Para Rick Carlisle, Nowitzki é um dos 12 melhores jogadores da história

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=1cM3JDKcesk]

O ala-pivô Dirk Nowitzki tornou-se um dos melhores jogadores da liga e ídolos da história do Dallas Mavericks ao longo de suas 16 temporadas na NBA. No entanto, para o técnico Rick Carlisle, o legado do alemão é ainda muito maior do que especialistas e fãs dão crédito. Em entrevista a ESPN Radio nesta quinta, o treinador construiu um argumento para defender o comandado como um dos 12 melhores jogadores da história do basquete.

“Há apenas 12 atletas na história da NBA que foram convocados para dez Jogos das Estrelas, ganharam o prêmio de MVP da temporada regular e também das finais. Então, acho que isso posiciona Dirk entre os 12 melhores”, justificou Carlisle, antes da derrota do Mavs para o San Antonio Spurs. Ele reforçou a posição lembrando que o ala-pivô acaba de ultrapassar Oscar Robertson e entrou na lista dos dez maiores cestinhas da história da liga (26.733 pontos).

Nowitzki foi MVP da temporada regular em 2007 e seria campeão quatro anos depois, sendo eleito melhor jogador da série decisiva contra o Miami Heat. Os outros 11 atletas que atendem aos critérios usados pelo técnico são: Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar, Moses Malone, Magic Johnson, Larry Bird, Michael Jordan, Hakeem Olajuwon, Shaquille O’Neal, Tim Duncan, Kobe Bryant e LeBron James.

No entanto, existe um “furo” na lógica de Carlisle: o prêmio de MVP das finais só foi instituído pela NBA em 1969. A ausência da honraria em anos anteriores “exclui” lendas do esporte que são constantemente listadas entre os melhores da história, como Bill Russell e o próprio Oscar Robertson, da discussão.

Muitos podem pensar que Nowitzki, de 35 anos, está pensando mais em se aposentar do que estender seu legado. O técnico do Mavericks, porém, assegura que não é o caso e a gloriosa história do alemão na NBA vai continuar por algum tempo. “Se você observar sua carreira e o fato de seu jogo ser radicalmente diferente de qualquer outro jogador da sua altura até então, Dirk mudou o esporte. Ele ainda tem muito basquete de alta qualidade a jogar e acho que só continuará a ganhar respeito com o passar do tempo”, elogiou.

Além das já citadas façanhas, Nowitzki é o maior cestinha da história da franquia de Dallas, foi escolhido para um dos quintetos ideais da temporada da liga em 12 oportunidades – incluindo quatro primeiros times – e será um integrante certo assim que elegível ao Hall da Fama. Em quase 1.200 partidas disputadas na NBA, o ala-pivô registra médias de 22.5 pontos, 8.1 rebotes e 2.6 assistências por jogo.

[polldaddy poll=7962965]

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Milagre nego não veio chorar aqui que o LeBron tá na lista. huehuehuehue

    • Michel Moral

      São estatísticas. Acho muito seguro se basear em stats, porém, às vezes isso é falho.

      No ano passado Danny Green bateu ou quase bateu o recorde de bolas de três nas finais da NBA, mas será isso suficiente para dizer que ele está entre os melhores da história? As estatísticas estão a favor de Danny.

  • Guilherme Martins

    Vai haver discórdia? Vai. Mas é justo? MUITO!

  • Aderito

    Top 15 sem problemas

  • JPcortes

    Complicado… Teve cara bom demais, mas o jogo mais BONITO que ja vi é o do dirk

    • Raphael Maia

      Um gênio.

  • Bruno Ribeiro – DF

    Exageros à parte, fico muito feliz de ter visto esse cara jogar… Dos q vi com certeza está entre os melhores….

  • pedrokadf

    é como o blog disse ”existe um “furo” na lógica de Carlisle: o prêmio de MVP das finais só foi instituído pela NBA em 1969… Bill Russell e o próprio Oscar Robertson ” ?? será que esses não são melhores ou deveriam constar nessa lista ?
    sem contar que,claro que ganhar títulos é importante mas não é fator decisivo para contar ou não um jogador em uma lista d melhores, na minha opinião ..
    CHARLES BARKLEY, EWING, IVERSON KARL MALONE e
    DOMINIQUE WILKINS por exemplo, não ganharam anel, mas jogaram muito, terão seus nomes lembrados para sempre na NBA, pra mim esses são melhores que dirk sem pensar 2 vezes.
    No meu ponto de vista, um jogador deve ser listado entre os melhores quando se aposentar, assim nem Kobe nem james deveriam estar na lista Carlisle ..
    Mas enfim, cada um tem uma opinião ou uma lista de melhores .. eu não concordo com a do Rick.

    • Aderito

      Heat fan detected

      • pedrokadf

        Dirk Fan detected
        Meu comentário não tem nada haver com o time que eu torço jovem ..
        apenas uma opinião, não estou tirando os méritos dele, apenas acho exagero essa lista com ele incluso, pelos comentários de outros ”blogueiros” nota-se que eu não sou o único a achar isso ..

    • Discordo que são melhores. Sou fã do dirk mesmo e defenderei. O cara simplesmente é o mais inbloqueável da liga na minha opinião em si. O cara mudou o jogo para jogadores da sua altura completamente. Esses jogadores todos são diferentes do dirk em estilo de jogo e não os acho melhores. O dirk para mim é uma das melhores armas ofensivas da liga desde sempre. O cara com a idade que tá jogando da maneira eficiente que joga. Sendo monstro arremessando de 3, 2, lances livres. Se você pegar todos ai acho que sinceramente o mais perigoso ofensivamente dos 3 é o dirk. Realmente eu acho. Alguns deles entram também. Só que dirk é pelo menos top 15 da história. Acho que um big men como ele com um arremesso como o dele, com um jogo como dele, mudou a visão de jogo. E o tornou imarcável como é. Vi ele tomar pouquíssimos tocos na carreira. Pouquíssimos.

      • vveiga1

        Top 25*

      • pedrokadf

        Pra mim quem mudou ”o jogo para jogadores da sua altura completamente” foi Tim ..
        Realmente todos esses jogadores são diferentes do dirk, mas a lista é de melhores de modo geral msm, não por posição !!
        Em nenhum momento tirei os méritos dele, é um grande jogador ainda, só achei muito forçada essa lista ..
        Se você diz que ele é top 25 até concordo !!

      • pedrokadf

        Não estou querendo comparar Tim e dirk ..
        logico que com relação a arremessando de 3 dirk é melhor.

    • vveiga1

      Eu acho que se você ver que ele mudou o jogo em geral que jogadores 4 e 5 arremessando de 3 começaram aparecer mais na minha minha opinião depois dele. O estilo dele na verdade é único na liga. Poucos jogadores da 4 ou 5 antigamente víamos arremessando de longe e hoje é mais normal. Eu acho que isso é uma mudança. Tim ainda tem um jogo “esperado” de um 4/5. A mudança mais drástica de estilo é a do dirk mesmo. Ele está no top 25 na minha visão, até 20. Como arma ofensiva não vejo alguém podendo marcar ele mesmo. Sei lá

  • Marco

    Nome do troféu do MVP das finais é Bill Russell , então nada a declarar….

  • sebas1606

    Só pra causar uma polêmica : Se ele fosse americano,ele teria um reconhecimento maior do que já tem?As vezes acho que ele não é tão valorizado quando deve por jornalistas e fãs da NBA.

    • vveiga1

      Concordo. Acho que se fosse americano a história poderia ser mais diferente ainda.

  • Raphael Mascarenhas

    A cara, tem o Russel, Chamberlain, Abdul Jabbar, Duncan, Robertson, Magic, Jordan, Bird, Shaq, Kobe, Olajuwon… Já foi 11. Ele estaria ai na briga com os dois Malone, Stockton, West, Kidd, Baylor, entre outros jogadores. Acho que top 15 ele não entra.

  • rodrigo

    Eu diria top 30

    • Zack Batista

      Sim Rodrigo, eu consideraria isso tbm!

  • Vitor Medson

    Para mim ele é Top 5 PF All time: KG , Timmy , Barkley , Dirk , Karl Malone.
    Ps: Não nessa ordem.

    Agora Top 15 NBA All time eu creio que não.

  • AlexT-Wolves

    No Meu top 15 não mas na NBA teve tantos monstros. Só dos Big Man tem varios ( Tim Duncan,KG, Karl Malone, Shaq, Hakeem , Jabbar e muitos outros que infelizmente só da pra saber lendo sobre a Historia

  • Fernando

    What? Jogador sem defesa e amarelão! Tem um título por ter pego um heat ainda em formação. E ainda assim venceram na sorte.

    • Heat em formação? NENHUM TIME QUE CHEGA A FINAL ESTÁ EM FORMAÇÃO! Um time que tinha Nowitzki, Kidd, Chandler, Marion, Stojakovic, Barea venceu na sorte? Dirk, um jogador que foi decisivo nas finais (mesmo com o dedo quebrado e com resfriado!) um jogador amarelão? CARA, QUANDO MAIS DISTANTE VOCÊ SE AFASTAR DO TECLADO PARA OPINAR, MELHOR!

      • Jogador Estrela!

        Como você pode gastar seu português com um ignorante deste tamanho? kkkkk.

      • Faz bem colocar certos ignorantes em seus devidos lugares…

    • é cada comentário que a gente lê hahahaha, melhor ler isso do que ser cego.

    • FelipeB.

      Só rindo de uma criatura assim.

    • DirkMito

      Um cara doente desse devia morrer serio mesmo

    • Manjador de NBA via 2K detected

    • CosmeCelta

      KKKKKKKKKKKKKKKKKK CA-LA-DO !

  • O Dallas Mavericks de 2011 foi o unico time que eliminou Kobe Bryant, Kevin Durant e Lebron James num mesmo playoff e com o record de 12-3 nessas séries todas.

    • Jogador Estrela!

      O Lakers perdeu por problemas de vestiário. Se tudo tivesse normal dentro do vestiário Lakers, se calhar o Lakers levaria essa série em 4-1 ou 4-2.

  • rhafaheat

    É muito complicado isso, quer ver só uma coisa, quem foi melhor Jason Kidd ou Nowitzki ? Eu fico com o Kidd. Daí já se tem uma base de quanto complicado é dizer que ele figura no top 15. Acho que top 30 tá de bom tamanho, e olhe que já é um feito sensacional.

    • vveiga1

      Acho kidd melhor de certo modo, mas o foda dessas discussões entre melhores sempre é pelas posições. São duas posições completamente diferentes. Kidd tinha jogo para servir outros jogadores, mas ainda pegava rebotes. Um jogador raro para a posição. Já dirk é raro para a posição também. Se você reparar um jogador da sua altura com a técnica dele no arremesso? Isso não se ver. A precisão dele de 3, no lance livre e nos lances de quadra em geral é absurda. O arremesso dele, na minha opinião, é o mais “inbloquiável” que já vi. O cara ofensivamente é disparado um dos melhores jogadores da história da liga. E não é só bloquear o dirk que é difícil, mas contestar de qualquer maneira é complicadíssimo. Você vê que o arremesso dele mesmo aparentando desequilibrado ele consegue meter. É um jogador monstruoso. Não acho que seja abaixo do kidd no geral. Tanto que mostrei que de certo modo kidd é melhor. De outro dirk é. A maioria dentro desse top 30 são jogadores que para um pode tá no 30 e para outro no 15. É relativo para cacete.

  • ahahahahah top 30??? jamais. Não digo isso pelo anel em 2011 não, mas por ser o melhor 7,0 foot shooter da história. Sempre honrou a camisa do Dallas com um estilo único de jogo, one leg fadeaway(agora o Durant também…). Essa minha opinião é indiferente ao anel de 2011 (que foi muito mais trabalho em equipe do Dallas do que individualismo “Nowitzkiano”). A importância dele e o que ele significa para o Dallas o elevam a um nível extratosférico de idolatria e merecimento indiscutível. Logo, é sim, no mínimo, Top 20. “The Germanator Larry Bird”

  • Alan Tadeu

    Minha opinião Dirk pode ser colocado no minimo Top 20 e ser considerado o melhor europeu que jogou na NBA só os numeros dele comprova o feito dele na liga, tbm ñ é facil um jogador sair da europa e se adaptar e criar um estilo de jogo na NBA, ele tem lenha pra queimar ate aos 38, 39 anos pois seu jogo ñ é fisico mas sim tecnico e ele nunca sofreu uma lesão tão seria q possa atrapalha- lo agora. Sou mt fã desse cara e torci mt pra q ganhasse do heat em 2011

  • MARTIN

    SIM, ele é um dos 15 melhores da história.

  • Temporada 2002-2003 fantástica, os playoffs de 2011 ele decidiu contra Lakers, Thunder e Heat. Merece a discussão… Nowitzki, Duncan e Garnett (depois Pau Gasol) são jogadores muito inteligentes porque durante a carreira tiveram que se adaptar a função de pivô e nem isso afetou o rendimento deles.

  • aluyson

    Top 30. 25 se chorar bem. Não passa disso.

  • South Beach

    Top 50 está d bom tamanho.

  • Raphael Maia

    Talvez Top 10, dos que o Carslile sitou ainda o vejo na frente do Shaq, e numa briga equilibrada com Olajuwon, talvez se conseguisse mais um título até o fim da carreira…

    • Bah briga equilibrada com o Olajuwon já é piada. Cara se tu bota no papel mesmo ele pega top 20 e olhe lá.

    • Frente do Shaq????? Eu li isso??

  • Marcos Efraim

    media de 22 pts por jogos, sem comentario

  • Jogador Estrela!

    Eu diria que isso é discutível. É impossível dizer que o Dirk é um excelente PF mas acho que é muito forçado dizer que é TOP15 da História. Não quero tirar mérito nenhum, é um PF fantástico como disseram em cima ”imbloqueável” mas acho forçado dizer o TOP15 de todos os tempos.

    • Jogador Estrela!

      É impossível dizer que o Dirk não é um excelente PF mas acho que é muito forçado dizer que é TOP15 da História *

  • Carlisle só está dando uma moral pro seu jogador. Dirk é um dos maiores da história, porém a NBA não se resume nos caras de hoje somente, ou então pós-Jordan, a NBA é e ja foi muito maior que isso. Questão de PF, ele revolucionou o jogo longe do aro pela sua altura, porém dizer que não é nem top 5 PF da história não é absurdo. Bob Pettit, pra quem não conhece, foi 10x All NBA, tem 2 MVP e médias de 26/16 na NBA, travando batalhas com Russel. Elvin Hayes é top 10 scorer e rebounder (estatísticas realmente importantes). Kevin McHale merece reconhecimento. Então essa questão de posição em alguma lista, vai ser pessoal. NUNCA um jogador vai ser o melhor, unânime, em alguma lista. Dirk, para mim, é top 20-25 all time e está dentro de um top 5 na posição.

  • JJÚNIOR

    De todos os tempos acho que é complicado falar. Gosto de escolher por décadas. Dos anos 2001 a 2010 ele foi certamente um dos melhores. Considerando 2010 como a temporada 2010/2011 onde se sagrou campeão. Acredito que top 5 dessa década.