Preview da temporada – Detroit Pistons

Detroit Pistons 2010-11: 30-52, 11° na conferência Leste Playoffs: não se classificou para os playoffs Técnico: Lawrence Frank, primeira temporada GM: Joe Dumars, 11 temporadas, oito playoffs, um título Destaques: Tayshaun Prince, Rodney Stuckey e Greg Monroe Elenco 7- Brandon Knight, armador 3- Rodney Stuckey, armador 12- Will Bynum, armador 8- Ben Gordon, armador 9- […]

Fonte:

Detroit Pistons

2010-11: 30-52, 11° na conferência Leste
Playoffs: não se classificou para os playoffs
Técnico: Lawrence Frank, primeira temporada
GM: Joe Dumars, 11 temporadas, oito playoffs, um título
Destaques: Tayshaun Prince, Rodney Stuckey e Greg Monroe

Elenco

7- Brandon Knight, armador
3- Rodney Stuckey, armador
12- Will Bynum, armador
8- Ben Gordon, armador
9- Damien Wilkins, ala-armador
5- Austin Daye, ala
22- Tayshaun Prince, ala
33- Jonas Jerebko, ala
20- Vernon Macklin, ala-pivô
54- Jason Maxiell, ala-pivô
31- Charlie Villanueva, ala-pivô
6- Ben Wallace, pivô
10- Greg Monroe, pivô

O Detroit Pistons teve uma temporada de altos e baixos. Mais baixos do que altos, para falar a verdade. Ficou fora dos playoffs novamente, e está reformulando o elenco. Do time campeão de 2003-04, apenas Tayshaun Prince não saiu. Ben Wallace teve passagens por Chicago Bulls e Cleveland Cavaliers antes de retornar na última temporada. A ideia é colocar os jovens talentos para ganhar experiência para os próximos anos.

O técnico Lawrence Frank fará o seu primeiro ano no comando do time, buscando justamente novas alternativas para o seu elenco. Para se ter uma noção, o time titular deverá ter uma média de 3.6 anos de experiência na Liga.

O perímetro

Com a renovação de Rodney Stuckey, o Pistons terá alguém para ajudar o calouro Brandon Knight a se formar como jogador de NBA. Stuckey está na Liga desde 2007-08, e agora terá um papel mais secundário na armação. Ótimo nos lances livres (83.4% de aproveitamento na carreira), o jogador será o responsável pela posição dois, deixando Knight para a armação principal.

Knight é um novato, vindo de Kentucky, oitava escolha do último draft. O armador terá a incumbência de comandar as jogadas do time nesse ano. A intenção de Frank é que ele esteja totalmente independente de Stuckey em duas temporadas. Com boa visão de jogo, ele obteve médias de 5.0 assistências nos dois jogos da pré-temporada. Os problemas: converteu somente cinco dos 18 arremessos tentados, além de cometer dez erros de ataque. Ou seja, um erro para cada passe decisivo.

Do banco de reservas sairá o arremessador Ben Gordon, que nas duas últimas temporadas teve suas piores performances na carreira, com 13.8 pontos em 2009-10, e 11.2 em 2010-11. A qualidade do arremesso é indiscutível: 40.4% de aproveitamento nos três pontos e 85.9% em sete anos na NBA.

Tayshaun Prince enfim renovou. Prince será o jogador com mais tempo de NBA no quinteto inicial. Não conte com ele para pontuar o tempo todo, pois não é de sua característica. Suas habilidades incluem uma defesa muito forte, um arremesso equilibrado de três, e um bom passe.

O ala Austin Daye vem crescendo a cada dia na Liga. Com apenas duas temporadas, ele já é um dos principais candidatos a ser o jogador que mais evoluiu. Na pré-temporada, foi o melhor de sua equipe com sobras. Bom defensor, Daye ainda tem muita qualidade no arremesso de longa distância.

Will Bynum será o terceiro armador do time, mas com a ida de Stuckey para a posição dois, é possível que ele ganhe mais minutos em quadra.

O garrafão

Greg Monroe é o nome do Pistons no garrafão em 2011-12. Na temporada passada ele dividiu seus minutos com o veterano Ben Wallace, mas nesse ano ele será titular e um dos principais jogadores da equipe. Sua habilidade ofensiva é a chave para o Pistons pontuar na área pintada. Em 48 embates no quinteto inicial, Monroe obteve médias de 12.0 pontos e 9.1 rebotes, com aproveitamento de 59.2% nos arremessos.

Wallace era esperado para se aposentar. Não aconteceu. Ele voltou para o seu 16° ano na NBA, porém terá muito menos tempo de quadra, mas sem se esquecer de sua grande capacidade defensiva. Jason Maxiell também virá do banco. Desde 2005-06 no elenco, Maxiell segue como um reserva útil. Pode aparecer mais esse ano com a queda de Wallace.

O Pistons escolheu Vernon Macklin no último draft, mas ele terá pouco espaço por conta de Charlie Villanueva, que ainda está no time. Villanueva ainda não justificou ser a sétima escolha do draft de 2005, e provavelmente não o fará mais. Ao menos, sabe arremessar de longe.

Análise geral

Ainda é cedo para o Pistons voltar a brigar por algo na conferência Leste, mais forte a cada ano. Vai depender muito das evoluções de Knight e Monroe. Os dois são o futuro do time, mas já terão funções importantes nesse ano.

É possível que tenha uma melhora em 2011-12, entretanto isso não deverá refletir na classificação. Se conseguir manter seus principais jogadores fora de contusões, talvez tenha condições de ficar perto da classificação para os playoffs. Talvez.

Previsão: 11° lugar na conferência Leste.

Últimas Notícias

Comentários