Para Jason Terry, Nowitzki é maior do que Karl Malone na história da NBA

Quem é o melhor ala-pivô de todos os tempos? Atualmente, as discussões sobre o assunto giram em torno dos lendários Karl Malone e Tim Duncan. Para o veterano Jason Terry, porém, mais um jogador (mesmo que ainda não esteja aposentado) já pertence à conversa: Dirk Nowitzki. Na verdade, ele já vê o maior craque da história do Dallas Mavericks à frente de um dos protagonistas do debate.

“Karl construiu seu legado no Utah Jazz, mas nunca foi campeão. Dirk construiu um legado também, manteve-se totalmente leal a Dallas e conquistou um título. Produziu em alto nível por todos esses anos, ficou lá até nos piores momentos e levou um troféu para o Mavs. Cada um tem sua opinião, mas, para mim, ele leva vantagem”, argumentou o armador, fazendo referência ao fato do ex-atleta ter disputado sua última temporada na NBA pelo Los Angeles Lakers.

Terry possui uma forte relação com Nowitzki e o Mavericks por ter sido integrante do elenco campeão da NBA, em 2011. O jogador do Milwaukee Bucks também é reverenciado em Dallas e deverá trabalhar novamente ao lado do astro alemão no futuro, como dirigente da equipe, como já revelado por Mark Cuban. Para o “Jet”, como é apelidado, seu ex-companheiro revolucionou a posição de ala-pivô.

“Dirk transcendeu sua posição, na verdade. Nós falamos em alas-pivôs espaçados, arremessadores, o tempo inteiro agora e ele foi o jogador definitivo dessa função. Então, deve receber crédito por isso. Esse é o grande motivo pelo qual, para mim, ele precisa ser considerado um dos melhores de todos os tempos”, explicou o reserva do Wisconsin, vendo o amigo como um pioneiro da NBA.

Mas, por mais que Terry tenha um fascínio pelo legado de Nowitzki, ele admite uma coisa: o alemão pode ser “maior” do que Malone, mas não será o melhor ala-pivô de todos os tempos. “Agora, cara, Tim Duncan… ninguém pode competir com esse cara. Ninguém”, encerrou.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • William Felton

    Muito lúcido ele. Daqui a pouco aparecerão os números brutos do Malone, top 3 em algumas estatísticas. Mas o argumento central do Terry não será rebatido, aposto.

    E concordo com a lista tbm:
    1)Duncan;
    2) Nowitzki;
    3)Malone.

    • Paulo Victor

      Sou mais o Garnett que o Malone

      • Paulo Victor

        E que o Dirk também

      • Vinícius Maia

        Na minha humilde opinião, o Garnett, no auge, foi melhor até mesmo que o Duncan. Ele tinha muitos recursos técnicos, assim como o Duncan, mas ele combinava isso a um atleticismo que o Duncan não tinha, o que, para mim, o tornava melhor.

        Mas comparando carreiras como um todo, eu acho que o Garnett acaba ficando um pouco atrás do dirk. Não posso compará-la ao Malone, porque sei muito pouco respeito dele, até mesmo em termo de números, mas quanto ao dirk, nós estamos vendo ele com uma boa produção ofensiva, mesmo estando perto dos 40 anos e da aposentadoria. Já o Garnett, teve um declínio muito acentuado em seus últimos anos, principalmente depois da saída do Celtics. Por isso eu penso que, comparando toda a carreira, o dirk está a frente do Garnett.

        • Rogério Rodrigues

          Concordo contigo, se for pegar o auge apenas o Garnett doutrina. Mas como carreira ele fica atrás do alemão e do Malone.
          Agora a frase do Jet é foda “Agora, cara, Tim Duncan… ninguém pode competir com esse cara. Ninguém”
          Duncan
          Dirk
          Malone
          Garnett
          Barkley

          Monocelha é um que tem potencial pra entrar nesse top5 quando aposentar

          • Pablo Leite

            Acho que o Davis já está se perdendo entre lesões e a bagunça que é o New Orleans. Quem pode conseguir galgar esse patamar aí, se conseguir ficar saudável, é o Embiid.

          • João Víctor Matos

            Embiid é de outra posição

          • Pablo Leite

            Bom, a questão é qual posição é a do Embiid? Ainda mais hoje em dia, com essa galera abrindo para chutar de 3, Embiid pode até jogar de Pivô, mas o pacote dele sem dúvida o permite jogar na posição 4. Nesse aspecto, Tim Duncan é menos ala que o Embiid e o Davis.

          • Rogério Rodrigues

            Embiid é pivo amigo. Os outros todos são SF, apesar de alguns ja terem jogado de Center

          • Vinícius Maia

            O Monocelha tem potencial para isso mesmo. Ele tem um impacto muito grande dos dois lados da quadra. Gosto muito de vê-lo jogar.

      • William Felton

        Garnett também foi gigante.

  • Guilherme Petros

    Perfeito

  • Badass

    Nahhhhhhh, nem fodendo!!! Dirk tem que comer muito arroz e feijão ainda

    Duncan pau a pau com Malone
    Garnett / Dirk e Barkley pau a pau pelo terceiro lugar

    • Marcos Gordinho

      Por aí… mas pelo elenco complementar e o técnico. Creio que Malone foi mais “herói”!

  • vsr.snake

    Mesmo eu sendo um fã do Mavs, Malone foi mais jogador, nos dois lados da quadra, que o Dirk. Ambos, em seus respectivos auges, jogaram em épocas muito competitivas da NBA, com uma série de equipes boas, e com times não tão robustos como os demais. Mas Jazz só não ganhou o anel pq, nas duas Finals, enfrentou o melhor time da história da liga junto do Showtime Lakers, e isso não é demérito algum. Mas o alemão tá ali entre os tops da posição, com certeza.

    • Jean Brazuna

      Encaixa o Boston de 86 nos maiores times da história ai fera…rs Dennis Jhonson, Danny Ainge, Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parish com Bill Walton como sexto homem!

  • Marcos Gordinho

    Como Malone é prejudicado pelo fato de não ter título…
    Malone tinha impacto nos dois lados da quadra como nenhum outro conseguiu em sua posição ser regular jogando assim.
    Ter a alta pontuação de carreira se explica em parte pela presença de Stockton. Infelizmente, ao usar títulos como referência para o impacto dos atletas fica a idéia que vale ao menos um anel a qualquer custo. E justifica a ida para equipes já recheadas de reforços. Mas concordo sobra Dirk ter implementado de forma definitiva a função do ala pivô. Mito, futuro HOF, MVP, ALL STAR, FRANCHISING PLAYER… sem mais.

    • Rogério Rodrigues

      Eu acho que quando se considera um titulo, tambem deve ser levado em consideração o impacto do jogador na conquista do mesmo.
      Dirk

      • Pablo Leite

        Mas é sacanagem com o Malone também, né? O cara tinha que enfrentar durante sua carreira três dos maiores times da história da NBA nas figuras do Chicago Bulls, de Jordan e Pippen, os Spurs, de Duncan e Robinson e os Lakers do O’Neal e do Bryant. Quando ele tinha tudo para ganhar, já no final da carreira se juntando aos Lakers, vem o Bryant e ferra com os Lakers desagregando o vestiário.

        • Alex Alves

          Celtics do Bird também rsrs, os Bad Boys tinham muitos times competitivos na época.

          • Pablo Leite

            Pois é. Os Celtics, de Bird, o Lakers do Magic e os Bad Boys, e ainda, o Houston do Olajuwon. Ser campeão é sempre uma coisa excepcional, mas naquela época? Ninguém pode falar mal do Utah, do Portland, e dos Suns por não conseguir.

  • Danilo Celtics #Banner18

    gostei do novo site

  • Maicon Gomes

    Sou um grande fã do Dirk, mas Malone ta num degrau superior.

  • Pablo Leite

    Acho que o JeT não pensou direito.

  • Lakers Westside

    Jamais !

    • Vitor Martins

      Existia um tal de LeBron James, e o Dirk foi campeão…

    • cleberson23 ROSE- MVP 2011

      Não foi campeão por incompetência. Jordan deve ter ganho uns 20 títulos e dessa forma não deixou o Malone ser campeão

      • Isso já virou desculpa pra quem ñ ganhou título era Jordan.

  • Anderson Tomás

    Tão grande quanto é difícil se falar quando se compara jogadores…

    São dois monstros, Mas Karl Malone está em um patamar acima.

  • Cassio Lopes

    “Dirk transcendeu sua posição, na verdade.
    Nós falamos em alas-pivôs espaçados, arremessadores, o tempo inteiro
    agora e ele foi o jogador definitivo dessa função. Então, deve receber
    crédito por isso. Esse é o grande motivo pelo qual, para mim, ele
    precisa ser considerado um dos melhores de todos os tempos”

    Argumento forte! E isso q o fato de ter um anel q Malone nunca conseguiu nem foi citado.

  • Rogério NV

    Novo layout do site piorou bastante a vizualizacao, ficou confuso….karl malone maior q dirk

  • Dirk foi um puta jogador, talvez até o melhor estrangeiro que passou pela NBA, mas comparar com o carteiro não dá, Malone e Duncan estão um degrau acima dos demais…

  • Marcelo Bulls

    Dirk é monstro e sem duvida é um dos maiores da história, mas na minha opinião o Malone tá um degrau acima.

  • Gabriel Pereira Barbosa

    Vou falar um negócio aqui que pode parecer polêmico.
    Mas OFENSIVAMENTE o Dirk foi MELHOR que os DOIS.
    No auge de cada um o Dirk era mais ágil e teve um arremesso infinitamente melhor.
    Quando marcavam ele em cima ele cortava.Quando protegiam embaixo ele anotava por cima.
    MAAAAAAAAAAAS…..
    No Geral, se analisar todos os atributos de cada um.
    1-Duncan
    2-Malone
    3-Nowitzki

    • Gabriel Pereira Barbosa

      Tanto que o Dirk no ataque é perigosíssimo até hoje

    • William Felton

      Nem acho polêmico seu comentário. Só pros saudosistas, aí não tem jeito rsrs.

      Ser melhor é apenas UM dos critérios para se definir o maior. E, aí, o maior entre ambos (Nowitzki e Malone) é o alemão.

      Procurei até e não achei uma performance do Malone como a que o Nowitzki teve nas finais de 2011, num contexto similar (playoffs e finais). Se alguém encontrar, eu gostaria muito de ver, de verdade.

      Desde quando Malone começou a jogar já era bem documentado audiovisuamente o hoje, então se houve, deve estar registrado por aí.

      • Marcelo Bulls

        “Procurei até e não achei uma performance do Malone como a que o Nowitzki teve nas finais de 2011”

        Como assim cara? Dirk teve uma performance espetacular nos playoffs de 2011, mas falar que não achou nenhuma do Malone do mesmo nível é forçar a barra demais, menos… Ele chegou em duas finais seguidas, e isso não teria acontecido se ele não tivesse jogado muito. Sem falar que se você quer avaliar a performance, tem que pegar os jogadores que cada um enfrentou no garrafão né? Peguei os melhores que cada um enfrentou nos anos que conseguiram chegar até a final.

        Dirk
        2011: Aldridge, Gasol, Ibaka, Bosh

        Malone
        1997: Shaq, Olajuwon, Rodman
        1998: Olajuwon, Duncan-Robinson, Shaq, Rodman

        Olha só a diferença. Isso não tira os méritos do Dirk, mas o Malone jogou tão bem quanto o alemão e contra uma concorrência mais pesada.

        • Denilson D’Avila Portes

          Malone só não foi campeão pq viveu seu auge em um time pequeno (sou torcedor do jazz) e pegou a melhor fase do Jordan. Pra mim, a melhor dupla de todos os tempos – Stockton Malone (só ver os números desses dois juntos, eh fenomenal) – teve o azar de ser contemporâneo do melhor trio de todos os tempos – Jordan Pippen Rodman (trio q tornou Jordan o melhor de todos os tempos)

          • chateadi

            Compartilho com a sua opnião

    • augusto

      Concordo contigo porém ainda coloco o Dirk na frente do Malone, mais nessa briga de alas pivôs ainda tem o Kevin Garnett que tbm era espetacular

    • vsr.snake

      Dirk é um dos maiores shooters que a liga já viu, especialmente considerando sua posição. Dos PF’s, é sem dúvida o que tem o melhor long range. Mas dentro do garrafão, no low post, atacando a cesta e etc ele nunca foi tão dominante quanto jogadores como Malone, Barkley e até o KG, até porque ele não era tão atlético como os demais. Isso também afetava sua defesa, que sempre foi, no máximo, mediana, mesmo com ele sendo um cara esforçado ali atrás.

    • Ele tinha um arremesso melhor, mas nunca foi ofensivamente melhor que Malone.

  • djwhites

    eu concordo com ele…..dirk>>>malone……

  • Rodrigo SMC

    Quem lembra do Lakers de 2004, perdeu o título para os Pistons, mesmo com um elenco que contava com Gary Payton, Karl Malone, Derek Fisher, Shaquille O’Neal, Horance Grant, Rick Fox e claro, Kobe Bryant

    • Pablo Leite

      Mas aí, essa você tem que colocar na conta do Kobe. Ele que desagregou o vestiário a ponto de todo mundo querer se matar, em situações normais, era para o Lakers ter feito 4 x1 ou 4 x 0 tranquilamente. No entanto, eles é quem levaram o 4 x 1

      • vsr.snake

        Chega a ser leviano botar essa derrota de 2004 só nas costas do Kobe. A defesa do Pistons simplesmente moeu o ataque do Lakers a série quase toda. E só não varreram o Lakers pq os caras cismaram de fazer falta no Shaq no final do jogo 2, deixando o Kobe livre pra levar a partida pro overtime.

        • Pablo Leite

          Os Pistons tinham uma excelente defesa, é verdade, claro que a derrota não veio só porque o Kobe era tóxico. Mas ele forneceu os 10% que os Pistons precisavam para acabar com aquele time dos Lakers. E não era só por causa do ambiente também não, ele desobedecia as ordens táticas do Jackson, e aí ficava tudo muito confuso para o time funcionar, o que explica a surpreendente vitória do time de Michigan.

  • Rodrigo SMC

    Karl Malone na carreira e nos playoffs:
    25 pontos por jogo, 37.2 minutos, 10.1 rebotes, 3.6 assistências, 1.4 roubos, 0.8 bloqueios, .516 FG%, .274 3P%, .497 2P%, .742 FT% (1476 jogos)
    24.7 pontos por jogo, 41 minutos, 10.7 rebotes, 3.2 assistências, 1.3 roubos, 0.7 bloqueios, .463 FG%, .162 3P%, .466 2P%, .736 FT% (192 jogos)

    Dirk Nowitzki na carreira e nos playoffs:
    21.1 pontos por jogo, 34.9 minutos, 7.8 rebotes, 2.5 assistências, 0.8 roubos, 0.9 bloqueios, .473 FG%, .381 3P%, .497 2P%, .970 FT% (1394 jogos)
    25.3 pontos por jogo, 40.7 minutos, 10 rebotes, 2.5 assistências, 1.0 roubos, 0.9 bloqueios, 462 FG%, .365 3P%, .479 2P%, .982 FT% (145 jogos)

  • Vitor Martins

    Não vi polêmica…

  • Rafael Victor

    Carmelo vai superar todos eles, jogando de PF, nessa temporada pelo OKC!

    (HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA)

    • L.A Pride

      Carmelo, tijola muito no OKC

      HAHAHAHAHHAHA

  • Gabriel Pereira Barbosa

    A carreira do Dirk é muito peculiar a desses grandes atletas da história.
    Ele sempre jogou numa franquia média
    Sempre teve que carregar o time nas costas e nunca teve um outro grande jogador pra dividir a responsabilidade.
    Você analisa isso quando vê que talvez o grande companheiro que o Dirk teve na carreira foi o Jason Terry.
    e você alia isso ao fato dele ainda assim ter conquistado um anel..o cara é um MITO mesmo.

    • Claudio R.

      E Jason Kidd, peja stojakovic, shawn marion, deshawn Stevenson, Tyson chandler, são o q?… todos são grandes jogadores cara e foram muito importantes na conquista do título cara.

      • djwhites

        todos esses caras ja estavam decadente em 2011…..só o tyson que não……..

      • Gabriel Pereira Barbosa

        Tô falando que o Dirk nunca teve um cara a nível de Franchise Player pra jogar com ele.
        Dallas nunca teve um Big Three ou um Big Two(se é que isso existe)…
        Esses aí que você citou jamais foram FP em lugar nenhum, embora muito bons e importantes.
        Desses aí que você citou no máximo o Kidd chegou perto mas na época de Dallas já estava bem mais pra aposentadoria do que pro auge.

  • Claudio R.

    Pra mim tem nem comparação … Karl Malone é muito melhor q o dirk… não é demérito ao dirk mas o americano é um dos melhores do jogo .

  • felipe fernando Oliveira

    Depende muito do estilo de jogo que cada um vai gostar. Se for jogo mais refinado, mais limpo com mais QI aí irão escolher o alemão. Se for um jogo mais físico, mais impacto, mais plasticidade ai irão de Karl. Eu vi os dois jogarem e para o estilo de jogo que eu gosto vou preferir Karl. Mas sem olhar a paixão pra mim o alemão é maior que Karl.

  • Gustavo – DefendTheLand

    Malone é um jogador mais completo, pontua, pega rebote, defende, sem duvidas é melhor que o Dirk. Porem como estamos falando de quem foi maior e não quem foi melhor, talvez o titulo do Dirk e o Finals MVP, garantam a ele uma certa vantagem na disputa.

  • Gustavo Macedo

    Heresia comparar os dois. O Xucrute só tem a fidelidade ao Mavs de mais positivo comparado com o Carteiro.
    O Carteiro era eficiente dimais da conta. Pra quem é mais novo é tipo, o Duncan (mas muito mais tratorzão), pegava a bola e punha pra dentro sem mimimi.
    O Carteiro ainda tem no currículo a marca de quase ter parado o Mr. MJ em 97/98 junto com o Stockton (mito) e o Hornacek (96/97 ficou 4X2 mas o Jazz não levava nem com despacho de encruzilhada). Se o Rodman (mito) não fosse o monstro de finais que ele foi, o Jazz levava fácil. Lembrando aqui de cabeça , que a cara de tristeza dele com o seu bigodinho era desoladora.
    O lance do Carteiro foi o 2004 sinistro no Lakers… Pra manchar a biografia. o Alemão não tem mancha desse nipe e, com toda certeza, se o Malone tivesse ficado quietinho em Salt Lake… Mas as luzes de Los Angeles brilham mais forte que todas as outras.
    Certeza que alguém passou num “terrero” daqueles brabo mermo… Só macumba pra explicar… Com o Carteiro, o Kobe e o Shaq, mesmo que todo mundo estivesse meio “cocho” ainda tinha caixa pra demolir praticamente qualquer outro da história… Se tirar os 3, ainda tinha mais 3 all-star: o Cegueta do Grants, o D.Fisher e o G.Payton, (se tinha mais outro não lembro).
    Foi macumba braba… Certeza… Manchou a biografia.

  • Timóteo Rezende Potin

    Não vejo tanta polêmica assim no comentário. São dois monstros sagrados da posição, hj são indiscutivelmente top 2 e top 3 de todos os tempos e cada um tem argumentos para figurar na frente do outro dependendo do critério de quem elabora a lista.