Previsão da temporada – Oklahoma City Thunder

Oklahoma City Thunder

2014-15: 45-37, 9º lugar na conferência Oeste
Playoffs: Não se classificou
Técnico: Billy Donovan (primeira temporada)
GM: Sam Presti (9ª temporada)
Destaques: Kevin Durant, Russell Westbrook e Serge Ibaka

Time-base: Russell Westbrook – André Roberson – Kevin Durant – Serge Ibaka– Enes Kanter

Elenco

0- Russell Westbrook (armador)
22- Cameron Payne (armador)
14- D.J. Augustin (armador)
21- André Roberson (ala-armador)
3- Dion Waiters (ala-armador)
2- Anthony Morrow (ala-armador)
35- Kevin Durant (ala)
5- Kyle Singler (ala)
34- Josh Huestis (ala)
6- Steve Novak (ala)
9- Serge Ibaka (ala-pivô)
4- Nick Collison (ala-pivô)
11- Enes Kanter (pivô)
33- Mitch McGary (pivô)
12- Steven Adams (pivô)

Quem chegou: Cameron Payne (draft), Josh Huestis
Quem saiu: Jeremy Lamb, Perry Jones III

 O Oklahoma City Thunder está numa situação bastante curiosa. É um dos times que menos mudou o elenco em relação à temporada passada, mas onde muita coisa vai mudar. A questão principal para o time é conseguir encaixar o retorno do espetacular Kevin Durant em meio a jogadores como Enes Kanter, que fez grande temporada, e Russell Westbrook, que vem de uma temporada histórica do ponto de vista estatístico.

Esse é o problema que tem em mãos Billy Donovan, que, após muitos anos recusando ofertas de diversas franquias, finalmente resolveu largar a NCAA em prol de um emprego na NBA. O Thunder é um time que tem que dar muito certo nesta temporada, pois Kevin Durant será agente livre ao final da campanha. No ano seguinte, acaba o contrato de Russell Westbrook. Uma eventual saída de Durant mudaria completamente o destino de Westbrook um ano depois. Billy Donovan vai ter que administrar este desgastante processo ao longo da temporada, pois não é sempre que um jogador do calibre de Durant fica disponível no mercado. Com certeza isso vai gerar muita especulação, e o técnico deve agir de maneira que isso não impacte o vestiário.

O perímetro

Com Kevin Durant, MVP de 2014, e Russell Westbrook, que fez uma temporada de MVP em 2015, o Thunder é o único time da liga que tem dois verdadeiros candidatos a MVP no elenco. Ambos sempre se entenderam bem em quadra, a despeito de algumas turbulências que tentaram criar entre os dois ao longo dos anos.

Durant volta de lesão no pé, que o tirou da maior parte da temporada passada. Esse tipo de fratura não costuma deixar grandes sequelas, então deve ser questão de tempo até que volte a ser o jogador que levou o MVP de 2014. Pelas entrevistas que tem dado, ele volta muito motivado em ganhar seu primeiro título.

Já Westbrook teve uma temporada histórica, preenchendo diversos quadros do box score. Ele aproveitou o vácuo de Durant para se firmar como um dos melhores jogadores da liga, mas não parece que terá problemas em delegar grande parte de sua pontuação a Durant. Bastante contestado, o armador acabou sendo um dos personagens mais polêmicos de sua temporada. Ao passo que alguns de seus defeitos lhe impeçam de ser um franchise player de primeira grandeza, suas qualidades o cacifam para ser o melhor segundo homem que uma franquia pode ter hoje na NBA. Intenso e dinâmico, é o tipo de jogador que sempre encontrará uma forma de contribuir.

Depois de Durant e Westbrook, Dion Waiters deve ser o jogador com mais minutos no perímetro, apesar de o titular na posição 2 ser o limitado André Roberson. Adquirido junto ao Cleveland Cavaliers, Waiters tem jogado melhor do que em seu antigo time, mas está longe de alcançar o nível que se espera de uma quarta escolha de draft. De qualquer forma, no momento serve para o Thunder, que conta ainda com bons reservas como Anthony Morrow e D.J Augustin. Além deles, Cameron Payne é um calouro de muito potencial e já bastante maduro.

O garrafão

Na área pintada, o Thunder também sofreu com lesões. Serge Ibaka, principal jogador do setor, perdeu muitos jogos. Assim como Durant, parece estar recuperado. Já há alguns anos é um dos maiores defensores de garrafão da liga, e tem melhorado muito no ataque. O Thunder deve torcer para que sua evolução não tenha sido atrapalhada pelas lesões.

Enes Kanter aproveitou a ausência de Ibaka e se tornou dono do garrafão do Thunder, o que lhe rendeu uma das extensões contratuais mais contestadas da história recente. O que está feito, está feito, e resta ao Thunder esperar que este compromisso com Kanter não venha a atrapalhar a franquia em termos financeiros. Independente do contrato exagerado, ele é um pivô com jogo ofensivo muito polido, algo que se torna cada vez mais raro na NBA. No Oeste de basquete mais pesado e competitivo, isso pode ser um diferencial importante. Por outro lado, Kanter é um péssimo defensor.

O veterano Nick Collison e o jovem Steven Adams completam o setor. São reservas de qualidade que podem agregar ao elenco e na manutenção de um padrão mínimo quando substituem os titulares.

Análise Geral

Mesmo sem Durant e Ibaka, o Thunder foi um time competitivo no concorrido Oeste. Mais do que isso, foi um time divertido de se assistir. Neste ano, com o retorno dos dois astros e a estreia de Billy Donovan, a expectativa para este time é enorme.

O ambiente que Donovan vai encontrar é, de certa forma, similar ao do basquete universitário. Vai comandar um time que está em uma cidade longe da badalação e do estrelismo de grandes centros, e um elenco que inclusive adota essa filosofia. Os jogadores do Thunder são discretos, unidos e muito focados. Esse motivo, aliado ao excelente padrão tático e perfil motivador de Donovan, nos permitem presumir que esse novo projeto dará muito certo.

Se estiver 100% fisicamente, Durant vai ser um dos principais candidatos a MVP da temporada, e junto com ele vai o Thunder. A equipe precisa muito de uma excelente temporada, sem turbulências internas, para que a renovação de Kevin Durant ocorra de maneira natural e tranquila. Tudo indica que isso vai acontecer, e que o Thunder vai, mais uma vez, ser candidato ao título.

Previsão: terceiro colocado na conferência Oeste

  • Alex_CFraga

    Se Durant voltar no ritmo da temporada 2013/2014… Assumira o posto de melhor da liga… E levara o Thunder longe..

  • 76

    Ta aí o meu favorito, embora o banco me deixa um pocou preocupado. Vamos ver

  • Esteferson Matos

    Não vi a previsão do CLIPPERS ainda, não saiu?

    • 76

      Saiu cara. Procura aí

      • Esteferson Matos

        Achei terceiro colocado…

        • 76

          Rapaz, Clippers e OKC pra mim são os dois que farão a final da conferência. Acha não? Fogo que tem GSW e o sempre complicado SAS

          • Esteferson Matos

            Comentei isso acima.

        • 76

          Terceiro foi o OKC

          • Esteferson Matos

            Quarto.

  • MarcoLakers

    Espero que seja o campeão. Veremos se o time consegue se adaptar a uma nova comissão técnica e se Durant e Ibaka voltam bem das lesões.

  • Esteferson Matos

    Entre 5 equipes do Oeste é muito difícil cravar colocações, Houston, SAS, CLIPPERS, OKC e GSW. Vejo qualquer um dos 5 podendo ser campeão do oeste e automaticamente da NBA, alguns fatores serão decisivos, lesão das estrelas, banco, para mim o CLIPPERS foi perfeito nas contratações e Houston e SAS, também foram bem, OKC tem 2 jogadores que irão brigar pelo MVP e o GSW não precisamos nem falar é o atual campeão…

    • 76

      Vão disputar mesmo o MVP. Dois monstros.

  • Uncle Drew

    Billy Donovan é experiente, em questão de basquete americano. Mas qualquer “tretinha” ou olhar indiferente do Durant ou do Westbrook pra ele, a mídia vai cair em cima!
    Vai passar um pouco do sofrimento q o Blatt passou na temporada passada. Vamos ver como ele vai administrar isso pq o Westbrook, depois da sensacional temporada passada q fez vai ter um ego ainda mais complicado de lidar, vamos ver qual vai ser a reação quando o Donovan pedir pro West dar mais a posse de bola pro Durant e etc.

    • 76

      Verdade. West já tinha um ego enorme, imagine agora. Espero que consiga lidar com isso

    • West é competitivo e muito mais inteligente do que lhe é creditado. Pode apostar que ele não será estúpido de jogar fora a chance de ser campeão por ego.

      • Matheus Oliveira

        Concordo, mano. Isso vai dar um impulso ainda maior na carreira dele.. E vai dar um destaque, já que ele faz tudo em quadra pelo Thunder ou por ele mesmo rs
        E não me parece nem um pouco que o Russell se dê mal com o KD, não acho que ele teria inveja com o sucesso do amigo..

        • Rodolfo Ribeiro

          Ele fez até declaração de amor no aniversário do KD. Hahaha.
          Eles se dão muito bem sim,as falas do Durant em relação a ele na premiaçao só MVP foram muito sinceras e provam como eles se dão bem.

      • Guilherme Ferreira

        não acho q seja égo…. é porra louquisse mesmo

  • Luiz Eduardo

    okc sem duvidas vai brigar pelo titulo do oeste, mas vejo o spurs muito forte nesta temporada, mantiveram a base e com larmacão agora no time pqp

  • Olavo #RipCity #Emerging

    Ou é esse ano pro Thunder ou nunca mais, pelo menos com esse time. Sem querer bancar uma de “Mãe Dináh”, mas pra mim esse vai ser o último ano do KD em Oklahoma. Eu sei que nas entrevistas ele fala que gosta do time, da cidade, dos companheiros, etc. mas, caso o time não consiga vencer o campeonato novamente, eu não vejo o KD renovando por mais 5 anos com um time que ele vem “batendo na trave” a várias temporadas. Em algum momento ele vai perceber que, talvez, com esse time ele não irá ganhar um campeonato, e é bem provável que ele perceba isso no final dessa temporada.

    Se eu acredito que o Thunder possa vencer esse ano? É claro que sim. Mas, se seu fosse torcedor do OKC, eu ficaria bastante preocupado caso o time não consiga o tão desejado título.

    • Eu não sou torcedor de Oklahoma, mas ”já vi” duas estrelas em períodos diferentes sairem do meu time e o resultado disso. E o torcedor do Thunder não precisa ficar preocupado com um possível desmanche por dois motivos:

      1) Eles sabem que existe um time competitivo sem KD, tirando algumas participações especiais dele na temporada passada o time ganhou 45 jogos!!! (Apenas 8 vitórias a menos que um time com Irving-LeBron-Love) E colocando muita grana na mão do Russell Westbrook em 2017, deixando a promessa que ele vai guiar o time e a equipe trazendo um fechador de jogos do mercado acredito que eles ficam brigando na elite da conferência.

      2) OKC tem talento demais na formação de jogadores!!! Se eles montarem um combinado de: Cameron Payne (draft), Semaj Christon (draft), Josh Huestis (draft), Mitch McGary (draft) e Talib Zanna (D-League) eles vencem a liga de desenvolvimento. E tem sido o grande problema de Oklahoma nesses últimos 3 anos, eles não tem conseguido manter tantos jogadores em contrato inicial, jovens e com potencial de crescimento alto porque eles querem jogar na NBA e não na D-League.

      • Matheus Oliveira

        Vejo o OKC com Westbrook guiando um caminho de nível Houston com Harden pós contratação..
        Um time que se estruturou em torno dele
        O cara maior pra guiar o time.. E o KD em busca de anel pra entrar na história.

        • Houston ainda está maturando [perdendo agora pra ganhar depois], e já mostrou que vai indo num caminho bom, deu um calor no Oklahoma há 2 anos atrás quando era jovem, passou vergonha com Blazers quando era favorito e jovem, tirou um dos favoritos ano passado como franco atirador, mas eles (imprensa americana) não levam o time do Texas a sério e esse ano eles vão chegar perto do teto de novo (WCF) ou mais!!!

          E esse time do Thunder tem muito mais a cara do Westbrook (PG) do que de Kevin Durant (SF), em várias ocasiões KD ficou como mero arremessador. Em outro lugar (supondo Wizards) vão colocar Kevin Durant para jogar em 3 ou 4 funções diferentes!!!

      • Olavo #RipCity #Emerging

        Sim, eu sei que o Thunder irá continuar sendo competitivo, pelo menos por mais 1 ano caso o Westbrook também decida sair, mas você vai me dizer que as chances com um time com KD continuam as mesmas sem KD? Jamais. Thunder venceu 45 mais sofreu uma barbaridade em alguns deles, sendo que conseguiu perder alguns fáceis. Eu gosto do Westbrook, acho ele um dos melhores da liga, mas como torcedor, sinceramente, não gostaria de ver ele como o “Franchise Player” do meu time. Em vários momentos, a impressão que ele me passa, principalmente naquela série de Triplo Duplos dele, é que ele se importa mais em conseguir seus números do que vencer. Posso estar errado, mas é a impressão que eu fiquei. Vi jogos aonde ele errava arremessos pra tentar pegar um rebote e adicionar as “Stats” e tal. E sinceramente, eu não vejo o Thunder brigando no topo da liga apenas com o Westbrook. Com KD e ele o time já ficou temporadas “apenas” em 3º colocado (exemplo), caso o principal jogador saia a tendência é que o time caia algumas posições.

        E eu até sei do histórico do Thunder em desenvolver jogadores e tal, mas isso não acontece de um dia para outro, mesmo com eles que são um dos melhores times nisso. Achar um Kevin Durant e um Russel Westbrook não é tão fácil assim, e também leva a algumas temporadas de sofrimento.

        • concordo, Westbrook é muito bom, fez vários jogos com triplo-duplos quando OKC esteve sem Durant, mas também acho que ele não conseguiria ser o jogador principal de uma franquia vitoriosa…

        • Olavo, meu amigo tenho que discordar em parte de você. Quanto a questão em relação a Westbrook neste momento que você analisou dos TD’S, é ele fez de OKC 9-8 neste período [sendo 11 dos 17 jogos do período contra equipes que foram aos offs] e concordo quando diz “ele se importa mais em conseguir seus números do que vencer”. Sim, às vezes foge do controle (ainda), mas os últimos jogos da temporada regular pra mim abre margem pra especular (se existir a possibilidade) um futuro sem Kevin Durant…

          *Russell Westbrook fez de 27.3 FGA [absurdos!!!] 51.4% de FG que geraram: 38.5 PPG em 37 minutos por noite. Isso são números de Wilt Chamberlain kkkkk [vale dizer a amostragem é pequena – 4 jogos].

          • Olavo #RipCity #Emerging

            Eu até acho que o Thunder pode sim ter um futuro com o Westbrook de FP, sem dúvida. Só não tenho certeza se o time teria um bom nível para poder brigar no topo do Oeste. Talento, é indiscutível que o West possui, mas ele é o típico jogador que ou te ajuda ou te machuca. Em alguns momentos, quando ele deixar o ego dele falar mais alto, ele vai machucar muito o Thunder, prejudicando o time até me termos de vitórias, é só ver quantos jogos o Thunder já perdeu por conta de decisões erradas tomadas por ele desde quando ele entrou na liga. E eu também sei que, em contrapartida, ele já venceu vários também pra eles, mas eu ainda sinto que falta um pouco mais de frieza em momentos decisivos por parte dele, e eu acho bem difícil ele mudar isso por sua característica pessoal de ser bastante agressivo em quadra.

      • vitorhugoj3

        Semaj Christin infelizmente não faz mais parte da franquia… Se não me engano está jogando no basquete italiano…

  • Temos tudo para sermos campeão esse ano. Para mim é o time titular mais forte da NBA atual, porque o trio de craques é absolutamente superior a qualquer outro de qualquer time da NBA – ademais, Kanter é muito bom jogador e Roberson é…Kanter é muito bom jogador.

    Durant gosta da cidade, gosta da tranquilidade e é um verdadeiro ídolo e líder. O impacto que causa na cidade e na franquia é histórico e ele sabe disso. Virá com muita vontade de ser campeão e está muito mais maduro, além de ter um companheiro na sua melhor forma técnica.

    OKC é um time que pode jogar bem no small ball ou em formações convencionais. Tem bons valores jovens e um banco bem aceitável. É um time pronto para ser campeão e assim será.

    • Rodolfo Ribeiro

      Não existem palavras pra definir Roberson.É algo próximo a esterco.

  • OKC completo está entre os favoritos com ctz, há diferenças em relação ao time de 2012 (que chegou a final) é verdade, não tem um Harden no banco mais, mas o elenco tem boas opções, uma boa arma ofensiva no Kanter que em relação ao Perkão é bem melhor no ataque e alguns role players bons como o Morrow e o Augustin como reserva do Westlouco…1º a 3º ….

  • Rodolfo Ribeiro

    Enfim, acho que deve ter sido difícil ter escolhido essa 3a colocação do Oeste.O Jumper deve ter optado por fatores como volta de KD, as recentes campanhas da equipe antes do desastre da última temporada e o principal de tudo: o fato da franquia apresentar dois jogadores candidatos em potencial ao MVP, dois jogadores que, muito inspirados na mesma noite resolvem qualquer jogo sozinhos,onde pra mim,só o Spurs pode parar.
    Como torcedor, minhas expectativas são as melhores possíveis.
    Prevejo um Kevin Durant/Russell Westbrook/Serge Ibaka x Lebron James/Kyrie Irving/Kevin Love na Grande Final!

    • Killer Crossover

      Eu também ! E penso mais adiante em quem poderia decidir, pra mim KD x LBJ é algo “nulo” ambos tem tudo pra se destacar um contra o outro e seria aquele toma lá da cá (apesar do KD ‘hoje’ na minha visão ser melhor defensivamente). Pra mim em uma final Thunder x Cavs, ou Love engole Ibaka e se destaca na série, ou o Westbrook faz isso com Kyrie !

      • Rodolfo Ribeiro

        Acho difícil qualquer um deles engolir o outro. Podem se sobressair, mas vai ser um duelo muito equilibrado.

        • Killer Crossover

          No sentido que eu quis dizer: engolir = se destacar, ser o cara da série rs. Em outras palavras não acho que o MVP das finais seria “sem sombra de dúvidas” LBJ ou KD (por conta de estarem em um nível muito acima dos outros) entende ? Pra mim, ou Love se destacaria e ganharia pro Cavs ou Westbrook p/Thunders !

          • Rodolfo Ribeiro

            Sim, entendi. Com toda certeza, é muito possível o MVP dessa final ser Love ou Westbrook.Até mesmo Irving e Ibaka, não descartaria.Agora é torcer pra acontecer esse final, o caminho do OKC é muito complicado.

    • Rodolfo Ribeiro

      Russell Adams, fresquinho do Facebook. Kkk

  • Marcelo Correia

    Será uma grande temporada de Oklahoma!
    OKC tem grandes possibilidades de chegar a final do Oeste, lógico que precisam estar saudáveis para isso. Eles irão fazer de tudo para ser campeões esse ano, respeitando os adversários.
    É o ano de KD demonstrar que pode colocar nas costas uma franquia e deixar seu legado de basquete para uma cidade.
    É a possibilidade de West ser lembrado como o jogador mais atlético da história da liga e Ibaka demonstrar sua evolução.
    Junto com Spurs, LAC, GSW e CAVS são os grandes favoritos!

  • Marcelo Correia

    Alguém aqui do Jumper tem algum grupo de Whatsapp do Oklahoma City Thunder?

  • No meu ponto de vista e pelo contexto geral dos outros times, OKC é a equipe com todas as condições de ser não só a melhor equipe da conferência Oeste como a melhor campanha da NBA!!! Sua divisão tem: Portland Trail Blazers, Utah Jazz, Denver Nuggets e Minnesota Timberwolves no máximo estes times vão especular até fevereiro depois é “tchau e bença” então se o Thunder pisar no acelerador agora é time pra mais de 60 vitórias ao lado do Cavs.

    Eu não vou prever a condição deles nos playoffs porque depende dos cruzamentos e Oklahoma City Thunder não é uma unanimidade em termos de profundidade de elenco. Depois de quase 2 anos sem esse time começar junto uma temporada a expectativa é a melhor possível (em termos de temporada regular), Billy Donovan deve implantar um jogo físico na defesa como fazia na Florida e em termos de adaptação ele tem um dos melhores elencos pra esse tipo de estratégica.

  • Ronaldo Ferreira

    Discordo do Jumper.

    Clippers tbm tem.

  • Ronaldo Ferreira

    As stats provam q é melhor ter o Kanter no banco do q no time titular.

  • Matheus Oliveira

    CONTANDO OS DIAS PESSOAL ! Faltam somente 2 pra NBA voltar !!
    Primeiro temos GSW X NOP na Sportv 00:30 de Quarta e SAS X OKC KD X Aldridge
    Voltar com força total.. Chega logo Terça-feira !

  • RennanLAL

    Eu acho que o OKC tá na frente do Spurs, mas é aceitável essa terceira colocação.

  • jc

    Thunder vem com tudo pra ser campeão esse ano. É bem difícil imaginar esse time sem mando de quadra nos playoffs, e é bem fácil enxergá-lo em uma final de conferência vs San Antonio, GSW ou Clippers.

  • Gustavo

    Porque não foi relacionado o elenco todo?

  • THE BULLS23

    O tempo de OKC ser campeão passou. Infelizmente o time perdeu tempo com técnico péssimo que só tinha uma jogada. Bola no Durant/Bola no West.

    Agora os demais times evoluiram muito. OKC está com técnico novo. Se Durant não for campeão, deve sair.

    Enfim, acho que este ano é o começo do fim de OKC. É uma pena!

    • Rodolfo Ribeiro

      Tá repreendido. Hahaha.
      OKC será campeão, tenho fé!

  • Vicente Machado

    Entrar uma temporada sabendo que se não vencer o Durant pode ir embora, sem dúvidas mexe um pouco com o psicólogico do time

  • Mailson Silva Sena

    Steven Adams será o titular com Enes Kanter vindo do banco.

  • Fabrica de Vassilo

    Espero rever OKC nas finais esse ano contra o Cavs e ter a revanche KD e LBJ

  • vitorhugoj3

    Análise perfeita. No garrafão também citaria Mitch McGary. É um cara que estando saudável, tem tudo pra fazer um papel interessante vindo do banco. #GoThunder ⚡

  • felipe fernando Oliveira

    Só uma coisa. CONTENDER…

  • fluzao

    OKC e franco favorito no Oeste.

  • Vinicius Spursão

    Okc LAC e Spurs , o coro vai comer entre esses 3

  • felipe fernando Oliveira

    Qual time tem um big Three como OKC? Qual time tem um garrafão tão homogeneo como OKC? Qual time tem um banco tão bom quanto OKC? E o melhor hoje podemos dizer que temos um tecnico. Não é só esperança de torcedor, mas hoje posso dizer que meu vislumbramento dos Thunders ser campeão é real.