Para Popovich, descanso de astros pode beneficiar NBA em longo prazo

Gregg Popovich

A discussão sobre poupar astros saudáveis continua a gerar desdobramentos ao redor da liga. Ex-jogadores criticam e o comissário da NBA, Adam Silver, enviou memorando para as equipes pedindo que repensem a decisão relativa a partidas com transmissão nacional por questões mercadológicas. No entanto, o treinador Gregg Popovich assegura que a liga pode se beneficiar do debatido descanso em longo prazo.

“A NBA precisa entender que a ciência do que fazemos está muito mais sofisticada em comparação ao passado. Definitivamente, nós adicionamos anos às carreiras dos jogadores. Então, é uma troca: você quer ver esse astro por um jogo ou por mais três anos atuando na liga? E quer vê-lo agora ou nos playoffs?”, justificou o experiente técnico do San Antonio Spurs, em entrevista ao jornal San Antonio Express-News.

O grande dilema para a direção da liga está nos jogos transmitidos pela televisão, pois a ESPN/ABC e Turner Sports estão no primeiro ano de um contrato de nove anos que está pagando US$24 bilhões em direitos de transmissão. “Desejamos, como sempre, servir os fãs da liga mostrando os melhores confrontos da NBA, envolvendo os maiores craques. É uma questão complexa que trabalhamos para resolver em parceria”, declarou a ESPN, por meio de nota oficial.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Vinícius Maia

    Penso exatamente como Popovich.

  • Bruno Da Silva Francisco

    É uma questão de dinheiro… o próprio spurs já foi multado por poupar o big three em um jogo televisionado…
    As pessoas também querem ver as entrevistas do pop mas a nba teve que colocar na regra que os técnicos eram obrigados a dar entrevista entre um tempo e outro… pois o pop se recusava a dar.. kkkk

  • Thiago26-NBA

    Ele falou bastante até

  • O que os técnicos e atletas precisam entender, é que os canais de TV não estão pagando a bolada que pagam pra ver role player de titular enquanto os astros são poupados (ainda mais em um jogo Spurs vs GSW) mesmo que seja por meia duzia de jogos. No acordo trabalhista assinado no ano passado, quando tiveram a oportunidade discutir o número de jogos, ou mesmo uma regulamentação mais ampla de atletas sendo poupados, ninguém falou nada, todo mundo ficou feliz com o aumento no teto salarial, então não reclamem com cobrança da Liga em relação a isso.

    Deixando claro que eu também acho benéfico atletas sendo poupados, mas na hora de discutir isso, eles preferiram aceitar o dinheiro e assinar o acordo.

  • Uncle Drew

    De novo, se arrumassem melhor o calendário.. ñ precisaria disso. A liga tá reclamando pq os jogadores estão se poupando em jogos de TV Nacionais. Só.. q a liga não pensa em ajustar o calendário para dar tempo hábil para as equipes se preparem ou estarem prontas para esses jogos das TVs Nacionais. Em vez disso.. colocaram outro evento de TV Nacional para complicar mais ainda as coisas (o Saturday Primetime), sem reajustar o calendário, aí chegou a um ponto insuportável. Tem o Saturday Primetime com quase sempre um time vindo de back-to-back, e este time.. acaba poupando seus jogadores, pq isso já foi provado q é benéfico (via Warriors, com o estresse da temporada regular, colocando o objetivo de superar o Bulls na temporada regular e ainda tendo q superar o Oeste nos Playoffs, enquanto o Cavs se poupava quase ao máximo, quando suas estrelas jogavam e quando ñ jogavam.).
    Pop está certo, quero ver se o Duncan durava até mais de 40 anos se jogasse todas as partidas, ou se Parker não se esgotasse fisicamente ainda antes (do q já vem acontecendo a 2 temporadas). Aí podem pensar.. “Ah, mas LeBron é novo, tem “só” 32 anos”, LeBron na temporada passada superou Andre Miller em minutos (sendo q Andre Miller tinha mais de 40 anos e era um dos mais velhos, se ñ o mais velho a jogar na NBA.) e já superou Michael Jordan, Larry Bird e Magic Johnson em minutos, só como um exemplo. “Ok, LeBron tem mts minutos, mas Kyrie e Love são mt jovens, tem q jogarem”. Ambos convivem com problemas musculares e de lesões durante toda a carreira, em alguns jogos é normal poupar para ñ colocar a temporada em risco, com desgaste excessivo.
    Pop foi certinho “você quer ver esse astro por um jogo ou por mais três anos atuando na liga? E quer vê-lo agora ou nos playoffs?”. Pior do q poupar em um jogo de temporada regular.. é não ter o jogador durante uma fase decisiva, onde se gera mais dinheiro e audiência.

  • Thiago Pinto

    Acho que o grande problema é o quando poupar. Acho que os jogadores estão numa fase muito amiguinhos, ou seja, sem alimentar rivalidades contra outros caras ou contra outro time (vide a declaração do LeBron que não via o GSW como rival). O SAS, GSW e Cavs podem poupar num jogo contra o Nets ou Lakers (exemplos dessa temporada), mas não num confronto direto deles. Nem os jogadores deveriam aceitar isso, o cara tem que ter tesão de jogar contra os melhores, independente de ser temporada regular.

  • Enzo Soares

    Falou tudo hein, embora nós fãs não sermos muito apaixonados por isso, é necessário se você quiser brigar por alguma coisa por anos, e não em uma temporada.

  • Gabriel Ximenes

    Allen Iverson poderia ter jogado em alto nível por mais anos se os dirigentes do 76ers (e o próprio atleta) pensassem nisso.

  • Luiz

    as franquias investem milhões, que contratem alguém para fazer a logística e poupar os jogadores em jogos que não são televisionados.