Paul Pierce: “Tatum será um dos maiores jogadores da história do Celtics”

A temporada do Boston Celtics terminou neste domingo. No entanto, para Jayson Tatum, esse é só o começo. O calouro liderou a improvável trajetória da desfalcada equipe nos playoffs, ficando a só uma vitória de conquistar o título do Leste. A dor da eliminação à beira das finais da NBA é enorme, mas o ídolo Paul Pierce prefere comemorar a ascensão de um novo astro na gloriosa história da franquia.

“Jayson é muito maduro e não soou intimidado pela responsabilidade do momento. Às vezes, novatos têm problemas para corresponder com tanta coisa em jogo. Não vimos isso nele. Não pareceu tímido, confuso. É óbvio que ele foi feito para jogar a pós-temporada. Jayson pode não ter as médias de outros novatos, mas mostra seu melhor nos playoffs”, elogiou o craque, em entrevista ao jornal Boston Herald.

Tatum era constantemente comparado a Pierce antes do draft do ano passado pelo refinamento técnico de seu jogo. O ex-jogador não conhecia o então prospecto em detalhes, mas, hoje, aprova o paralelo com orgulho. Mais do que isso, na verdade: acredita que o novato é um jogador ainda mais espantoso e talentoso, já que atuou duas temporadas a menos no basquete universitário do que ele.

“Eu vejo muito de mim mesmo em Jayson. Parece que ele está tentando vencer o adversário com a inteligência. Será imparável assim que ficar mais forte, a julgar pela forma como utiliza seu corpo para superar marcadores, criar separação e até por seu trabalho de pés. Mas eu tive mais tempo de NCAA para desenvolver-me, ficar mais forte. Essa é a parte mais assustadora de Jayson”, reconheceu.

Por essa semelhança entre seus jogos, Pierce acredita que pode (e quer) contribuir para que o jogador de 20 anos eleve seu patamar na offseason. “Eu adoraria fazer alguns treinos com Jayson nos próximos meses. Ele está dando sinais que é capaz de mais e vejo algumas coisas em seu jogo que posso ajudá-lo a aprimorar. Vou ligar para Danny [Ainge, presidente do Celtics] e ver se é possível”, revelou.

Tatum é um dos finalistas ao prêmio de calouro do ano na liga, mas a disputa está polarizada entre Ben Simmons e Donovan Mitchell. Muitos especialistas, porém, já projetam que o ala vai ser o melhor atleta dessa classe no futuro e a referência de Boston em um provável longo período competitivo. A história do Celtics é cheia de gênios do esporte e Pierce acredita que a franquia agora tem mais um deles.

“Eu acho que Jayson só está começando a conhecer seu potencial e arranhando a superfície do quão bom pode ser. Só vai ficar melhor e mais inteligente passando as férias treinando, refinando sua técnica. Ele só tem 20 anos e ainda não sabe que é um dos grandes, mas, quando perceber, saiam da frente! Esse garoto será um dos maiores jogadores da história do Celtics”, profetizou o veterano.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Danilo Celtics #Banner18

    amem senhor

  • Rogério Rodrigues

    Quem sou eu pra duvidar do Paulinho Pierce.
    A maturidade com que o Tatum joga é impressionante, tem um temperamento muito tranquilo, um arsenal ofensivo muito bom, jogo de pernas muito lapidado, arremessa muito bem, tem potencial pra ser um ótimo defensor ou seja Tatum tem tudo pra ser tornar a cara do celtics na proxima decada

    • LeBeautiful

      Ganhou muito respeito e admiradores pelos playoffs que fez, e nesse último jogo já deixou claro pra todos o que está por vir, nunca vi ninguém peitando o Lebron daquela forma, e ainda mais depois de uma jogada daquelas…. Ele e o Mitchell além de jogarem o fino possuem aquele espírito vencedor, não tremeram em momento algum, são destemidos e com certeza vão chutar muitas bundas nessa liga. 100 dúvida são os 2 melhores novatos, e diferente do australiano metido a besta eles parecem ter uma personalidade muito boa!

  • Apaixonei pelo jogo desse guri quando vi a facilidade dele pontuar desde a Summer League. Claro que o nível era bem inferior ao da NBA verdadeira, mas o jogo de pés e a qualidade do jumpshooting já eram bem claros:
    https://www.youtube.com/watch?v=RoU59hBwG5c

    Curioso é que eu pensava “Ah, pena que com esse roster com Irving e Hayward nós nunca veremos Tatum e Brown liderando o time” e foi justamente o que ocorreu na maior parte da temporada.

  • Marcelo Desoxi

    O menino Tatum é bom, filho da mãe…

    • LeBeautiful

      A mãe que por sinal começou bem cedo..tem jogador na liga que é mais véio que ela…

      • Marcelo Desoxi

        A mãe do Tatum tinha 19 quando ele nasceu… normal, complicado mas normal. rs

      • KlayMVP

        E ela ja é vó, minino “Teitúm” começou cedo também.

        • Guilherme Petros

          Caraio, é tipo o Rai, ex-São Paulo, que foi avó antes dos 40 – ainda era jogador profissional pelo SP… rs

      • Guilherme Petros

        Aaaaah, então já já tem parceiro de time dando uma urubuzada na moça…

  • Bruno Macedo

    Só faltou esse cara zicar o mlk

  • Marcelo Desoxi

    Um fato interessante que li em uma matéria americana. Parece que a mãe do Bradley Beal treinou a equipe de vôlei da mãe do Tatum no High School, rs.
    E aí, o Tatum que estava no sétimo grau – deles – começou a treinar com o Beal, que já era um senior no high school e conhecido no país, provavelmente.

  • Vitor Martins

    E ainda é bígamo! Mito!

  • Kurdt

    Essa temporada do Tatum, nem ligo se estou empolgando, foi uma das melhores que vi de um calouro. Claro, eu falo pela temporada inteira, que pra ele só terminou ontem. Bem, eu acompanho esse esporte desde meados de 2007, quando ainda era um pirralho encantado por um certo camisa 34. Ontem, definitivamente Tatum entrou no radar de todos os envolvidos pelo basquete, fãs, jogadores, especialistas etc. Isso já meio que vinha acontecendo desde o início e crescendo no decorrer da temporada, se intensificou nos offs, mas ontem foi diferente, algo definitivo, sabe. Como se ele tivesse nos dado a certeza de que estamos presenciando o início de uma lenda. E de todos, ele parecia o mais abatido, não de uma forma ruim, mas alguém que sabe que poderiam ter ido além, mas orgulhoso do que fez, não abaixou a cabeça, nem faltou com respeito. Apenas foi lá e brilhou, naturalmente. Uma pena que os outros não conseguiram acompanhá-lo. Nem ouso dizer o quão longe pode ir, mas concordo com The Truth, definitivamente ele tem tudo para ser um dos grandes de nossa história. E que moral hein, ontem foi convidado pelo LeBron pra treinar com ele, hoje pelo Paul Pierce. Ta louco irmãozinho.

    • Jean Brazuna

      Com certeza amigo, foi uma espécie de batismo de fogo, em especial por ter sido contra um cara q era e é idolo dele, ele não afinou(aquela enterrada na cabeça do LeBron, o próprio quando chegou no vestiário falou “Ele é muito bom, muito bom, muito bom”) mlk tem futuro demais!

      • Netto Santos

        Enterrou e ainda foi lá peitar o King, hahaha

  • evandro de medeiros bacelar ba

    vamos aguardar o segundo ano, pois M. Carther Willians queimou a lingua de muita gente após ganhar o Roy com uma temporada mostruosa, mas Tatun foi testado tb nos offs e arrebentou…Mitchel e Simmons devem se destacar mais no próximo ano em virtude de um já ser FP da franquia e o outro ser o PG principal enquanto Tatun vai disputar minutos na próxima temporada na rotação do Boston o que o coloca em desvantagem

    • Jean Brazuna

      Amigo sinto discordar, não acho que Tatum disputará minutos coisa nenhuma, o Boston deve vir com uma escalação com ele de titular absoluto, como aconteceu na primeira partida da temporada, aonde muitos achavam q ele ia ser um cara pra entrar no decorrer do jogo, depois desse offs, ele provavelmente se mostrou pronto para ser pelo menos a terceira melhor opção de ataque, tem que pegar mais corpo, mais isso é natural e ele vai pegar com o tempo, já ta mais forte do que no início da temporada, por exemplo, Boston titular ao meu ver… Irving, Brown, Hayward, Tatum e Horford….já de cara se coloca no top 3 da liga de melhores times em projeção, confirmar as expectativas é outra história, mas com Brad Stevens não vejo porque não bancar isso.

      • Carlos Augusto Conceição

        Sei não pro Hayward….

        • Alex Alves

          Cara o Stevens nunca vai deixar o Hayward no banco foi a contratação que ele sempre quis. Além disso ele tem toda confiança no jogador.

          • Thiago Vieira

            Hayward não será banco. Nem Tatum. O quinteto do Celtics será Irving, Brown, Hayward, Tatum e Horford. Assim como foi o quinteto da primeira partida da temporada. Tatum, inclusive, jogou como PF no college. Numa nba espaçada como a atual, é como ele jogará.

  • Albert Medeiros

    Pensei q ele iria falar um pouco do LeBron,kkkkkk

    • Carlos Eduardo

      O Pierce falar bem do Lebron??? só se estiver bêbado kkk

      • pedrokadf

        Mas deveria falar.

      • Albert Medeiros

        Nem assim,kkkkk

  • Rafael Victor

    Assim como o Mitchell, ele cheio de personalidade!

    O que gosto nos dois: é que eles não se omitem e erram tentando!

    Isso vai importante pro desenvolvimento e crescimento dos dois!

  • pedrokadf

    Empolgaram !!
    Jogou muito, superou as expectativas, mas calma ai, já vimos que não é bem assim, sem contar a pressão que estão jogando no mlk…
    São por essas declarações que os torcedores celtas super valorizam seus jogadores ?
    #pas

    • Kurdt

      Ele já mostrou maturidade mais que suficiente pra não se deixar iludir nem afinar em momentos cruciais. Quanto a supervalorizar, não sei pq te incomoda. Todos fazem isso. Simmons novo LeBron, Mitchell Wade melhorado, Lonzo HoF. Realmente não vejo problemas. Empolgação de torcedor é normal, ainda mais quando fazem por merecer, no caso do Tatu.

      • pedrokadf

        Mas já vimos varios jogadores com belas temporadas de calouro e depois não vingarem…
        Me incomoda pq jogam
        Pressão desnecessária no mlk, segundo q nunca gostei dessas comparações, nunca dão resultados (vide wiggins novo LeBron) !! Apenas isso

        • Jean Brazuna

          Mas o nível de provação que o Tatum teve foi maior que qualquer outro rookie nos últimos 15 anos quase, ele foi o principal jogador contra o melhor jogador do planeta em um jogo 7 na final de conferência, tenta puxar um aí nesse tempo que fez isso, com 19/20 anos na temporada de rookie difícil.

          • pedrokadf

            de fato

        • marcelo pinaffo

          Mas e costume americano elevar seus craques, e futuros craques. Desde o colegio o jogador ja tem esse tratamento, entao eles ja estao acostumados com isso. Logico q na nba, a hypie e maior, mas nao e uma coisa q eles nao viram nunca na vida

          • pedrokadf

            Sim Sim !!

    • Igo

      Bom mesmo é o winslow

      • pedrokadf

        Não é…
        e segundo, eu não disse Tatum é ruim !!

    • Jean Brazuna

      Mas é aquilo né cara, tenta puxar na lembraça aí um rookie que fez a temporada e principalmente a pos temporada que o Tatum fez principalmente com 19/20 anos já que ele fez 20 a uns 2 meses.

      • pedrokadf

        realmente, eu não desmereci isso

  • RÔMULO ZUEIRO MENDONÇA

    Será que o irving tá gostando de toda essa hype pra cima do Tatum? Ou tá com ciuminhos? Se perguntar pra torcida quem eles preferem como FP em um futuro próximo, acho que o irving vai quebrar a cara…

    • Vinicius Brasil

      Irving é muito subestimado na liga, o pessoal esquece a grandiosidade da série que ele teve no título do Cleveland.

    • Kurdt

      Vai nada, nosso FP é o Irving, não tem nem comparação. Tatum é o futuro, não precisa queimar etapas.

      • Carlos Augusto Conceição

        sei não, o futuro de Tatum é agora, hoje, mas certamente, se não derem o azar das lesões, Boston vem pro título do leste e da nba

  • Danilo Celtics #Banner18

    cp3 fora do jogo 7 , ja era rockets

    • Rafael Marques

      Já eras

      • Rafael Marques

        Barba não dá conta sozinho, o que resta pro Houston é torcer que Gordon e capela não sintam a pressão do jogo 7.. são os únicos que podem dar um apoio maior no ataque

    • Gustavo – DefendTheLand

      Agr ferrou. Cavs e GSW nas finais dnv. Coitado do meu Cavs.

    • Eduardo Rebelatto

      Se foi

    • Beto cargnin

      Q bosta mano.
      O mal provavelmente vencerá dnovo

      • Rick Barry

        Pare com essa baboseiras !

  • GuiperHeat

    Nem sou muito de tentar prever futuros de jogadores , mas esse dai , vai ser estrela no minimo ..puta jogador sem medo , acertou um monte de bola no estouro do cronometro , isso fala muito sobre si , frieza do caraiiii ….

  • Andrew Stevens

    “Jayson pode não ter as médias de outros novatos, mas mostra seu melhor nos playoffs.” Boa! Bem isso.

  • Guilherme

    Futuro GOAT.

  • Danilo Celtics #Banner18

    e pensar q um dia eu critiquei o danny ainge , meu deus

    • Jean Brazuna

      Relaxa jovem, Deus Perdoa, Ainge não, só cuidado em uma próxima avaliação, vai que ele te troca…

      • Celtics pride

        Tatum só por AD se não obrigado ele sera um celta!

        • Igor

          Nem por ad

    • Chimbinha “o banido”

      Meia horinha ajoelhado no milho e tá perdoado

  • Nilton Bitencourt

    Irving, GH, Tatum, Morris e Horford.
    Rozier, Smart, Brown, Theis, Baynes.

    Sera que o magic não aceita o Rozier pick 6 ( acho q sobra um J. Jackson ou Bamba ). Stevens arranja um novo PG fácil.

    • Lucas Borges

      pegar o bamba ai entreguem as taças

    • Lucas Borges

      O Ainge vai subir no draft,podem printar..

  • Kaio_

    com certeza um futuro brilhante, já é uma grande estrela.

  • Lucas Antunes

    Esse aí merece uma tatoo, que homem!