Eddie (1996)

Whoopi Goldberg faz o papel principal (Eddie). O New York Knicks está em uma fase horrorosa e perdendo o rumo de tudo. Uma promoção faz Eddie ser a técnica honorária da equipe, mas o dono do time vê ali uma oportunidade de fazer o Knicks perder ainda mais. Acontece que ela consegue colocar o elenco nos eixos, frustrando “Wild Bill” Burgess (Frank Langella), que pretendia tirar o Knicks de Nova York e mudar para St. Louis. Claro que Rick Fox aparece no filme e é um dos principais jogadores.


Like Mike (2002)

Calvin Cambridge (Shad “Bow Wow” Moss) é um garoto de 14 anos que é apaixonado por basquete. Ele mora em um orfanato e, em um dia, encontra um tênis que poderia ter sido usado por Michael Jordan. Então, ele ganha uma promoção para bater bola contra o astro do time, Tracy Raynolds (Morris Chesnut) e, utilizando o tênis, acaba recebendo habilidades que não possuía até aquele momento e assombra a todos ao ponto de ganhar uma vaga no elenco. Sua relação com Raynolds cresce e ele o vê como um pai.


Thunderstruck (2012)

Acho que a maioria dos torcedores do Oklahoma City Thunder já viram e hoje desejam que isso aconteça de verdade. Brincadeirinha aí, vai. Quebra meu galho. Kevin Durant era jogador da equipe na época, enquanto um garoto, Brian (Taylor Gray), o idolatra. Para variar, uma promoção faz com que Brian arrisque um arremesso do meio da quadra. O problema é que ele é muito, mas muito ruim. Aí, você já viu, né? Brian erra miseravelmente, mas consegue conversar com Durant. No encontro, todas as habilidades do astro vão para o rapaz. Assim, do nada. No fim, tudo se resolve, como em todos os filmes desse tipo de troca de corpos ou talentos.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • Thiago Pinto

    Esse blue chips é a historia real do recrutamento do Shaq?

    • Burnie … Wtf??

      Não.. ele só atua.. mas o filme é bem legal mesmo..

    • Daniel Azevedo

      Blue Chips é muito bom, Nick Nolte arrebenta.

  • Daniel Azevedo

    Rebound: The Legend of Earl “The Goat” Manigault!

    Esse filme não pode ser esquecido. JAMAIS!!!!

    • Rodrigo Souza

      No meu Top 10, esse filme está em terceiro, atrás de He Got Game e Above The Rim.

    • Leonardo Augusto N. Dos Santos

      Filmaço

  • Rafael Victor

    “The Pistol: Nasce uma Lenda” poderia tá na lista!

    É sobre os tempos do Maravich no colegio (não é fácil ser um pioneiro e está a frente do seu tempo) e a relação familar com o pai dele em torno do Basquete! Muito Bom!

    • Rodrigo Souza

      A vida do Maravich daria um excelente filme, mas o problema desse é aborda basicamente a parte religiosa dele. O filme é tendencioso na minha opinião.

      • Rafael Victor

        Muito pelo contrário! Embora, o filme tenha sido feita por uma produtora cristã e seja considerado como tal, não há qualquer tipo de abordagem religiosa proselitista!

        O foco é na dificuldade de aceitação do garoto Maravich no time do colégio pelo seu estilo diferenciado e na relação com o pai dele, um grande incentivador do moleque!

        É um belo filme! Recomendo!

        • Rodrigo Souza

          Acho que assistimos filmes diferentes hahaha

          Abraço.

    • danielzera

      Esse daí é bom mesmo, mostra o fanatismo dos treinos inventados pelo pai do Pete e aborda também a segregação racial da época.

    • Michel Moral

      Pra mim, o mais clássico dos filmes de basquete.

    • Marcos Gordinho

      Muito bom esse. Ele muleque jogando no meio dos negão de responsa e dando show. Embora se crie estereótipos para a prática de determinados esportes, sempre aparecerão Nashs, Pelés, Serenas Willians para mostrar que no esporte o maior padrão é a superação. E Maravichs e Jordans para mostrar que a adaptação é a maior característica da realeza.

  • matheus da silva dos santos

    Puts tem um muito bom, só que eu não sei o nome, que fala de segregação racial e basquete NCAA e uma historia real e tals e um bom filme, o cara monta um time só de negros etc. se alguém souber pfv me ajude.

    • Rodrigo Souza

      Glory Road, tá na lista.

      • matheus da silva dos santos

        Tem razão, é um puta filme.

  • suiciniV_Vascão

    Baixando o #1 pq spike lee vale a pena…
    Não consideram documentário como “filme” né? tem uns notáveis…

    • ADL

      Achou Onde?
      Lee com Daniel sobre basquete? ?? Quase obrigação de ver

      Pela histo ria, é quase o lavar ball kkkk

      • suiciniV_Vascão

        makingoff.org se quiser deixa e-mail que te envio o torrent…

    • Walter C Cia Bartels

      Se valer documentário, indico: Once Brothers, da ESPN. Fala da relação do Divac com o Petrovic e uma Iugoslávia se desmembrando… Acho que a maioria já viu, mas quem ainda não viu e puder ver, não perca a chance. É sensacional.

      • Guilherme Petros

        É um dos melhores documentários de esporte de todos, não só de basquete. Coisa lindíssma (toda essa série da ESPN é foda – aquele sobre os Bad Boys tbm vale a pena)

      • suiciniV_Vascão

        ainda não vi, mas todo mundo fala mt bem mesmo, vou caçar

  • ADL

    Blue Chips e Coach Carter são fodarasticos.

    Só a base de informação mesmo, the sixth man ele morre após enterrar ficar pendurado no aro e consequentemente caindo de “chapa” no piso da quadra.

    • Anthony#27

      Ele tem um ataque enquanto está enterrando, por isso vai de chapa .
      Ótimos filmes

  • Rodrigo Souza

    Inclusive, aguardando aquele torrent maroto de “Blue Chips”.

  • Evandro

    Homens brancos não sabem enterrar é fora de série. Genial. Ótimas musicas.

    Tem um filme q aborda basquete (Encontrando Forrester) com o Sean Connery e Rob Brown (tb de Coach Carter) q vale mto a pena. Excelente o filme. Não só pelo basquete como também pela estória. Sem contar que a trilha sonora tb é mto boa.

  • Gui

    Coach Carter é um dos filmes que mais assisti na vida kkkkk

  • Anthony#27

    Os Aloprados com Will Ferrell, não entra na seleção de filmes clássicos de basquete mas é bem divertido de assistir.
    Mostra um pouco da união entre ABA e NBA.
    Muito divertido

    • Gustavo Freitas

      É bom demais.

    • Marcos Gordinho

      Kkkkkk!!! Cara, ia citar esse, valeu por lembrar. Melhor filme cômico de basquete!!!

  • “O New York Knicks está em uma fase horrorosa e perdendo o rumo de tudo”. Esse filme previu o futuro dos Knicks, pena que chamaram o Phil Jackson e não a Whoopi Goldberg para arrumar o time.

    Repararam quantos filmes sobre basquete foram lançados nos anos 90? Provavelmente a década onde o basquete foi mais explorado no cinema, esse foi o efeito Michael.

  • Marcelo Desoxi

    Poxa, sério que vocês acham Coach Carter supervalorizado ?
    Depois de He Got Game foi o que eu mais gostei.

    • Gustavo Freitas

      Ele é bom. Muito bom. O problema é que, como é um dos últimos filmes de sucesso, os mais jovens basicamente não viram outros tão bons ou melhores.

  • Charles Teodista

    Coach Carter é um excelente filme e é baseado em fatos reais.

    O filme conta parte da biografia de Ken Carter. Carter jogou basquete para os Oilers High School de Richmond, de 1973 a 1977, e manteve vários recordes no tempo de colégio.

  • Will

    Opa, por essa eu não esperava. A união, num único artigo e com a qualidade de sempre, de duas das minhas grandes paixões: Basquete e Cinema!
    Confesso que alguns dessa lista aí eu não conhecia. Vou procurar.
    Parabéns pela postagem, Jumper!

  • Thiago Legori

    Blue Chips é um baita filme. Recomendo…

  • Jeferson Vieira

    Glory Road é muito bom filme, retrata fielmente a época

  • Wasteland Wanderer

    Faltou o mais clássico de todos, que até uniforme em homenagem na NBA ganhou: Hoosiers!

    E ainda antes acrescentaria o lendário e conceituadíssimo comentário de Steve James “Hoop Dreams”, que recebeu nada menos que uma versão restaurada pela Criterion Collection e agrega a singela nota 98 no Metascore, apenas atrás de filmes como The Godfather e Citizen Kane. Mais que um filme sobre o esporte, é um estudo social dos mais honestamente densos já feitos. De longe o melhor documentário sobre esportes até hoje. Documentário é filme, mas aí já não sei se o critério da lista aborda filmes desse gênero.

    Por fim, como já citaram abaixo, “Rebound: The Legend of Earl “The Goat” Manigault” também é um título que não pode faltar. Pequeno filme produzido para TV que conta a história do maior jogador de basquete que jamais existiu.

    Bom, pra quem não conhece esses, já fica a indicação.

  • Guilherme Petros

    Não conheço todos, claro, mas Coach Carter é sim espetacular! Roteiro bom, ritmo foda, atuação animal do Jackson, trilha sonora de primeira. Reitero a recomendação fortemente.
    O doc do Iverson da Netflix é coisa finíssima tbm.

    Mas Once Brothers (que conta a história da amizade entre Petrovic e Divac e como ela vai se desfazendo até virar rivalidade conforme a guerra civil da então Iugoslávia avança) e The Other Dream Team (que acompanha a trajetória da Lituânia das Olímpiadas de 92 e como, logo após o fim da URSS, o time se tornou símbolo da independência do país) são dois docs IMPERDÍVEIS em muitos aspectos!

    Parabéns pela postagem. Show de bola!

    • Isac Menezes

      rapaz esse Once brothers passou perto de meia noite na ESPN um dia desse, mesmo tendo que acordar cedo no outro dia assistir todo.. fantástico mesmo! belissimo Doc.. alias esses 30 for 30 da ESPN são sensacionais…ate hj lembro do 30 for 30 :Bad Boys.. simplesmente animal!

      • Guilherme Petros

        Nossa, esse dos Bad Boys é bem louco tbm!!

  • João Simplicio

    He Got Game, Glory road e Coach Carter são filmes fantásticos mesmo! Eddie também é muito bom! Normalmente os artigos aqui são muito bons, mas nos últimos a galera do Jumper ta se superando mesmo!!! Parabéns!

  • Luiz lakers

    Coach cárter é o melhor

  • PabloPierce34

    Coach carter, estrada para gloria e o sexto homem sao top demais, sem contar que estrada para a gloria e baseado em fatos reais, inclusive tendo pat riley como um dos jogadores rivais da equipe do Texas

    • Marcos Gordinho

      No fim do filme rola entrevistas com pessoas que estavam presente nos acontecimentos, inclusive o próprio Riley, e ainda makes do jogo real. Já assisti pra mais de 10x.

      • PabloPierce34

        E no final isso ai, Top demais,kkkk, fala nao tbm ja assisti um mucado de vez ja

  • marcelo pinaffo

    Nao sei se em ingles e o mesmo nome, mas em portugues tem o Doping. Muito phoda tbm.

    • Marcos Gordinho

      Rebound

  • Marcos Gordinho

    Dos citados os melhores que assisti foram Glory Road e Blue Chips. Não só houve um desenrolar dramático como estão mais próximos da prática real do jogo. Menção honrosa a Homens brancos não sabem enterrar, o primeiro que assisti com ar de pela de basquete na praça pública. E senti falta da História de Earl Manigult, The Goat. Que mostra que para cada Jordan um tanto outro de prospectos se perdem…

  • David Ribeiro

    De todos da lista o único que me desagradou foi “The Sixth Man”. Comédia muito fraca e sem graça (ao meu ver). É um daqueles filmes que é difícil de terminar de asisstir.

  • Rodrigo Nita

    Faltou “cara a cara” filme com a mesma história do Coach Carter (até usam o mesmo ator, que faz o Worm); e tb “Doping” que conta a história do maior jogador de basquete a não jogar ma NBA, o “Goat”

    Na minha lista esses entrariam, rs

  • Renato Alves

    Temporada de furacão tbm é um excelente filme … Conta a historia de um treinador que remonta um time de basquete colegial depois da passagem do furacao em nova orleans. Elem tem que juntar varios jogadores de escolas diferentes e que ate tem entre eles certa rivalidade … Filme muito bacana!

  • Gustavo

    Conheci o Michael Jordan graças ao Pernalonga 🙌🏻 Space Jam🚀👌🏻

  • Don

    Above the rim, o melhor, R.I.P Pac ! e Coach Carter também é filmão. apesar de gostar do Marlon Wayans, nem consegui terminar de assistir The Sixt Man.