Previsão: Denver Nuggets (2º) x (7º) San Antonio Spurs

Denver Nuggets (2º) x (7º) San Antonio Spurs

 

Como foi o confronto na temporada regular?

26/12 – Spurs 111 x 103 Nuggets
28/12 – Nuggets 102 x 99 Spurs
04/03 – Spurs 104 x 103 Nuggets
03/04 – Nuggets 113 x 85 Spurs

Datas do confronto

13/04: Spurs x Nuggets – 23h30 (em Denver)
16/04: Spurs x Nuggets – 22h (em Denver)
18/04: Nuggets x Spurs – 22h (em San Antonio)
20/04: Nuggets x Spurs – 18h30 (em San Antonio)
23/04: Spurs x Nuggets – Horário a ser definido (em Denver)*
25/04: Nuggets x Spurs – Horário a ser definido (em San Antonio)*
27/04: Spurs x Nuggets – Horário a ser definido (em Denver)*

* Se necessário

Denver Nuggets (54-28)

Time-base: Jamal Murray, Gary Harris, Will Barton, Paul Millsap, Nikola Jokic

Principais reservas: Mason Plumlee, Malik Beasley, Monte Morris, Torrey Craig

Técnico: Michael Malone

San Antonio Spurs (48-34)

Time-base: Bryn Forbes, Derrick White, DeMar DeRozan, LaMarcus Aldridge, Jakob Poeltl

Principais reservas: Rudy Gay, Marco Belinelli, Patrick Mills, Davis Bertans

Técnico: Gregg Popovich

Análise do confronto

Nuggets e Spurs prometem fazer a série mais “caseira” dos playoffs: tratam-se dos dois times com maior diferença de net rating (o saldo de pontos por 100 posses de bola) quando analisa-se o desempenho em casa e como visitante. As duas equipes também se assemelham por terem figurado entre os 10 ataques mais eficientes, embora joguem em dois dos ritmos mais lentos da liga.

Uma diferença entre ambos é o momento. O time de Denver venceu 12 de 21 jogos desde março e quase perdeu a segunda posição da conferência Oeste na reta final da campanha, enquanto os comandados de Gregg Popovich tiveram 14 vitórias das últimas 19 partidas. No entanto, nesse período, a melhor performance do pessoal do Colorado aconteceu exatamente no encontro com o Spurs.

Há boas razões, na verdade, para os torcedores dos dois lados estarem animados com esse confronto. Os texanos, provavelmente, apostam na clara vantagem em termos de experiência, técnico e momento para surpreender aqui. O Nuggets, no entanto, parece contar com vantagens, digamos, mais sólidas e tangíveis.

Para começar, o Spurs não tem respostas para Nikola Jokic – e esse é um enorme problema, visto que é a grande referência técnica do adversário. O craque obteve médias de 17.0 pontos, 8.5 rebotes, 8.5 assistências e mais de 69% de conversão nos arremessos de quadra nos quatro jogos contra o Spurs nesta temporada. Ele tem sido especialmente destrutivo como passador e no post up.

A rotação de garrafão formada por LaMarcus Aldridge, Jakob Poeltl e Davis Bertans sempre vai ser um “cobertor curto” para a combinação de visão de quadra, passe, técnica no post e jogo de perímetro do jovem pivô. Para piorar, caso mantenha a tendência de iniciar os jogos com dois desses atletas juntos (Poeltl e Aldridge), Popovich facilitará o trabalho de “esconder” Jokic defensivamente.

Dobrar a marcação seria uma reação óbvia na tentativa de tirar a bola das mãos de Jokic, mas ele vai encontrar os arremessadores livres na linha de três pontos – que colocam pressão na defesa de perímetro pelo dinamismo e movimentação em torno do pivô. E, por sinal, o segundo colocado do Oeste acertou mais de 40% dos 132 tiros de longa distância tentados nos quatro jogos contra o Spurs.

É muito claro que, se atletas como Jamal Murray e Will Barton estiverem acertando seus arremessos de longa distância, o Spurs não terá respostas defensivas para o espaçamento do Nuggets e a versatilidade de Jokic. A série pode acabar ali.  

Mas as dificuldades defensivas e decisões complexas não estão somente do lado de San Antonio. DeMar DeRozan tornou-se um dos grandes playmakers de sua posição sob o comando de Popovich e o Nuggets ainda não parece ter encontrado a melhor forma de marcá-lo com seu elenco. O ala-armador está passando e pontuando com alta eficiência contra Denver nesta temporada: médias de 20.0 pontos, 5.0 rebotes e 6.2 assistências, além de 55% de acerto nos arremessos de quadra.

O perímetro titular do Nuggets não tem um atleta defensivo com a combinação de estatura e força para fazer-lhe frente. Will Barton não é o homem ideal para isso e, como ficou provado em outras partidas entre as equipes, Torrey Craig também não foi eficiente o bastante. É possível que Trey Lyles possa fazê-lo, mas compromete o espaçamento ofensivo em torno de Jokic – e Popovich, então, teria alguém para dobrar a marcação em Jokic sem maiores problemas.

Por outro lado, a outra válvula do ataque do Spurs não deverá ser um dilema dos mais graves. O Nuggets possui uma série de bons marcadores no post para atirar contra LaMarcus Aldridge e tentar neutralizar a jogada a que, geralmente, o time texano recorre quando tudo mais dá errado. Jokic, Millsap, Mason Plumlee e até Juancho Hernangomez são possíveis opções a serem estudadas por Malone.

É preciso falar sobre as duas equipes, mas nunca perca de vista a essência dessa discussão: são times que protegem seu mando de quadra. E, por mais que o Spurs seja mais experiente e viva melhor momento, o Nuggets terá um sétimo jogo em casa. E, claro, é o melhor entre os dois.

Palpite: Nuggets em sete.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Alexandre Wagner

    Será uma das series mais equilibradas.

  • Brockbell

    Na minha visão, Denver vem mais redondinho, bem treinado, com posições sólidas e bem definidas, jogadores bons que podem desequilibrar: Jokic, Millsap, Jamal Murray e Will Barton .
    Spurs tem experiência o que equilibra com a falta de defesa devido improvisos de posições, tem Pop, e jogadores como Lamarcus, Derozan que podem desequilibrar, e se as bolas de Mills, Belinelli, Bertans, Forbes cairem, pode deixar tudo muito equilibrado.

  • Lukinhas Games

    Excelente campanha do Denver estão de parabens mas o adversario é chato não tão forte como antes mas chato, não sei o porque mas me lembrei muito daquela champions em que o Paris fez uma boa campanha tinha tudo para pegar um time teoricamente mais fraco e acabou pegando o Real Madrid e foram eliminados.

  • #PG CLUTCH MASTER#

    Antes do chaveamento disse que um matchup horrível para o Nuggets, vamos ver quao verdadeira é a força do time.

  • #PG CLUTCH MASTER#

    Pop ajustando a defesa o Nuggets vai sofrer bastante, se anular o Jokic acabou o time.

    • dirct

      Tá e quem dos Spurs vai anular o Jokic? Jokic é um matchup ruim para qualquer defensor dos Spurs, se tiver espaço e ficar no 1 x 1 ele vai deitar e rolar dando passes e pontuando, se dobrarem nele ele vai passar para o perímetro chutar livre.

      • #PG CLUTCH MASTER#

        Playoffs a marcação e mais dura, nada comparado com a regular, mas dificultando o jogo do Jokic, é um dos caminhos para vencer e nos offs isso e bem possível.

  • LeBeautiful

    O time do POP dentro de casa é extremamente perigoso, n esperem q o Denver ganhe lá dentro não, os caras podiam ter pegado o OKC que apanhou de relho o ano todo, mas o medo do Rockets na segunda rodada flw + alto. Diferente do Portland o Nuggão peidou + cedo, e vai ser punido por isso, vai toma uns ameaço fudido do SAS, no final vai passar pq tem um elenco bem superior, mas é série pra ir longe, com certeza

  • Rdrigo Cruz

    Temos um consenso de que esse é a série mais equilibrada da primeira rodada.

    Pelo Pop, 4×3 Spurs.

  • dirct

    Spurs pode até tentar engrossar pela experiência, técnico e organização que tem mas o Denver é mais time, tem mais talento e é mais atlético/novo que o Spurs, meu palpite é Denver em 6 jogos.

  • Maicon Gomes

    Eu vou na experiência e genialidade do Pop. Aposto 4 x 3 pro Spurs.

  • Renan Castro

    Não tenho confiança nenhuma nesse time do denver, fez uma temporada do caralho, tem um dos melhores pivôs, time talentoso … mas parece que todos os times abaixo do top 4 gostariam de pegar o mesmo. Vou de spurs, time sabe jogar os playoffs, tem o melhor tecnico desse esporte e ainda tem 2 all star que podem simplesmente ter noites de all star e acabar com o joguinho, fora alguns veteranos que podem decidir, vai ser provavelmente a série mais equilibrada.

  • Adriano Goveia

    Gostei da análise. Principalmente da parte “vantagens, digamos, mais sólidas e tangíveis”. Claro que Spurs tem chances de vencer (acho que os torcedores do Spurs, Nuggets, Blazers e Thunder tem que estar bem animados com as chances de ir para as finais).

    É um time que vai sem pressão, pois a pressão era chegar nos Playoffs (está entre os 4 times que tem 24 anos de média, junto com o Bulls, NY e Suns) devido a média de idade, confiança que a mídia deposita no time, e mesmo cobrança interna no time, já que não tem esta pressão de ganhar neste ano (junto com Jazz e Clippers talvez, e Blazers pela situação de lesões).

    E time não é só o Jokic. Murray e Millsap são fundamentais. A agilidade do Harris de antes da lesão parece que voltou. Morris, Beasley e Pumlee não deixam baixar o nivel do time quando os reservas entram (espero que Lyles não entre). Time Top 10 em defesa e ataque.

  • Thunder Nation

    4 x 3 Nuggets

  • Dannilo Roberto

    O Nuggets é muito subestimado pela falta de um cara com artilharia pesada -Jokic é muito bom, mas definitivamente não é um grande scorer-, mas o time tem, talvez, o melhor coletivo da NBA.

  • Danilo Celtics #Banner18

    spurs em 7

  • CLM Lakers

    4×2 Nuggets

  • Dudu Ferrero

    Essa serie e a do Blazers vs OKC sao pra mim as 2 series masi indefinidas que tem

  • Daniel Nogueira

    Sem querer ser clubista, Spurs em 6.

  • Marcelo OKC

    Nuggets 4 x 2 Spurs

  • Dawison Andrade

    Tomara que seja 4 x 3 para os Nuggets.

  • djwhites

    Se Denver voltar a jogar o que jogou na maior parte da temporada passa com o ate certa facilidade…..agora se jogar essa bolinha da reta final últimos 15 mais ou menos o negócio vai ficar feio……Spurs apesar de não ser nem sombra do que já foi ainda e um time chato e tem o pop se vacilar já era…

  • Mavscelo

    Se Deus quiser o Nuggets passa, mas do Popovich eu não duvido e não ficaria surpreso se o SPurs passasse.

  • Caseh

    Spurs em 6, Pop vai tirar um coelho da cartola

  • Carlos Eduardo

    Nuggets em 6.

  • Celso Cachali Jr

    Outra série bem equilibrada… Como os treinadores sendo os principais nomes do confronto.
    Mas acho que será 4 a 3 nuggtsn

  • Kleber Ribeiro

    E o Jumper vai errar de novo! Pode cravar. Spurs em 4×2!

  • Gabriel De Oliveira Meira

    Spurs 4 x 2

  • Diego Pereira Dos Santos

    Spus 4×3 e o Denver não pode nem pensar em deixar o Spurs ganhar hoje este primeiro jogo!

  • Difícil palpitar nessa série, eu sou totalmente suspeito pra expor minha opinião como torcedor, mas gosto desse time do Nuggets, extremamente versáteis ofensivamente, tem uma movimentação de bola muito boa, e são favoritos pela grande campanha, mas não podem subestimar Popovich e sua visão para fazer ajustes de um jogo para outro e se o ataque do Denver empacar, vejo chances do Spurs, que também vai precisar de uma ataque mais criativo, o banco bem e acertando muita bola de 3, como torcedor espero que a experiencia prevaleça, se bem que experiencia em partes, pq Derrick White, Forbes, Poetl são jovens, e tenho receio que o Derozan amarele como fazia muito no Toronto em playoffs, mas o comprometimento desse time do Denver enche os olhos, imparcialmente meu palpite também é 4×3 Nuggets, mas acho que é muito possível que o Spurs “surpreenda e vença em 6 jogos, se o Nuggets empacar demais durante os jogos…

  • Glauber Oliveira

    Spurs 4×2 ctz, e se passsar 4×2 a final de conferência é realidade ja 😎

  • Paulo Assis

    4×1 spurs, jokic X lamarcão que duelo hein.

  • samuel pereira

    4×2 Denver é muito superior como time! agora a ESPN anunciou a semana inteira que sabado teriamos jogos a partir das 16:00 já com sixers x Nets e as 18;00 com Raptors x Magic , pipocou!! já via a programação e so teremos jogos a noite affff que odio, vou ter de assistir por Stream pela tv america.

  • Alexx

    Nuggets em 6

  • Dr eneias

    Nunca duvidem do Pop ele é o melhor se tem alguém que pode surpreender é o Pop
    E digo mais
    Playoffs é onde separa adultos de crianças eu vejo esse Denver bom mas não o suficiente para encarar uma camisa pesada como a dos Spurs
    Acredito que o Denver terá a chance de terminar a série no game 6 e pela falta de experiência vai deixar escapar
    E no game 7 a camisa pesada
    Spurs em 7