Polêmica Jordan/LeBron – Kareem Abdul-Jabbar envia carta aberta à Scottie Pippen

Uma das maiores lendas da NBA resolveu se posicionar a respeito dos comentários feitos por Scottie Pippen, que comparou o ala LeBron James, do Miami Heat, com Michael Jordan, considerado o melhor jogador de todos os tempos. Pippen afirmou que seu ex-companheiro de Chicago Bulls é o melhor pontuador de todos os tempos, mas que James pode vir a ser melhor jogador do que Jordan.

Kareem Abdul-Jabbar (foto), que conquistou seis títulos da Liga (um com o Milwaukee Bucks e cinco com o Los Angeles Lakers) e foi eleito MVP em seis temporadas, enviou uma carta aberta a Pippen. Na carta, Jabbar afirma que o ex-jogador do Bulls está equivocado em suas colocações.

Confira abaixo os principais trechos da carta de Kareem Abdul-Jabbar.

“Caro Scottie, tenho o maior respeito por você como atleta e conhecedor do basquete, mas você está equivocado na avaliação de quem é o melhor pontuador e quem é o melhor jogador de todos os tempos. Você, obviamente, nunca viu Wilt Chamberlain jogar. Indubitavelmente, ele foi o melhor pontuador da história da NBA. Quando é que Michael Jordan teve médias de 50.4 pontos e 25.7 rebotes por jogo? Wilt conseguiu isso em 1962. Jordan anotou 100 pontos em uma partida? Quantas vezes ele marcou mais de 60 pontos em um jogo? Em termos de vitórias, Michael se sobressaiu como um verdadeiro líder, mas Bill Russell conquistou oito títulos consecutivos da NBA. E Bill ganhou um total de 11 títulos. Scottie, como você bem sabe, o anel de campeão é tudo. O resto é apenas estatística. Portanto, te aconselho a fazer um dever de casa antes de elevar Michael Jordan ou LeBron James ao posto de melhor jogador de todos os tempos”.

Ao final da carta, na parte em que assina, o lendário jogador escreve: Kareem Abdul-Jabbar, o maior cestinha da história da NBA. Lembrando que Jabbar marcou 38.387 pontos em 20 temporadas na Liga. Karl Malone, ex-Utah Jazz, é o segundo, com 36.928. Já Michael Jordan é o terceiro cestinha da história da Liga. O camisa 23 do Bulls anotou 32.292 pontos.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.