Previsão da temporada – Memphis Grizzlies

Memphis Grizzlies

Campanha em 2014-15: 55-27, quinto colocado na conferência Oeste
Playoffs: Eliminado pelo Golden State Warriors na semifinal do Oeste
Técnico: David Joerger (terceira temporada)
GM: Chris Wallace (sétima temporada)
Destaques: Marc Gasol, Zach Randolph e Mike Conley
Time-base: Mike Conley – Tony Allen – Jeff Green – Zach Randolph – Marc Gasol

Elenco

11-Mike Conley, armador
19-Beno Udrih, armador
2-Russ Smith, armador
9-Tony Allen, ala-armador
5-Courtney Lee, ala-armador
15-Vince Carter, ala-armador
3-Jordan Adams, ala-armador
32-Jeff Green, ala
22-Matt Barnes, ala
50-Zach Randolph, ala-pivô
10-Jarrel Martin, ala-pivô
1-Jarnell Stokes, ala-pivô
33-Marc Gasol, pivô
34-Brandan Wright, pivô
20-Ryan Hollins, pivô

Quem chegou: Matt Barnes, Jarrel Martin (draft), Brandan Wright e Ryan Hollins
Quem saiu: Jon Leuer, Kosta Koufos e Nick Calathes

Revisão

O Grizzlies mais uma vez chegou aos playoffs, como esperado. A equipe possui um estilo de jogo definido há tempos e, os anos se passam e todas as coisas – até os defeitos – parecem iguais. Na última campanha, o time foi muito bem na defesa, teve em sua dupla de garrafão o destaque, sofreu com problemas nos arremessos de longa distância, enfim. Poderia ser a revisão de outras temporadas, mas não.

Zach Randolph e Marc Gasol mais uma vez tiveram uma ótima temporada. Destaque para o pivô espanhol, que aumentou sua pontuação, começou a campanha muito bem e inclusive foi candidato a MVP por um tempo. Mike Conley, mais uma vez provando ser um dos jogadores mais subestimados da liga, também cuidou muito bem da armação do time. Tony Allen também se destacou e foi eleito para o time defensivo ideal. Mesmos destaques, mesma decepção: O Grizzlies mais uma vez foi muito bem, mas não o suficiente para chegar às finais.

A equipe perdeu peças importantes da rotação, como Kosta Koufos e Jon Leuer, mas foi atrás dos substitutos, entre eles Brandan Wright. Matt Barnes também chegou para fortalecer a posição 3, que conta com Jeff Green desde a metade da última temporada.

O perímetro

Mike Conley continua como o melhor jogador de perímetro do time. O armador desempenha um ótimo papel na defesa e sabe contribuir no ataque. Na última temporada, obteve 38% de aproveitamento nos arremessos de longa distância. É a principal peça da equipe para que o jogo não fique concentrado apenas no garrafão. Beno Udrih deverá ser o principal substituto do jogador.

Tony Allen deverá iniciar as partidas como ala-armador, providenciando sua sempre sufocante marcação. O veterano é um dos melhores defensores da NBA e nada melhor do que atuar em um time que possui justamente a defesa como uma de suas principais armas. Também existe a possibilidade de que o técnico Joerger opte por Courtney Lee para a função de titular do setor. Fato é que ambos terão bons minutos e Allen ainda pode atuar como ala.

Jeff Green deve ser o principal jogador da posição 3. O ala chegou à equipe na metade da última campanha e conseguiu se encaixar bem, contribuindo na pontuação. O Grizzlies parece ser a equipe perfeita para o jogador, já que ele não terá a pressão de ser a primeira opção ofensiva. Green é bom jogador, mas oscila demais entre uma partida e outra. Ter a função de ajudar as principais peças no ataque parece ser o ideal e isso é exatamente o que atleta terá de fazer. Matt Barnes será seu principal substituto e deve receber boas oportunidades na rotação.

Vince Carter foi uma grande decepção para a franquia. Contratado na última temporada para ajudar no problema dos arremessos de três, o veterano não repetiu as atuações de Dallas Mavericks, sua última equipe. Já em seus últimos momentos da carreira, o atleta tem a chance de se redimir, porém, deverá ter poucos minutos.

O garrafão

Não é surpresa para ninguém: O Grizzlies tem uma das melhores duplas de garrafão da NBA, se não a melhor. Zach Randolph e Marc Gasol continuarão com a função de destaque do time. O ala-pivô contribui muito bem no ataque e nos rebotes e o pivô é um jogador completo. Evoluiu muito no ataque em 2014-15, é ótimo defensor e ainda se sai bem nas assistências. Para completar, está de contrato renovado.

A chegada de Brandan Wright foi um ótimo movimento da diretoria. O jogador será o principal jogador de garrafão do banco, posto que antes era ocupado por Kosta Koufos, que rumou para o Sacramento Kings. Jarnell Stokes e Jarrel Martin são dois jovens jogadores que também devem receber oportunidades.

Análise Geral

A equipe é praticamente a mesma. Algumas peças novas foram trazidas, mas o núcleo da equipe permanece e, junto com ele, o estilo de jogo. Outro fato irá se repetir nesta previsão, como tantas outras coisas: O Grizzlies será um adversário muito duro para qualquer oponente. É muito provável que a equipe se classifique para os playoffs novamente e seja um dos times que os outros desejam evitar na fase decisiva. Mesmo assim, falta alguma coisa.

Os arremessos de três são um problema em Memphis há muito tempo. A franquia já movimentou o elenco diversas vezes, mas os números continuam parecidos. A falta de um cestinha confiável também parece ser um ponto negativo no time. Mesmo com a evolução de Gasol no ataque e de todo o esquema bem trabalhado pelo técnico, falta algo na parte ofensiva. A idade também pode começar a preocupar. Todos os principais jogadores da equipe, com exceção de Conley, possuem 30 anos ou mais.

Ter um time como o do Grizzlies praticamente o credencia para a fase decisiva da liga. Mas os anos se passam, o time é sempre um dos mais chatos de se enfrentar e o fim acaba sendo sempre o mesmo. Em uma conferência cada vez mais forte, onde as melhores equipes continuam a fortalecer seus elencos e resolver seus problemas, o Grizzlies parece confiar em sua base, o que não está errado, mas se esquece de procurar dar um próximo passo. 

Pode ser que finalmente a franquia consiga chegar à final da NBA, pois o time é bom, mas insistir nisso sem procurar consertar suas deficiências, no Oeste mais selvagem do que nunca, não parece ser o melhor caminho.

PrevisãoSexto colocado na conferência Oeste

 

 

 

 

  • RafaelRox

    Achei que o ano pra ganhar foi o ultimo, porque poderiam vencer aquele time do Golden.. Esse ano já parece tudo mais díficil, mas o time tem capacidade… vamos ver.

  • São sempre difíceis de serem batidos. Apesar de acha-los complicados de jogar contra, acho que falta um perímetro mais ofensivo.

  • Acho que ficam de 5º a 7º, time sólido na defesa, com um trio muto bom (Conley, Randolph e Gasol) e bons role plyer como o Lee que ta jogando muito na pre-season, mas a inconstância do perímetro em pontuar e no Jeff Green que é muito irregular põem dúvidas nesse time se poderiam passar da segunda fase de playoffs, que acho que será o maximo deles novamente…

  • RafaelRox

    Coloco como terceiro do Oeste .

  • Para mim é o Bulls do oeste: Um time inegavelmente talentoso, mas que parece estar satisfeito em chegar aos playoffs apenas.

    Falta mais talento e variação ao elenco. É um time que não tem cara de campeão.

    • THE BULLS23

      Cara, boa comparação. Infelizimente. kkkk

  • Matheus Oliveira

    Green é irregular demais. Memphis se tivesse um bom arremessador com Gasol Randolph e Conley ia entrar no pareo pelo título até… Não dá pra confiar na regularidade de alguns
    Será quinto ou quarto..

  • doug

    Parece faltar um ala mais talentoso ofensivamente, que possa carregar a equipe no perímetro.

    • doug

      O Green não é suficiente, pois oscila muito, não podendo se confiar apenas nele. O Lee já vejo como um role player ou sexto homem.

    • Rodrigo Oliveira

      Já teve esse cara, Rude Gay, mas ele nao estava fazendo muita diferença

  • Kaio Hetkowski

    um ótimo time mas que não será campeão novamente pela falta de um grande cestinha .. com uma ou duas peças ofensivas boas no perimetro e a equipe pode lutar pelo titulo .. talvez durante a temporada ( o que eu acho dificil ).

  • paulo

    esse time sempre da trabalho, principalmente pra okc.. vai brigar pelo mando de quadra

  • THE BULLS23

    É uma pena time não ter conseguido perímetro decente. É disparado o melhor garrafão do NBA.

    Vai dar trabalho, vai perder como sempre.

    Time está perdendo chance de ser campeão. Dois bons jogadores do perímetro, seria principal candidato ao título.

  • Vicente Machado

    É triste ver um time tão bem arrumado e com um grande garrafão não ter algum acordo decente. Grizz é a mesma coisa todo ano, vai dar muito trabalho não tenho dúvida disso, mas no final morre.

  • Esteferson Matos

    Fico imaginando um Carmelo ou PG, no perímetro desta equipe, seria um dos favoritos…

    • 76

      Pediu pouco, hein? Não precisa ir tão longe

      • Esteferson Matos

        Coloquei esses dois porque são dias estrelas que não tem chances de serem campeões em suas atuais equipes, na maioria opinião…

        • 76

          Mas e o cap?Vamos fazer um conjectura com jogadores que são baratos e que dariam um bom ganho aos Grizzillies. Por exmplo:Ray Allen ta disponível no mercado. Kings pegou o Bellineli, outro que poderia ajudar. Basta ficar de olho no mercado

          • Esteferson Matos

            Ray Allen seria excelente aquisição, outra franquia que poderia tentar contrata-lo é Washington, vai precisar de alguém para fazer pontos.

          • 76

            Wizzards perdeu muito. Essa temporada, se passar da segunda rodada é lucro

          • Renan Domok

            Acho que Ray Ray e o Bellineli não são bem o que o Grizzles precisa. Independente do Cap, os caras precisam de um super pontuador de perímetro. Precisam achar “o cara” como o Rockets achou quando pegou o Harden (o que é quase impossível, OKC foi várzea nessa) ou pegar um cara desse via draft, ou pegar um cara consolidado, sacrificando o cap e pagando multa. Senão é contar com a sorte ou se contentar em brigar pelo título da divisão e semi de playoff.

          • 76

            Sim eu tbm.acho isso, mas quem? Acho que um Ray Allen já ajudaria bastante.

          • Renan Domok

            Ray Allen com certeza já daria um fôlego, mas não consegue ter os minutos necessários para contribuir a quantidade que o time precisa. Se fosse para sugerir nomes bons e baratos, diria que Jamal Crawford, O.J. Mayo, J.R. Smith ou Kevin Martin poderiam contribuir. Dos caras mais novos e que podem virar grandes pontuadores com mais espaço, colocaria o Ben McLemore, o Seth Curry, o Tony Snell ou o Hollis Thompson (40% de 3pt).

    • Matheus Rockets

      se o Carmelo fosse pra Memphis eles montaram uma dinastia! o que falta é só alguém que coloque a bola dentro da cesta

      • Matheus Oliveira

        Os caras tem o melhor garrafão, melhor defesa junto com o Golden State Warriors(sem clubismo), melhor pivô da Liga..
        Se tivesse Carmelo não tinha pra ninguém, cara. Seria tipo um OKC com os coadjuvantes melhores… 2 caras all-stars

  • Guido

    Deram muito trabalho pro Golden State, foram totalmente dominantes nas vitórias.. mas as lesões atrapalharam. É um time ainda capaz de brigar pelo título.

  • Luiz Henrique Santos

    6º olha que o Grizzlies tem potencial para muito mais ein…

  • Memphis Grizzlies é o auge da simplicidade e o time da NBA que ”parou no tempo”, mas como a equipe se conhece muito bem pelo entrosamento que possui e porque continua sólida na sua divisão (pra mim a melhor da NBA – sudoeste) espero realmente que David Joerger ganhe um título de divisão para o povo do Tennessee, mas é algo que para eles depende um pouco da sorte e o encaixe das outras equipes porque o Memphis sempre belisca alguma coisa.

    Outro fator que pouca gente comenta é os últimos 2 drafts que o Memphis Grizzlies realizou (Jordan Adams & Jarrel Martin principalmente), eles começaram um trabalho silencioso de formar role players a partir do recrutamento e é um sinal que em alguns anos Mike Conley vai passar a ser o dono do time cada vez mais, junto com um grupo de atletas jovens e atléticos.

  • Fabrica de Vassilo

    O que falta pra esse time é um bom ataque, principalmente nos arremessos, daí consegue repetir a receita que funcionou pro celtics ser campeão em 2008 : Defesa massacrante e arremessos mortais.

  • Anderson Tomás

    Sou muito fã do jogo de meia quadra dos Grizz´s , mas infelizmente o perímetro ( fraquíssimo) vai fazer o time ficar pelo caminho mais uma vez.

    Esse garrafão merecia uma anel.