Para Kobe Bryant, Rockets não será campeão com Harden sobrecarregado

James Harden vem reescrevendo a história da NBA com uma sequência ativa de 29 partidas anotando 30 ou mais pontos. Essa é a maior marca registrada na liga desde o lendário Wilt Chamberlain, na década de 1960, e já foi o bastante para recolocar o astro entre os favoritos para MVP da temporada. Mas será o bastante para levar o Houston Rockets ao título? O ídolo Kobe Bryant está cético.

“Eu acho que James precisa fazer o que for necessário para vencer. E há diferentes formas para isso. Não sou um fã do estilo de jogo dele, quando falamos em vencer campeonatos. Questiono se é funcional visando conquistar títulos. Mas, ao mesmo tempo, você não pode deixar seu time afundar. É preciso mantê-lo. E é o que tem feito”, afirmou o ex-atleta do Los Angeles Lakers, em entrevista à ESPN.

Kobe sabe o que é necessário para ser campeão da liga, mas também como é viver uma sequência semelhante à atual de Harden. Em 2003, o futuro membro do Hall da Fama emplacou 16 atuações consecutivas com 30 ou mais pontos – nove delas, inclusive, com mais de 40 pontos. Com conhecimento de causa, ele assegura que esse estilo de jogo “personalista” não funcionará tão bem nos playoffs.

“Se você coloca um jogador na linha de três pontos e faz um bloqueio, ou deixa-o criar simplesmente, a defesa vai estar sempre de frente para a ação e fica muito mais fácil de marcar. É muito simples para os adversários – especialmente, nos playoffs. Mas o que James tem feito, independentemente de qualquer coisa, é absolutamente memorável para todos”, elogiou o veterano.

Harden não nega que está sobrecarregado, mas não vê uma situação permanente em Houston. A equipe texana vem enfrentando lesões no elenco e, na ausência de múltiplos titulares, o armador iniciou a sequência impressionante de performances que segue ativa. No fim das contas, ele concorda com o ponto principal de Kobe e, até por isso, espera que muita coisa mude nas próximas semanas.

“Kobe está certo, provavelmente. Eu tenho que ficar com a bola o tempo inteiro por causa das lesões do elenco. Mas, com Chris Paul em ritmo de jogo e Eric Gordon saudável, nós teremos múltiplos atletas que podem executar jogadas e criar com a bola nas mãos. O estilo atual não vai nos levar até onde queremos. Com a equipe completa, porém, estou empolgado pelo que está por vir”, afirmou o craque.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Zazi10

    E está correto, se continuar no ritmo atual, Harden vai chegar nos playoffs esgotado e nao vai ter esse desempenho estelar lá.
    Querendo ou não, se tudo continuar neste mesmo ritmo, a tendência é o Houston ter um desempenho pífio nos offs devido a dependência absurda dos pontos do Harden.

    • Cean Costa

      O time precisa estar saudável e fazer um monitoramento no mercado de buyout, mas as lesoes atrapalharam muito o elenco, Chris Paul tá voltando agora e Capela volta depois do All Star.

      O Rockets esbarra também na burrice de mike D’Antoni com suas rotaçoes burras e a ausencia dos craques no crunch time o que faz com que o time perca jogos ganhos como o de sábado contra o OKC

      • Zazi10

        Houston saudável já é bem superior, especialmente na defesa, e ainda tem uma ameaça ali no garrafão (Capela não é grande atacante mas completa ponte aérea e faz aquele trabalho braçal de pivô), fora que tem alguém pra carregar a bola e tal.
        Mas ainda assim, ainda acho que Harden vai chegar muito desgastado nos playoffs e ainda vai encontrar defesas mais duras e jogos mais físicos.

  • #PG CLUTCH MASTER#

    E nos playoffs essas faltas mandraques nem sempre são marcadas.

    • Zazi10

      Nunca que nos playoffs vao deixar ele chutar 25-30 bolas por jogo, muito menos bater 15 lances livres.

  • Diego Costa

    Menino James harden já não costuma jogar bem nos playoffs, imagina dessa maneira então.

  • Marcos Gordinho

    Observação certa do cara errado. Kobe falando para Harden deixar de fazer exatamente o que ele fazia me parece um pouco destoado. Porém é nítida as limitações do elenco ao redor do Barba. Kobe teve suporte de atletas que iam muito bem nos dois lados da quadra, e ele próprio assumia sua participação defensiva. Já Harden têm “especialistas” defensivos bem aquém das defesas regulares de uma década atrás, e o pior, comprometem o ataque fazendo com que Harden assuma o protagonismo de forma isolada. Nos offs os adversários não permitirão esse volume de jogo de apenas um integrante em uma série. Mesmo assim Harden é incrível e um dos maiores de sua geração.

    • Luiz lakers

      Kobe na defesa? Ele era um monstroo tanto que ja foi do time ideal não force a barra amigo!

      • Marcos Gordinho

        Precisa mesmo aprender a ler e interpretar. Não diminuí a defesa de Kobe, pelo contrário, até afirmo que ele fazia a parte que cabia a ele nesse quesito. Não seja um típico torcedor fanático cego que quer dar piriri ao invés de entender o ponto de vista alheio.

    • Thiago

      se um cara com 5 títulos não pode falar isso quem é que pode? elfrid payton?

      • Marcos Gordinho

        Que fale! Não vai resolver nada mesmo, nem vai mudar o jogo de Harden. Quem precisa mudar é o Rockets, não o “Barba”.

        • Diego Pereira Dos Santos

          Acho que ele não quis criticar o estilo de jogo do Harden e sim a falta de companheiros e o sistema de jogo que foi implantado na ausência de companheiros gabaritados.

    • Vitor Martins

      Eu acho que Kobe é exatamente a pessoa certa a dizer isso. Sempre carregou seus times, mas só foi campeão quando teve ajuda (e as vezes com ajuda até melhor do que ele! rs). Ele muito provavelmente tá enxergando no Harden de hoje o Kobe que tinha o Smush Parker do lado, não o Kobe campeão.

      • Marcos Gordinho

        Creio que Kobe ajudaria muito mais ao Harden cobrando do Rockets uma equipe a altura do que ele faz em quadra, o próprio Kobe só teve sucesso em elencos que eram bem superiores ao plantel do Rockets. Não creio que CP3 cabe nessa equipe, poderiam ter aprofundado a atuação de Harden como armador complementando com jogadores de rotação efetivos no ataque e defesa tipo Buddy Hield, Trevor Ariza, KL…
        Ao invés disso deram ao CP3 mais um contrato que não enxergo mais valer o risco de lesões o tirarem de quadra.

    • Diego Pereira Dos Santos

      O que o Kobe ta dizendo é justamente o que ele passou na pele e esta claro que ele ta querendo dizer é que assim não da pra ser campeão, sem fazer nenhum demerito ou Harden, mas o Houston precisa resolver logo estas questões de lesões e ter mais um jogador ao seu niveln não sei quem seria kkk

  • Concordo com o Kobe, acho que é sobrecarregar demais até os playoffs, mas até lá o Rockets já deve ter o Capela de volta, e com as recentes adições do Faried e do Shumpert (que ainda deve se entrosar) o time melhorou o elenco e pra mim deve ir até no mínimo uma segunda rodada de playoff, mas acho que pelo fato do oeste continuar muito disputado, não será fácil chegar lá…

    • Dudu Ferrero

      E o paul tem que ser mais consistente tbm

  • magaiver51

    Ainda continuo vendo Phila e Gsw nas finais da nba

    • paulo

      Phila terá que passar pelo Boston antes

      • magaiver51

        Passa fácil, boston não esta jogando nada

        • Dan Mendes

          O problema maior, na minha opinião, será Bucks e Raptors.

      • Pablo Oviedo

        Pelo Boston deve passar, quero ver e parar os raptors ou os bucks…

  • Weezy

    Kobe tem mais propriedade pra falar isso do que qualquer um.

  • Everton Santos

    Concordo com o Kobe. Lembrando que a maioria dos pontos do Harden, ele não recebe assistência. O Barba carrega a bola da quadra de defesa até o ataque, uma hora o corpo cobra o preço.

  • LeBrOSMAN⚔️O Draft é logo ali

    Kobe é mais indicado para falar sobre isto do q qualquer outro jogador com característica de scorer, por causa do período pós-Shaq e antes do período pré-Gasol. E ele tá certíssimo.
    Por mais q o Harden diga q as lesões é o motivo dele estar sendo tão dominante no ataque, isso pode criar vícios msmo quando os jogadores voltarem de lesão.

    • vsr.snake

      Seu time contratou o Hunt

  • Claudio R.

    Rockets não passa do first round…

  • rafael machado

    Time do Rockets não é fraco como pintam… Infelizmente o time está minado pelas lesões. Nesse ritmo o Barba não vai chegar tão inteiro aos playoffs, sem contar que lá a marcação é mais forte, faltas bobas não são marcadas e os times de elite terão várias armas.
    Cp3, harden, Gordon, faried e Capela… é um quinteto bom. O banco não é dos piores… Time não é nem de longe igual aos times ruins q Kobe teve, pós shaq e pré gasol

  • dirct

    Concordo com o Kobe, time que vive de um jogador só não vai ser campeão, grandes jogadores ganham jogos mas pra ganhar campeonatos é preciso de um grupo de bons jogadores e um sistema onde todos dão sua colaboração, o jogo Houston x OKC parecia jogo de exibição de rua, Barba, Westbrook e PG pegavam a bola e todos os outros jogadores paradinhos na lateral da quadra, nenhuma movimentação, nenhum pick and roll, nenhum jogador sem ser esses 3 se “atrevia” a querer “atrapalhar” se movimentando ou pedindo a bola, era um jogo de 3 jogadores os outros estavam lá só pra completar.

    Contra times coletivos que se defendem muito bem e que não é previsível por todo mundo fazer uma parte do trabalho esse jogo de ISO não vai dar título, quando chegar nos playoffs todo mundo vai fazer marcação sufocante (assim como Ginobili fez e o Barba ficou louco porque não conseguia espaço para receber a bola ou respirar) em cima desses jogadores que ficam 48 minutos com a bola na mão, em times que jogam nesse sistema de ISO se o seu jogador “faz tudo sozinho” estiver mal seja por estar cansado, seja por ser marcado implacavelmente, seja por estar em um dia ruim é 100% de chance de derrota.

    Obs.: O time do Houston está longe de ser ruim a ponto de viver de um jogador só, o problema é o sistema de jogo que se tornou vicioso, dá a bola pro Barba com um defensor plantado na frente dele que ele se vira.

  • Rafael L

    O houston quase foi campeão ano passado jogando bem assim, era só ter finalizado o trabalho contra o gsw e passear em cima dp cavs, aí agora dizem q n vai ganhar nada

    • Igor Neves

      Assim? Harden forçava, mas não ficava tanto tempo com a bola nas mãos…

  • Harden foi muito consciente e maduro na resposta. Entendeu a real mensagem do Kobe. Profissionalismo.