Pensamentos para 2015

O ano que vem chegando é novo, mas a temporada está ficando velha. A campanha da NBA vai se aproximando da metade e já há tempo suficiente para tirar algumas conclusões sobre o que acontece dentro de quadra. São reflexões que até mereceriam um texto para cada uma, mas, como as horas apertam e o fim de ano está aí, vamos sintetizar quatro delas antes de estourar o champagne. Ficam os pensamentos para entrar 2015. Vamos lá!

 

Olho no Blazers  

Golden State Warriors, Memphis Grizzlies, Dallas Mavericks e Houston Rockets vem sendo apontados como favoritos ao título do Oeste, mas não descartem o Portland Trail Blazers. A equipe tem uma defesa tão sólida quanto todos os citados, potencializada por uma ofensiva balanceada e eficiente. LaMarcus Aldridge vive seu auge na carreira e é um ala-pivô muito subestimado já há alguns anos. Além disso, não existe jogador mais decisivo atualmente na liga do que Damian Lillard: o jovem armador decide jogos de maneira que muitas lendas do esporte jamais fizeram.

Isso não quer dizer que eu acredito que a equipe possa ou vá realmente ser campeã, apenas que o Blazers está no mesmo nível daqueles times frequentemente citados como candidatos ao título neste momento.

 

Olho também no Wizards

No lado Leste, o Washington Wizards tem se mostrado uma equipe bastante coesa e com a mescla ideal de juventude e experiência. Sob a liderança de John Wall, excelente armador que estará entre os melhores jogadores da liga em breve, a equipe da capital norte-americana não deve nada aos principais candidatos ao título do fraco Leste. Com a inconstância do Cleveland Cavaliers, a falta de opções ofensivas do Chicago Bulls e a incerteza que é o Toronto Raptors, não deveria ser surpresa pra ninguém – e certamente não será pra mim – se virmos o Wizards disputando o troféu Larry O’Brien em junho.

 

Está na hora de mudar os playoffs

Falando na fraqueza do Leste, a NBA deveria, no mínimo, considerar uma alteração no formato dos playoffs. Enquanto equipes com 45 vitórias chegam a ficar de fora do mata-mata no Oeste, vários times com retrospecto negativo se classificam na conferência rival. Isto enfraquece a competição e cria um círculo vicioso: cada vez mais as franquias do Oeste deverão se reforçar para se classificar, enquanto não é necessário grande esforço para estar entre os oito melhores do Leste. É bastante complicado mudar um formato instalado há décadas, mas é uma questão a ser debatida.

 

Respira, Kobe

Infelizmente, nós estamos vendo os momentos finais da carreira de Kobe Bryant. Para mim, ele é o jogador mais importante de sua geração. Mas chega aos últimos anos em quadra de um modo bem diferente do que imaginava: em um time sem pretensões competitivas a curto e médio prazo. O Lakers se perdeu em um não declarado processo de reconstrução de elenco e a frustração de um vencedor como o ídolo da franquia tornou-se evidente em recentes declarações. Por isso, o lendário ala-armador deveria colocar tudo sob perspectiva e aproveitar o momento: deixar todos acompanharem seus últimos momentos na liga com prazer e certa nostalgia, não com angústia e tensão como temos acompanhado.

As frequentes turbulências no Lakers acabam ofuscando façanhas como a tomada do terceiro lugar na lista de maiores pontuadores da NBA, quando ultrapassou Michael Jordan. O pior é saber que não passa pela cabeça de Kobe dar uma “aliviada” – afinal, é justamente tal postura que fez dele quem é. Nos resta esperar que ele possa, mais uma vez, nos surpreender com sua genialidade.

  • Caio

    Nao li Ainda, mas lerei depois de escrever, Feliz ano novo pra todo Mundo Aqui do jumper.

    • Felipe(@fhevorcks)

      Acho que um formato de playoff interessante seria o campeão de cada divisão mais os 8 melhores independente da conferencia o problema de fazer isso é que alguns times sofreriam muito nos playoffs devido a distancia que teriam que percorrer.

      • Daniel Nogueira

        Iria dar só 14 times

    • Igualmente mano.

  • pedrokadf

    Feliz ano novo galera… hehe
    Vou ler depois tbm 😛

  • MELO

    iNCERTEZA DOS RAPTORS PFFFFFFF, E O WIZARDS NÃO É INCERTEZA???? ATLANTA E TORONTO SÃO MUITO MELHORES QUE O WASHINGTON, O BANCO DO WIZARDS É PÍFIO OTTO PORTER, RASUAL BUTLER,DREW GOODEN KKKKKKKKKK POUPEM-ME, MENOS PARCIALIDADE REDATORES TORCEDORES PFVR

  • A NBA deveria acabar com as conferências . Eu sei que isso já existe a um bom tempo na liga , mas é a melhor forma de acabar com essas injustiças .

    Retira as conferências , e leva os 16 melhores times da temporada regular para os Playoffs . Depois , é só dividir os times em duas chaves . Os dois times com os melhores recordes na fase regular ficariam como os “líderes” em cada chave ( como se fossem os primeiros colocados de cada conferência , no formato de hoje ) , e assim por diante . 3º e 4º melhores ficariam com as segundas posições nas chaves , 5º e 6º com as terceiras posições e 7º e 8º com as quartas posições . Depois , se preferirem , podem fazer um sorteio com os 8 times restantes , para ver quem eles enfrentam nos offs . Acho que seria um formato mais justo , para todos os times .

    • Igor

      Muda também o nome da competição pra UEFA Champions League.

  • Felipe(@fhevorcks)

    Feliz ano novo a todos tambem. rsrs

  • riviera san the milwaukee son

    acho a maior babaquisse este negocio de conferencia mais fraca ou mais forte o negocio vai ser decidido mesmo e na final e tanto leste como oeste pode ganhar este negocio de fica comparando conferencia e uma palhaçada

  • Uncle Drew

    Por falar em ano novo… Mt foda esse video do SportsCenter Americano https://www.youtube.com/watch?v=2fUmehOy7y4 Passa todos os momentos do ano de 2014 de todas as ligas americanas, Copa do Mundo, o discurso de MVP do Kevin Durant, a história de Lauren Hill garota q mesmo com cancer cerebral conseguiu realizar seu sonho de jogar basquete pela NCAA, Donald Sterling, As polemicas da NFL e mts mais! Vale a pena conferir! SportsCenter Images of the Year 2014.

  • Uncle Drew

    Ah E Feliz Ano Novo!

  • BMCS

    Vamos lá, por tópicos:

    1 – sinceramente, Ricardo, não vi ninguém deixando de lado o Portland, muito menos falando em Dallas sem mencioná-lo. Concordo que o Oste está mais aberto do que nunca, e ainda sobre isso acrescento dois pontos: o Clippers, que você não citou, também tem suas chances, embora correndo por fora. E há dois times que estão lutando por vaga nos Offs, mas que, em lá chegando, e chegando inteiros, podem derrubar qq adversário, inclusive o GSW e o próprio Portland, que são o San Antônio e o Oklahoma.

    2 – o WW já terminou a temporada passada prometendo ser forte este ano. Então, não o vejo como surpresa, e sim como confirmação. Concordo com você: o Wizards pode levar o Leste, sobretudo pq o Toronto é mesmo uma incerteza como vc muito bem escreveu; o Cleveland não está “dando liga” – ausência do Varejão, K Love jogando muito abaixo do que jogava no Minesota e um técnico fraco; o Chicago tem boas chances ao meu ver, mas ainda peca pela inconsistência. Fora esses, fica o Atlanta, que também pode surpreender e até mesmo, quem sabe, fazer a Final contra o WW;

    3 – discordo de mudança no formato dos Offs. Hoje – e até há algum tempo – o Oeste está mais forte, mas isso é algo que não se muda por decreto, por lei ou alteração no regulamento. A força mesma das coisas trará sempre o nível ao ponto de equilíbrio, em maior ou menor espaço de tempo. Mudança de regra, para mim, cheira a puro casuísmo.

    4 – o drama do LAL é de fato triste, e Kobe vai se despedindo de maneira sombria, o que é muito ruim para todos que curtem a NBA.

    • Uncle Drew

      Pois é, essa questão de mudança de formato de leste e oeste é algo normal uma conferencia ser mais forte q a outra. Daqui a algum tempo com as equipes do leste se fortalecendo via draft, em decorrencia da fraqueza atual, pode ser q o Leste seja mais forte q o Oeste.

      • Concordo com vcs dois, daqui a uns 5 anos o negócio se inverte e aí como que fica??? Essas equipes do futuro do Leste se concretizam, as potências do Oeste tem de se reestruturar e a situação se inverte.

  • Rômulo

    Parem de fogo. As 4 grandes ligas são divididas em Conferências. Segundo e mais importante: o Leste, historicamente, sempre foi mais disputado que o Oeste.

    Nos anos 80, o Oeste era uma Conferência de apenas 2 franquias: Lakers e Rockets. Já no Leste, tínhamos Celtics, 76ers, Knicks, Hawks, Pistons e etc.

    No anos 90, o Leste continuou forte, com Magic, Bulls, Pacers, Knicks e Heat. O Oeste também cresceu nos anos 90, com Jazz, Suns, Rockets, Blazers e etc.

    Nos anos 00, o Oeste voltou a ser uma Conferência de apenas 2 franquias: Lakers e Spurs.

    O que estamos vendo nessa década, é algo natural. Muitas equipes do Oeste vivem seu apogeu, enquanto muitas do Leste estão em rebuilding. Em poucos anos, tudo estará reequilibrado ou com o Leste estando melhor disputado.

    Spurs e Mavericks são franquias com prazos de validade estourando. Basta Duncan, Ginobili e Nowitzki se aposentarem. Com isso, entrarão em rebuilding.

    Grizzlies é outra potencial equipe com validade prestes a ocorrer. Gasol será free agent e Z-Bo já tem idade avançada. Em poucos anos, só restará o Mike Conley.

    O Leste já tem 5 equipes que disputam de igual pra igual com o Oeste: Raptors, Hawks, Bulls, Wizards e Cavaliers. Daqui a alguns anos, com o rebuilding completo de Celtics, Knicks, 76ers e etc., o Leste ficará SUPER competitivo.

    Nesse mesmo período, será a época dessas franquias do Oeste se remodelarem. E assim funciona.

    • Na verdade, na verdade mesmo o Lakers sempre dominou o Oeste, exceto a década de 90, que só fomos as finais 1 vez rsrsrsrs. É normal uma conferência estar mais fraca que a outra, quando Lakers, Celtics, Pistons e 76ers voltarem ao normal as coisas vão ficar boas

    • Kleber

      Comentário resumido que explica bem. Esse desmerecimento do Leste é de quem acompanha NBA há menos que 10 temporadas em sua grande maioria. Choram tanto do Leste e o maior campeão está lá. O Leste venceu mais títulos que o Oeste e dos 10 times que mais tem títulos, 6 são do Leste. Então sempre discordei dessa idéia de unificar.

    • Daniel Nogueira

      Bem fraquinho seu argumento, especialmente a respeito das décadas de 90 e 00. Parece contraditório falar que nas décadas de 00 só haviam 2 equipes no Oeste, coincidentemente as 2 que ganharam títulos. Se for isso, na década de 90 só tinha uma equipe: o Bulls. Parece comentário de quem acabou de pesquisar no Wikipedia. É cada uma viu!

      • É cada uma viu nada, ele está coberto de razão, o Leste históricamente é bem superior, entra as franquias mais tradicionais só o Lakers e Spurs são do Oeste, no Leste tem Celtics,Bulls, Knicks, Pistons, 76ears. Maioria das equipes de titulos do Oeste só ganhou mesmo lá atrás nas decadas de 50,60 exceto como ja disse Lakers e Spurs.

        • Daniel Nogueira

          Exceto Lakers e Spurs???
          E quando foi que você tirou os títulos dos Blazers, Rockets e Mavs?
          Você nem pra olhar no Wikipedia.

        • Daniel Nogueira

          E outra, eu não entro na discussão sobre qual é a melhor conferência de todos os tempos, até mesmo porque eu não torço pra conferência e sim pra um time. Agora o cara dizer que nos anos 00 a conferência Oeste só tinha 2 times é brincadeira! Fala sério!

  • Bruno#L.A.Lakers16

    Stabomito da aula de texto … concordo com td .. e feliz ano novo a todos ! #SempreLakers !

    • Bruno#L.A.Lakers16

      Romanelli que dizer rs … falha no sistema !

    • Horácio

      Não foi o Stabolito que escreveu,Bruno.

  • danielzera

    Depois neguinho reclama qnd eu falo q o leste tá um “lestezinho. rs

    Tudo é fase, não acho q deveríamos unificar as conferencias, daqui uns anos a coisa muda de figura.

    Pra finalizar um feliz ano novo a todos que produzem e para aqueles que acompanham o Jumper Brasil (Já tava escrevendo NBAJumper. rs) e anotem ai, final azul em 2015: Mavericks X Wizards!

  • RodrigoHawks

    Frescura de fraco leste fraco leste, de 5 campeonatos da NBA o um time do leste e campeao em 4 oportunidades… ta otimo do jeito que ta….

    Letssss go hawksssss

    #TRUE #TO #ATLANTA

  • More

    Tudo bem os playoffs sofrerem algumas mudanças, mas acabar com o sistema de conferência/divisão é errado na minha opinião. Igual já falaram, com o tempo o equilíbrio de força vai mudar, é algo natural mesmo. É chato ver times tão legais (Kings, Pelicans…) não conseguirem chegar aos playoffs, mas os playoffs não foi criado pra seres um mar de rosas.

    A única mudança que eu faria é pegar alguns times do oeste e jogar pro leste e vice-versa, seja permanentemente ou temporariamente. Ou criar uma terceira conferência hahahah

  • More

    E feliz ano novo pra todos vocês!!!

  • Michel Moral

    Não vejo razão para acabar com as conferências também, sou contra. Porém, vejo a necessidade de se exigir um rendimento mínimo para quem se classifica, quem sabe completando as vagas com integrantes com melhores campanha, independente de conferência.

  • DR_BULLS

    Coincidentemente 99,9% das pessoas que querem acabar com as conferências são torcedores das franquias do oeste, ou seja não existe imparcialidade, apenas o desejo de benefício próprio para seu time com essa mudança radical.

    Essa competitividade maior de certa conferência sempre fez parte da nba, hoje é a vez do oeste como no passado foi a vez do leste, isso é algo totalmente normal.

  • Luiz Henrique Santos

    Primeiro Feliz ano novo Galera! Segundo Romanelli meu querido se fosse para mudar, seria melhor redistribuir os times nas conferências do que mudar uma fórmula, que longe de ser incontestável, é sim muito boa…

  • Rafael lima.

    Feliz Ano Novo pra toda a galera do jumper brasil felicidade a todos vcs.

  • Rose, Butler, Gasol, Brooks, Gibson, Mirotic, McDermott, Dunleavy, Hinrich.

    Realmente falta opções ofensivas para o Bulls.

  • lucas

    Hinrich como opçao ofensiva e foda hahahahaha.. gibson ofensivamente ainda e fraco… dunleavy é mais um jogador de catch and shoot, pois nao cria seu proprio arremesso. Bulls tem um bom ataque porem, assim como westbrook, rose nao arma bem o jogo como outros armadorem da liga ( CP3, rondo, Wall, Parker).

    • Gibson é um dos alas-pivôs mais atléticos da liga, médias de quase 14 pontos ano passado sendo reserva do Boozer, Dunleavy pode ser catch and shoot mas é bom arremessador, e é um cara desicivo, ano passado aquele jogo que ganhamos do Wizards foi por causa dele que fez quase 40 pontos, 8 bolas de 3 pontos e ele fez uns 2 ou 3 game winner na temporada tmb, o Hinrich e bom arremessador e cria bem as jogadas, as falhas dele em momentos cruciais que ferram com ele, mas eae, ainda sobram Rose, Butler, Gasol, Mirotic, Doug, só acho que o Romanelli foi clichê nessa e não se atualizou, o Bulls não é mais aquele time que se matava pra fazer 2 pontos, o time evoluiu de 91 ppg temporada passada para 102.5 nessa, é o terceiro time que mais pontua na conferência Leste e o 9º que mais pontua na NBA, o Romanelli é um grande escritor mas foi vago nessa, escreveu sem prestar atenção nos números, se fosse ano passado concordava completamente com ele, e pra ver como time balanceou, é 8º em pontos cedidos, não é mais aquele time de pior defesa e melhor ataque.