Por títulos, dono do Celtics planeja pagar multas para exceder teto salarial

May 5, 2018; Philadelphia, PA, USA; Boston Celtics forward Marcus Morris (13) and guard Terry Rozier (12) and center Aron Baynes (46) and forward Jayson Tatum (0) and guard Marcus Smart (36) walk together during a timeout against the Philadelphia 76ers in the fourth quarter in game three of the second round of the 2018 NBA Playoffs at Wells Fargo Center. Mandatory Credit: Bill Streicher-USA TODAY Sports

O futuro do Boston Celtics parece mais brilhante a cada jogo dos playoffs. O time desafiou análises para chegar às finais da conferência Leste e, mesmo sem dois de seus astros (Kyrie Irving e Gordon Hayward), lidera a série contra o Cleveland Cavaliers. Um dos donos da franquia, Wyc Grousbeck está tão animado quanto os torcedores e pronto para fazer sua parte para que a equipe volte a ser campeã.

“Não tenham dúvidas de que eu estou disposto a pagar para termos um elenco de alta performance aqui. Nós estamos preparados para fazer o que for necessário e possível para vencermos novamente”, cravou o empresário, em entrevista à rede WBZ News, ao ser questionado se pretende pagar multas para exceder o teto salarial da liga e manter o atual grupo de Boston intacto.

A manutenção do elenco do Celtics deverá custar caro mesmo. Só Irving, Hayward e o pivô Al Horford já somam mais de US$80 milhões em salários na temporada que vem. Em alta, Marcus Smart (que deve ser muito procurado no mercado) e Aron Baynes serão agentes livres em julho. Os pesados investimentos continuam em 2019, quando Terry Rozier fica sem contrato e Jaylen Brown será elegível a uma extensão.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Marco Antônio DE Paula

    Acho que Precisamos de um cara de garrafão mais dominante que o Baynes, que é um cara raçudo, mas ainda sofre problemas de mobilidade. Não podemos ficar reféns do smart. Ele tem seu valor, mas não adianta pagar uma fortuna pra ele. Se o empresário dele, acha ele um AllStar paciência. Brown merece um bom contrato. Também apostaria no Rozier. Acho que esse final de temporada vai servir para uma melhor avaliação do time e suas carências. Essa final de conferência contra os Cavs já está sinalizando a falta de um bom pivo dominante em garrafão e rebotes. Agora temos que ver o comportamento da garotada e dos mais experientes a esse momento de pressão da série

  • Marcos Gordinho

    Ver o muquirana do Ainge abrir o cofre será delicioso. Embora ache que ele vai liberar quem pedir demais para renovar, vide Smart, e protelar ao máximo as negociações de longo período. Provável que com o retorno de KI e GH a equipe tenha o reforço e ajuste que talvez falte nessa temporada. Bom destacar que o Celtics está se tornando uma equipe mais atraente para veteranos que o Cavs. Lamento por Big Al, talvez até ele seja postulado por um astro mais contundente .

  • djwhites

    só eu tentaria trocar o kyrie?….o cara é bom porem é muito IP……sé loko……

    • Marco Antônio DE Paula

      Calma. Vamos ver como nosso querido Rozier se comporta nessa reta final da Temporada. Nesse momento de pressão é que o cara mostra seu valor. Ou então pipoca mesmo. Kyrie é um cara consagrado e já provou seu valor.

    • Luiz Amaro Neto

      Se o Celtics cogitar trocar o Irving é porque acredita que o Rozier ainda vai evoluir mais e vai ser uma reposição quase a altura, e certamente custará menos renovar com Rozier e o Irving ser uma moeda de troca muito mais atraente, mas depois da ”mancada” que o Ainge fez com o Thomas, se ele fizer isso, acho que ele queima o Celtics com free agent.

      • Paulo Sérgio

        Mas o Celtcis nao cogita. Quem cogita é a torcida (especilmenesp aqui no Brasil)

    • Antonio Jhennyson Souza Silva

      Pra mim, K.I é um verdadeiro AllStar. Rozier é um bom jogador mas não dá pra compara-lo com Irving. Aliás, quais armadores hoje são melhores que Irving? Curry e só acho.

    • Ricardo Stabolito Junior

      Kyrie não é bom, né? Ele é um all star consolidado caminhando para o auge da carreira, que matou a cesta do título do Cavs em um jogo sete de finais.

      Já cansamos de ver casos como Rozier. Bom jogador, deverá ser um titular sólido na NBA, talvez chegue a ASGs. Mas não se abre mão do certo pelo duvidoso desse jeito para se economizar uns milhões.

  • Creio que a performance do Rockets nas finais de conferência é um fator interessante para avaliar se esse tipo de investimento pretendido pelo Celtics vale a pena. Pelo menos eu fico com a duvida, vale a pena investir pesado para enfrentar o auge dos Warriors? Porque exceder o teto, investir tudo o que puder, e chegar nas finais para levar nabo do GSW não me parece um grande plano. Rockets tem um excelente time, e seu desempenho servirá de parâmetro para vermos o quão imbatível esse GSW é.

    • Renato

      Vale e muito. As franquias ganham muita grana por aparecer em finais da NBA, além disso o Celtics completos com Irving e Hayward e adversário em igualdade de condições para enfrentar o GSW, inclusive o banco.

      GSW Curry Thompson Igualada Durant Green

      Celtics Irving Brown Hayward Tatum Horford

      Banco

      GSW Cook Livingston Young West Mgee

      Celtics Rozier Smart Morris Theis Baynes

      Se o GSW e levemente superior com os titulares, no meu entendimento e bem inferior nos reservas.

      Se levar em conta as 4 escolhas do draft de 2019 sendo 2 possíveis de loteria, imagina o que esse Celtics poderá ser em 2 anos?

      Essa equipe do Celtics está sendo montada para ser uma dinastia, lutar por títulos por 10 anos, Exceto Horford, o resto da equipe e de 25 anos pra baixo.

      • JAMnba

        Levemente superior no titular você forcou. Não tem time na liga capaz de vencer esse atual Warriors não tem jogo com a aquisição do KD vamos ver eles ganharem uns 3 títulos aí brincando.

      • Wilker Pereira

        Levemente superior? onde e que voce esta vendo essa superioridade leve??

      • Vendo dessa forma faz sentido, só discordo a respeito dos titulares serem levemente superiores, Durant e Green não são apenas levemente superiores são muito superiores aos titulares do Celtics, soma-se os dois melhores arremessadores da liga e esse quarteto destoa muito dos demais times.

    • Michel Moral

      Vale à pena sim, ainda mais no caso do Celtics.

      Esse time do Warriors, que a gente enaltece hoje, levou bastante pancada antes de ser o que é.

      Curry, por exemplo, tem 30 anos.

      Imagina a bagagem que Rozier, Brown e Tatum estão pegando com essa campanha?!

      Pode não ser o suficiente para ser campeão hoje, mas daqui dois, três anos, isso passa a ser bem possível.

      Nesse sentido, segurar esses caras que estão despontando é fundamental para continuidade do trabalho.

  • Marcinho Mueller

    Monocelha vem ai…

    • Felipe Rodrigues

      Isso é FATO hahahaha.

      Seria bom demais Davis nesse time, mas acho q se aconter será só em 2019 por uma trade ou 2020 pela free agency.

  • LeBrOSMAN #WhateverItTakes

    Do jeito q tá, dá para manter Horford, Irving, Hayward, Rozier, Tatum e Brown por no mínimo mais 1 temporada. Kyrie certamente vai declinar sua Player Option e ir para a Free Agency, enquanto o Horford q tem uma PO (tbem no msmo q o Kyrie) deve aceitar e ficar por mais 1 temporada.
    Quando chegar a renovação do Irving, aí é q começa o quebra-cabeça (se ele ficar até lá). A possível renovação do Brown começa a valer a partir de 20/21 (duas temporadas após esta suposta renovação do Kyrie), e aí vai ser uma engenharia financeira maluca q eu ñ quero nem entender como pode ser isso.
    O problema é: A menos q haja temporadas com vários Jogos 7 nos Playoffs até chegar nisso, o CAP ñ deve ter aumento gigante como ocorreu naquele ano (juntou arrecadamento de Jogo 7 na WCF, Jogo 7 nas Finais, mais os contratos de TV, mais mudança de patrocinador do uniforme, e ocorreu aquilo.)
    Há uma hipótese para isso ainda, digamos q o Big 3 resolva querer entrar na Free Agency no msmo ano (Hayward, Horford e Irving podem) em 2020, há essa possibilidade deles se entenderem (do Horford e do Hayward eu ñ duvido, mas do Kyrie.. é improvável dado a personalidade dele.) com a renovação do Brown já tendo sido feita em 2019.
    Vai ter mt trabalho para resolver isso sem q alguém seja trocado, pq ainda terá a renovação futura do Tatum tbem, e eu nem contei Smart e o Rozier nessa história (q eu acho q ñ ficam.).

    • Alex Alves

      Acho que Horford vai abrir de seu último ano por um contrato mais longo tipo optar por 60/3 ou um pouco menos aos 32/1 afinal vai ser seu último contrato (ele deve optar tentar ser campeão).

      Quanto ao Rozier acho que ele aceita um 60/4 não vejo muito times arriscando mais do que isso por ele, acho que todos GMs devem temer oferecer grandes contratos por jogadores do Boston vide uns 4 ou 5 exemplos já vistos.

      • Felipe Rodrigues

        Acredito q Rozier vai ser trocado resta saber por quanto e quando, se bem q na minha opinião essa troca só vai acontecer se Ainge sentir q vale a pena renovar com Kyrie.

        A lesão do Cousins é grave, historicamente a grande maioria dos atletas q sofrem essa mesma lesão dele nunca mais são os mesmos, duvido muito q Ainge vá atras dele e mesmo q fosse não ofereceria um sign and trade envolvendo Brown, seria burrice ao meu ver abrir mão de um jovem promissor por alguem vindo de uma lesão tão grave, ainda mais alguem tão problematico quanto o Cousins.

        Ja o Monocelha eu acredito q o Pelicans vai segurar mais um ano e só ouvir propostas por ele no final da proxima temporada ja q ele vai ser free agente em 2020 se não me engano.

        • Alex Alves

          Não sabia que a lesão dele era tão grave assim, então o Ainge deve segurar esse time ao máximo e quem sabe utilizar o Rozier em alguma sing trade no futuro para buscar um Davis por exemplo.

          • Felipe Rodrigues

            Pois é, infelizmente é séria, inclusive uma das historias da off-season será a proposta do Pelicas pra ele, muitos estão curiosos pra saber quanto dinheiro vão oferecer e qual a duração do acordo.

          • Marco Antônio DE Paula

            Pelo que o Dono dos Pelicans falou, grana não será o problema, se o Davis quiser pode se aposentar em New Orleans se for depender de proposta de contrato. O dono dos Pelicans garantem que o Davis é o jogador fundamental para a franquia e tudo vai girar em torno dele.

          • Felipe Rodrigues

            O herdeiro ou o original? Tom Benson morreu em março.

  • Luiz Amaro Neto

    Creio que isso valha para os J.J e Irving. Acho que Rozier será trocado, pois ele tá jogando muito e vai ter muitas ofertas e pedir alto pra renovar, e na minha concepção não cabe no mesmo time Irving e Rozier (a não ser momentos excepcionais), e também não acho impossível o a raposa do Ainge tradear Horford + Rozier + pick(s) (até pelo contrato do Horford ser bem salgado. O difícil vai ser arrumar uma franquia que top assumir esse contrato, mas o Ainge…)

    • Beto cargnin

      Pq vcs sempre querem trocar o Horford?
      O cara joga pra caraca e nunk é valorizado.

      • Luiz Amaro Neto

        Eu sempre fui crítico do Horford da regular, mas reconheço que ele tá nível all star e defensor do ano nos playoffs, mas depois que o Ainge trocou o Thomas, tudo é possível. E sinceramente, os únicos que eu acho ”não trocáveis” é Tatum e Brown.

      • Ser_Humano_Vivo

        Pois é, tá aí uma coisa que eu sempre me pergunto. Horford é um dos melhores pivôs atualmente na liga, sem contar que pode jogar na posiçao 4 tranquilamente. Ele é versátil, bom passador, defende muito bem. Ele e Nurkic são dois tipos de jogadores raros que as suas franquias deveriam valorizar mais.

      • Carlos Eduardo Magalhaes

        penso a mesma coisa so trocaria ele se fosse pelo cousin que e agente livre e vai ser muito disputado na off

    • Evandro

      Acho bem mais fácil trocar o Irving que é um jovem al star consolidado, pois Irving só tem mais a proxima temporada de contrato e vai pedir 40 milhas, ou seja o dobro para renovar e Rozier vai sair bem mais barato….Ainge poderia oferecer Irving por KL ao Spurs no pau a pau e manter o Rozier, apesar que o Boston esta muito bem servido nesta posição

      • Felipe Rodrigues

        Mas isso traria um “problema” ainda maior pra Boston, Leonard, Hayward, Tatum e Brown, 4 jogadores pra 3 posições, isso contando é claro q um deles jogue na 4, se não serão 4 atletas pra duas posições.

      • Carlos Eduardo Magalhaes

        nem a pau trocaria o irving ele tem 26 anos e um jogador consolidado, agora o rozier, apareceu agora nem sabemos se ele vai continuar com essa evolução ou se é apenas uma faze, prefiro apostar no irving

    • Marco Antônio DE Paula

      Pelas declarações do dono da franquia, a frana não será o problema, ele diz que pode tranquilamente passar o Cap para montar um time que briga por títulos. Acho que o Ainge vai tentar manter o mesmo time, imaginando titulo, com os garotos ganhando mais experiencia e a entrada dos lesionados. eu acho que sem um pivo dominante, ou um cara dominante de garrafão não briga com GSW. Celtics está enfrentando problemas com rebotes nesses playoffs. Quando um Tristan Thompson consegue dominar o garrafão em uma série, alguma coisa está errada. A tendência é que os times aprendam essa arma de jogar contra o Celtics explorando o garrafão. Sem o “cara” do garrafão vai ser complicado.

      • Paulo Sérgio

        Como que o Celtics tá com problema no garrafão se foi melhor nos rebotes xomtra Bucks e Sixers?

        • Marco Antônio DE Paula

          Você está vendo a Série contra os Cavs, depois que o Tristan Thompson entrou na série? A Questão é que contra os Sixers, tinha apenas o Embiid çara controlar no garrafão e rebote, contra os Bucks apenas o Grego, e ambos deram trabalho. No Cavs tem o Love e o TT. Sem um cara dominante em rebotes, está complicado.

    • Carlos Eduardo Magalhaes

      concordo eles ja tem o irving, agora o horford não acho que els irao trocar a não ser que eles convenção o corsin a ir pra boston ai sim vale a troca, os grandes jogadores que estarão livre na off, praticamente estao definidos ja a duvida e a permanencia do leonard no spurs ja que ele entra em ultimo ano de contrato e PG que pode continuar em OKC o ir ao larkers não acreedito muito na saida do lebron de cleveland e o corsin deve continuar em no pelicans

  • LeBrOSMAN #WhateverItTakes

    Pra quem querer ver essa situação financeira do Celtics para os próximos anos:
    https://hoopshype.com/salaries/boston_celtics/
    No momento tem a 15ª maior folha salarial, como disse o dono.. isso deve aumentar bastante.

  • Gabriel Pitta

    Um pivo bom nesse time é ninguém segura!

  • 🏀Bobby Axelrod #OKCowner☇

    é questão de tempo até nenhuma franquia estar abaixo do teto.O que a NBA faz com esse cap é absurdo.Fazem de tudo pra tirar grana dos times

    • Michel Moral

      Cara, o teto é o que tem de mais positivo na liga hoje.

      Falo não pensando na grana dos empresários, mas como mecanismo de nivelamento das equipes. Já pensou ter Real Madris e Barcelonas hoje na NBA?

      Sem contar que o aumento do cap se dá mais por questões de ajuste salarial, por movimentos do sindicato dos atletas, do que trazer mais espaço para mais contratações. Afinal, o jogador que ganhava 20 mi em um contrato máximo sem aumento do cap, passa a ganhar 35 mi depois de ter o reajuste. Então, o que muda é a valorização do atleta.

      Fora que parte da multa por extrapolar o teto vai para os times que respeitam o limite salarial. Portanto, não é somente a NBA que enche o bolso.

      Aliás, sou a favor de que, cada vez mais, a NBA limite o poder de contratação dos times. Ao passo que sou a favor de regras mais flexíveis para renovação de jogadores que foram selecionados pelo time via draft. É mais ou menos o que já acontece hoje, mas seria ótimo se as regras caminhassem cada vez mais nesse sentido.

      • 🏀Bobby Axelrod #OKCowner☇

        eu não to dizendo q n é pra ter um teto.A questão é q os reajustes de CAP não acompanham os contratos, que estão muito inflacionados.Olha, por exemplo, esses novos SUPERMAX contracts, que jogadores como Harden,Westbrook,Curry e Wall possuem.A liga criou essa possibilidade visando premiar os atletas que possuem tais requisitos, o que é justo pra eles, já que fizeram por onde.Mas qual é o benefício que isso causa as franquias?Qual a recompensa que eles recebem por terem conseguido manter tais jogadores?Na prática o reajuste do CAP não consegue acompanhar nem de perto esses contratos, fora os do resto do time.

        • Michel Moral

          Aí é uma conquista muito mais do sindicato, que luta por melhores condições e salários para os jogadores. Limitar o salário máximo vai incomodar a classe.

          Agora, de nada adianta você aumentar o teto proporcionalmente ao salário máximo, se a função do salary cap é exatamente essa: limitar para que um time não contrate todo mundo.

          No caso do Curry, por exemplo, o Warriors vai ter problema para renovar com Thompson, que vai pegar o estrago que o Durant vai fazer nessa janela.

          Além de que, em todos os esportes americanos os times têm um Franchise Player, que é o cara que arregaça.

          Enfim, entendi seu ponto, mas nada é perfeito.

      • Will #lakaodamassa

        Mas mano,oque adianta se as franquias pagam as multas brincando até,tinha que ser proibido extrapolar o teto e pronto.

        • Michel Moral

          Isso seria mais radical, mas eu não acharia de todo ruim.

          Também tem a questão das lesões. As exceções precisam existir.

  • Antonio Jhennyson Souza Silva

    Tiro no pé falar isso. Todo mundo vai pedir alto agora pra renovar.

    • JASPION DA MASSA

      exatamente, o cara vai reduzir o salário pra que depois de uma declaração dessas? Smart vai tentar estuprar os verdinhos

      • Marco Antônio DE Paula

        Quem é Smart para estuprar alguem? qual a história do grande Smart na Liga? O Unico que acha que ele é AllStar é o empresário dele por razões óbvias $$. Acho que nem o pai dele acredita nisso. O Ainge já tem um valor base para pagar ao Smart, Se não quiser, rua. Smart é um bom jogador de rotação defensiva. Smart ofensivamente é uma mula.

        • JASPION DA MASSA

          concordo plenamente….acho bem limitado, e disse que vai TENTAR estuprar , se vai dar certo é outra história

      • Guilherme

        Como se Ainge fosse burro o bastante pra ceder aos desejos de um cara como o Smart. As ações dele falam por si só desde que ele assumiu como GM dos Celtics. O homem não tem coração.

  • Michel Moral

    Ainge precisa preparar o terreno para a renovação dos garotos.

    Dependendo da evolução nos próximos dois anos, até jogadores como Horford e Hayward podem se tornar descartáveis. Kyrie é quase impossível, pois Stevens pode preservá-lo para os jogos importantes, uma vez que é o jogador mais talentoso do time.

    Horford tem prazo de validade mais curto. Se quiser ficar, vai ter que fazer algum sacrifício de ordem financeira. Já Hayward pode ser engolido pela evolução de jogadores como Brown e, principalmente, Tatum.

    Eu sei que hoje isso parece ser absurdo, porque o time depende dessas “estrelas” para brigar lá em cima, mas pelo andar da carruagem, esse cenário é bastante possível para um futuro próximo.

    Para que isso aconteça, alguns contratos precisam ser fechados de forma primorosa. A começar pelo do Smart, nessa offseason.

    Na próxima janela, Horford precisará dar uma força e abrir mão de um salário alto.

    Na sequência, será a vez de avaliar a situação de Hayward. Como estarão Tatum e Brown?

    E por aí vai…

    • Danilo Celtics #Banner18

      vc daria o premio de gm do ano pro ainge?

      • Tárcio

        Claro.
        Trocou o Fultz pelo Tatum e ainda lucrou na jogada.
        Fez uma trade pra conseguir o K Irving, um top8 na liga, e saiu bem barato.
        Assinou com o FA mais disputado. [que trocou de time]

      • Michel Moral

        Tal como Stevens, Ainge também merece vencer sempre. O trabalho é exemplar.

        Nesse ano, especificamente, acredito que seria o melhor.

        Quem pode fazer frente é o Raptors, o Jazz e o próprio Rockets.

    • Cesar Barros

      Acho que o caminho do Celtics passa bem por essa análise que vc fez. Horford e Hayward, principalmente este último, terão que mostrar muito serviço para seguirem indispensáveis e stars dessa equipe.

  • Danilo Celtics #Banner18

    é assim q se pensa , se quiser ser campeao tem q gastar mais

  • Wellington Gomes

    Stevens deu moral pro Baynes que vai ser bastante procurado nessa offseason , Grande trabalho do coach e o GM do Celtics