Previsão da temporada – Dallas Mavericks

Dallas Mavericks

Campanha em 2016-17: 33-49, 11º colocado na conferência Oeste
Playoffs: não se classificou
Técnico: Rick Carlisle (décima temporada)
GM: Donnie Nelson (16ª temporada)
Destaques: Dirk Nowitzki, Harrison Barnes e Seth Curry
Time-base: Dennis Smith Jr. – Seth Curry – Wesley Matthews – Harrison Barnes – Dirk Nowitzki

Elenco

1-Dennis Smith Jr., armador
5- J.J Barea, armador
30- Seth Curry, armador
11- Yogi Ferrell, armador
35- PJ Dozier, armador
18- Maalik Wayns, armador
8- Gian Clavell, armador
34- Devin Harris, ala-armador
23- Wesley Matthews, ala-armador
6- Jonathan Motley, ala
40- Harrison Barnes, ala
10- Dorian Finney-Smith, ala
41- Dirk Nowitzki, ala-pivô
7-Dwight Powell, ala-pivô
13- Josh McRoberts, ala-pivô
42- Maxi Kleber, ala-pivô
21- Brandon Ashley, ala-pivô
50- Salah Mejri, pivô
3- Nerlens Noel, pivô
17- Jeff Withey, pivô

Quem chegou: Brandon Ashley, Maxi Kleber, Josh McRoberts, Maalik Wayns, Jeff Withey, Gian Clavell, PJ Dozier, Jonathan Motley e Dennis Smith Jr. (Draft).

Quem saiu: Nicolas Brussino, AJ Hammons, DeAndre Liggins e Jarrod Uthoff.

Revisão

Sempre é esperado que o Dallas Mavericks, por mais remendado e desfalcado que esteja, chegue aos playoffs, ou perto disso. No entanto, Dirk Nowitzki sofreu para se manter saudável e aí não teve Rick Carlisle que fizesse a equipe render o suficiente. A temporada acabou sendo um grande experimento para o futuro, e ainda rendeu uma escolha de loteria no Draft.

O questionável movimento de pagar um contrato máximo a Harrison Barnes foi esquecido. O ala foi a principal arma ofensiva do Mavs atuando nas posições 3 e 4, o que levou Dirk a jogar muitas vezes como pivô. Mesmo com a chegada de Nerlens Noel, o esquema foi mantido e o ex-jogador de Philadelphia ficou no banco.

Outra boa notícia foi a chegada de Yogi Ferrell e Seth Curry. A dupla de armadores ajudou a espaçar a quadra, e ambos tiveram um ótimo aproveitamento de longa distância. Se não fossem pelas lesões de JJ Barea, a rotação poderia ser mais efetiva e Dallas conseguiria terminar algumas posições acima.

Ainda que fossem parte importante da rotação, Deron Williams e Andrew Bogut não estavam interessados no caminho que a franquia tomava e acabaram dispensados. Assim sobraram espaços para as peças mais jovens, como Dorian Finney-Smith, que se consolidou como um bom role player.

O perímetro

O torcedor verá algumas mudanças em quadra. Para começar Dennis Smith Jr. será o armador titular. O escolhido no draft se destacou na Summer League e agrada muito comissão técnica e direção. Ao lado dele deve ficar Seth Curry. O irmão mais novo do MVP vem de uma excelente temporada pela equipe e conquistou papel importante na rotação.

Yogi Ferrell, surpresa da última campanha, vai para o banco de reservas ser sombra de Smith Jr. JJ Barea e Devin Harris serão os outros suplentes. A dupla veterana terá o desafio de permanecer saudável e servir como mentor dos mais jovens.

Na ala, Wesley Matthews assumirá o papel que foi de Harrison Barnes (agora ala-pivô). Após uma temporada abaixo do esperado, Matthews tentará dar a volta por cima atuando em uma nova posição. Apesar de ser pequeno (1,96m), o small ball adotado por Rick Carlisle deve o beneficiar ao menos de um lado da quadra. Dorian Finney-Smith, mais alto (2,03m) e forte, é uma alternativa para marcar adversários mais agressivos.

O garrafão

A “área pintada” será dividida por Dirk Nowitzki e Harrison Barnes. Obviamente nenhum dos dois vão ficar muito tempo no próprio garrafão. O jogo será muito mais fluído e espaçado. Barnes já mostrou um arsenal ofensivo capaz de incomodar qualquer defensor, o problema será manter a consistência.

Nowitzki jogando como pivô, rodeado por arremessadores, ajudará muito o ataque texano, mas, na defesa é que está o problema. O Mavericks foi o pior time em rebotes na última temporada e isso pode se repetir. Para isso, Nerlens Noel, jogando por um contrato lucrativo na próxima offseason, é a esperança de uma proteção melhor no garrafão. O jogador sairá do banco de reservas até segunda ordem, mas deve ter muitos minutos dentro de quadra.

O restante dos jogadores não inspira confiança e não deve atuar com regularidade. Salah Mejri teve bons momentos recentes, mas ele, Jeff Withey e Josh McRoberts apenas jogarão com frequência em caso de lesões.

Análise Geral

O Dallas Mavericks será um time ousado nesta temporada. Um armador novato muito explosivo acompanhado de arremessadores, Dirk Nowitzki e Harrison Barnes, deve ser o suficiente para ganhar alguns jogos. Porém, a defesa estará exposta com certa constância. Em uma conferência Oeste disputada, a falta de consistência nos dois lados da quadra tornará as coisas mais difíceis. Rick Carlisle terá muito trabalho pela frente.

Na última temporada, o Mavs teve o pior ataque da liga. Espera-se que Dennis Smith Jr. consiga dar a dinâmica necessária ao lado de Seth Curry e Yogi Ferrell para revitalizar a franquia. Barnes, em um sistema mais rápido e atuando contra jogadores maiores e mais lentos como ala-pivô, deve melhorar suas estatísticas. A regularidade é que ditará se a equipe conseguirá incomodar ou não.

Nowitzki está indo para sua vigésima temporada na NBA. O alemão, ainda que com 39 anos e em uma posição diferente, será um dos principais nomes de Dallas. Sua despedida das quadras ou não, ele continuará dando tudo de si pela franquia. Fica aqui nossa torcida para que o agora pivô consiga pontuar. Sexto maior cestinha da liga com 30.260 pontos, Nowitzki precisa de 1.159 nessa campanha para superar Wilt Chamberlain, quinto colocado.

Previsão: 14° da conferência Oeste

  • JoshHuestisGLeagueLoyalty ☇

    playoffs é logo ali

  • Sérgio Menezes

    14°?!

    Acho que dallas vai chegar mais longe que na temporada passada. Creio que conseguirá em torno de 40 vitórias.

    • mavs

      infelizmente não cara..

      torço pro dallas, mas acho que o dallas fica a frente somente do sacramento, lakers e suns…

      o time é o mesmo do ano passado….
      Wesley M. já mostrou que não é jogador para se contar.
      Seth Curry, apesar de ter tido um bom ano, para mim é no máximo um role player, para contribuir vindo do banco
      O dirk jogando de pivo, acho muito foda, a defesa fica uma peneira…o dallas teria que ter um poder de fogo muito grande no ataque para compensar a fraca defesa.

      O dallas precisaria de arrumar 2 melhores titulares para os lugares do WM e do Curry. e com O dirk de pivo..teria que ser um time muito foda e mais bem preparado para compensar a defesa ruim do Dirk como pivo.

      • Sérgio Menezes

        Na temporada passada, conseguiu 33 vitórias mas poderia ter vencido mais jogos, caso não tivesse sofrido com as lesões. Ainda acho que Barnes vai pontuar mais, Dennis será bem relevante na sua primeira season, Dirk no ataque ainda causa problemas para os adversários. Enfim, Dallas é melhor que alguns time no Oeste Selvagem e, por isso, acho que não será o 14ª.

        • 76

          Oi?

      • Joaquim Oresko

        Seth é mais consistente que Wes, creio que ele, sendo mais participativo, pode ser titular. Qualidade tem!

    • 76

      Oi? kkkkkkkk

  • Gabriel M.

    14°???

    • 76

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Beto #MFFL #RemoverÉViver

    14° rsss.

  • Mavscelo

    Jumper vacilão. Mavs não é pior que Suns, Lakers e Kings não. E dependendo das lesões do Pelicans, eu acho que o Mavs pode terminar entre 10º e 12º. Temos que lembrar que o espírito da franquia ainda é muito competitivo. Enfim, vamos esperar que o alemão faça uma boa possível última temporada.

    • gusilvalima10

      Jumper vacilão! Hahahaha
      Obrigado pelo carinho, fanboy!

    • 76

      Só que não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Mavscelo

        Que inveja desse seu tempo livre…

        • 76

          Estude

          • Mavscelo

            Estudar pra ser vagabundo? Qual é a faculdade?

          • 76

            Mais uma vez: estude

  • DirkMito-Lucas

    Aí sim eim!

  • Leo Matos

    Acho que vem pra 10° ou 11°

  • King Cuban #MFFL

    14 não com o RC… Este plantel é melhor que do ano passado