Oscar Robertson receberá prêmio por conjunto da carreira no NBA Awards

Os feitos dentro e fora das quadras do lendário Oscar Robertson vão ser celebrados pela NBA no próximo dia 25. O ex-atleta foi anunciado como o recipiente do prêmio especial pelo conjunto da obra da segunda edição do NBA Awards, evento em que serão conhecidos os melhores da temporada. O icônico Bill Russell recebeu a honraria no primeiro ano de existência.

Eleito um dos 50 melhores jogadores da história da liga, o ídolo foi o primeiro atleta a ter médias de triplo-duplo em uma campanha e é dono do recorde histórico de 181 TDs registrados na NBA. Ele foi selecionado para o quinteto ideal da temporada em nove oportunidades, ganhou o prêmio de MVP da liga em 1964 e conquistaria o título da liga pelo Milwaukee Bucks, em 1971.

Robertson também possui uma história pesada na luta pelo interesse e bem-estar dos atletas da NBA. Ele foi o primeiro afro-americano a ser eleito presidente da Associação dos Jogadores da liga (cargo em que permaneceu por um recorde de nove anos) e responsável por uma ação anti-truste contra a NBA que ajudou a moldar a agência livre moderna, dando liberdade de movimentação aos atletas.

Sua importância dentro e fora das quadras “mistura-se”, de certa forma, em 1959, quando comandou o primeiro time colegial integralmente formado por jovens negros a ser campeão estadual nos EUA.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • BucksDream

    GOAT

  • Guilherme

    Bacana poder receber essa homenagem ainda em vida… essa lenda merece todo o reconhecimento.

  • Uma pena que a vida não permite que vejamos todas essas lendas.

  • Rafael Victor

    Esse cara, talvez, tenha sido o jogador mais completo da historia da NBA!

  • PaquetáBrazilianLegend⚽🏆

    Idolo

  • Kaio_

    sem dúvidas esta entre os 10 maiores a jogarem esse jogo.

  • jetnba

    Quando voce fala time colegial quer dizer “high school”?