Popovich ultrapassa Phil Jackson e é o sexto maior vencedor da NBA

Gregg Popovich segue fazendo história na NBA. O treinador do San Antonio Spurs superou na noite de domingo o 11 vezes campeão da liga, Phil Jackson, após bater o Phoenix Suns, em casa, por 112 a 95 e agora é o sexto técnico com o maior número de vitórias, com 1.156. Apesar da marca, Popovich estava preocupado mesmo com o massacre ocorrido em uma igreja, na manhã de domingo, no sudeste do Texas.

“Nós vencemos um jogo de basquete. Considerando o que aconteceu hoje, não tem significado algum”, afirmou. “Quando você pensa sobre toda a tragédia que aquelas famílias estão sentindo, é inconvencível e impossível pensar em outra coisa. Então, eu acho que falar sobre basquete é provavelmente inapropriado. Então, tenham uma boa noite”.

Popovich assumiu o Spurs em dezembro de 1996, no ano em que o time texano perdeu David Robinson e Sean Elliott, seus principais jogadores, por lesões. Desde a temporada seguinte, até 2016-17, ele conduziu a equipe aos playoffs em todas as oportunidades e foi eleito o técnico do ano em três ocasiões. Apenas George Karl (1.175), Pat Riley (1.210), Jerry Sloan (1.221), Lenny Wilkens (1.332) e Don Nelson (1.335), estão acima dele em vitórias.

Detentor de cinco títulos, Popovich ainda pode subir mais um degrau nesta temporada. Ele precisa de mais 19 triunfos para igualar Karl na quinta posição. Em 2017-18, o Spurs possui seis vitórias em dez embates e ocupa o sexto lugar na conferência Oeste.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • FSilva

    Mito! Como pessoa e profissional.

  • Capaz de se aposentar como o primeiro da lista. MITO!

  • Alex Alves

    Talvez o maior técnico da história tomara que tenha mais uns 5 bons anos pela frente, a entrevista dele ao Craig Sager é uma das coisas mais bacanas que já vi na NBA.

  • Vitor Medson

    Maior técnico da história.

  • Israel Pegado

    Todo elogio é pouco ao Pop! Genial como treinador, incrível como pessoa. Parabéns!

  • Gregg Popovich

    Popovich está em sua 21ª temporada a frente do Spurs, sendo este o maior período de um treinador em uma franquia contanto todas as ligas de esporte americanas (NBA, NFL, NHL and MLB). Ou seja, entre 122 franquias, ele é o treinador mais longevo no comando de uma delas.

    Ele já conduziu o Spurs a cinco campeonatos. Apenas cinco treinadores já conquistaram cinco ou mais campeonatos (Phil Jackson, Red Auerbach, John Kundla, Pat Riley e o próprio Gregg Popovich).

    Até o momento, ele possui 69,4% de vitórias em temporada regular e 61,0% de vitórias nos playoffs. São 1156 vitórias, como o texto mostrou, em 1666 partidas na temporada regular. Nos playoffs, são 166 triunfos em 272 jogos.

    Ele é perito em desenvolver os seus próprios jogadores e em desenvolver estratégias adequadas a eles e a seu conjunto. Portanto, seleciona sempre as melhores táticas para cada situação, levando os seus jogadores a executarem-nas orientados pela estratégia definida. Óbvio que ter um Tim Duncan ou um Kawhi Leonard ajuda, mas foi baseado nestes princípios que ele ganhou os seus cinco anéis com times recheados de jogadores dantes apenas medianos, mas perfeitamente bem encaixados em seus sistemas de jogo.

    Uma ode ao maior treinador de basquete de todos os tempos!

    • danielzera

      Ele é praticamente um general, primando sempre pela disciplina e estratégia.

  • Gustavo

    Vida longa ao mestre Pop.

  • RL23

    Monstro, Mito, Lenda e contando…

  • Enzo Soares

    Até 4° ele pode chegar nessa temporada.

  • Joabe#GoSpurs

    Todo meu respeito por esse treinador sensacional, que ele siga por vários anos no comando dos Spurs

  • Marcelo Desoxi

    Quem tem o melhor aproveitamento desses aí ?

    • Felipe Monteiro

      A postagem leva em consideração apenas os jogos de temporada regular, onde Don Nelson lidera com 1.335 vitórias e Pop acaba de ultrapassar o Zen Master.
      Sendo assim, e, respondendo a sua pergunta, segue o top 5 em aproveitamento (considerando apenas jogos de temporada regular):
      1- Steve Kerr – 215V – 42D – 83,7%
      2- Phil Jackson – 1.155V – 485D – 70,4%
      3- Billy Cunningham – 454V – 196D – 69,8%
      4- Gregg Popovich – 1.156V – 510D – 69,4%
      5- Larry Bird – 147V – 67D – 68,7%

      14- Pat Riley – 1.210V – 694D – 63,6%
      26- Jerry Sloan – 1.221V – 803D – 60,3%
      35- George Karl – 1.175V – 824D – 58,8%
      51- Don Nelson – 1.335V – 1.063D – 55,7%
      65- Lenny Wilkens – 1.332V – 1.155D – 53,6%

  • Pablo Leite

    imagino que até o ano que vem ele se tornará o terceiro. Para ser o primeiro, vai depender se ele vai querer treinar por mais uns 3 ou 4 anos. Popovich é um gigante do basquete.

  • Will

    OFF: Nessa foto aí do Popovich eu achei ele um tanto parecido com o Arquiteto, de Matrix Reloaded. Rsrs

    http://www.criticalcommons.org/Members/ccManager/clips/matrixreloadedarchitectmontage.mov/thumbnailImage