Previsão da temporada 2018-19 – Guia Jumper Brasil

E A espera acabou! Os melhores jogadores de basquete do mundo voltam às quadras nesta terça-feira para a nova temporada da NBA. Mas você já está preparado para ver as 30 equipes da liga novamente em ação? Você lembra tudo o que aconteceu na offseason, quem chegou e quem saiu de cada franquia? O Jumper Brasil está aqui para repassar tudo isso!

Aqui está a ficha atualizada das 30 franquias para a disputa da próxima temporada, com os detalhes que você precisa lembrar e nossa visão sobre suas perspectivas competitivas. Vamos lá?

 

Atlanta Hawks

Campanha temporada 2017-18: 15º colocado da conferência Leste (24-58)

Quem saiu?

Quem chegou?
Luke Babbitt
Tyler Cavanaugh
Malcolm Delaney
Jeremy Evans
Damion Lee
Mike Muscala
Dennis Schroder
Isaiah Taylor

Justin Anderson
Jeremy Lin
Trae Young
Kevin Huerter
Omari Spellman
Alex Len
Daniel Hamilton
Vince Carter

Curiosidade: o novato Trae Young nasceu quase três meses após Vince Carter ter sido selecionado na quinta posição do draft de 1998.

Análise: “o time de Atlanta tem o elenco menos qualificado da NBA e surge como favorita a fazer a pior campanha da temporada. No processo de reformulação, que atingiu até a comissão técnica, a principal esperança é que Trae Young justifique a escolha e confiança recebida no último draft. Jovens talentos como Taurean Prince e John Collins, além disso, precisam seguir evoluindo” (Gustavo Lima, Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: 15º colocado da conferência Leste

 

Boston Celtics

Campanha temporada 2017-18: segundo colocado da conferência Leste (55-27)

Quem saiu?

Quem chegou?
Kadeem Allen
Shane Larkin
Greg Monroe
Abdel Nader

Brad Wanamaker
Robert Williams

Curiosidade: o Celtics completou dez anos sem conquistar um título da NBA em junho passado. Essa já é a segunda maior “seca” da história da franquia.

Análise: “a franquia de Boston inicia a temporada preparada para disputar o título. O time, que vem fortalecendo-se a cada ano, poderá finalmente contar com Gordon Hayward recuperado de lesão. Kyrie Irving garantiu que fica, facilitando o trabalho de Brad Stevens. O Celtics já possui um dos plantéis mais fortes da liga, nos dois lados da quadra, e tem caminho livre no Leste após a saída de LeBron James” (Gustavo Freitas, Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: primeiro colocado da conferência Leste

 

Brooklyn Nets

Campanha temporada 2017-18: 12º colocado da conferência Leste (28-54)

Quem saiu?

Quem chegou?
Quincy Acy
Dante Cunningham
Sean Kilpatrick
Jeremy Lin
Timofey Mozgov
Jahlil Okafor
Nik Stauskas
Isaiah Whitehead
Tyler Zeller

Kenneth Faried
Jared Dudley
Dzanan Muza
Rodions Kurucs
Shabazz Napier
Ed Davis
Treveon Graham

Curiosidade: o atual elenco do Nets possui apenas dois jogadores com mais de 29 anos de idade – DeMarre Carroll (32) e Jared Dudley (33).

Análise: “a equipe nova-iorquina mantém um dos processos de reformulação mais elogiáveis da NBA recente e deverá dar um salto de qualidade nesta temporada, mesmo que ainda não almeje classificação aos playoffs. D’Angelo Russell promete ‘explodir’ na liga e pode-se esperar contínua evolução de jovens como Rondae Hollis-Jefferson, Caris LeVert e Jarrett Allen” (Gustavo Lima, Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: 10º colocado da conferência Leste

Charlotte Hornets

Campanha temporada 2017-18: 10º colocado da conferência Leste (36-46)

Quem saiu?

Quem chegou?
Michael Carter-Williams
Treveon Graham
Dwight Howard
Johnny O’Bryant

Bismack Biyombo
Miles Bridges
Devonte’ Graham
Tony Parker

Curiosidade: o Hornets registrou exatos mesmos índices de eficiência ofensiva e defensiva na última temporada – 108.9 pontos cedidos e anotados por 100 posses de bola.

Análise: “É impressionante como uma equipe com o material humano do Hornets ainda esteja no debate dos playoffs do Leste. A grande notícia da offseason foi a chegada de Tony Parker e o novato Miles Bridges foi bem na pré-temporada, mas, por enquanto, esse elenco não passa de muitos atletas medianos dividindo uma grande quantidade de minutos. Kemba Walker e Nicolas Batum são as exceções” (Vinicius Donato, Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: nono colocado da conferência Leste

 

Chicago Bulls

Campanha temporada 2017-18: 13º colocado da conferência Leste (27-55)

Quem saiu?

Quem chegou?
Jerian Grant
David Nwaba
Quincy Pondexter
Noah Vonleh
Paul Zipser

Chandler Hutchinson
Wendell Carter Jr.
Jabari Parker

Curiosidade: o Bulls deverá ficar fora dos playoffs pela segunda vez consecutiva. Em 52 anos de história, o time não se classificou para a pós-temporada em anos seguidos só três vezes.

Análise: “A temporada dependerá muito do entrosamento com a chegada do Jabari Parker – que, particularmente, não vejo um bom encaixe na defesa desse time. Vou além: com certeza, o Bulls terá uma das piores defesas da liga. Se tudo der certo, prevejo uma luta pela oitava posição com equipes como Nets, Cavaliers e Pistons. Então, resumindo, Bulls está naquela linha média – e tudo depende do encaixe” (Winicius Machado, See Red Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: 12º colocado da conferência Leste

 

Cleveland Cavaliers

Campanha temporada 2017-18: quarto colocado da conferência Leste (50-32)

Quem saiu?

Quem chegou?
José Calderón
Jeff Green
LeBron James
Kendrick Perkins

Sam Dekker
Collin Sexton
David Nwaba

Curiosidade: na primeira saída de LeBron James, o Cavaliers perdeu 42 partidas a mais em relação à temporada anterior. A equipe, seguindo o padrão, venceria só oito jogos na campanha 2018-19.

Análise: “Equipe chega para a temporada sem aquela responsabilidade nas costas de ganhar a conferência, como tinha com LeBron por lá. Acho que isso trará uma melhora de alguns jogadores, como Rodney Hood e Jordan Clarkson. A expectativa é disputar playoffs, mas sem pressão quanto a isso também. Estou ansioso pela temporada do novato Collin Sexton e Cedi Osman.” (Marcelo Urbano, Cavs Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: 11º colocado da conferência Leste

 

Dallas Mavericks

Campanha temporada 2017-18: 13º colocado da conferência Oeste (24-58)

Quem saiu?

Quem chegou?
Kyle Collinsworth
Yogi Ferrell
Doug McDermott
Josh McRoberts
Nerlens Noel

DeAndre Jordan
Luka Doncic
Ryan Broekhoff
Jalen Brunson
Ray Spalding

Curiosidade: a última vez que o Mavs “desceu” na loteria do draft para selecionar um atleta europeu, como acaba de fazer por Luka Doncic, foi visando o ídolo Dirk Nowitzki.

Análise: “A temporada resume-se a duas palavras no Mavericks: Luka Doncic, que virou o herdeiro instantâneo de Dirk Nowitzki em Dallas. Presente e futuro do time passam pelo esloveno e Dennis Smith Jr, que precisa adaptar-se a não ser o maior arquiteto do ataque texano. A esperança é que Deus-ídolo-mito-lenda Dirk Nowitzki possa se despedir das quadras em uma temporada competitiva e vendo a franquia seguir em frente capitaneado por Luka e Dennis” (Victor Nóbrega Pimentel, Mavs Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: 12º colocado da conferência Oeste

 

Denver Nuggets

Campanha temporada 2017-18: nono colocado da conferência Oeste (46-36)

Quem saiu?

Quem chegou?
Darrell Arthur
Kenneth Faried
Richard Jefferson

Michael Porter Jr.
Jarred Vanderbilt
Isaiah Thomas

Curiosidade: o Nuggets completou cinco anos sem chegar aos playoffs neste ano. É só a segunda vez na história que a franquia fica tanto tempo sem classificar-se à pós-temporada.

Análise: “Apesar das poucas mudanças no elenco, eu creio que a expectativa para o Nuggets seja a melhor possível. Com os nossos principais jogadores saudáveis, é difícil imaginar que ficaremos de fora dos playoffs novamente. Nikola Jokic e Jamal Murray evoluíram mais, Gary Harris está cada vez mais sólido… ficar entre os oito melhores do Oeste é quase obrigação.” (Geisson Miranda, Nuggets Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: sexto colocado da conferência Oeste.

Detroit Pistons

Campanha temporada 2017-18: nono colocado da conferência Leste (39-43)

Quem saiu?

Quem chegou?
Dwight Buycks
James Ennis
Eric Moreland
Anthony Tolliver

Bruce Brown
José Calderón
Zaza Pachulia
Glenn Robinson III
Khyri Thomas

Curiosidade: caso não se classifique ou não vença um jogo nos playoffs de 2019, o Pistons completará uma década sem ganhar uma única partida em pós-temporadas.

Análise: “O Pistons aposta no melhor técnico da temporada passada para tentar voltar aos playoffs. A esperança é que Reggie Jackson e Blake Griffin consigam se manter saudáveis para, somados a Andre Drummond, conduzirem o time à meta. Espera-se ainda que Stanley Johnson e Luke Kennard desenvolvam-se como sempre se esperou. Nosso palpite é que a equipe disputará a sétima ou oitava posição do Leste” (Thiago Caruso, Pistons Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: oitavo colocado da conferência Leste

 

Golden State Warriors

Campanha temporada 2017-18: segundo colocado da conferência Oeste (58-24)

Quem saiu?

Quem chegou?
JaVale McGee
Zaza Pachulia
David West
Nick Young

Jacob Evans
DeMarcus Cousins
Jonas Jerebko

Curiosidade: o Warriors, se confirmar seu favoritismo, vai juntar-se a Celtics, Lakers e Bulls como únicas franquias a conquistarem três títulos seguidos da NBA.

Análise: “Após dois títulos seguidos, o Warriors entra na temporada mais favorito do que nunca para levar o troféu novamente. O time, que já parecia sem defeitos, adicionou ninguém menos do que DeMarcus Cousins ao elenco. Tudo bem que ele só deve jogar no ano que vem, mas, mesmo assim, é bônus. Penso que Stephen Curry venha pra uma campanha de MVP e a equipe vencerá mais de 60 jogos” (João Pedro Bernardes, Golden State BR)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: primeiro colocado da conferência Oeste

 

Houston Rockets

Campanha temporada 2017-18: primeiro colocado da conferência Oeste (65-17)

Quem saiu?

Quem chegou?
Ryan Anderson
Trevor Ariza
Tarik Black
Bobby Brown
Joe Johnson
Luc Richard Mbah-a-Moute

Brandon Knight
Marquese Chriss
Michael Carter-Williams
James Ennis
Isaiah Hartenstein
Carmelo Anthony

Curiosidade: o Rockets tem chances reais de emplacar três temporadas seguidas com, no mínimo, 55 vitórias pela primeira vez em sua história.

Análise: “O Rockets reforçou seu elenco ainda mais em relação à ótima temporada passada. Segue com James Harden e Chris Paul no comando das jogadas, um Clint Capela emergente e agora contará com a chegada do cestinha Carmelo Anthony – que deverá sair do banco pela primeira vez na carreira. Já Nenê, aos 36 anos, está cada vez mais próximo da aposentadoria” (Gustavo Freitas, Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: segundo colocado da conferência Oeste

 

Indiana Pacers

Campanha temporada 2017-18: quinto colocado da conferência Leste (49-33)

Quem saiu?

Quem chegou?
Al Jefferson
Alex Poythress
Glenn Robinson III
Lance Stephenson
Joe Young

Aaron Holiday
Tyreke Evans
Doug McDermott
Kyle O’Quinn

Curiosidade: os únicos dois jogadores acima de 30 anos de idade do elenco de Indiana são os titulares Darren Collison e Thaddeus Young.

Análise: “O time que mais surpreendeu em 2018 chega querendo voos mais altos na nova temporada. Victor Oladipo consolidou-se como um astro da liga e, agora, Tyreke Evans aterrissa como principal reforço da offseason, depois de superar as expectativas atuando em Memphis. É seguro prever que essa equipe brigará por mando de quadra no Leste” (Gustavo Freitas, Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: quinto colocado da conferência Leste

 

Los Angeles Clippers

Campanha temporada 2017-18: 10º colocado da conferência Oeste (42-40)

Quem saiu?

Quem chegou?
Sam Dekker
DeAndre Jordan
Willie Reed
Austin Rivers
C.J. Williams

Marcin Gortat
Shai Gilgeous-Alexander
Jerome Robinson
Mike Scott
Luc Richard Mbah-a-Moute

Curiosidade: oito dos 15 atletas que abrem a temporada no elenco do Clippers – ou seja, mais da metade – são armadores ou ala-armadores.

Análise: “Lou Williams, a fórceps, chocou a NBA ao colocar o Clippers na briga por playoffs na última temporada. Vai acontecer novamente? Possível, mas improvável. O muito criticado Doc Rivers fez seu melhor trabalho como técnico em muito tempo na campanha passada, mas tem um elenco totalmente desequilibrado em mãos – e em um Oeste mais competitivo do que nunca” (Ricardo Stabolito Jr., Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: 11º colocado da conferência Oeste

Los Angeles Lakers

Campanha temporada 2017-18: 11º colocado da conferência Oeste (35-47)

Quem saiu?

Quem chegou?
Thomas Bryant
Luol Deng
Channing Frye
Andre Ingram
Brook Lopez
Julius Randle
Isaiah Thomas
Derrick Williams

Moritz Wagner
Isaac Bonga
LeBron James
Rajon Rondo
Lance Stephenson
Svi Mykhailiuk
JaVale McGee
Michael Beasley

Curiosidade: o Lakers acumula cinco temporadas sem chegar aos playoffs. Antes do início dessa sequência, os angelinos haviam ficado fora do mata-mata só cinco vezes em sua história.

Análise: “O Lakers sempre atrai muita atenção na NBA, mas isso alcançará outro patamar nesta temporada. A chegada de LeBron James deve catapultar o time de volta aos playoffs e as contratações de veteranos sem medo de jogar oferece um equilíbrio importante ao talentoso núcleo jovem. Atenção especial para Brandon Ingram, que treinou muito na offseason e pode ser um dos atletas que mais vão evoluir na liga” (Ricardo Romanelli, Lakers Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: quinto colocado da conferência Oeste

 

Memphis Grizzlies

Campanha temporada 2017-18: 14º colocado da conferência Oeste (22-60)

Quem saiu?

Quem chegou?
Mario Chalmers
Deyonta Davis
Tyreke Evans
Jarell Martin
Ben McLemore
Kobi Simmons

Andrew Harrison
Garrett Temple
Jaren Jackson Jr.
Kyle Anderson
Omri Casspi
Jevon Carter
Shelvin Mack

Curiosidade: os astros Marc Gasol (10.850) e Mike Conley (10.255) já são os dois maiores cestinhas da história do Grizzlies – e estão separados por menos de 600 pontos entre si.

Análise: “Sou a voz destoante do Jumper em relação ao Grizzlies: com Marc Gasol e Mike Conley saudáveis, eu acho que eles podem estar de volta à disputa por uma vaga nos playoffs. Reforços poucos badalados podem ter encorpado um elenco que carecia de mais opções. Mas, se tudo começar a dar errado, o tank vem: Memphis precisa estar entre os oito piores da liga para ficar com sua escolha de draft” (Ricardo Stabolito Jr., Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: 13º colocado da conferência Oeste

 

Miami Heat

Campanha temporada 2017-18: sexto colocado da conferência Leste (44-38)

Quem saiu?

Quem chegou?
Jordan Mickey
Okaro White

Jarnell Stokes
Rodney Purvis

Curiosidade: em sua “turnê de despedida”, Dwyane Wade é o recordista histórico do Heat em jogos disputados (876), minutos (31.027), pontos (20.473), assistências (5.009) e roubos de bola (1.433).

Análise: “O Heat chega sem alterações significativas na sua formação, produto de uma offseason pouco ativa, mas sonha com as mudanças drásticas de ambição que uma troca por Jimmy Butler pode trazer. A expectativa, hoje, é que Erik Spoelstra e o núcleo jovem do elenco possam levar a equipe, em meio ao turbilhão de emoções da despedida de Dwyane Wade, além da previsão geral: brigar por uma das últimas vagas do Leste nos playoffs” (Gilbercley Sá, Miami Heat Brasil)

“O Heat, ao menos no papel, é o mesmo da temporada anterior. Enquanto Dwyane Wade inicia sua ‘última dança’, a franquia tenta reconstruir-se para voltar às finais entre contratos gordos, três jovens com potencial (Bam Adebayo, Josh Richardson e Justise Winslow) e seu veterano maior ídolo. Continuidade é importante, diz Erik Spoelstra. Mas, hoje, Miami continua apostando na evolução interna enquanto fica de olhos abertos em astros insatisfeitos. Olhando para você, Jimmy!” (Pedro Carvalho, Heat Mil Grau)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: sétimo colocado da conferência Leste

 

Milwaukee Bucks

Campanha temporada 2017-18: sétimo colocado da conferência Leste (44-38)

Quem saiu?

Quem chegou?
Joel Bolomboy
Brandon Jennings
DeAndre Liggins
Greg Monroe
Shabazz Muhammad
Jabari Parker
Mirza Teletovic
Jason Terry

Donte DiVicenzo
Ersan Ilyasova
Brook Lopez
Pat Connaughton
Tim Frazier
Christian Wood
Trevon Duval

Curiosidade: o Bucks não conquista 50 vitórias em uma temporada regular há 17 anos. Essa é a maior sequência em suas cinco décadas de história.

Análise: “Chegou a hora do Bucks chegar às cabeças do Leste! Antetokounmpo é absurdo, o elenco é bem montado e, finalmente, tem um pivô para fazer mais do que pegar rebotes e distribuir tocos. Um atleta para carregar a segunda unidade poderia colocar essa equipe na briga pelo topo da conferência. A diretoria ainda parece ativa e surpresas positivas podem chegar” (Vinicius Donato, Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: quarto colocado da conferência Leste

 

Minnesota Timberwolves

Campanha temporada 2017-18: oitavo colocado da conferência Oeste (47-35)

Quem saiu?

Quem chegou?
Cole Aldrich
Nemanja Bjelica
Aaron Brooks
Jamal Crawford
Shabazz Muhammad

Josh Okogie
Keita Bates-Diop
Anthony Tolliver
James Nunnally
Luol Deng

Curiosidade: Jimmy Butler, que pediu para ser negociado recentemente, registrou (com folgas) o melhor net rating individual do elenco na última temporada. O time foi 8.4 pontos melhor por 100 posses de bola quando ele estava em quadra.

Análise: “A previsão é não ter previsão! A franquia teve uma offseason conturbada como poucas, com Jimmy Butler contrariado em iniciar a temporada no time e com problemas internos. O banco de reservas ficou mais forte e experiente com atletas que chegaram, mas como Thibodeau (que não é fã de usar a segunda unidade) vai utilizar esses suplentes? E o centro de tudo: como ficará o vestiário de Minnesota? Essa temporada é uma incógnita, dentro e fora de quadra” (Rodrigo Barbosa, Twolves Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: 10º colocado da conferência Oeste

 

New Orleans Pelicans

Campanha temporada 2017-18: sexto colocado da conferência Oeste (48-34)

Quem saiu?

Quem chegou?
Tony Allen
Jordan Crawford
Dante Cunningham
Jameer Nelson
Rajon Rondo
Emeka Okafor

Elfrid Payton
Julius Randle
Kenrich Williams
Troy Williams
Jahlil Okafor

Curiosidade: desde sua fundação, em 2002, a equipe conseguiu duas temporadas seguidas com mais de 40 vitórias só uma vez (entre 2007 e 2009).

Análise: “O Pelicans é o time cativante que você quer ter motivos para defender. Anthony Davis é um dos melhores jogadores da liga, terá números de MVP. Jrue Holiday e Nikola Mirotic são bons. Mas o resto é tão limitado! A aposta ficará por conta de Julius Randle e uma vaga nos playoffs no Oeste já deve ser razão para comemorar. O problema é que a luz de alerta está acesa com os rumores de que Davis pode querer sair. Não há margem para erro” (Vinicius Donato, Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: sétimo colocado da conferência Oeste.

New York Knicks

Campanha temporada 2017-18: 11º colocado da conferência Oeste (29-53)

Quem saiu?

Quem chegou?
Michael Beasley
Kyle O’Quinn
Joakim Noah
Troy Williams

Kevin Knox
Mitchell Robinson
Mario Hezonja
Noah Vonleh

Curiosidade: em termos de resultados, o Knicks vive a pior fase de seus mais de 70 anos de história: chegou aos playoffs em só quatro das últimas 15 temporadas.

Análise: “O Knicks vem para essa temporada com um time jovem e novo técnico no comando. A perspectiva é observar o desenvolvimento desses garotos e, quem sabe, conquistar uma vaga nos playoffs. Infelizmente, o Knicks vai ter o desfalque importantíssimo de Kristaps Porzingis por, no mínimo, dois meses. No entanto, o time tem grande potencial e até pode surpreender, mesmo com esse importante desfalque.” (Bernardo Resende, Knicks Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: 14º colocado da conferência Oeste

 

Oklahoma City Thunder

Campanha temporada 2017-18: quarto colocado da conferência Oeste (48-34)

Quem saiu?

Quem chegou?
Carmelo Anthony
Corey Brewer
Nick Collison
Josh Huestis
Dakari Johnson
Kyle Singler

Dennis Schroder
Timothe Luwawu-Cabarrot
Abdel Nader
Nerlens Noel
Hamidou Diallo

Curiosidade: o time iniciará a temporada desfalcado de Russell Westbrook e Andre Roberson. Na temporada passada, as formações com os dois jogadores foram 9.0 pontos por 100 posses de bola melhores do que a média da equipe.

Análise: “Deu tudo certo para o Thunder na offseason: Paul George ficou, Carmelo Anthony foi trocado e reforços chegaram para Russell Westbrook manter a equipe competitiva. É claro, porém, que o garrafão e banco de reservas seguem carentes, além do Jazz representar um forte rival na disputa pelo potencial terceiro lugar do Oeste. No fim das contas, acho que mando de quadra nos playoffs do Oeste já seria um ótimo resultado” (Vinicius Donato, Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: quarto colocado da conferência Oeste

 

Orlando Magic

Campanha temporada 2017-18: 14º colocado da conferência Leste (25-57)

Quem saiu?

Quem chegou?
Arron Afflalo
Bismack Biyombo
Mario Hezonja
Shelvin Mack
Elfrid Payton
Rodney Purvis
Marreese Speights

Jerian Grant
Jarell Martin
Timofey Mozgov
Mo Bamba
Isaiah Briscoe
Melvin Frazier

Curiosidade: desde que Dwight Howard foi trocado, em 2012, o Magic ainda não se classificou aos playoffs ou venceu mais do que 35 jogos em uma temporada.

Análise: “Mais uma temporada que o Magic vai disputar sem perspectiva alguma aparente. Os rumos da franquia são um mistério e, não por acaso, o time segue longe dos playoffs. O treinador Steve Clifford retorna à franquia com a missão de praticar um basquete moderno utilizando um plantel com quatro pivôs de ofício, enquanto os possantes D.J. Augustin e Jerian Grant brigam para ser o armador titular” (Ricardo Stabolito Jr., Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: 13º colocado da conferência Leste

 

Philadelphia 76ers

Campanha temporada 2017-18: terceiro colocado da conferência Leste (52-30)

Quem saiu?

Quem chegou?
Justin Anderson
Marco Belinelli
Ersan Ilyasova
Richaun Holmes

Wilson Chandler
Mike Muscala
Zhaire Smith
Landry Shamet
Jonah Bolden

Curiosidade: o quinteto titular do Sixers atuou 601 minutos reunido na temporada passada e derrotou os oponentes por impressionantes 21.0 pontos por 100 posses de bola no período.

Análise: “Depois da eliminação nas semifinais do Leste, diante do Celtics, o Sixers espera ir mais longe em 2019. Marco Belinelli e Ersan Ilyasova saíram, mas Wilson Chandler, Mike Muscala, Jonah Bolden e quem chega do draft prometem agregar e substituir à altura. E o maior reforço já estava lá dentro: Markelle Fultz. O armador trabalhou duro na offseason e parece ter retomado sua confiança. Com ele, Embiid, Simmons e Šarić, o 76ers chega forte novamente” (Felipe Floriano, Sixers Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: terceiro colocado da conferência Leste

 

Phoenix Suns

Campanha temporada 2017-18: 15º colocado da conferência Oeste (21-61)

Quem saiu?

Quem chegou?
Marquese Chriss
Jared Dudley
Shaquille Harrison
Danuel House
Alex Len
Elfrid Payton
Alan Williams
Alec Peters

Richaun Holmes
Ryan Anderson
Davon Reed
Deandre Ayton
Mikal Bridges
Trevor Ariza
Elie Okobo
De’Anthony Melton
Jamal Crawford

Curiosidade: o Suns alcançou o feito de combinar o ataque (100.8 pontos por 100 posses de bola) e defesa (110.6 pontos) menos eficientes da última temporada.

Análise: “O Suns trouxe um técnico novo (Igor Kokoskov), teve a primeira escolha do último draft (Deandre Ayton) e contratou veteranos (Trevor Ariza, por exemplo), mas permanece sem um armador confiável. Ainda em processo de reformulação do elenco, a equipe liderada pelo jovem Devin Booker deverá sofrer por mais um ano antes do caminho das vitórias se abrir novamente” (Gustavo Lima, Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: 14º colocado da conferência Oeste

Portland Trail Blazers

Campanha temporada 2017-18: terceiro colocado da conferência Oeste (49-33)

Quem saiu?

Quem chegou?
Pat Connaughton
Ed Davis
Shabazz Napier
Noah Vonleh

Anfernee Simons
Nik Stauskas
Gary Trent Jr.
Seth Curry

Curiosidade: combinando os resultados das últimas três temporadas, o Blazers acumula dez derrotas seguidas em partidas de playoffs.

Análise: “O Blazers tenta reagrupar-se após a surpreendente varrida na primeira rodada dos playoffs deste ano, quando deficiências foram expostas. A franquia foi buscar chutadores confiáveis para expandir o espaçamento para C.J. McCollum e Damian Lillard e, ao deixar Ed Davis sair, coloca pressão sobre o desenvolvimento de jovens como Zach Collins e Caleb Swanigan. A expectativa é que a equipe siga competitiva no Oeste, mas será que os reforços são suficientes para avançar na pós-temporada?” (Roberto Almeida, Rip City Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: nono colocado da conferência Oeste

 

Sacramento Kings

Campanha temporada 2017-18: 12º colocado da conferência Oeste (27-55)

Quem saiu?

Quem chegou?
Bruno Caboclo
Vince Carter
Nigel Hayes
JaKarr Sampson
Garrett Temple

Ben McLemore
Iman Shumpert
Marvin Bagley
Nemanja Bjelica
Yogi Ferrell

Curiosidade: embora apresente um elenco majoritariamente jovem, o Kings teve o mais baixo ritmo da última temporada – apenas 97.1 posses de bola por partida.

Análise: “com um elenco cheio de jovens, o Kings tem tudo para manter a sina de ter uma das piores campanhas do Oeste selvagem. A franquia torce pela evolução de jovens como De’Aaron Fox, assim como ver os calouros Marvin Bagley e Harry Giles corresponderem às expectativas, enquanto não pode pensar em playoffs. A base jovem até que é boa, mas apanhará um bocado nesta temporada” (Gustavo Lima, Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: 15º colocado da conferência Oeste

 

San Antonio Spurs

Campanha temporada 2017-18: sétimo colocado da conferência Oeste (47-35)

Quem saiu?

Quem chegou?
Kyle Anderson
Manu Ginobili
Kawhi Leonard
Danny Green
Darrun Hillard
Joffrey Lauvergne
Tony Parker
Brandon Paul

DeMar DeRozan
Jakob Poeltl
Lonnie Walker
Dante Cunningham
Marco Belinelli
Quincy Pondexter
Nick Johnson

Curiosidade: o Spurs pode completar a 22ª temporada consecutiva chegando aos playoffs em 2019 e igualar o recorde histórico da NBA, pertencente ao Philadelphia 76ers (1950-71).

Análise: “A temporada do Spurs desperta a (rara) expectativa no torcedor de não saber o que esperar. Com as saídas de Tony Parker, Manu Ginobili, Danny Green e Kawhi Leonard, além da lesão de Dejointe Murray, fica complicado saber como será essa nova equipe. LaMarcus Aldridge deve ser uma das referências e espera-se que DeMar DeRozan seja o salto de qualidade que o perímetro precisa. Difícil, de resto, prever quem vai ganhar minutos ao redor dos astros.” (Lucas Pastore, Spurs Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: oitavo colocado da conferência Oeste

 

Toronto Raptors

Campanha temporada 2017-18: primeiro colocado da conferência Leste (59-23)

Quem saiu?

Quem chegou?
DeMar DeRozan
Lucas “Bebê” Nogueira
Jakob Poeltl
Malcolm Miller

Kawhi Leonard
Danny Green
Chris Boucher
Greg Monroe

Curiosidade: o Raptors participou das últimas cinco edições dos playoffs. Antes da sequência começar, os canadenses haviam chegado à pós-temporada cinco vezes em sua história inteira.

Análise: “Após mais um fracasso nos playoffs, Masai Ujiri resolveu chutar o balde: saíram o ídolo DeMar DeRozan e o treinador Dwane Casey para a contratação de Danny Green e do astro Kawhi Leonard com o assistente Nick Nurse no comando técnico, enquanto o reserva Fred VanVleet renovou seu contrato. Apesar das mudanças, a expectativa é chegar a uma final de conferência (contra o Celtics, provavelmente). Vou além e acho que Leonard será candidato a MVP da temporada” (Raphael Mattos, Raptors Brazil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: segundo colocado da conferência Leste

 

Utah Jazz

Campanha temporada 2017-18: quinto colocado da conferência Oeste (48-34)

Quem saiu?

Quem chegou?
Jonas Jerebko

Grayson Allen

Curiosidade: ao lado do Spurs, o Jazz é o único time a ter ficado entre as cinco defesas mais eficientes da liga nas últimas duas temporadas.

Análise: “Uma das palavras mais batidas na NBA atual é ‘cultura’. O Jazz pode não ser um plantel dos mais talentosos, mas a força está exatamente na cultura. Rudy Gobert causa impacto, Ricky Rubio surpreende, Donovan Mitchell será um astro e Quin Snyder é o melhor técnico de quem ninguém fala. Não se engane, porém: o astro desse time é a defesa, a entrega, a disciplina. É mais sobre como se joga do que quem joga” (Ricardo Stabolito Jr., Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: terceiro colocado da conferência Oeste

 

Washington Wizards

Campanha temporada 2017-18: oitavo colocado da conferência Leste (43-39)

Quem saiu?

Quem chegou?
Jodie Meeks
Tim Frazier
Chris McCollough
Marcin Gortat
Mike Scott

Austin Rivers
Troy Brown Jr.
Jeff Green
Dwight Howard
Thomas Bryant

Curiosidade: quase 8.7% dos passes trocados pelo Wizards na última temporada foram assistências. Essa é a terceira maior marca da liga na campanha, atrás só de Warriors e Pelicans.

Análise: “As únicas pessoas empolgadas com a temporada do Wizards parecem ser os próprios jogadores do elenco, com as megalomaníacas declarações sobre serem melhores do que todos. É verdade que o (sofrível) banco de reservas está melhor do que em anos anteriores, mas adicione Dwight Howard a um dos vestiários mais ‘pesados’ da liga e, aí sim, temos algo realmente interessante para assistir. Cada série de derrota será um drama” (Ricardo Stabolito Jr., Jumper Brasil)

Previsão Jumper Brasil 2018-19: sexto colocado da conferência Leste

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • João Víctor Matos

    Sacramento Kings 15 lugar do oeste. A First pick vem viuuuuu.

    • Guilherme

      Vem nada… First pick será de Atlanta, e a segunda escolha cairá no colo dos Celtics rsrs.

      • Marcio

        O celtics possui picks de quem no próximo draft?

        • Claudio R.

          kings

          • Marcio

            Pelo andar da carruagem, vai pega mais uma pick alta na próxima temporada!

        • Guilherme

          Além da própria, tem escolhas de Kings, Memphis e Clippers. Mas tanto a de Memphis quanto a dos Clippers são protegidas (Memphis de 1 a 8 e Clippers de 1 a 14). Improvável que fique em Boston. A que interessa de fato é essa dos Kings, tanto pelo potencial da escolha como pra enviar em um possível pacote pra adquirir outro all-star.

          • Gustavo

            Do Kings também é protegida, mas só se for a primeira escolha, aí iria pro 76ers

          • Guilherme

            Sim, por isso eu comentei ali respondendo o João Victor que a primeira escolha seria do Atlanta e dessa forma a escolha dos Kings viria pra nós.

          • João Víctor Matos

            A partir do próximo draft as três equipes com piores desempenho terão os mesmos 14% de chance de ter a first pick. Então teremos chances caso o kings fique entre os 3 piores.

          • Guilherme

            Com certeza vão ficar. Atlanta, Kings e Magic, talvez Knicks. Não deve fugir muito disso não.

          • Joabe#VamoSpurs

            Me explica aí melhor essas picks do Memphis e Clippers, sou leigo nesse negócio de picks protegidas, 😂

          • Marcio

            Cara e incrível, como o Celtics consegue fazer bons negócios, já faz uns 3 a 4 anos que todo draft tem um monte de pick na mão…

    • Gustavo

      Puts, imagina, o Sixers com a chance de recutrar um jogador do nível de RJ Barret? Seria covardia no leste…

      • João Víctor Matos

        Rapaz, só assim para acharmos um bom reforço na próxima off season. Não espero muito de Elton Brand em seu primeiro ano com GM.

  • Tárcio

    Previsões sensatas.
    Concordo com praticamente tudo.

  • Guilherme Petros

    Guia FOOOODA! Podem guardar pq é hoje! hehehe

    Um comentário aqui, sobre o Bucks:
    “finalmente, tem um pivô para fazer mais do que pegar rebotes e distribuir tocos”
    Olha, pegar rebotes o Lopez não vai fazer mesmo, mas pontua… rs

    Brincadeiras a parte, acho que o Suns surpreende (não digo playoffs, mas acho que vai melhorar sensivelmente) e, ficando saudável, Embiid vem pra disputa de MVP.

    E tbm concordo com o Stabolito: Gasol e Conley inteiros tornam o Memphis um time extremamente competitivo. Eles são dois caras subestimados.

    • Claudio R.

      Gasol será trocado ate a deadline, pode apostar

      • Guilherme Petros

        ai azeda pro Memphis – quer dizer, nunca se sabe o que vem com essa troca, mas…

      • Tulio Machado

        o time agora tem um novo dono, engana-se quem acha que é o JJJ, na verdade é o Japa Watanabe, só não vê quem não quer

    • João Víctor Matos

      Também acho o time de Memphis saudável bem competitivo… Mas se Conley contudir cedo é certo o que o Claudio R. falou acima.

    • Dagoberto Delatorre Jr.

      Suns surpreendente d+/ 4-22

      • Guilherme Petros

        inegavelmente, uma grande surpresa! hehehe

  • LeBeautiful

    Blazers fora dos Offs Jumper? Que alívio, então o mando de quadra é certo!
    Espero que essa seja a previsão final.

    • Will #lakaodamassa

      Sabia que o chorão ia aparecer kkkkk
      BLAZERSZINHO é fraco, aceite Isso, e pare de choramingar.

      • LeBeautiful

        Que moral um fanboy do Lakers tem pra falar do Blazers?
        A última vez que esse teu timeco terminou acima do meu, o 7×1 nem existia, se o Blazers é fraco o que resta pro Lakers? Espero que tu meta a cara depois das surras que o Lillard vai aplicar no lakinho, com Lebron e tudo!

        • Will #lakaodamassa

          Acima de que otario ?
          Quantos anos o blazzers nao ganha nada ?
          To discutindo com um cara que comemora classificação para os offss, pq título nunca viu kkkkk
          E pior, classifica e leva varrida…
          Nunca compare uma franquia minúscula como o Blazzers com o Lakers que chega a ser ridículo.

        • Dagoberto Delatorre Jr.

          Blazer é nome de roupa masculina!! Sem mais!

      • Elias Ferreira

        https://www.youtube.com/watch?v=UCPEuSokkTg , é fraco né, fala isso pro Damião que sempre vence seu time!

  • Tyronn Jamar Lue

    Tem alguma coisa errada nessa previsão.

  • M.

    Pistons e Knicks estão colocados como da conferência Oeste.

  • ReggieMiller31

    Celtics/ 76’s / Raptors / Wizards / Bucks / Pacers / Heat / Hornets / Pistons / Cavs / Nets / Magic / Bulls / Knicks / Hawks
    Warriors / Rockets / Thunder / Jazz / Nuggets / Lakers / Spurs / Blazers / Grizzlies / Pelicans / Clippers / Wolves / Mavs / Suns / Kings

  • Thunder Nation

    Leste:

    Celtics
    Bucks
    Sixers
    Raptors
    Pacers
    Wizards
    Pistons
    Cavs
    Hornets
    Nets
    Bulls
    Knicks
    Magic
    Hawks

    Oeste:

    Rockets
    Warriors
    Thunder
    Jazz
    Nuggets
    Lakers
    Pelicans
    Blazers
    Clippers
    Grizzlies
    Wolves
    Mavericks
    Suns
    Kings

  • Pablo Oviedo

    Se o Bulls consegue melhorar essa defesa ridícula, passa por cima do pelotão da miséria do leste. Celtics sixers Pacers e raptors são os únicos q se salvam nessa metade pobre da nba

  • Luiz Henrique Santos

    Tim Frazier foi dispensado pelo Bucks, pode colocar o Jaylen Morris no lugar dele… Mas acho que é isto!