Previsão: Boston Celtics (2º) x (3º) Philadelphia 76ers

Equipes recheadas de jovens se enfrentam em uma das semifinais da conferência Leste

Fonte: Equipes recheadas de jovens se enfrentam em uma das semifinais da conferência Leste

Boston Celtics (2º) x (3º) Philadelphia 76ers

Confrontos na temporada: Boston 3 x 1 Philadelphia

20-10 – Celtics 102 x 92 Sixers
30-11 – Sixers 97 x 108 Celtics
11-01 – Celtics 114 x 103 Sixers (jogo disputado em Londres)
18-01 – Sixers 89 x 80 Celtics

Publicidade

Datas do confronto

30-04: Sixers x Celtics – 21h (em Boston) – com transmissão do SporTV 2
03-05: Sixers x Celtics – 21h30 (em Boston) – com transmissão da ESPN
05-05: Celtics x Sixers – 18h (em Philadelphia) – com transmissão da ESPN
07-05: Celtics x Sixers – 19h (em Philadelphia)
09-05: Sixers x Celtics – Horário a ser definido (em Boston)*
11-05: Celtics x Sixers – Horário a ser definido (em Philadelphia)*
13-05: Sixers x Celtics – Horário a ser definido (em Boston)*

Publicidade

* Se necessário

Horários de Brasília

 

Boston Celtics (55-27)

Publicidade

Time-base: Terry Rozier (PG), Jaylen Brown (SG), Jayson Tatum (SF), Al Horford (PF) e Aron Baynes (C)

Reservas com mais tempo de quadra: Marcus Smart (PG/SG), Marcus Morris (SF/PF), Shane Larkin (PG), Greg Monroe (C) e Semi Ojeleye (PF)

Técnico: Brad Stevens

Lesionados: Kyrie Irving (PG), Gordon Hayward (SG/SF) e Daniel Theis (PF/C)

Publicidade

 

Philadelphia 76ers (52-30)

Publicidade

Time-base: Ben Simmons (PG), J.J. Redick (SG), Robert Covington (SF), Dario Saric (PF) e Joel Embiid (C)

Reservas com mais tempo de quadra: Marco Belinelli (SG/SF), Ersan Ilyasova (PF), T.J. McConnell (PG), Amir Johnson (C), Markelle Fultz (PG/SG) e Justin Anderson (SF)

Técnico: Brett Brown

 

Análise do confronto

Publicidade

A série entre Celtics e Sixers vai marcar o duelo entre duas equipes recheadas de jovens jogadores, que têm tudo para dominarem o Leste nos próximos anos. O quinteto inicial do time de Boston tem Marcus Smart (24), Terry Rozier (23), Jaylen Brown (21) e Jayson Tatum (20), enquanto na formação titular do Sixers a juventude está presente em Joel Embiid (24), Dario Saric (24) e Ben Simmons (21). Al Horford (31) e J.J. Redick (33) são os veteranos que têm a missão de ajudar os companheiros a alcançarem a tão sonhada final da conferência Leste.

Na fase regular, o Celtics levou a melhor e venceu três dos quatro duelos disputados. Não por acaso, o time de Boston contou com sua maior estrela, Kyrie Irving, nesses triunfos. E em uma dessas partidas, o Sixers atuou desfalcado de Embiid.

Agora, a situação é bem diferente. O Sixers teve um excelente desempenho no final da temporada regular e na primeira rodada dos playoffs, com um retrospecto impressionante de 20 vitórias nas últimas 21 partidas. O time da Philadelphia entra na série embalado e descansado, pois o duelo contra o Miami Heat encerrou-se há seis dias. O detalhe é que o quinteto tiular do Sixers – Simmons, Redick, Covington, Saric e Embiid – é o mais eficiente da temporada.

Publicidade

Por outro lado, o Celtics voltou a sofrer com lesões. Perdeu Irving para o restante da temporada e não teve Marcus Smart nos primeiros quatro jogos da série contra o Milwaukee Bucks. Para piorar, perdeu Jaylen Brown no jogo derradeiro da primeira rodada. Com uma lesão na coxa, o segundo cestinha da equipe nos playoffs é dúvida para o primeiro embate contra o Sixers. E mais: o Celtics vem de uma série exaustiva e entrou em quadra há apenas dois dias, ou seja, está mais cansado que o adversário.

Com relação aos matchups, vale a pena ficar de olho na estratégia de Brad Stevens em tentar anular Embiid. Na temporada regular, Aron Baynes foi o titular nos duelos contra o Sixers. Na série contra o Bucks, Stevens surpreendeu ao escalar o novato Semi Ojeleye no quinteto titular, justamente no lugar de Baynes, passando Horford para atuar na posição 5. Mas ao contrário do Sixers, o time de Milwaukee não tinha um pivô que fosse uma ameaça ofensiva. Por isso, acredito que o australiano começa como titular.

Publicidade

Além disso deveremos ter os duelos Simmons x Brown, Rozier x Redick, Tatum x Covington e Horford x Saric. No banco de reservas, o “carrapato” Smart e o versátil Marcus Morris são as principais armas do Celtics. Pelo lado do Sixers, os veteranos Marco Belinelli e Ersan Ilyasova, que foram muito bem na série contra o Heat, são os destaques. Ambos trazem poder de fogo e espaçamento de quadra à segunda unidade do time da Philadelphia.

Vale dizer ainda que Celtics e Sixers são times com estilos de jogo distintos. O time de Boston prefere cadenciar as ações em quadra, tanto que é o nono com menos posses de bola por partida. Além disso, é o primeiro da liga em eficiência defensiva. Já a equipe da Philadelphia atua em um ritmo mais intenso, com mais velocidade. O Sixers é o quarto time com mais posses de bola e o que mais desperdiça a laranja. Todavia, é a equipe que tem a quarta defesa mais eficiente da NBA e é o sétimo em média de pontos anotados por partida, ou seja, chama a atenção dos dois lados da quadra.

Publicidade

No fim das contas, o Sixers tem mais talento e chega mais descansado para o confronto. Mas o resiliente Celtics, mesmo com todas as adversidades e desfalques, não deverá ser presa fácil. Stevens, meu voto para técnico da temporada, já provou que consegue montar boas estratégias e ajustes, ainda que seu time tenha menos talento que o adversário.

Por tudo isso, acredito que a série terá seis jogos. Apesar da desvantagem no mando de quadra, aposto no Sixers vencendo uma partida em Boston e três em casa, chegando à final da conferência e dando um passo adiante no Processo.

Palpite: Boston Celtics 2 x 4 Philadelphia 76ers

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários