Previsão: Golden State Warriors (1º) x (3º) Portland Trail Blazers

Golden State Warriors (1º) x (3º) Portland Trail Blazers

 

Como foi o confronto na temporada regular?

23/11 – Warriors 125 x 97 Blazers
27/12 – Warriors 109 x 110 Blazers
29/12 – Blazers 105 x 115 Warriors
13/02 – Blazers 129 x 107 Warriors

Datas do confronto

14/05: Warriors x Blazers – 22h (em Oakland)
16/05: Warriors x Blazers – 22h (em Oakland)
18/05: Blazers x Warriors – 22h (em Oregon)
20/05: Blazers x Warriors – 22h (em Oregon)
22/05: Warriors x Blazers – 22h (em Oakland)*
24/05: Blazers x Warriors – 22h (em Oregon)*
26/05: Warriors x Blazers – 22h (em Oakland)*

* Se necessário

Golden State Warriors (57-25)

Time-base: Stephen Curry, Klay Thompson, Andre Iguodala, Draymond Green, Andrew Bogut

Principais reservas: Kevon Looney, Shaun Livingston

Lesionados: Kevin Durant, DeMarcus Cousins, Damian Jones

Técnico: Steve Kerr

Portland Trail Blazers (53-29)

Time-base: Damian Lillard, C.J. McCollum, Moe Harkless, Al-Farouq Aminu, Enes Kanter

Principais reservas: Seth Curry, Evan Turner, Zach Collins

Lesionados: Rodney Hood, Jusuf Nurkic

Técnico: Terry Stotts

Análise do confronto

O destino reservou um inédito confronto de irmãos nas finais da conferência Oeste desse ano, com Warriors e Blazers disputando uma das vagas na decisão do título da temporada: Stephen Curry lidera a busca pelo pentacampeonato para a equipe de Oakland, enquanto Seth Curry sairá do banco de reservas para tentar ajudar a maior surpresa dos playoffs a seguir chocando o mundo.

Embora o duelo entre irmãos nunca tenha acontecido nessa etapa, os dois times são velhos conhecidos. Eles se enfrentarão pela terceira vez em quatro anos nos playoffs – e, nas duas ocasiões anteriores, a franquia de Oakland levou a melhor. Mais do que isso, na verdade: ganhou oito dos nove jogos disputados. Os atuais campeões possuem considerável soberania aqui.

Trata-se de uma soberania, no entanto, que não se refletiu na temporada regular: foram duas vitórias para cada lado ao longo da campanha, incluindo triunfos por mais de 20 pontos de diferença. Há reservas para analisar esses jogos como um termômetro, pois atletas que podem ser importantes nessa série (Andrew Bogut, Enes Kanter, DeMarcus Cousins) não disputaram nenhuma dessas partidas.

Outra diferença será o desfalque de Kevin Durant – que, como Cousins, não vai disputar as primeiras partidas das finais e é ausência por tempo indeterminado. São faltas que, sendo muito sincero, tem tudo para ajudar a série. A verdade é que, com ambos em quadra, seria uma covardia: nós teríamos uma provável “varrida” em favor de um Warriors totalmente focado.

Se as ausências de Durant e Cousins são chaves para fazer a série equilibrada, outro nome que deve ser nevrálgico para o andamento do duelo é o pivô Enes Kanter. Ele é uma das surpresas do Blazers nos playoffs, chegando como uma “sobra” do mercado de dispensas para manter-se em quadra contra jogadores como Steven Adams e Nikola Jokic.

O turco pode explorar dois dos grandes problemas históricos desse Warriors – em especial, caso os campeões decidam atuar com formações mais baixas –, pegando rebotes ofensivos e explorando seu porte físico para pontuar no garrafão. Essa é a parte mais forte do jogo do titular de Portland e, enquanto Cousins estiver fora, o ponto fraco a ser explorado em Golden State.

Ao mesmo tempo, enquanto estiver em quadra, Kanter vai ser um alvo ambulante para o ataque do técnico Steve Kerr. Stephen Curry vai atacá-lo a todo momento, com a certeza de que criará um bom arremesso forçando-o a defender em espaço aberto ou criando desequilíbrios na marcação – o que leva à movimentação de bola e encontrar arremessadores livres no perímetro.

Isso é o que a equipe de Oakland, no fim das contas, faz melhor: inviabiliza que os adversários mantenham atletas unidimensionais em quadra.

Zach Collins é, provavelmente, a opção mais adequada que o Blazers teria para ser uma defesa mais versátil nas trocas e ainda possuir um pivô de ofício, mas ele não coloca a mesma pressão na marcação em torno da cesta e nos rebotes que Kanter colocaria. Uma alternativa “fora da casinha” seria tentar uma formação baixa com Al-Farouq Aminu como pivô, mas isso deixaria o perímetro do Oregon muito baixo. É o cobertor curto aparecendo.

O Blazers tende a continuar fazendo o seu carro-chefe ofensivo nas finais do Oeste: pick-and-rolls com Damian Lillard e C.J. McCollum, o que costuma ser um condutor de bons arremessos. A dupla pode criar separação para o próprio chute, infiltrar ou encontrar bons passes em movimento. A situação parece ser a mesma do outro lado, mas existem diferenças sensíveis.

O Warriors possui pivôs defensivos mais inteligentes e experientes (Bogut, Kevon Looney), além de um perímetro mais versátil defensivamente, do que o Blazers. A tendência é que Klay Thompson e Andre Iguodala comecem marcando a dupla de armadores de Portland, mas trocas de marcação com Looney, Draymond Green e Durant não deixariam a defesa enfraquecida.

Por outro lado, não há dúvidas de que o treinador Terry Stotts adoraria poder ter alternativas para “esconder” Lillard e McCollum na defesa sem expor seus pivôs no perímetro. Até tem, na verdade: Aminu e Moe Harkless poderiam ser marcadores primários de Curry e Thompson. Mas, aí, em quem a dupla de armação “ficaria”? Um deles precisaria marcar Iguodala ou Durant.

A solução para combater o “cobertor curto” ou reforçar a marcação em cima dos pontos fortes dos adversários é fazer escolhas duras. O Blazers, como a maioria dos adversários dos atuais campeões fazem, deixará Green arremessar de longa distância quanto quiser para ter uma defesa mais equilibrada contra os melhores chutadores de Oakland.

A resposta natural não é difícil de imaginar: o Warriors deixará Aminu e Harkless (ou até Collins) dispararem de longa distância sem preocupações para forçar a marcação sobre McCollum ou Lillard. É nesse momento que, provavelmente, o terceiro colocado do Oeste precisará de atletas como Seth Curry e Rodney Hood saindo “quentes” do banco de reservas, para punir esse tipo de abordagem defensiva.

Tudo isso reflete uma batalha que deve resumir-se ao ritmo de jogo. O Blazers joga um basquete mais lento, de execução com Lillard e McCollum em meia-quadra – e sabe que correr tende a revelar-se uma “sentença de morte”. Em especial, contra a versão que encontrarão agora: sem Cousins e Durant, o que temos é aquele time campeão de 2015 em essência.

Nada mais adequado, em uma pós-temporada onde exorcizou demônios de anos anteriores, do que o Blazers confrontar o seu maior algoz recente nas finais de conferência. E esse é o momento em que, provável e inevitavelmente, a carga ficará pesada demais para os comandados de Stotts. É bom não duvidar desse Portland, mas a lógica diz que a campanha para aqui.

Palpite: Warriors em cinco.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Acho que não vai ser tão fácil assim para o Warriors. Aposto em uma série de pelo menos 6 jogos e não descarto o Portland vencendo, principalmente se o Durant não voltar.

    • Emerson Lins

      Impossível descartar um time que ficou em terceiro, mas acho que o cansaço da série anterior vai pesar …vamos ver se vai compensar a falta do KD.

  • LeBrOSMAN⚔️É HOJE! ⚪⚪🤞 🙏

    Tá sendo reportado pela ESPN, q o Durant mt provavelmente ficará fora desses 2 primeiros jogos. O q vai ajudar nas chances do Blazers, mas a chance deles é realmente nas ISOs do Lillard e do C.J., q quando estão on-fire é mt difícil de parar, além do Kanter com os rebotes. A situação do Kanter é q realmente vai ser interessante, com a ausência do KD, o GSW deve voltar novamente a jogar do jeito q jogava antes dele chegar, e nisso é q vai ser realmente a prova se o Kanter melhorou na defesa, deve ter mt miss match entre o Curry e ele, e aí o Blazers vai ter q montar um esquema defensivo de trocas, realmente bom para evitar isso.

    • Anderson M. Santos

      Pergunta simples: já li esse termo e boiei, se puder me responder agradeço. O que significa ISO u ISOs em termos de basquete?

      • Isolations….jogo 1×1
        Para simplificar é algo que o Carmelo fazia o tempo todo…O Harden tb.

      • Emerson Lins

        Melhor definição é o jogo do Barba…pega bola e resolve…

      • Luis Fernando Teles Sousa

        Iso é uma jogada aonde o jogador com a posse da mesma ataca o time adversário sempre definindo o lance sozinho

    • LeBeautiful

      Kanter se saiu muito bem nas 2 primeiras rodadas, provou que o famoso Cant Play Kanter só existe quando o técnico é ruim, mas agora o buraco é + embaixo, o ritmo insano de trocas do GSW pode deixar nosso terrorista perdidinho, se nas 2 primeiras séries tentaram expor ele lá dentro, agora a ameaça é lá fora, Kanter n tem mobilidade pra sequer incomodar o Steph, eu viria com Zach de titular, o mlk ta jogando muito nesses offs nos 2 lados da quadra e é adepto do trash talk, já tirou o GSW do sério no último jogo e todo tipo ” extra stuff”, é válido, ainda + 100 Nurk.

    • Dudu Ferrero

      sim ele será reavaliado pra ver se joga no sabado, mas reavaliado entao n é nada garantido seria mt legal essa serie sem o Durant pra ter um equilibrio maior

  • djwhites

    Só não vai ser varrida pq o Golden state sempre joga de salto alto um jogo ou outro…….

  • Rafael Marques

    Torcendo pra ir à 7 jogos, mas é difícil isso acontecer, por mais que o GSW venha desfalcado do KD, o favoritismo é grande, até pelos desfalques do Portland também que são pontuais.. Acredito que seja 4×1, 4×2 no máximo.

  • Anderson M. Santos

    Pela raça do Blazers, um 4×3 Warriors seria histórico, mas, acho que se chegar a 5 jogos, Portland já tem o que comemorar!

    • LeBeautiful

      Portland pode toma varrida que ainda assim terá oq comemorar.
      Estamos entre os 4 melhores times da liga!! Ninguém jamais imaginaria isso ainda + 100 Nurk!!

  • Confiando que o Durant não joga os dois primeiros jogos, 4×3 Warriors.

  • Doug

    Olha, sinceramente, acredito que Portland leve ao menos dois jogos, considerando-se, sobretudo a ausência inicial do Durant…essa é a questão, pois precisa jogar td nos primeiros jogos, já que KD não estará presente e é aí onde se aumentam as chances de Dame e cia…fora que tem que se ver se, qdo o Durant voltar, este estará 100% e calibrado…de outro lado, a situação do Hood tb importa bastante…o time do Oregon não vai se entregar facilmente, tendo chegado tão longe…acho que será decidido em em 6 ou 7 jogos, obviamente com o favoritismo de GSW…se Blazers roubarem um joguinho em Oakland e jogarem o que podem em casa, a coisa fica bonita…vão precisar do foco e frieza que tiveram contra os Nuggets, principalmente como se viu no jogo 7 da série, qdo estiveram atra´s do placar pela maior parte do tempo…

  • Doug

    Parece muito provável que o Hood tb não jogue hj…é tb um peso considerável, já que vinha entrando muito bem nos offs e sendo essencial para o sucesso do time até aqui…

    https://www.nba.com/article/2019/05/14/blazers-rodney-hood-questionable-game-1

  • Para o Blazers é concentração em 48 min, cada posse tem q ser bem usada…
    Errar arremessos mas não cometer turnovers…O Dray Green sempre faz um jogo da vida contra o Portland, mas o jogo tem q ser nele.

    • LeBeautiful

      Faltou o ‘Em casa amassamos eles”, mantra número 1 nosso nesses offs!

      • So quando chegar la…MODA CENTER É FODA.

  • Rdrigo Cruz

    Torcendo para o Blazzers, mas são os azarões dessa Final.

    Chuto 4×2 Warriors.

  • Saymon Xavier

    Sem Nurkic e Hood (quem diria), fica ainda mais difíceil pro Portland

  • LeBeautiful

    Menino Hood tem que joga, GSW deixaria seu pior defensor nele, assim como Denver e aí ele teria grandes chances de fazer a diferença dnv, tu até pode (e deve) pagar os arremessos de Harkless e Aminu, mas n os do Hood, Steph n tem cacife pra marca nosso perímetro e sobraria nele, Hood o jantaria do mesmo jeito que fez com o Jamal Murray, principalmente no post por ser bem + alto. Ao menos enquanto a cobra durant estivesse fora teríamos essa pequena vantagem. Até onde eu sei o Hood ta questionável, mesmo baleado ele tinha que ir pra quadra, essa porra é WCF!! Quanto as previsões, tudo normal, previram que o Blazers ficaria fora dos Offs ficamos em terceiro, disseram que o Blunder levaria em no máximo 6, fechamos em 5. Disseram tbm que o Tetudo do Colorado faria a festa em cima do Kanter, o gordo fez seus números mas n teve festa nenhuma,e caiu em casa! quebrando todos os prognósticos, já somos os segundo melhor time do Oeste, que continuem apostando contra…Só mesmo o melhor time do século pra parar a máquina do Oregon!!

  • Dudu Ferrero

    4×1 pros Warriors

    Warriors x Bucks vai ser uma final divertida

  • Hj sera q é o Bulga de comentarista?
    Segundo ele não passariamos de ninguem na primeira rodada…Por dentro deve ta explodindo de Alegria.

    • Julio Zago

      Tem que ser o Bulga!

    • Guilherme Petros

      O Bulga é aquele torcedor pessimista tipico, q ja ta desesperado uns 3 dias antes do jogo começar. Gostamos assim! rs

  • Horror Business

    Depois de ter protagonizado talvez o lance mais badass que já vi ao vivo naquele game winner at buzzer do Lillard e uma vitória num jogo histórico de 4OTs acho que esse time do Blazers não merecia nada menos do que um título, mas infelizmente a zica parece não querer largar essa franquia – principalmente no que diz respeito a lesões – porém com a garra que esses caras vem demostrando eu não duvido mais de nada.

    Enfim, fica aqui minha torcida pros raçudos de Oregon que se tinham algo pra provar já conseguiram e que num futuro próximo tenham um banco de mais qualidade e essa onda de azar indo pra outro lado. O Blazers é gigante.

    • Eduardo Almeida

      N vejo zica nenhuma nesse time, o time sempre se entrega ao maximo dentro de suas capacidades. É zica perder pra um time melhor? É zica ser varrido por um time com matchup totalmente desfavorável?

      • Zica no fator de sempre ocorrer lesões graves no Oregon, ele falou nesse sentido.

      • Eduardo Muniz

        É zica qdo vc tem um Franchise Player como Roy tendo que se aposentar cedo devido as lesões. É zica qdo vc tem um número 1 de draft com potencial gigantesco como Oden tendo seu corpo rendido por diversas lesões no joelho.

        Eu entendo o comentário do colega neste sentido. Realmente Portland é uma franquia gigantesca que vive assolada por lesões, sem contar também as más escolhas em draft.

        Em 2007, poderiam ter draftado o Durant mas escolheram um pivô que tinha muito potencial e casava com o jogo de Aldridge e Roy. Mas infelizmente levaram muito azar.

        • LeBeautiful

          N podemos esquecer do Bill Walton, a zica do Portland com lesões começou lá nos anos 70 mesmo, se o Homem da Montanha n fosse de vidro o Blazers teria a chance de papar no minimo + 1 título. Walton no auge se fodeu com lesões…

        • Horror Business

          Gabaritou! Foi exatamente nesse sentido que me referi a “zica” e creio que não havia forma mais clara de representar isso, mas atualmente interpretação de texto não é o forte da galera na internet mesmo, ou talvez seja a vontade de discordar com tudo e todos falando mais alto, mas enfim, valeu por ter demonstrado que não são todos que são assim! hahaha

      • Horror Business

        E onde eu disse que a zica é, como eu mesmo me referi, com o GIGANTE Blazers?

        Interpretação de texto não foi o forte nessa, hein?!

        Me referi a zica em torno das LESÕES e creio que isso ficou bem claro, ou pra você não só atualmente sem duas peças importantes perdidas por lesões (Nurkic e Hood) o Blazers não tem um longo histórico com isso? Oden, um dos prospectos mais badalos da última década e Brandon Roy, um dos melhores SGs que já vi jogar são exemplos mais recentes disso. Releia o texto e talvez dessa vez tu entende o que eu quis dizer. Faça uma força! hahaha

        • Vitor Martins

          Brandon Roy era fantástico, meu jogador preferido na época.

          • Horror Business

            Era provavelmente o meu prefiro também! Roy era tipo um Lillard versão SG, jogador de personalidade e extremamente clutch.

    • LeBeautiful

      Mas oq permitiu o Blazers pegar a seed 3 e ir tão longe nos offs foi justamente a força do banco. Se o Nurkic n tivesse lesionado as pessoas teriam + noção do quão profundo é esse time. Esse é o melhor elenco do Portland desde a última vez que pegamos WCF lá em 2000…Vai ser extremamente díficil segurar esse time, assim como foi com aquele.

      • Horror Business

        Claro que tão fraco não é e essas próprias campanhas provam isso, mas quando me refiro a fraco é colocando as expectativas lá em cima mesmo, num verdadeiro postulante ao título a ponto de não ser considerado um azarão contra um Warriors da vida, por exemplo. Um banco a nível de Raptors ou Clippers, sacas? Chega de ver esse Blazers como o underdog da turma.

  • Gustavo Henrique

    Blazers já tem que jogar esses 2 primeiros jogos como se fossem o jogo 7, sem Durant é a chance de beliscar uma vitória fora de casa

  • Jurandir Pedrosa

    Hood volta quando?

  • Paulo Henrique

    Warriors in 5

  • Alan Um Musashi

    Portland em seis, pra finalizar em casa.

    Eu acredito.

    • Guilherme Petros

      se isso acontecer, compro uma camiseta do Kanter!

      • Felipe Ferreira

        Compra pelo menos do aminuacido KKKKK

      • Alan Um Musashi

        Te dou de presente meu amigo!

  • Igor Neves

    GSW em 5 jogos. Se o Portland não beliscar um jogo em Oakland, eu acho que pode rolar vassoura.

  • Zorg

    Hoje é o jogo 7 para Portland. Se vencer, cresce a moral, transfere a decisão para casa e pode provocar pressão no GSW para antecipar uma volta do Durant . Agora a realidade é outra. Se consideramos uma igualidade entre Lillard/CJ e Curry/KT o resto todo é muito favorável aos Warriors. PTB vão precisar se superar diariamente para terem alguma chance (infelizmente) .

  • Cream Crack Neto

    Qnd alguém comenta algo q n gosta Lebeautiful , denúncia como spam otário…preoar p o cu q é varrida

  • FelipeB.

    GS em 3

    • Guilherme

      Virou melhor de 5 agora? Rsrs

  • Guilherme

    Warriors fecham em 6 jogos, muito pela ausência do Durant, e partindo do pressuposto que a dupla Lillard/CJ vai arrebentar na série. Portland tem minha torcida, mas agora o buraco é muito mais embaixo.

  • Raizen

    time do curry deve passar

    • Guilherme Petros

      acertou na mosca!

  • pedro777flu

    Teve nego aqui falando OKC em 4, Denver em 5…. Vamos atropelando vcs todos enquanto isso !!!!
    Portland, em 7 !!!

    • Rafael Vieira

      Pera lá, entendo a euforia de torcedor, mas OKC e Denver estão longe de serem GSW. Agora o desafio é bem maior.

  • Alexandre Wagner

    A minha torcida vai para o Portland, embora eu saiba que eles não tem muita chance de vencer o GSW.

  • samuel pereira

    warriors em 6, como diz aquele ditado popular, Não adianta gastar vela boa com defunto ruim.

    • Elias Ferreira

      Belo ditado, muito falado aqui no Sul de Minas Gerais kkkkk curti

      • samuel pereira

        kkkk né, não adianta nois seca o warrriors não é perde tempo, portland vence 4 jogos do GS é impossivél. “vamo guarda a vela ” pra final.

  • Jr music19

    tomara que o portland sapeca os modinhas

  • Jefferson Cavalcanti

    Dessa vez não vou torcer pela zebra.

    O time do Blazers é cascudo, mas o Warriors já passou pelo time que mais o desafia atualmente na NBA. A chance de alguém realmente vencer o Warriors agora é do Bucks.

    • samuel pereira

      acho melhor mesmo guardar as “energias” contra os Bucks nas finais pq portland ganha 4 jogos de GS é impossivel, se ganha 1 já ta bom, pq a “liga da justiça” em algum jogo eles vão da aquela ” menosprezada”simbolo deles.

  • Leonardo

    Não vejo a série indo além de 5 jogos também, até porque esse ótimo time do Portland sempre parece não ter o que fazer contra o Warriors. Creio que uma sobrevida na série passe muito por conseguir uma vitória nesses dois primeiros jogos, com o Warriors completo a chance é nula. Porém a torcida no Davi vs Golias é sempre a favor de Davi, let’s go Blazzers!!

    • Guilherme Petros

      to achando que faz 6 jogos. Mas, a sensação q tenho é q a casca mais grossa foi contra o Houston…

      • samuel pereira

        já fazem algumas season que o rival mais “cascudo” do GS no oeste é o Houston,que lutou, “se descabelou” e mesmo assim ganhou só 2 de 4,ganha 1 ou 2 do warriors até acontece mais vence 4 é outra historia, não vejo portland conseguindo isso,”malemá” se ganha uma já vai tá bom, acho que o Bucks do Grego é o unico time que pode engrossa a serie contra a “liga da justiça”.

    • Paulo Henrique

      Blazers é um dos pouquíssimos times q possuem recorde positivo contra o GSW na era Kerr, mas em playoffs realmente não tem como

  • Julio Zago

    Talvez o único time na Conferência em condições de vencer o GSW seja o Houston, é difícil apostar no Portland.
    Porém, as ausências de Durant e Cousins podem tornar a série mais equilibrada, quem sabe uma vitória fora de casa torne a disputa um pouco mais interessante, mas seria uma grande zebra, talvez nível Buster Douglas x Tyson, se o Portland vencer a série.
    Palpite: GSW em 5

  • Guilherme Petros

    O foda dessa série é q parece q o Portland precisa jogar tudo q sabe por 45 minutos toda noite pra ter chance. Mas o Warriors só precisa jogar tudo q sabe 20 minutos por noite que ganha a série…

  • Lobato p

    Eu como torcedor do Warriors preferia o Denver..acho que seria um pouco menos complicado…Blazers tem dois ótimos jogadores que podem fazer a diferença..e se estiverem em um dia bom fica mais complicado ainda…não acho que vai ser fácil como muitos falam aqui..

    • Dan #Chicago trust the process

      O encaixe para o denver seria terrível mesmo, muita gente não tá acreditando no blazers, mas eu vejo essa série chegando a 7 jogos sem nenhum problema.

    • samuel pereira

      a veio vamos ser realista portland vencer 4 jogos o warriors as chances são as mesmas que eu tive de acertar as 6 dezenas na mega acumulada.

  • Daniel Nogueira

    Warriors em 6

  • Falaram de Jokic ser sujo, quero ver se Green vai deixar Kanter com o ombro após a primeira partida. Verão o que é jogo sujo!!! Huahuahua!!!

  • R.

    GSW 4 x 1 PTB.

  • Jardel Nuernberg

    GSW em 7

  • Pedro Augusto

    Zion nos Pelicans kkkkkkk que broxante (com exceção prós Pelicans)

  • 4×2 Warriors

  • Wilker Pereira

    Varrida