Pior time da temporada, Suns inicia busca por novo técnico

O Phoenix Suns, detentor da pior campanha desta temporada (19 vitórias e 53 derrotas), deverá passar por uma reformulação profunda nos próximos meses. O primeiro passo será a contratação de um treinador, já que Jay Triano ocupa o cargo de forma interina desde a demissão de Earl Watson, no começo da temporada. Segundo o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN, o gerente-geral da franquia, Ryan McDonough, revelou que a busca por um novo comandante para o time será iniciada imediatamente.

McDonough disse à ESPN que o Suns quer começar a se reunir com os candidatos disponíveis agora e, em meados de abril, quando a temporada regular chegar ao fim, explorar o mercado de treinadores mais a fundo. O dirigente afirmou ainda que o Suns planeja ser agressivo nas trocas e no período de agência livre. Com isso, ele espera que a vaga de treinador se torne ainda mais atraente.

Esse vai ser um mercado competitivo. Há três equipes (Suns, Milwaukee Bucks e Memphis Grizzlies) com técnicos interinos e nós queremos acertar na escolha. Não queremos esperar até o final da temporada regular para começarmos as conversas com os candidatos que não estão empregados. E, ao final da temporada regular, a nossa intenção é conversar com alguns técnicos de equipes que não disputarão os playoffs. Nós também precisaremos trabalhar com as equipes de playoffs sobre como será a abordagem de alguns assistentes ainda na pós-temporada”, revelou McDonough.

De acordo com o jornalista Marc Stein, do New York Times, Igor Kokoskov (assistente técnico do Utah Jazz e técnico da seleção da Eslovênia) e Jay Wright (treinador da Universidade de Villanova) estão no radar do Suns. Segundo o jornalista Sam Amico, o técnico da Universidade de Nevada, Eric Musselman, pode ser um dos entrevistados pela franquia do Arizona. Já Mitch Lawrence, do Sporting News, afirma que o ex-treinador do Grizzlies, David Fizdale, encabeça a lista de interesse do time de Phoenix.

Segundo a ESPN, Triano é um dos postulantes ao cargo. O agente do interino, Warren LeGarie, solicitou à direção do Suns que seu cliente tenha a chance de preparar uma apresentação formal ao final da temporada. Entre 2008 e 2011, Triano trabalhou como treinador principal do Toronto Raptors, quando obteve um recorde de 87 vitórias e 142 derrotas (aproveitamento de 38%).

A intenção do Suns é a de construir, a partir da próxima temporada, um elenco competitivo em torno dos jovens Devin Booker e Josh Jackson, ambos com 21 anos de idade. No draft deste ano, a equipe poderá ter até três escolhas de primeira rodada – a própria (provavelmente TOP 5) e aquelas angariadas em negociações recentes com Bucks e Miami Heat (hoje seriam as escolhas 15 e 16), além de duas picks de segunda rodada.

A direção do Suns está esperançosa de que o elenco seja reformulado e se torne mais competitivo. Para alcançar esse objetivo, a equipe deverá utilizar como moedas de troca algumas de suas escolhas de draft, jovens jogadores e veteranos em último ano de contrato. Além disso, a franquia deverá ter cerca de US$20 milhões de espaço na folha salarial para a próxima temporada.

Sob a direção de McDonough, o Suns ficou perto dos playoffs em 2014 e 2015, mas nas últimas três temporadas vem fazendo campanhas medíocres. Vale lembrar que o GM tem contrato com a franquia até 2020.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Sincero

    Franquia que não faz falta junto com Memphis , Hornets …

    • Marcio

      Memphis pra mim depois de ontem, perdeu o respeito!!

    • Guilherme

      Hornets e Memphis até concordo. Mas Phoenix já foi finalista de NBA, era presença frequente nos playoffs até um tempo atrás… Merece uma boa reconstrução.

    • Wadson Pinheiro

      Provavelmente você não conhece a história da franquia e deve ter começado a acompanhar a NBA em 2012. O Suns é a quarta equipe da NBA com maior número de vitórias em temporada regular, tem dois títulos de conferência e vários de divisão.

      • Brockbell

        Pois é, Suns tem mais história que Raptors, Timberwolves e outros times. Foi a mesma coisa quando ouvi alguém falando perto de mim quem era Portland Blazers na história da NBA.
        Quase pedi pra sentar e contar uma história kkkkk

      • gusilvalima10

        É, Wadson, esse “Sincero” deve ter começado a acompanhar a NBA de três anos para cá. E ainda por cima é fake.

      • TRUETHIAGO

        Só corrigindo, é a 4ª melhor porcentagem de vitórias, não vitórias totais.

  • samuel

    Tem que trocar a comissão técnica inteira.

  • Da Costa Costa

    É ai Gustavo Lima, o que vc espera desse suns?

    • gusilvalima10

      Espero que o período de vexames se encerre agora. Historicamente, o Suns não é time para ficar “brigando” pela rabeira. O GM vai ter que se virar para montar um time competitivo e trazer um técnico confiável. A água já está batendo no pescoço do McDonough…

      • KleineBosch

        Pode ter certeza que se esse GM cagar essa off-season, ele já vai estar na rua.

  • Jefferson Cavalcanti

    Tem que chegar alguém experiente ou que pelo menos tenha a famosa “mentalidade vencedora”. Time do Suns parece não sentir as derrotas (parei com os clichês).

    Se o Suns não voltar a ganhar jogos, vai virar o Kings. É Melhor ficar ali na rabeira dos playoffs com uma base boa (que o time já tem, falta alguns veteranos bons) do que ficar lá no fim do Draft, só queimando jogadores.

    • gusilvalima10

      Treinadores cogitados se encaixam no pré-requisito “mentalidade vencedora”. Jay Wright, Fizdale e Kokoskov são ótimas opções. Toma rumo, Suns!

  • Wadson Pinheiro

    Sofrimento nosso ein Gustavo Lima!?? Duro o Suns passar por nova reformulação no elenco. A reformulação deveria acontecer no corpo diretivo. Esses caras não entendem nada de basquete e esse GM deu muita sorte no seu primeiro ano de contrato e depois só fez besteira uma atras da outra.

    • gusilvalima10

      Não está fácil, Wadson. Que esta seja a última temporada de vexames!

  • Vitor Martins

    Tinham que procurar um novo técnico, uma nova gerência, um novo dono e até um novo pai de santo

  • vinicius galvao

    Jay wright ta merecendo uma equipe na nba, mas queria ele no Knicks.

  • Suns tá numa situação muito ruim. Tem um grande talento em Booker, mas parece estar muito atrás dos outros times “do futuro”. Suas escolhas de draft, com exceção do Booker, não se firmaram e não parece que irão.
    É a hora de arriscar o futuro distante por um presente médio e, quem sabe, construir uma base para ser melhorada com o tempo. Vale queimar Bender, Marquesse e TJ Warren por um bom jogador que mude o patamar do time.

    • João Víctor Matos

      Concordo, tem que trocar logo os dois primeiros junto com o T J Warren para tentar um all star antes que eles percam valor tal como aconteceu com o Okafor.

    • KleineBosch

      Booker e Josh Jackson foram os únicos que acertaram até agora, Jackson vem jogando o fino desde a época do all-star. Pra mim se contratarem um bom técnico, pegarem um Ayton no draft e trocar as outras picks por um jogador como o Kemba, aí sim o Suns pode até ser otimista e pensar em playoffs na próxima temporada.

  • xmaah

    eu tento ser adulto mais quando vejo as orelhas desse maluco só quero dar um peteleco pra ver se ele levanta voo.

  • Ricardo Ribeiro

    com esse GM pode ter trazer Jesus Cristo que não vai mudar nada

  • Tulio Machado

    Booker e Jackson saoo futuro da franquia. Bender ainda e muito cru, mas se eu fosse GM trocaria TJ Warren e Marquesse Chris em um jogador experiente que ajudasse no desenvolvimento dos jovens e amarrasse o jogo quando apertasse com sua experiência

  • Brad

    Acho que agora M. Chriss e o Len vão rodar, a sorte do Bender é que teve uma leve melhora nessa sua segunda temp, senao ja ia p rua tb. Se eu fosse o GM do Suns, usava todas essas picks p tentar trazer algum All star, ficar trazendo rookie durante 20 anos seguidos (ainda mais draftando um monte de bust) nao te leva a lugar nenhum. Vamos ver, se eu fosse eles (caso nao troquem as picks) draftava ou o Doncic (melhor talento do draft) ou JJJ (que achei um ótimo jogador e que mts dizem ter um teto maior que o do Ayton).

  • TRUETHIAGO

    Kokoskov eu citei aqui na época da demissão do Castanha, certamente será um dos assistentes mais entrevistados na offseason.

    http://jumperbrasil.lance.com.br/apos-comeco-de-temporada-humilhante-suns-demite-earl-watson/

    Jay Wright também é um nome bem interessante, claro que não é uma garantia, nem sempre os treinadores bem sucedidos da NCAA conseguem replicar isso na NBA, mas valeria a tentativa. Estamos vendo o Stevens fazendo um trabalho espetacular nos Celtics, aliás o McDonough era do front office de Boston, pupilo do Ainge.

  • KleineBosch

    Por mim se eu fosse o GM/dono de Phoenix, parava desse negócio de tank de uma vez na próxima temporada, tendo recorde negativo ou não, vai ser a temporada inteira pra ganhar. Tem que ensinar esses jovens do Suns a vencer, e ter essa mentalidade. Ficar nessa cultura perdedora não dá. Eu acho que na próxima temporada, tendo um técinco bom, com um dos jogadores desse draft e o Bokker carregando já faria o Suns encostar nos playoffs pelo menos (não estou dizendo que entraríamos entre os 8, mas ficaríamos perto).