Para Shaquille O’Neal, LeBron não deve entrar em “caça frenética” por títulos

LeBron James deverá deixar o Cleveland Cavaliers e assinar com um novo time dentro de semanas, buscando chances mais concretas de conquistar o quarto título da carreira. Mas, se o ex-pivô Shaquille O’Neal pudesse dar um conselho ao craque, ele diria para que não paute sua escolha apenas na perspectiva de conquistar mais anéis de campeão. Que não cometa, basicamente, o mesmo erro que ele cometeu.

“Meu problema no fim de carreira é que estava tentando calar todo mundo e sendo egoísta. Após conquistar os três primeiros, todos diziam que não conseguiria outro. Fui lá e venci o quarto. E, depois disso, disseram que não poderia vencer mais – e, então, comecei a trocar de equipes freneticamente só para provar o contrário. Não precisava disso”, contou o ídolo do Los Angeles Lakers, em entrevista à ESPN.

Após conquistar seu quarto campeonato, atuando pelo Miami Heat, O’Neal passou por três franquias – na tentativa de manter-se em elencos competitivos – nas três temporadas derradeiras da carreira. Suas breves passagens pelo Boston Celtics, Phoenix Suns e Cavaliers não levaram aos sonhados títulos e, seguramente, não vão ser lembradas pela maioria dos torcedores em um futuro bem próximo.

“Há muito tempo, alguém ensinou-me que o livro da carreira de um jogador já está escrito ao chegarmos nos últimos anos de sua trajetória profissional. Você só pode adicionar páginas, colocar algumas notas de rodapé. O livro de LeBron, para mim, já está escrito: deixou sua marca na liga, ganhou três títulos e já é uma lenda tão grande que discutimos se é melhor do que Michael Jordan”, justificou o ex-astro.

Os argumentos de O’Neal são combatidos pela carreira de Jordan, que o ainda ala do Cavs já definiu como “o fantasma que persegue”. O considerado maior jogador de todos os tempos conquistou três dos seus seis títulos já nos últimos anos de sua segunda passagem pela NBA – o último deles, inclusive, aos 35 anos. Ainda assim, Shaq não vê benefícios inquestionáveis nessa caça frenética por mais troféus.

“Eu acho que o pensamento de LeBron agora seria algo como ‘quero vencer quatro títulos antes de Stephen Curry’, por exemplo. Mas, se fosse ele, depois de tudo o que vivi, não iria atrás do quarto, quinto e sexto anéis de forma desenfreada, sem importar o custo. Isso já não importa. Esse homem é uma lenda da NBA e seu livro já está escrito desse modo”, reforçou o integrante do Hall da Fama.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Mathias

    Ele tem certa razão. Não é legal para o Lebron ou qualquer outro jogador ficar pingando de franquia em franquia para tentar ganhar um anel. Isso até pode manchar a imagem de um jogador. Mas por outro lado, eu acho ainda pior ainda um jogador competitivo como o James ver uma temporada começar já sabendo quem vai ser o campeão, como aconteceu nos últimos dois anos, e não se movimentar.

    • Marcio

      Isso também e cruel e ele sabe que se permanecer nos Cavs dificilmente ele vai pra final de conferencia. Ele ganhou 2 anéis na pura sorte, aquela bola de 3 do Allen no ultimo segundo do jogo contra o Spurs e aquela de 3 do irving contra o Warriors; Capaz do Lebron tenta cava uma vaga no Warriors

      • Mathias

        Na pura sorte também não né. Ele arrebentou em Miami. Em 2015 contra os Warriors não foi só aquela bola do Irving não, os times eram bem mais equilibrados. O que fodeu a liga foi nosso amigão Durant, convenhamos. E não creio que o James seja bunda-mole ao ponto de querer ir para o GSW.

  • Poli Canassa

    Da pra entender qq uma das duas decisões possíveis: se ele resolver ficar por amor a Cleveland, é compreensível (mas nem tanto, pq o time tá horroroso, o técnico então kkk) e se ele resolver ir para um time brigar por título tbm é, afinal não dá pra esperar um cara do nvl dele simplesmente abrir mão de ter um time competindo com os grandes.
    Única coisa que decepcionaria mt é ele indo pro Warriors pq seria mt mais que atalho, nas creio (99,9% de ctz) que isso não acontece.

    • Marcio

      Se ele tiver oportunidade de ir pro Warriors ele vai pode ter certeza disso… Lebron quer no minimo mais 4 títulos, custe o que custar!

      • Jefferson Cavalcanti

        LeBron vai pra onde ele quiser, cara. Se ele quiser vir jogar no Flamengo vão arrumar um espaço pra ele.

      • Rafael L

        Jamais iria, ele n vai pra um time q surrou ele nos últimos anos e ainda pega foto dele fazer deboche na comemoração do título, seria mt pior q o Durant

        • Marcio

          Esses caras nao tem vergonha na cara, Durant foi zoado e esculachado e rumou pra la!

      • Poli Canassa

        Que qq time arruma espaço pra ele é uma ctz. Mas não acho que ele vá pro GSW pelo histórico.

    • Dudu Ferrero

      sinceramente eu n acho o time do Cavs ruim, eu acho sinceramente q so precisa de um pivo monstro la, e um tecnico q saiba organizar a equipe
      Hood e Clarkson podem xingar ele mas pra mim sao 2 jogadores q em seus antigos times eram uns animais vindo do banco e mudam totalmente o ritmo de jogo, o Lue nao sabe posicionar os caras pra tirar o melhor deles

      • Vinícius Maia

        Cara, o Lue é tão fraco, que dificilmente você vê uma jogada de pick ‘n roll no Cavs e estamos falando de uma movimentação básica, que até técnicos de times de base no Brasil conhecem e utilizam. A tática do Lue é sempre a mesma: LeBron segura o jogo e tenta resolver atraindo a marcação. Se ele não conseguir resolver, passa para alguem livre na linha dos três. Se os jogadores do times estiverem inspirados nos arremessos de três, ótimo, a vitória é certa. Mas se a bola não estiver caindo, a derrota é certa. Já vi o Cavs enfrentando times com defesas pífias no garrafão e mesmo assim, o Lue não soube explorar isso. O time continuava arremessando de três como se não houvesse amanhã, mesmo se a bola não tivesse caindo.

      • Poli Canassa

        Eu acho o time do Cleveland ruim por uma combinação de fatores, mas sem dúvida o técnico é o que pesa mais.
        Só que tbm não dá pra descartar que tem uns que são peladeiros demais.
        Junta isso com Lue, dá uma bomba atomica.

        • Edgar Suquina

          Poli, vocês falam que o time do Cleveland é ruim, mas foram eles que chegaram na final da NBA esse ano. Se esse time é ruim então o que são os que ficaram pra tras? acredito que se o KI estivesse no time do CV hoje a historia seria diferente. não estou dizendo que o CV ganharia o titulo, mas não acredito que a serie seria varrida. Mas como é o papai Lebrom, vale tudo, se o time ganha, ele foi um monstro, se perde são os companheiros que não ajudaram. Não a toa o KI saiu fora por causa desses holofotes sempre focados no LBJ, mesmo quando KI fazia 40 pontos…

          • Llipe LeDrain

            Me diga um desse time do Cavs que mereça holofote sem ser o LeBron? Até o Love que seria alguém que se espera algo a mais teve um rendimento abaixo do esperado.

          • Edgar Suquina

            Llipe, Final de 2016: KI faz a bola do jogo e do titulo; quem levou a coroa de flores: LBJ. Final de 2015. KI se Machoca CV perde para o GSW: culpa foi da lesão do KI. Então, é o que eu disse lá em cima. os holofotes são sempre para LBJ. só lembrando: não estou colocando em questão o quanto ele jogo. porque para mim ele está entre os grandes da NBA.

        • Dudu Ferrero

          olha o time do nets foi o terceiro melhor ataque e o segundo time q fez mais cestas de 3 na liga, e so tem jogador que seria banco na maioria dos times, e mesmo assim conseguiu quase 30 vitorias

          entao tecnico influencia demais, rotatividade e posicionando é so o tecnico q treina..

      • Llipe LeDrain

        Sinceramente esse time do Cavs sem o Lebron briga pela first pick fácil amigo. E sobre o time em sí do Cleveland o LeBron tem culpa também pois ele escolheu formar essa panela. Ele escolheu ganhar o máximo e por consequência não ter CAP para reforçar o time, é bem simples na NBA atualmente ou você almeja dinheiro ou título, algum sacrifício é necessário para ser campeão. Curry pediu o máximo, Duarant deve pedir o mesmo, se o KT pedir também e o Green também a hora do GSW vai chegar também.

        • Dudu Ferrero

          pode tirar o contrato do Lebron q mesmo assim o cavs estaria acima do limite nao ia adiantar absolutamente nada, e o Lebron montou a panela ok mas jamais pensou que o Irving pedisse pra sair….

  • djwhites

    Eu concordo 100% com o Shaq…..que o lebrão encerre a carreira do cavs e seja feliz mesmo sem ganhar mais nada…….ficar correndo atrás de panela a essa altura da carreira vai dar uma bela manchada no seu legado. …..

    • Dudu Ferrero

      o Lebron falou q seu sonho é jogar com Lebron James Jr, isso so poderia acontecer em 6 anos com ele com 39,. o cavs teria ele por um bom tempo ainda caso ele n mudasse mais

  • Jumping

    Ir para um terceiro time não seria o fim dos tempos, no entanto LeBron é uma estrela e tem potencial de atrair outros jogadores para o seu redor e montar um time competitivo.

    • Rafael L

      Os grandes astros n querem jogar com ele, é mt vaidade na nba, o cara puxa os holofotes demais, irving fazia 40 pontos e ainda diziam q lebron tava só

  • Rato de Chicago

    Jordan, kobe, dirk, duncan e outros mais esses tem legado lebron é um cara super talentoso que toma as decisões erradas está abaixo desses caras

    • Marcio

      Não acho, apesar de não gosta do Lebron ele e mostro e não acho que trocar de franquia o torna inferior a esses caras!!

    • Dudu Ferrero

      eu n acho q ele fez nada de errado ate agora, o Shaq apenas falou pra n cometer o erro d ficar andando de equipe em equipe agora atras de titulos, isso ainda n aconteceu (mas n duvido q venha a ser)

    • Igor Almeida

      Então o cara que conquistou o título pela equipe nunca antes campeã, pela virada na final como foi, na cidade praticamente Natal e que vivia uma seca de títulos a mais de 50 anos não tem legado?

      • Llipe LeDrain

        Legado tem, só não a nível Kobe, Jordan, Dirk e Duncan.

      • Rato de Chicago

        Legado ele tem mas essa obsessão por ser maior que Jordan a todo custo está manchando seu legado vc disse que ele deu esse título histórico ao cavs aí te digo antes disso foi a Miami pra se unir a Wade e Bosh por anel esse é o outro lado do seu legado nunca Será igual a Jordan Kobe Duncan e dirk

  • Rato de Chicago

    Eu fico imaginando se jordan tivesse se unido aos celtics de bird ou aos pistons dos bad boys ou ainda aos lakers de magic com certeza teria uns 10 titulos mas ainda bem que nao fez isso pq perderia seu legado titulo não é tudo

    • jordan g.o.a.t

      claro, pq ele sempre soube de sua capacidade, e durante os anos o BULLS foi dando bom jogadores ao seu redor, e deve a cereja do bolo q foi o PIPPEN, trocar de time pra ganhar um anel sempre vai manchar seu legado, e mesmo com desculpinha q não tinha jogadores bons ao seu lado e etc. mais quando teve perdeu pro poderoso MAVS hahahahaha

  • Vinícius Maia

    Enfim, eu concordo com o shaq em partes. Eu acho que não é legal para o legado de um jogador mudar de time tantas vezes como ele fez no final da carreira numa busca desenfreada por títulos. No caso do shaq, talvez seu legado tivesse sido ainda maior se ele tivesse permanecido no Heat ou quem sabe até ter voltado para Orlando para encerrar a carreira onde tudo começou. Por outro lado, shaq já em sua passagem pelo Heat estava num declínio físico e técnico acentuado. Acho que ele tinha sua 33, 34 anos nessa época. Já o LeBron, vendo o nível em que ele jogou na última temporada e suas condições físicas, não é difícil imaginar que ele chegue aos 37 anos jogando em altíssimo nível. Se compararmos o LeBron de hoje com o LeBron de 2013 com seus 29 anos de idade, é fácil notar que houve um declínio físico, mas se comprar LeBron com Jordan e Kobe aos 33 anos, é fácil notar que FISICAMENTE o seu rendimento ainda está num nível altíssimo e por isso eu não duvido que veremos o LeBron apresentando um basquete de altíssimo nível aos 37, 38 anos com condições reais de conquistar mais títulos. Considerando isso, uma nova troca de time para buscar mais títulos talvez não seja ruim para o seu legado.

    • Marcio

      Concordo!

    • Maurilei Teodoro

      Concordo

    • Wilker Pereira

      Nao concordo de todo com seu comentario, Jordan aos 35 anos foi MVP , MVP finals, cestinha da liga , all nba first team e first team defense , entao nao creio que com essa idade Lebron estava ,melhor que ele

      • Vinícius Maia

        Eu falei de condicionamento físico. Tim Duncan com 37 ou 38 anos foi forte candidato a defensor do ano, mas isso não altera o fato de que Tim Duncan estava em decadência física. Se você assistir vídeos ou até partidas completas de Jordan e Kobe antes dos 30 anos, vai ver que ambos eram jogadores muito explosivos quando jovens, mas a medida que foram envelhecendo, principalmente quando entraram na casa dos 30, o estilo de jogo mudou muito e era visivel que eles já não tinham o vigor físico de outrora. Isso não quer dizer que eles se tornaram jogadores ruins, não é a toa que Jordan ganhou mais três títulos, mas eles tiveram que se reinventar e se adaptar as suas limitações físicas.

        Como eu disse no meu comentário, se você comparar o LeBron com 29 anos (que para mim foi o seu auge físico e técnico) com o LeBron atual de 33 anos, você vai notar um leve declínio físico, mas se você compará-lo com Jordan e Kobe na mesma idade, vai ver que FISICAMENTE, ele está mais inteiro do que eles e por isso eu digo que ele poderá ter uma carreira mais longínqua jogando em alto nível do que os jogadores citados.

        Volto a repetir para ser bastante enfático: eu não estou comparando nível técnico do LeBron com Duncan, Kobe e Jordan, eu estou falando de longevidade jogando em alto nível.

  • PaquetáBrazilianLegend⚽🏆

    Cara, sensacional esses comentários do Shaq.Ele foi extremamente sincero ao falar do fim de sua carreira, e eu senti o mesmo nele quando ele começou a trocar de time como a gente troca de cueca.
    Belas palavras.

  • Dudu Ferrero

    O Shaq falou que se pudesse voltar no tempo nunca teria saido do Orlando Magic, eu acho que ele quis dizer q vc tem q estar feliz aonde vc esta e dando seu maximo, sem se preocupar com o resto, mas n é facil kk povo tem seus objetivos e um pouco de ego tbm

  • O Pensador

    Lebron James não vai querer ficar no cavs tomando varrida do gsw pelo resto da sua carreira que já está perto do fim , vai panelar forte para conseguir pelo menos mais uns 2 anéis !!

    • evandro de medeiros bacelar ba

      Nesta temporada nem tomaria varrida do GSW se ficar no cavs

  • Albert Medeiros

    Porra, que foda concordo com o Shaq, e os fãs tem q ignorar os papagaios que só sabe repertir “6 aneis”.

    • Jefferson Cavalcanti

      E esquecem que Robert Horry, um role player, tem 7 e Russell tem 11.

      • Albert Medeiros

        Nessa hora todo mundo esquece do Bill,kkkkkk

      • Guga Goll

        Sinceramente, eu não entendo quando colocam Horry nestas discussões. É óbvio que quando estamos falando de jogadores com mais títulos é de FP e não de role players.

        • Jefferson Cavalcanti

          É contra argumentação pra quem usa títulos como argumento único e esquece todo o resto.

          • Wilker Pereira

            Mais ainda assim falar do Horry e desrespeitos os players all time!!!
            E querendo ou nao , numa discussao de melhores de sempre os titulos e um argumento que pesa muito na discussao!! porque vc acha que o Pele abre sempre a boca para dizer que ganhou 3 mundiais?
            Quando o nivel dos jogadores e parecido , o argumento de titulos devem entrar para desempatar , porque se so contasse records o Wilt manda lembrancas e diz que e o GOAT!! tem mais records que todo mundo!!

          • Jefferson Cavalcanti

            Viu como a discussão não pode ser reduzida só a uma coisa?

            Eu deixei bem claro que é pra quem usa como argumento único.

    • jordan g.o.a.t

      os sapatos do JORDAN são muito grandes pro LEBRON, não precisa nem botar titulos na mesa pra provar q o unico GOAT q existe e existira sempre será o JORDAN, não tem comparação!!!

      • Albert Medeiros

        Ok.

    • Rato de Chicago

      Cavs em 82 partidas rumo ao tank 6 anéis como protagonista é pra quem pode LeBron tem muito talento mas pouco tutano mais um título com cavs Valeria mais que 3 por aí a fora

  • Andrei

    Entendo o Shaq e acho que ele está correto, a grande questão colocada por ele é ficar pulando de galho em galho… Lebron tem que ser preciso… fechar com um time competitivo que vai lhe garantir mais uns 3/4 anos em alto nível… não dá pra ficar um ano aqui e outro ali…

  • Lebron não precisa provar nada a ninguém. Essa busca desenfreada faz parecer justamente ao contrário, o que é um ciclo vicioso. Por melhor que seja, ele nunca vai atingir as expectativas de todos.

  • Jefferson Cavalcanti

    Sensacional os comentários do Shaq.

    O Lugar de LeBron sempre será Cleveland. Ele pode ir pra outro time e ganhar títulos até encerrar a carreira. Nenhum valerá tanto quanto o título de 2016.

    O Cavs ainda pode se mexer. Dá até pra adicionar Kawhi pra jogar ao lado de LeBron.

    • Rato de Chicago

      Deve ser duro um dia vc esta no Spurs e o outro num cavs da vida parece time de NBB cavs nunca vai atrair grandes jogadores não tem ku pra isso

  • Guga Goll

    Ele deve sair pra ir em um time competitivo e não para perseguir anéis. Este ano quase foi eliminado duas vezes no leste. Na próxima temporada é provável que nem vá a final de conferência se os cavs ou ele não se mecherem.

    • Wilker Pereira

      Trabquilo , que enquanto ele estiver no leste concerteza ganha a conferencia , pelo menos mais uns 2 anos,!!! e os vices continuarao somando na sua conta, a nao ser que forme uma panela master para derrubar os Warriors!!

      • Llipe LeDrain

        Sinceramente? Acho difícil ele ganhar do Celtic com o time completo é só pensar que os dois principais jogadores da franquia estavam no estaleiro né.

  • O Pensador

    Woj : Pop e Leonard se encontram na California é Leonard falou que quer ser trocado e que não tem mais conversa , clima lá azedou e não tem mais jeito , seu destino preferido são os Lakers , mais tb jogaria no Clippers e ainda falou que se não for trocado para um dos dois em 2019 irá pra L.A independente se for pra qualquer outro time , Spurs ficou sem mto poder agora para conseguir algo valioso pelo Leonard !!

    • Daniel Nogueira

      Vi isso ontem. Já não bastava pedir pra ser trocado. Agora, com essa afirmação, ele acaba de ferrar com qualquer trade do Spurs que não seja o Lakers (eca!). Criamos um monstro. Spurs tá uma bagunça por causa de um jogador apenas. Pode mudar o nome da franquia para San Antônio Kings!

      • Llipe LeDrain

        Não sabemos os detalhes do problema dele com o Spurs, isso pode muito bem ser uma vingança dele no sentido de tenta prejudicar o Spurs pois o time o prejudicou. Não vou entrar no mérito de quem esta certo ou errado, mas passa essa idéia para quem vê a situação de longe.

    • Vinícius Maia

      O encontro já rolou? Pelas notícias que eu li, eles ainda nem se encontraram. Eles vão se reunir hoje, mas pelo que li, ainda não aconteceu.

    • Diego Costa

      Pick 12 ,13 e Harris é um ótimo pacote.

  • Gustavo – #LeBronGOAT

    Acho que o Shaq n gosta dessa ideia porque n tem o reconhecimento que desejaria no Magic. Ele msm ja disse que se pudesse voltar atrás nunca teria saído de lá.
    LeBron quer ficar em Cleveland (tanto que ta tentando recrutar jogadores), mas mais do que isso ele quer vencer, acho que ele só tem que tomar cuidado pra onde vai ir, pra n ficar perambulando de time em time procurando titulo igual o Shaq fez. Escolhe um time, e aposenta mais um número, isso seria histórico tbm.
    Espero que ele fique em Cleveland.

  • Jeck Dias

    Shaq foi bem nas palavras. Pq Jordan, Magic,Bil Russel e Kobe senpre seram lembrados pelo amor a franquia. Esse negócio de sair e ganhar depois voltar e depois sair novamente fica chato. Pois todos sabem que a história dele já está escrita de forma brilhante. Então fica em casa

    • evandro de medeiros bacelar ba

      MJ lembrado por amor a franquia, mas qdo voltou a jogar foi parar no Wizzards ..rs

      • Cvrtlik

        Ele foi só jogar…

      • Edgar Suquina

        O motivo que levou o MJ ao Wizzard na sua terceira passagem pela liga foi porque ele era socio do time, e era mais uma jogada de Marketing do outra coisa. No seu auge sempre foi Chicago Bulls.

  • É curioso do caso do LBJ, porque saiu de ser odiado para ser amado pela NBA.
    Hoje, se ele trocar de time, tudo bem, todo mundo entende e apoia; se ficar, ele possivelmente terá mais críticas do que elogios. No fim das contas, tudo vai depender de como ele vê a situação em que está e se seu posicionamento será derrotar Jordan em termos de título ou ficar por amor a Cleveland. No primeiro caso, a saída é certamente o movimento mais correto…

    • Vinícius Maia

      Eu acho que uma saída do Cavs, considerando a situação atual, não mancharia o seu legado, como eu já escrevi abaixo, mas por outro lado, eu me pergunto se um título pelo Cavs contra a máquina chamada GSW não seria maior para o seu legado do que três ou até quatro títulos com um Big Four no Lakers, por exemplo. Eu sinceramente não sei como é a cultura nos EUA no que diz respeito a valorização do legado de um jogador, mas eu tenho a impressão que não é só aqui no Brasil que os torcedores e até mesmo analistas valorizam o fato de um jogador ser “fiel” a uma franquia.

      • Cvrtlik

        Presta atenção no Dirk, Duncan, Kobe, Jordan…, sim, pra mim ser o jogador da franquia vale mais que ser um paneleiro ou Durant da vida. Ficar trocando de time é coisa de jogador mediano, não deveria ser o caso dos melhores. Esses deveriam agregar valores ao seu time e não ir atrás dos outros para ganhar. Por isso Lebron foi criticado e Durant nem se fala, pois este chegou ao ápice de ir para o time mais forte em vez de lutar para derrotá-lo.

        • Edgar Suquina

          Aonde assino? Gosto muito de ver a forma com o LBJ e KD jogam. para mim são grandes jogadores sem duvida. Porem, a fidelidade pelas suas franquias não é o forte de cada um deles, pois acredito que os valores que eles buscam não está atrelado a querer se fortalecer dentro da franquia que está, para depois derrotar o seu maior oponente. É só analisar a historia no MJ e ver o quanto ele apanhou do Detroit e como ele foi se fortalecendo e procurando peças que o ajudariam a virar o jogo. Para mim caras como esses que sitastes no teu comentario são exemplos de como se construir uma lenda, com valor, não uma maquina de ganhar titulos e bater recordes para virar uma lenda.

  • O Pensador

    Bomba Woj : Charlotte trocou o Howard pelo Mosgov dos Nets !!

  • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷

    MDDC! O valor de troca do Dwight Howard! Vai jogar por todos os times até encerrar a carreira! rs. Pode ser um sinal de q o Hornets deve ir para um rebuild. Kemba será o próximo?
    https://twitter.com/wojespn/status/1009426530005643265

    • Gustavo – #LeBronGOAT

      Vc acha que o Kemba vale a pick 8?

      • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷

        Eu acho q vale. Kemba é um dos meus jogadores favoritos.
        Só q como as duas equipes estão acima do CAP, vai precisar de mais do q uma simples oferta de pick 8 pelo Walker.
        Ele tem um estilo de jogo semelhante ao do Irving (menos o potencial, já q o Kyrie é mais novo, e o excelente arremesso de 3 pts.), pode dar certo no Cavs.

        • Gustavo – #LeBronGOAT

          Adiciona o Jr pra bater o salário e da mais uns 3M pra eles pagarem a multa da rescisão do ultimo ano e fica tudo bem. KKKKKK

        • evandro de medeiros bacelar ba

          Porém fisicamente e confiável e Irving não.. rs

    • Vinícius Maia

      Puts, o Cavs podia ter tentado uma troca pelo D12 hein?! Mosgov não tá valendo muito mais que J.R Smith e Tristan Thompson kkkkkk

      • Gustavo – #LeBronGOAT

        Acho que Jr seria até melhor, pq o ultimo ano de contrato dele só tem garantido 3M. Mozgov tem 16M no ultimo ano.

        • Vinícius Maia

          Pois é. O unico risco para o Cavs nessa troca seria que D12 tem fama de “incendiar” vestiários. O Hornets deve ter sido a primeira equipe em que o D12 passou em que não se ouviu falar em problemas no vestiário. Ele poderia ter problemas com o LeBron, mas ainda acho que era um risco que valeria a pena correr. Mesmo com problemas nos vestiários, considerando sua passagem pelo Houston, eu acho que ele entregaria mais que J.R Smith em quadra kkkkkk

          • Gustavo – #LeBronGOAT

            É acho que o Cavs poderia ter se aproveitado nessa, mas como estamos acima do CAP, teriamos que mandar mais um jogador pra bater salário, e o Hornets quer abaixar os salários pra n pagar multa.

      • Llipe LeDrain

        Olha a que ponto chegamos, o de melhor valor é aquele que o contrato esta mais próximo do fim para a franquia se ver livre. Nunca imaginei que chegaria nesse nível a avaliação kkkkkkkkk.

    • Tiago

      Cavs deu mole, não? Daria pra tentar pegar Howard + Kemba, e talvez sem perder o Love, que poderia servir pra mais uma troca boa.

      • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷

        Não acredito q ele fique no Nets. Deve rolar algum buyout, ou rescisão de contrato. Acho q não faz sentido para o Nets manter o Howard na equipe, tendo o Jarrett Allen, e ainda o Okafor por lá.

        • Guilherme Petros

          Se ele topasse ser reserva, o buyout poderia ser no Okafor. Mas isso são chutes meus sem nenhum fundamento…

        • evandro de medeiros bacelar ba

          Okafor deve ser dispensado, já mostrou que não serve para nada…maior Bust dos últimos tempos

    • Guilherme Petros

      Isso só mostra que o Howard mais atrapalha que ajuda… O Mozgov, pelo menos, só atrapalha seu CAP… rs

  • Guilherme Petros

    “seguramente, não vão ser lembradas pela maioria dos torcedores em um futuro bem próximo.”
    A maioria já nem lembra… hehehehe Sério, esses últimos anos do Shaq foram sofríveis…

    • Vinícius Maia

      Eu já torcia pelo Cavs e me lembro com tristeza da passagem dele por lá. Como você disse, foi sofrível.

  • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷

    Mas foi tipo se livrar de um lixo msmo! picks de 2º rodada e a famosa “Cash Considerations”” PQP. Já ñ bastava a negociação q o Hawks fez com ele!
    https://twitter.com/ShamsCharania/status/1009427540090540032

  • Paulo Sérgio

    NINGUEM VAI FALAR QUE MEU NETS GANHOU A TROCA?

  • evandro de medeiros bacelar ba

    DH poderia ter sido trocado por T.T já que foi pelo Modo que tem o mesmo salário e nem aproveitado pelo temido Nets foi

  • Gabriel De Oliveira Meira

    Tá com medo do LeBron ter mais títulos que ele e inconscientemente revela o medo disfarçado de conselho e preocupação!

    • Gabriel Bandeira

      kkkkkk nego viaja. Realmente Shaq aparente estar mt preocupado rs

      • Llipe LeDrain

        Isso que ele falou deve ser uma piada, melhor nem levar a sério.

      • Gabriel De Oliveira Meira

        Tudo é uma viagem…

  • Cvrtlik

    As coisas mudaram no esporte. Antes você tentava jogar bem. ganhar jogos e depois no final da carreira se analisava sua carreira e assim seu legado.
    Agora a relação de causa e efeito está trocada, uma coisa que deveria ser a consequência agora é o pensamento inicial de atletas. Eles trabalham desde o início para bater recordes.

    • João Simplicio

      Fora q nos esportes COLETIVOS, os indivíduos tão recebendo mais valorização e reconhecimento do q o todo!

  • alan
    • GuiperHeat

      kkkkkk engraçado

  • Yan

    Deveria ir pro Sixers, jogar por, sei lá, uns 3 anos lá e terminar sua carreira nos Cavs. Vai ser muito feio ver ele pingando de franquia pra franquia.

  • LeoBp

    Eu acho que o Lebron pode estar fazendo isso, neste exato momento, indo pra Los Angeles…
    Ele já tem duas casa lá, tem negócios lá, tem esse a industria de filmes, que ele ja ta pensando em alcançar…
    Essa escolha é muito maior do que ganhar mais um ou outro anel…

    • O Pensador

      Exato , ele vai pra L.A para jogar até aposentar , e depois morar por lá msm , que já seus negócios são todos lá !!

      • LeoBp

        Eu ainda acho que ele ganha uns dois titulos no Lakers, caso vá pra lá. Vai aposentar uma camisa em Los Angeles, também…

  • Michael James

    Li essa notícia esses dias no site The Playoffs, só q lá ninguém comenta, então vou comentar aqui. Shaq tá certo qdo diz q o livro do Lebron já tá escrito, q já é uma lenda. Todos q acompanham a NBA devem se sentir privilegiados por poderem ver uma lenda viva ainda em atividade, e o melhor disso tudo é q, independente se ele conseguir ser campeão d novo ou não, teremos pelo menos mais uns 5 ou 6 anos para continuarmos tendo o prazer d vê-lo jogar. Qdo Jordan se aposentou d vez achei q nunca mais surgiria algum jogador q me fizesse ter gosto em assistir uma partida, mas, ainda bem, surgiram o Kobe e o LeBron. À todos q curtem a NBA, independente d pra qual time torçam, temos muita sorte d vermos o LeBron jogar. Qqer torcedor gostaria d tê-lo em seu time. Ele vai fazer muita falta qdo se aposentar. Tomara q jogue até os 40, se estiver em um bom nível.

    • Lucas

      Eu apostava que encerrava a carreira com 36 ou 37 mais no nível físico que ele tem pode ir mais longe, outro jogador que me faz ver jogos é Durant.

      • Michael James

        O Durant tbm é legal d ver jogar. Apesar d ser mais novo q o Lebron, é bem provável q os 2 se aposentem juntos. Durant pretende se aposentar com 35 anos. Até lá LeBron estará com 39 e então se aposentam juntos. Ainda restarão ótimos jogadores pra vermos jogar qdo eles se forem.

  • O Pensador

    Shaq sabe que se LeBron montar panela em Los Angeles a chance de uma dinastia e mto grande , ele msm fez a festa por lá ganhando um tri-campeonato , e com isso acontecendo ele vai ficando cada vez mais de escanteio em termos de ídolo em L.A onde já se tem o Magic , Kareem e Kobe na sua frente e ainda podendo ter o Lebron James tb !!

    • Acho que não é isso que ele quis dizer, a sugestão foi não trocar de times freneticamente, ido para lugares onde não terá identificação, e grande papel em uma eventual conquista. LeBron teria identificação com LA, ele é um astro e estamos falando de Hollywood, ele construiria uma dinastia para superar o Warriors, vamos supor, isso não seria só uma nota de rodapé, o que o Shaq quis dizer na minha interpretação seria entrar no LAL e se não der certo já sair em 2019, depois Rockets, depois Celtics, Knicks, coisas assim.

  • Michael James

    Até o Enes Kanter quer ter o Lebron jogando em seu time.