Phil Jackson: “Vamos montar nosso time pela agência livre”

Phil Jackson 4

Com a pior campanha da temporada, o New York Knicks possui boas chances de ter a primeira escolha do próximo draft. Mas o presidente de operações da franquia, Phil Jackson, realmente não parece empolgado com a ideia de contratar um dos principais jovens talentos do basquete universitário. Em entrevista concedida nesta quinta-feira, o ex-treinador confirmou que o plano novaiorquino é reconstruir seu elenco trazendo jogadores consolidados na NBA.

“Nós sabemos o que a primeira escolha significa, mas também sabemos que vamos construir nosso time com agentes livres. Cerca de cento e noventa atletas vão ser agentes livres, então nossa prioridade está no mercado. Estamos pensando nas melhorias em curto prazo. Quão rápido podemos nos recuperar e entrar na disputa?”, explicou o dirigente, trabalhando para tornar o Knicks competitivo o mais rápido possível.

Os comentários de Jackson podem servir como uma confirmação indireta dos rumores de que ele estaria disposto a trocar a escolha no recrutamento por um jogador provado. Negociar a seleção – hoje, pelas regras da NBA, obrigatoriamente TOP 4 – é um panorama ainda mais provável porque o executivo acredita que ter US$25 milhões para investir em reforços não é mais um diferencial como há alguns anos.

“O jogo não é mais sobre quem tem mais dinheiro disponível para contratar. Tudo está muito nivelado, especialmente por conta das novas receitas que estão chegando à liga. Hoje, tudo passa por quem consegue ser atrativo o bastante para convencer os atletas que desejam a atuarem em suas equipes”, disse o presidente de operações, exaltando a importância do trabalho de recrutamento de jogadores na agência livre atual.

Para ser “certeiro” no mercado, Jackson já sabe a fórmula: investir com critério. A estratégia é buscar as peças que se encaixam na forma de atuar do time, nem sempre os maiores nomes. “Estabelecer como você quer jogar basquete é importante – e poucas equipes da liga podem dizer que possuem esse tipo de identidade. Nós queremos ser uma delas e, para isso, temos observado quem são os agentes livres podem ser úteis ao nosso esquema”, detalhou.

Jackson assumiu a presidência do Knicks em março do ano passado, com um audacioso plano de reconstrução da imagem e basquete da franquia olhando as duas próximas offseasons. Embora minimize a escolha draft, ele também parece empenhado no recrutamento e vem marcando presença em treinamentos dos mais importantes programas universitários para observar alguns dos principais prospectos deste ano.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Lucas Ottoni

    Isso vai dar m…

    • More

      Eu tenho essa sensação também.

  • Kleber

    Li uma declaração dele que realmente ele defendeu isto. Disse que na agência livre terão 190 jogadores disponíveis, e é por aí que o time deverá ser montado. E também minimizou o fato de o Cap estar maior e livre, já que outros times também o terão. Um dos alvos do time que era o Wesley Matthews, acho que será descartado. E o NY Post aposta que o alvo do time é o Towns mesmo. Espero que seja um sinal do time ir com tudo atrás do Marc Gasol. Nos resta esperar e confiar.

    • vitorhugo.j3

      Kleber,
      vejo que Gasol possui uma identificação muito forte com os Grizzlies. Acho que não seria tão fácil assim tira-lo de lá…

      Bom, É o que sinto e percebo sobre Marc Gasol e Memphis Grizzlies.

      • Kleber

        Também acho isso Vitor. Parece ser alguém que não liga de morar em uma cidade menos badalada ou morar em NY por exemplo. Mas certamente todo time irá atrás dele. E mesmo que não consigamos a pick 1, ficaremos até a 4. Então estou tranquilo, pois se não houver mais uma burrada, ainda pegaremos um bom talento. E parece que este talento é o Towns, já existem até pessoas ligadas ao time observando ele há algum tempo.

    • Acho que o Knicks não deveria descartar totalmente o Wes. A contusão que ele teve foi séria, mas ele é um cara que tem uma vontade incrível. Não vai ser essa contusão que vai acabar com a carreira dele, tenho certeza disso. Contusão no aquiles prejudica muito mais a parte atlética de um jogador, e isso nunca foi a parte principal do jogo do Wes. Mas mesmo que tenham receio, da pra arriscar um contrato de 2 anos com ele.

      • Kleber

        Eu iria atrás dele sim Olavo. Não sei o que a direção pensa. Mas ele é muito bom nos dois lados. Seria de grande valia. Disse isso porque acho que o time se voltará pro Jimmy Butler.

    • paulo

      parte pra cima do kevin love, do jeito que as coisas andam, ele não vai querer ficar muito tempo no cavs, ainda mais sendo utilizado de strech four, que ele declarou publicamente que não gosta de atuar desta forma

  • Hahahahaha

  • Thiago_Knicks

    Particularmente não percebi na reportagem a intenção do Phil em trocar a pick. como ele mesmo disse cerca de cento e noventa jogadores serão agentes livres na offseason. pelas declarações, acho que irão montar um elenco sem sobrecarregar o rookie. É o que eu acho

  • Diego

    Pelo que sei ele anda de olho no D. Russel . Tem assistido jogos e treinos e elogiou ele em publico

  • é so escolher:

    LaMarcus Aldridge, PF, Unrestricted
    Jimmy Butler, SG/SF, Restricted
    Tyson Chandler, C, Unrestricted
    Luol Deng, SF, Player Option
    Goran Dragic, PG, Player Option
    Tim Duncan, PF/C; Manu Ginobili, SG; Danny Green, SG; Unrestricted
    Monta Ellis, SG, Player Option
    Marc Gasol, C, Unrestricted
    Draymond Green, PF, Restricted
    Roy Hibbert, C, Player Option
    LeBron James, SF, Player Option
    Al Jefferson, PF/C, Player Option
    DeAndre Jordan, C, Unrestricted
    Brandon Knight, PG, Restricted
    Kawhi Leonard, SF, Restricted
    Kevin Love, PF, Player Option
    Paul Millsap, PF, Unrestricted
    Greg Monroe, PF/C, Unrestricted
    Rajon Rondo, PG, Unrestricted
    Dwyane Wade, SG, Player Option
    Reggie Jackson, PG, Restricted
    Khris Middleton, SF, Restricted
    Wesley Matthews, SG, Unrestricted
    Robin Lopez, C, Unrestricted
    Omer Asik, C, Unrestricted
    Enes Kanter, C, Restricted
    Tobias Harris, SF, Restricted
    Tristan Thompson, PF, Restricted
    Gerald Green, SG, Unrestricted
    Patrick Beverley, PG, Restricted
    Brandan Wright, C, Unrestricted
    Louis Williams, SG, Unrestricted
    Iman Shumpert, SG, Restricted
    Rodney Stuckey, SG, Unrestricted
    Marco Belinelli, SG, Unrestricted

    • More

      Tem tudo isso? o.o
      Nossa, na teoria dá pra montar um bom time titular mesmo. Acho que faltaria peças pra ser campeão, mas poderia chegar aos playoffs que já é um começo.

    • vitorhugo.j3

      Knicks em 2015-16:

      C – DeAndre Jordan
      PF – LaMarcus Aldridge
      SF – LeBron James
      SG – Jimmy Butler
      PG – Rajon Rondo

      Acho que dá pra ao menos pegar uma semi final de conferencia…

      • More

        Carmelo 6th man? haha

      • Kleber

        Jimmy Butler seria bem possível. O resto não. Talvez nem o Rondo.

    • Igor

      Esquece o Gasol, Knickão. Vamos pegar um pivô nesse draft!
      Se chegar Millsap, Rondo e mais um mediano nessa Offseason, já acredito em título.

  • RafaelRox

    Traz o Rondo.. drafta o Okafor mantem o Carmelo e pronto o resto pode ser qualquer um.

    • ANONIMO 2.0

      Sim, claro, qualquer um, isso mesmo

  • Re nnan

    Preciso fazer o Knicks renascer, o que eu faço ?

    Dou um contrato de 124 milhões por 5 anos pra um peladeiro que vai fazer 31 anos, com uma clausula “no trade”.

    Imagino o quão ansiosos estão os FA pra serem carregados pelo Melo, que nunca ganhou nada na vida.

    • Michel Moral

      Criticar o contrato de Melo é uma coisa, o basquete dele é outra.

      Aposto que muita gente tem interesse em atuar com Melo. Pra mim, só LeBron e Durant são melhores do que ele.

      Sobre nunca ganhar nada, então quem iria querer atuar com Barkley? Karl Malone? John Stockton?

      E outra, não é porque Melo tem o salário que tem que vai ter que decidir sempre e sozinho. LeBron era o FP de Miami, mas Wade era o ídolo e aceitou um papel “menor”.

  • Michel Moral

    A única questão é a seguinte: não pode errar.

    Se o Knicks errar mais uma vez, Jackson está fora e a franquia ficará, no mínimo, mais uns 04 anos para ter perspectiva de novo. Afinal, montando um time competitivo, muita coisa será “desperdiçada”.

    LeBron não tem “pena” de Melo?! Vai para NY então… Ou é covarde?

  • Mailson

    Ah, e vocês estavam mesmo a achar que franquias do tamanho de mercado como é Nova Iorque, e com a urgência dos Knicks, iriam se remontar através de draft? Nunca! Prevejo contratos absurdos igual os Nets deram a Deron William e Joe Johnson e por aí vai.

    • Michel Moral

      Os contratos de Joe e Deron não eram absurdos quando foram fechados.

      Aliás esse contrato do Joe Johnson quem assinou foi o Hawks, que depois o trocou para o Nets.

      Nem o maior hater de Deron esperava q o rendimento dele seria tão baixo. Era como se vc contratasse hoje um LaMarcus ou um Paul George.. .

      • Mailson

        Tá. Eu sei. Eu exagerei. Mas mesmo vão inflacionar o mercado. Aliás, ele já estar com esses caras querendo contrato máximo de 80 milhões por 5 anos. Mas no caso dos Knicks eles prometem oferecer 100, 100 milhões por 5 anos a jogadores que mereceriam 80, 90.

  • Galvão – EL HEAT

    Tá certíssimo! Montar um time com base em jogadores vindos do draft demora, tem os erros e acertos nas escolhas e NY é uma cidade que não pode esperar, as franquias de NY são muito cobradas para estarem brigando no topo e Phil não pode deixar o Knicks tanto tempo sem ser um time que vai brigar pelo título.

  • gabrielnba

    Pelos agentes livres que teremos, dá pro Knicks montar um bom time, o problema é que todo mundo pede contrto maximo, vai ser complicado montar um time com 25milhoes,hehe, só se os jogadores aceitarem contratos mais baixos

  • Zorg’

    Palpite …. LaMarcus senão ficar no Blazers vai para o Spurs

  • Junior Andrade

    Do Gerald Green para baixo eles trocariam de franquia. Não acredito em nenhum desses jogadores mudando não.