Para Anthony Davis, Pelicans seria candidato ao título com Cousins saudável

As perspectivas do New Orleans Pelicans na atual temporada sofreram um golpe irreversível no fim de janeiro, quando DeMarcus Cousins sofreu uma ruptura do tendão de Aquiles que vai afastá-lo do restante da campanha. E, dentro do time, ninguém parece lamentar mais isso do que Anthony Davis. Para o pivô, a equipe da Louisiana seria forte candidata ao título da NBA se o astro estivesse saudável.

“Nós poderíamos ter avançado nos playoffs. Ninguém poderia realmente nos parar, como a melhor dupla de pivôs da liga. Teríamos chegado às finais, caso DeMarcus estivesse conosco. Rajon [Rondo] vivia nos lembrando que éramos os melhores pivôs da NBA e, com sua experiência, tinha certeza de que possuíamos o que era necessário para vencer”, garantiu o craque, em entrevista exclusiva à ESPN.

Agora, com Davis como “astro único” do elenco, falar em títulos tornou-se (ainda mais) fora de realidade. O Pelicans é o atual oitavo colocado do Oeste, com uma diferença de apenas 1.5 jogos – ao mesmo tempo – separando-o do quinto lugar para cima e a décima posição para baixo. O pivô de 24 anos espera que, com o time “pressionado”, cada atleta mostre seu melhor pelo bem do coletivo.

“Acho que, do terceiro ao décimo do Oeste, tudo está enrolado. Então, queremos ter certeza de que ficaremos nesse ‘bolo’. Não podemos deixar a chance escapar. Eu sinto que podemos e temos que fazer mais agora. Entrar em quadra e jogar o máximo. Dizem que o basquete é um jogo de sequências e essa deve ser a hora da nossa sequência”, pregou o all-star nas últimas cinco temporadas.

E, quanto a Davis, ele possui consciência de que precisa ser o líder que carrega o Pelicans nesse momento. “Tudo voltará a ser como Anthony antes de DeMarcus, sabe? Muitos minutos, muito peso nos ombros. Marcar 40 pontos quase todas as noites para termos uma chance de ganhar jogos. Vou acionar a mentalidade de Russell Westbrook após a saída de Kevin Durant”, exemplificou.

Mas até quando vai a paciência do jovem pivô? Ele já esteve envolvido em vários rumores de troca nos últimos anos, mas sempre negou a intenção de deixar a franquia de Nova Orleans no momento. Quanto mais o tempo passa, no entanto, suas chances de competir por títulos de fato diminuem. Ele não esconde que esse é um pensamento que cresce em sua mente.

“Chegar aos playoffs não é o bastante para mim. Ouvir jogadores lamentarem não terem pedido para serem trocados antes faz você pensar, pois não se quer seguir esse mesmo caminho. Mas, ao mesmo tempo, quem sabe se esse não pode ser o grande ano? É preciso analisar temporada a temporada, a direção que o time está caminhando e como sua cabeça processa tudo”, encerrou Davis, que, hoje, continua totalmente comprometido com o Pelicans.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Igor Dourado

    Sendo realista, creio que chegariam se matando para alcançar os offs e não passariam da primeira fase, não pelos dois jogadores, mas pelo resto do elenco. É bem mais fácil falar quando se tem uma justificativa para não alcançar os seus objetivos.

    • paulo hamk

      antes do Primos se machucar os pelicans estavam abrindo boa margem para o oitavo lugar e se aproximando do pelotão da frente, o time tava cada vez mais encaixado com a dupla de big mans, iriam ter uma boa colocação e não duvido que chegassem na segunda rodada.

  • Albert Medeiros

    Cara,gosto do AD mas às vezes ele é ingênuo demias,kkkk

  • Kevin Faria

    Ele sendo o referencial técnico do time acaba tendo que dar essas declarações mesmo, pra ver se motiva o time etc, mas mesmo com Cousins o máximo que conseguiriam seria tirar uns 2 jogos na primeira rodada.

  • Dida

    Acho AD e Cousings baita jogadores, tirando o destemperamento do último…, mas daí a ser campeão, pra mim é utopia, pois o restante do time destoa é muito dos dois pivos.

  • Vitor Martins

    Menos né, vocês tavam sofrendo pra ficar na zona de classificação dos playoffs.

  • Marcelo Desoxi

    Eu entendo um pouco o que o Davis quis dizer, claro que há muito otimismo mas se pensar bem , com exceção dos favoritos Golden State e Houston, não seria utopia pensar no Pelicans surpreendendo o restante.

    Spurs, Wolves, Thunder, Nuggets e Blazers … New Orleans faria jogo com todos.

    • vsr.snake

      Pensei a mesma coisa, e só não fariam frente aos dois primeiros pq o elenco não é profundo, pois a rotação titular do Pelicans conseguiria dar jogo por causa do talento dos dois (e o match-up favorável).

    • Warrg

      O maior problema do Nola e marcar os melhores alas, KD, PG,LJ, Greek Freak, esses deitam no nola,eles não tem ngm pra posição 3, jogam com 2PG e um SG com menos de 6’4″ time do Pelicans e 2 C… O time tava numa crescente muito boa até a lesão do Cousins… Iam disputar a 3 posição que ta embolada… Outro problema é não ter banco… Iam atrás do Mirota de qualquer jeito, resolvendo o problema de PF/ C com Cousins/Davis/ Mirota pra 96 minutos… Se o salomon Hill voltasse, é um ala de força 6’7″ uns 110kg pra pelo menos acompanhar esses caras, pq sobrar o holyday marcando Kd e PG no oeste fode tudo…

  • TRUETHIAGO

    Rs, quando vi essa notícia na ESPN sabia que o Jumper iria trazer para cá. E aí, ninguém vai subir nas tamancas por essa “groselha”, dizer que o Monocelha é arrogante, presunçoso e blá blá blá???

    Claro que ele tem o direito de acreditar, e agora nunca saberemos até onde de fato iriam chegar completos, mas do que temos como base concreta pelos jogos que fizeram, desculpe, não dá para garantir sequer que a classificação para os offs fosse garantida, muito menos que dariam trabalho para os principais contenders da Conferência.

    • Michel Moral

      Eu acho que são coisas diferentes. Davis enalteceu a dupla que forma com Cousins, ou seja, é uma declaração coletiva e não individual. Mas concordo com você existem pesos e medidas diferentes para determinados jogadores.

      O Davis é um puta “queridinho” e muitas vezes têm uma babação de ovo em cima dele que não justifica. Quantas vezes já não li aqui “o melhor talento da liga”, “o melhor pivô da liga”, “o cara que vai ser o número um da NBA”, “o time que não presta”, “coitado do monocelha”, “vai para o Celtics, mito coitadinho”.

      Fosse o John Wall ou o Damian Lillard com os mesmos feitos de Davis na carreira, todos esses elogios se tornariam: “xiiii… Mais uma que não vai ganhar nada na carreira”, “egocêntrico e individualista”, “optou pelo dinheiro e vai morrer sem título”, “quem que quer um cara bichado desse que ganha o que ganha” e coisas que o valha. Isso porque esses caras jogam playoffs todos os anos, não arregam nunca, não querem largar o osso e jogam muito individualmente”.

      AD, de fato, é tudo isso em termos potenciais. Só que chega um momento que o jogador precisa ser mais cobrado do que exaltado. Esse momento chegou para ele.

      • TRUETHIAGO

        Sim, adoro o Davis, que fique bem claro. Eu também acho quase tudo isto daí que muitos dizem, um talento extraordinário, potencial para ser MVP, DPOY futuramente, enfim, monstruoso dos dois lados da quadra.

        Mas é fato que igualmente carrega esses contras citados, se machuca bastante, só levou o Pelicans para os playoffs uma vez, etc. E, ainda assim, não existe um “rage” em torno dele por causa disso, diferente de outros jogadores. Se fosse outro jogador menos simpático falando algo do tipo, isso daqui já teria ultrapassado 50/100 comentários rapidinho, com 90% descascando o cara.

        Como falei, não recrimino a declaração em si, está na dele de acreditar que chegariam nas Finais sem a lesão do Cousins. Agora, evidente que analisando seriamente, é uma bela forçada de barra.

        Fora que, seguindo a lógica de alguns em outros posts, não deixa de ser uma autoproclamação desnecessária, penso que todos vamos concordar que eles formam mesmo a melhor dupla de garrafão da liga.

    • Marcinho Mueller

      Mas é diferente o cara dar um declaração dessa por temporada e o Embiid que faz isso toda semana. O Embiid não é chato por causar polêmica, até curtia isso no começo, mas ele é chato de fazer isso todo dia, entende? Não é chato pelo o que fala, mas ele não troca a fita. É a mesma coisa do Lilard, toda temporada tem 5,6 entrevistas dele e ele falando “eu sou o melhor armador da liga, o mais completo”. Antes era “eu sou injustiçado, não me escolheram pro all star game”. Se fizesse uma declaração é uma coisa, mas 200 por temporada?

      • TRUETHIAGO

        Aonde eu falei de Embiid? Não, não entendo. O que eu entendo é que existe, claramente, jogadores que são vistos com maior ou menor grau de boa vontade, não necessariamente seguindo uma coêrencia, apenas por preferência pessoal mesmo, simples assim. Davis deu uma declaração extremamente exagerada e presunçosa, na minha opinião. O que não muda em nada a minha admiração pelo jogador que ele é. Assim como outros também já deram, independente da frequência, ele não é o primeiro e nem vai ser o último jogador a falar alguma besteira ou exagerar em algum momento.

        Você conta, tem um ranking particular do “CHATOMETRO” da NBA??? Interessante, divulga aí pra gente, se puder. Quais os mais chatos, os menos, quantos podem ou não dar uma declaração forçada e passar batido, etc.

        Aliás, como que está o Okafor lá no Nets, pivô top 10 da liga?

  • Rafael Victor

    Tambem tava cheio de expectativas pra ver o Cousins disputar seu primeiro Playoffs, mas…

  • Thiago / Coming up ASG

    Título não, offs sim.

  • Tiago

    AD fala isso numa clara tentativa de convencer o Cousins a continuar em New Orleans.

  • Thiago pereira dos santos

    kkkk ta viajando,sao dois bons jogadores,mas o resto do seu time é bastante limitado. claro que nos Playoffs dariam bastante trabalho pra qualquer time,mas ser candidato ao titulo e chegar numa final nem pensar,e longe disso. eu ate entendo o seu lado otimista e bastante confiante,mas falou uma grande besteira.

  • Wasteland Wanderer

    E o prêmio “empolgou” do ano vai para…

    Mas bacana essa relação entre Monocelha e Cousins, espero que essa dupla renda muito ainda porque talento os dois tem de sobra.

  • Michel Moral

    Eu desde o início achei que seria difícil a dupla dar certo a ponto de ter muito sucesso.

    Embora sejam jogadores de qualidade inquestionável, que vêm se adaptando cada vez mais ao basquete atual (não são aqueles pivôs estáticos, como eram os de antigamente), a tendência hoje é que se use uma formação mais baixa nos times. Nesse sentido, um dos dois rodaria na rotação.

    Caso eles dessem muito certo, estariam construindo um novo paradigma na liga. Torço para que aconteça, mas precisam criar uma identidade que vai além das performances individual e técnica. Fora as lesões, né?! Que atrapalham a continuidade de qualquer jogador.

    Ainda acho muito difícil, mas entendo que vale à pena tentar.

    O elenco dessa temporada foi mal planejado sim, mas convenhamos que se saíram muito melhor do que o esperado e muita gente (assim como eu) queimou a língua. Rondo faz a sua melhor campanha desde que saiu de Boston, pois apesar de não ter a mesma regularidade de antes, ainda contribui com experiência e faz jogos memoráveis. Holiday é um jogador de alto nível. Moore tem aproveitamento acima dos 40% na linha dos três. E ainda tem o Mirotic que foi um baita reforço. Sendo assim, ponto para a diretoria do Pelicans.

    Precisaria somente de um SF mais confiável, como um Trevor Ariza, por exemplo.

    Mas a próxima offseason vai dizer muito sobre o futuro. Supondo que Cousins não aceite uma renovação, é provável que a franquia comece a vislumbrar a possibilidade de trocar Anthony Davis e Holiday.

    • Diego Costa

      A tendência é usar formações mais baixas quando não se tem jogadores desse nível no garrafão. O problema é o banco que é muito fraco. E a melhor temporada do Rondo pós Boston foi no Kings, onde ele teve médias de DD e liderou a liga em assistências.

      • Michel Moral

        É óbvio que quando você tem Cousins e Davis no seu time você tem que usar, mas hoje os times não conseguem jogar assim. Taticamente falando, hoje, é inviável.

        Algumas equipes que tiveram dois pivôs bons e não conseguiram colocar para jogar juntos: OKC, com Adams e Kanter, Nuggets, com Jokic e Nurkic (que são dois talentos excelentes), entre outros.

        Tanto que o Pelicans não é uma potência na NBA, mesmo tendo os dois melhores jogadores da liga na sua posição (apesar de ter outros jogando muito). Aí você fala: “ah, mas o banco é fraco”. Cara, com dois nomes como esse, playoffs é o mínimo, mesmo com um time limitado.

        E, cara, vamos com calma nessa de culpar o time. Não dá para comparar um GSW, que tem toda a base formada em draft, com possibilidade de estourar o cap, com as outras que querem formar supertimes. O Cavs traz todo mundo todo ano e a galera fica reclamando de reforço sempre.

        Há uma deficiência? Sim, mas você precisa se superar e jogar.

        Acho que jogador hoje fica muito na desculpinha de que o time não é bom.

        • Diego Costa

          Não concordo de jeito nenhum com essas comparações. Esses jogadores que você citou, são muito, mas muito inferiores a dupla do Pelicans. E eles estavam indo pros playoffs mesmo sem um bom banco e um técnico decente, lembrando que estão na conferência mais difícil da liga. Não é questão de chorar , basquete é um esporte coletivo onde muito dificilmente, o time mais fraco se dá bem. E Cavs contratou muita gente esse ano apenas, os coadjuvantes do LEGM sempre foram fracos, o banco sempre foi um verdadeiro terror no Cavs.

          • Michel Moral

            Tá certo. Então, Cousins e Davis são coitadinhos. São os melhores coitadinhos de todos os tempos. Que dó!

            Acredito que falte sim peças e também não exijo que o Pelicans seja um contender, mas eu acho que está na hora de cobrar um pouco desses dois jogadores. Estatísticas incríveis e competitividade nada. Aí vem uma galera falar que o Lowry e o DeRozan são amarelões. Pelo menos jogam playoffs todos os anos.

          • Diego Costa

            Cara você distorceu tudo, mudou completamente o rumo da conversa. Ninguém disse que são coitadinhos, apenas que basquete não se joga sozinho. Apenas jogadores como Jordan e Lebron tem a capacidade de levar elencos ruins longes nos playoffs. Olhe por exemplo Kobe pós Shaq e me diga onde ele foi. E Lpwry é pipoquinha sim, o cara sempre vai muito abaixo nos playoffs.

          • TRUETHIAGO

            Pois é, fiquei pensando aqui, imagina se por exemplo o DeRozan sofre uma lesão grave, que o tire da temporada, e aí vem o Lowry solta uma dessa, de que venceriam o Leste caso isso não tivesse acontecido??? Aposto que o tratamento seria “igualzinho”, né…

            E olha que se dissesse estaria muito mais próximo da realidade do que essa do Davis.

          • Rogério Rodrigues

            Concordo plenamente com vc Michel. Davis e Cousins somados tem uma aparição em playoffs na carreira ai a galera fala, mas o time não tem elenco bom e tals. Cara, Lebron levou um Cavs lixo a Finals da NBA com um time lixo.
            Offs é obrigação pra esses caras toda temporada sim, se vc quiser ser lembrado como um grande jogador, claro.

    • Danilo Celtics #Banner18

      essa lesão do cousins é meio chata , vi alguns aqui falando q o cara n volta o msmo , mais ele é novo acho q vai voltar no msmo nivel

    • Marcinho Mueller

      Eu mesmo queimei a língua! Pensei “trazer Rondo? Pra que?” Achei que ia ser uma bagunça, e no começo da temporada realmente foi. Mas as apostas do NOLA estavam encaixando e dando certo, uma pena a lesão do DMC.

  • Tubenchlak

    Deveria sair quando for FA e não solicitar a troca. O LBJ que é um cara muito inteligente saiu de ambas as equipes (Cleveland e Miami) quando era FA e não desmontou o time que estava indo. Diferente do Carmelo, por exemplo, que solicitou a troca e quando chegou em NY viu o time estar meia boca pra ganhar um título. Wilson Chandle, Gallinari etc. foram pra Denver e com isso os Knicks não tinha mais os role players pra ter um elenco contender.

    • Claudio R.

      Discordo de vc, o caso do Lebron é um pouco diferente pelo peso de precisa é sempre ser campeão . Já o Anthony pra mim tá perdendo o auge dele com um time que não faz o min esforço de cerca lo com all Star , ele já deveria ter saído do Pelicans

      • Danilo Celtics #Banner18

        sair e perder uma bolada de salario dessa? fez o certo , encher o bolso primeiro depois vira FA e ir p uma franquia mais relevante

  • Hugo

    Se fosse o Embiid que falasse isso, seria taxado, por vários, de arrogante e que se autopromove bastante. Porém, pessoas que xingaram Embiid no outro tópico relativizaram, por cá, a declaração do Davis.
    Isso é, no mínimo, estranho, pra não dizer outra coisa.

    • Diego Costa

      Não teve nada demais nessa declaração cara, foi apenas uma desculpa para um futuro fracasso do seu time. E o AD é alguém bem mais “querido” por torcedores de outros times, devido ao estilo provocador do Embiid. E não julgo se é errado ou não, apenas que essa birra é algo justificado.

      • Hugo

        Acredito também que seja por isso, o lado provocador dele está gerando bastante birras com suas performances.
        Mas o que me impressiona é: pessoas reclamam que o esporte está chato, então vem um jogador faz algo diferente e é, praticamente, “odiado” por uma leva de torcedores por estar saindo do comum.
        Estranho, bem estranho.

    • Isso é clubismo seu, porque essa declaração do Davis não tem nada demais, primeiro porque o Cousins será agente livre, e o Davis claramente vai fazendo o que pode para mantê-lo em New Orleans. Além disso Davis é bem mais discreto que o Embiid, não costuma se pronunciar assim, embora esteja na liga há alguns anos e já possuí algum status e moral, e dizer que ele e Cousins são a melhor dupla de pivôs não é absurdo. Enquanto o Embiid chegou “agora”, em 4 anos não fez nem 100 jogos ainda.

      • Hugo

        Eu falei em algum momento que o que Davis comentou era certo ou errado?
        Simplesmente o tratamento dado por torcedores a declarações de Embiid e de outros jogadores é outro… Gostaria muito de saber o porquê.
        E Embiid tem que aproveitar a fase mesmo, de “novo Oden”, “jogador que não jogou nem 100 partidas”, “bust”… até ser titular de um ASG, tem que curtir e aproveitar o momento.

        • Então, eu disse o porque do tratamento diferenciado a declaração do Davis e do Embiid. Primeiro porque a declaração do Davis é comum, um atleta enchendo a bola do companheiro que será agente livre é rotina. Segundo porque o Davis tem mais status que o Embiid, gosto do Embidão mas entendo quem crítica certas declarações dele. Davis é apenas um ano mais velho e já tem umas cinco seleções para o all star, mais algumas seleções para time ideal e time defensivo, fora ter liderado a liga em tocos, ou seja, ele tem moral para fazer esse tipo de declaração. Já o Embiid chegou ontem, e vem curtindo o momento antes mesmo do all star, ele ainda não tem tanta moral quanto pensa que tem, o que faz alguns criticarem certos comentários dele.

    • Marcinho Mueller

      Simples, Antônio David sempre foi um cara humilde em suas declarações e não falou nada de errado ai. Agora o Embiid além de falar uma merda toda semana, é muito chato e ta se achando demais, ele NUNCA é top 10 na NBA ainda, só foi titular do ASG porque joga no Leste. Abraço ao clubismo…

      • wilker pereira

        mais o jogo foi a selecao??

      • Rogério Rodrigues

        Cara é discutivel sim ele ser top 10 da temporada. E foi isso que ele disse.

  • Gabriel Pereira Barbosa

    O bom desempenho dos dois é mais uma amostra de que tudo na NBA é adaptação e equilibrio.
    Não tem essa de taxar algumas coisas como impossiveis. Jogar com 2 big mans
    Se o ambiente for bom e os caras estiverem dispostos a trabalhar junto a coisa anda sim..

  • Rogério #Paidams #AllStar

    Tenho muita curiosidade em saber qual vai ser o próximo time do Anthony Davis. Vai ser bacana ver ele usando outra camisa porque obviamente não vai ganhar nada jogando pelo Pelicans. Nem ímpar ou par.

  • Discordo dele, falar em título acho que seria exagero mesmo com esse time completo, mas com o DeMarcão o time seria candidato a surpresa nos playoffs, isso seria sim, pois estava jogando muito bem quando Cousins se lesionou, e estavam empolgando mesmo com o fraco Alvin Gentry no comando…

  • Marcinho Mueller

    GM dos deuses conversa com o Antônio David ai e faz a cabeça dele que ta na hora de vir pro Celtão @danny_ainge_mito

  • djwhites

    tinha sim…..o time tava sofrendo pra se manter ali em na setima ou oitava vaga mesmo com o cousins………mas sinceramente esse time do pellicans me surpreendeu …….eu não esperava que daria liga mas eles vinham fazendo uma temporada até que decente………mas falar em titulo é muita viagem……….

  • Saymon Xavier

    Menos….se ficasse em sétimo ou oitavo caia na primeira rodada dos OFFs fácil….

  • Andre Messetti Christofoletti

    Na minha cabeça os Pelicans com Wall, Walker ou Lillard seria fácil uma das 3 primeiras do Oeste. E falta um cara forte vindo do banco Agora é levantar a cabeça e trabalhar. Lesões acontecem, e o que NO precisa agora é ir aos playoffs para sentir novamente como são os jogos de gente grande.