Popovich elogia Ibaka após primeira derrota nas finais do Oeste: “Melhor defensor da liga”

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=COeD0GljzLI]

Gregg Popovich nunca pareceu acreditar que o ala-pivô Serge Ibaka estava fora dos playoffs por conta da distensão na panturrilha sofrida na semana passada. E o técnico do San Antonio Spurs tinha razão em duvidar. O atleta recuperou-se antes do previsto, foi titular do Oklahoma City Thunder no terceiro jogo das finais do Oeste e teve participação fundamental na primeira vitória da equipe na série.

Após a partida, o treinador texano não poupou elogios à grande atuação e profissionalismo do oponente. “Eu acho que ele é um homem e jogador especial. Trata-se de um dos atletas mais talentosos da liga porque causa impacto nos dois lados da quadra, mas também uma pessoa boa fora das quatro linhas. Serge é o melhor defensor da liga”, cravou o ganhador do prêmio de melhor técnico do ano na NBA.

Ibaka terminou a partida com 15 pontos, sete rebotes e quatro tocos em 30 minutos de ação. Ele deixou a quadra visivelmente emocionado, sob aplausos da torcida local, após encarar a provável situação mais difícil de sua carreira. Nada impossível de ser superado, porém, para alguém que viveu os horrores da guerra civil do Congo quando criança, sem os pais e criado em uma casa sem energia elétrica e sistema de esgoto com outros dez irmãos.

“Quando você ouve histórias assim que entende o que é adversidade. Adversidade não é estar perdendo uma final de conferência por dois jogos. O passado de Serge foi uma adversidade e você passa a gostar do atleta ainda mais ao saber de tudo isso. É incrível”, exaltou o veterano Manu Ginobili, que está com dores no pé esquerdo, mas não deverá ser um problema para o quarto confronto das finais.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=2l2ZGTpJTMc]

Muitos viram sua recuperação relâmpago como quase um ato heroico, mas Ibaka encarou o retorno antes do esperado como uma obrigação. “Quando você assina um contrato na NBA, você precisa superar tudo. Não importa o que tenha acontecido na noite anterior, se foi uma derrota feia ou uma lesão, você assina um compromisso de superação. É para isso que sou pago” minimizou.

Enquanto os jogadores do Thunder treinaram nesta segunda-feira, o ala-pivô passou o dia de atividades sentado e com bolsas de gelo na panturrilha esquerda. Ele reconheceu que sentiu dores e desconforto na região durante a partida do fim de semana, mas, ao que tudo indica, estará novamente em quadra na noite desta terça.

Mesmo com todos os elogios feitos a Ibaka, Popovich vê a chave para mudar o jogo está na postura do Spurs e não em jogadores específicos adversários. “Eu fiquei muito desapontado que não tenhamos sido mais incisivos. Eles acabaram com a gente nos rebotes, venceram a briga pelas bolas divididas e isto é decepcionante para mim. Não é a forma que você gostaria de encarar o jogo”, avaliou o técnico, com o estilo rabugento de sempre.

Rabugento sim, mas, mesmo após uma derrota, ainda com senso de humor. Ginobili preocupa, Popovich? “Manu está bem… ou está fora dos playoffs”, brincou.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Ibaka fodastico,quem diria que com ele o Thunder mudaria a cara,ótima jogador e pessoa.

  • JPcortes

    Ta com moral em Ibaka rsrsrsrs, mas merecido, joga muito

  • Celso Cachali Jr

    Merecido… foi por causa dele… que eles nao poderam aumentar a proposta que HARDEN queria… pois preferiram pagar melhor valorizar o IBAKA…que acho muito mais jogador do que HARDEN

    • Nettmann

      é mais jogador, pois é de grupo, o Harden é mais estrela, mais individualista, nesse time do thunder o Ibaka é mais útil.

  • Marcos

    Será que o Thunder não aceita o “All-Star” Roy Ribbert em troca do Ibaka ?

    • Felp

      So q eles vão ter que mandar o Westbrook pra Indiana tambem, senão vão sair perdendo kkkkkkkkkkkkk

  • Vinícius Maia

    Não sabia que Ibaka tinha essa incrível de superação. Pior que é como Ginobilli disse, você passa a gostar mais do atleta sabendo de algo assim. Eu não gostava do Ibaka, mas ao ler essa história de vida dele, passei a admirá-lo.

  • Michel Moral

    Eu não acho que o Ibaka mudou somente o aspecto dentro de quadra, mas sim modificou o próprio espírito do time…. 4 blocks espetaculares…

    Mas o Spurs também não jogou 50% daquilo que pode render. Vamos ver como se comportará o Thunder quando o time de San Antonio estiver no seu aproveitamento regular (que já é muito bom)

  • Eita Sergeão Berranteiro.

  • Zorg

    Ibaka era tudo que o Popo gostaria no Spurs ……

    • Quem sabe esse elogio do Pop não tenha aberto as portas para ele, após a aposentadoria do Duncan?

      • Tira esse olho gordo pra lá, Ibloka é do OKC… rs

      • Daniel Nogueira

        kkkkkkkk

  • rodrigo_laker

    Realmente um bom jogador sabe arremesar e defende muito bem

  • iuri_OKC

    temos uma série no Oeste…AINDA BEM que o OKC nao tem o mando de quadra nessa serie, porque se tivesse, provavelmente o OKC teria perdido os 2 primeiros jogos em casa, por estar sem ibaka…agora com Ibaka, eh totalmente possivel o OKC virar essa série

    • Fernando

      Com ibaka a série acabou. Spurs vai ser humilhado como sempre…
      Contra o Heat serão varridos, disso não há dúvidas.

  • dede

    que atuação de gala fato