Polêmica Jordan/LeBron – Kareem Abdul-Jabbar envia carta aberta à Scottie Pippen

Uma das maiores lendas da NBA resolveu se posicionar a respeito dos comentários feitos por Scottie Pippen, que comparou o ala LeBron James, do Miami Heat, com Michael Jordan, considerado o melhor jogador de todos os tempos. Pippen afirmou que seu ex-companheiro de Chicago Bulls é o melhor pontuador de todos os tempos, mas que James pode vir a ser melhor jogador do que Jordan.

Kareem Abdul-Jabbar (foto), que conquistou seis títulos da Liga (um com o Milwaukee Bucks e cinco com o Los Angeles Lakers) e foi eleito MVP em seis temporadas, enviou uma carta aberta a Pippen. Na carta, Jabbar afirma que o ex-jogador do Bulls está equivocado em suas colocações.

Confira abaixo os principais trechos da carta de Kareem Abdul-Jabbar.

“Caro Scottie, tenho o maior respeito por você como atleta e conhecedor do basquete, mas você está equivocado na avaliação de quem é o melhor pontuador e quem é o melhor jogador de todos os tempos. Você, obviamente, nunca viu Wilt Chamberlain jogar. Indubitavelmente, ele foi o melhor pontuador da história da NBA. Quando é que Michael Jordan teve médias de 50.4 pontos e 25.7 rebotes por jogo? Wilt conseguiu isso em 1962. Jordan anotou 100 pontos em uma partida? Quantas vezes ele marcou mais de 60 pontos em um jogo? Em termos de vitórias, Michael se sobressaiu como um verdadeiro líder, mas Bill Russell conquistou oito títulos consecutivos da NBA. E Bill ganhou um total de 11 títulos. Scottie, como você bem sabe, o anel de campeão é tudo. O resto é apenas estatística. Portanto, te aconselho a fazer um dever de casa antes de elevar Michael Jordan ou LeBron James ao posto de melhor jogador de todos os tempos”.

Ao final da carta, na parte em que assina, o lendário jogador escreve: Kareem Abdul-Jabbar, o maior cestinha da história da NBA. Lembrando que Jabbar marcou 38.387 pontos em 20 temporadas na Liga. Karl Malone, ex-Utah Jazz, é o segundo, com 36.928. Já Michael Jordan é o terceiro cestinha da história da Liga. O camisa 23 do Bulls anotou 32.292 pontos.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • NETO

    É realmente Kareem estar certo Lebron pode ate vim a ser o maior de todos os tempos mais ainda é cedo para falar qualquer coisa a respeito!!

  • rafael

    é equivocado o que o abdul-jabbar falou. Nao se pode comparar jogadores por medias de pontos em epocas tao diferentes do basquete. O tipo de jogo que o jordan pegou eh completamente diferente do que o wilt chamberlain pegou. Regras diferentes, jogos diferentes.

    • Anônimo

      Engraçado que esses argumentos seus n servem qdo Lebron está na história!! Mas beleza enquanto vcs comparam eu sento e assisto a história sendo feita!!

  • Bill Russell > Wilt Chamberlian > Jordan

    Jordan só aparece em 1º por conta da mídia. Na sua época a globalização estava a todo vapor, por isso esse julgamento equivocado de que ele é o maior da história.

    Como o Kareem falou, título é tudo, e B. Russell tem 11 em 13 temporadas.

    • rafael

      bem.;;; c o abduljabar uqer falar de dados a gente apresenta dados. Wilt tem 160 jogos na historia dos playoffs marcando 22,5 pontos, com media de 52% de acertos. Russel tem 16,2 pontos em 165 jogos com media de 43%. 43% nao eh media pra ninguem que quer entrar na lista dos maiores jogadores da historia da nba.
      Russel eera bom em uma coisa que nao se pode negar. Capacidade de gerenciar e criar um ambiente bom na equipe, muito por isso ele foi tao superior ao wilt.
      O Jordan realmente deve ser colocado pareo a pareo com eles, ja que desde sua estreia na NBA ele foi um jogador de destaque em um time que ainda era mediano, coisa que o lebron james nao conseguiu fazer no cleveland. O texto vai ficar longo entao vou parando por aqui.

      • Quando o Bill Russell jogou nos Celtics, o Celtics já era grande? Claro que não! Não tinha nenhum título. Fora que o Bill Russell é considerado o melhor defensor da história da NBA.

        Engraçado que você pegou só os pontos, não colocou os 22,5 rebotes de média de carreira. Ninguém ganha 5 MVPs a toa, muito menos 11 títulos.

  • rafael

    bem… nos temos em jogos disputados entre os dois (partidas com os dois em quadra) wilt com uma media de 28,7 pontos e 28,7 rebotes. enquanto o russel fazia 14,5 pontose 23,7 rebottes. A diferenca na de playoff(que vamos ser honestos que eh quando a nba importa) a diferenca de rebontes (24,5 wilt contra 24,9 russ) e assistencias (4,2 wilt contra 4,7 russ) eh insignificante.
    Como eu disse anteriormente, wilt foi melhor jogador mas o russel foi um grande lider que fazia todo mundo jogar. Bom e velho esquema de piramide que o Isaiah Thomas tanto falava de voce precisar de um grande genio, dois suportes e dois sidekickers…. Por isso o Russel merece creditos. Merece creditos junto com a equipe, enquanto o wilt merece creditos só por existir.

    • Thiago

      Galera, são épocas diferentes, o Boston só ganhou 11 títulos naquela época porque antigamente não tinha teto salarial, então o Boston montou uma grande equipe e as outras não eram tão boas, não sou o dono da verdade, mas falar que o Jordan só foi o melhor porque a mídia caiu em cima, é defecar pela boca! Onde que um jogador de nba foi todos os anos aos playoffs carregando nas costas o time? Quantas vezes Lebron James fez mais de 50 pontos em uma partida? Michael Jordan foi o melhor porque ele tirou títulos de grandes equipes de jogadores sensacionais como Barkley, Karl Malone, Gary Payton, John Stockton, Clyde Drexler, Dominique Wilkins,… e quem Lebron teve de enfrentar? No máximo Duncan, Shaq e Kobe! Esta tudo registrado na história, quem quiser a verdade só consultá-la

  • catende

    nao da para comparar, épocas distantes…

  • RDP

    É melhor ver algumas postagens e publicações desta do que ser cego, mais tudo tem limite. Não é poque alguns torcedores fanáticos, que não torcem para e sim idolatram alguns jogadores que nem conseguem, ver a realidade. Eu pergunto quem é Pippen? Pois o mesmo jogou e sempre ficou a sombra de M. Jordan. Ha para né , fala sério que cada um tenha sua própria opinião tudo bem mais vamos acordar e por os pés no chão , as mãos na consciência e o cabeção no seu devido lugar . Não é.

  • Anônimo

    concordo que sao epocas diferentes, estes outros todos foram grandes jogadores, mas individualmente ninguem deste foi como jordan, ele inovou o basquete, deixou de ser algo robotico, ele trouxe o brilho para o basquete fazendo coisas que aos olhos de jogadores seria coisa impossiveis, ate o proprio lebron que jogava com a camisa 23 pelo seu ex-clube, disse que nao jogaria mais pq 23 so jordan devia usar pq igual ele nunca tera, um cara que era consiederado baixo pela posiçao, e que voava pra cima dos adversarios que tinha ate 20cm a mais que ele, chamando a responsa, dada maravilha fez mais gols que ronaldo fenomeno e será por isto devemos falar que dada maravilha foi mais jogador que ronaldo fenomeno? as coisas tem que ser analizada pelo impacto que causou para sua epoca e para midia, jordan é indiscultivel, assim como pelé, jordan, nao vai ter outro!