Previsão: Golden State Warriors (1º) x (4º) Houston Rockets

Conferência Oeste: Golden State Warriors (1º) x (4º) Houston Rockets

Confrontos na temporada: Golden State Warriors 1 x 3 Houston Rockets

15-11: Golden State Warriors 86 x 107 Houston Rockets
03-01: Houston Rockets 135 x 134 Golden State Warriors
23-02: Houston Rockets 118 x 112 Golden State Warriors
13-03: Golden State Warriors 106 x 104 Houston Rockets

Datas do confronto:

28-04 (domingo): Houston Rockets x Golden State Warriors – 16h30 (em Oakland)
30-04 (terça): Houston Rockets x Golden State Warriors – 23h30 (em Oakland)
04-05 (sábado): Golden State Warriors x Houston Rockets – 21h30 (em Houston)
06-05 (segunda): Golden State Warriors x Houston Rockets – 22h30 (em Houston)
08-05 (quarta): Houston Rockets x Golden State Warriors – Horário a ser definido (em Oakland)*
10-05 (sexta): Golden State Warriors x Houston Rockets – Horário a ser definido (em Houston)*
12-05 (domingo): Houston Rockets x Golden State Warriors – Horário a ser definido (em Oakland)*

* Se necessário

Horários de Brasília

 

Golden State Warriors (57-25)

Time-base: Stephen Curry (PG),  Klay Thompson (SG), Kevin Durant (SF), Draymond Green (PF) e Andrew Bogut (C)

Reservas com mais tempo de quadra: Andre Iguodala (SG/SF), Kevon Looney (PF/C), Shaun Livingston (PG/SG), Quinn Cook (PG) e Alfonzo McKinnie (SF)

Lesionados: DeMarcus Cousins (C) e Damian Jones (C)

Técnico: Steve Kerr

 

Houston Rockets (53-29)

Time-base: Chris Paul (PG), James Harden (SG), Eric Gordon (SF), P.J. Tucker (PF) e Clint Capela (C)

Reservas com mais tempo de quadra: Danuel House Jr. (SF), Austin Rivers (PG/SG), Gerald Green (SG/SF), Kenneth Faried (PF/C), Nene Hilario (C) e Iman Shumpert (SG)

Técnico: Mike D’Antoni

 

Análise do confronto

Pelo segundo ano consecutivo, Golden State Warriors e Houston Rockets vão medir forças nos playoffs. Mais uma vez, as equipes de Steve Kerr e Mike D’Antoni são favoritas ao título da conferência Oeste. Hoje, sem a menor sombra de dúvidas, fazem a maior rivalidade da liga. Inclusive, o vencedor da série deve seguir como principal candidato ao título da NBA.

Nos números, o equilíbrio é impressionante. Os dois times apresentaram queda de produção na marcação em relação ao ano passado. Nessa temporada, o Rockets é apenas o 14º em eficiência defensiva, enquanto que o Warriors está na 15ª posição. Para compensar o rendimento medíocre na defesa, os semifinalistas lideram a liga em eficiência ofensiva, com Golden State em primeiro e Houston em segundo, o que demonstra claramente o comportamento mais agressivo no ataque.

Seguindo nessa linha, a equipe de Oakland detém um dos sistemas de jogo mais dominantes da história da NBA. A variedade de jogadas e a forma como a bola gira são características marcantes desse time, já que o espaçamento de quadra favorece o poder de definição. Apesar disso, está muito difícil ver todos atuando no mesmo nível de excelência, a fim de tornar o time imbatível. O astro Stephen Curry foi o principal jogador da temporada regular, enquanto que Kevin Durant viveu de altos e baixos. Porém, agora nos playoffs, é o camisa 35 que tem aparecido para fazer a diferença para o Warriors e foi o grande personagem da classificação na primeira rodada contra o Los Angeles Clippers.

Pelo lado do Rockets, apesar da inegável disciplina tática do elenco, as jogadas são sempre centralizadas em um único jogador: James Harden. É quase impossível ver o time nas finais de conferência sem que o seu principal astro tenha as habituais atuações fantásticas da temporada regular. Tanto o espaçamento de quadra para que surjam as possibilidades de arremessos de fora com Eric Gordon e P.J. Tucker, como as infiltrações para as jogadas de garrafão com o pivô Clint Capela, têm origem nas escolhas de Harden em quadra. Portanto, não é necessário dizer mais nada sobre quem será o termômetro do time nesta série.

Contudo, é natural que todo jogador tenha momentos bons e ruins, muitas vezes até dentro de uma mesma partida. É para essas situações que o Rockets precisa de Chris Paul. A própria rotação do time está voltada para isso. Embora titular, o armador principal de Houston é sacado de quadra geralmente com menos de cinco minutos jogados. Tudo para que quando Harden não esteja em quadra, a equipe tenha em Paul o ponto de equilíbrio da segunda unidade, como uma referência. Fora que ele tem qualidade para ser o destaque em vários jogos e ser decisivo.

Importante frisar que o técnico Mike D’Antoni, a princípio, tem todos os jogadores à sua disposição. Já Steve Kerr, não contará mais com o pivô DeMarcus Cousins, principal reforço do time para a temporada. Essa baixa é significativa, pois o banco de reservas do Warriors, especialmente no garrafão, é tecnicamente ruim, diferentemente do Rockets que possui suplentes que atendam às necessidades da equipe.

A série deve ser decidida nos detalhes, onde ninguém pode se dar ao luxo de errar para depois ter que correr atrás. De qualquer forma, são duas equipes que chegam para bater de frente, sem receios. Os treinadores deixam muito clara a proposta ofensiva, sendo que os arremessos de longa distância são as suas principais armas. O Rockets é o time que mais pontua no perímetro e o Warriors é o terceiro nesse quesito.

A franquia de Oakland, nos últimos quatro anos, não esteve tão ameaçada por uma eliminação como está nesse momento. Porém, o favoritismo inquestionável da equipe pelo que realizou nos últimos anos é o que induz ao palpite final para mais uma classificação. De qualquer forma, tudo indica para uma das séries mais equilibradas dos últimos tempos.

Palpite: Golden State Warriors 4 x 3 Houston Rockets

Michel Moral
Michel Moral
Piracicabano, colaborador do Jumper Brasil, professor e advogado especialista em Direito Bancário
  • Caseh

    Warriors 4 x 2, mas torço pelo contrário

  • Daniel Nogueira

    4×1 pro Houston. Quem duvidar é clubista.

  • djwhites

    acho que eu assim como 99% das pessoas que acompanham nba e não torcem pros warriors gostariam ver eles perdendo…….porem se tem um time que eu não consigo torcer é o houston…..principalmente pela juizada que rouba na cara de pau a favor do harden………gsw passa 4×2

    • Claudio R.

      Somos 2… tô torcendo p Portland no oeste e Sixers no leste

    • Rafael

      Verdade. Acho nojento essa roubalheira pro Houston. Fora que o Golden State joga um basquete bonito e versátil, enquanto o Houston não tem repertório, sempre as mesmas jogadas. Golden é melhor e passa.

      • Asf 152

        O Houston pra mim depois dos Warriors tem o melhor basquete da liga

    • Jose Fernandes

      Somos 2

    • Playoffs Neném

      Concordo

    • Rodolfo Duval

      Sua lógica se inverteu ontem como era esperado.

  • Glauber Oliveira

    Houston 4×1 e sem choro 😀

    • Will

      Warriors 4×3, com choro.
      E ranger de dentes. 😀

  • Lucas Toledo

    Vou torcer pros dois perderem.

    • Chimbinha “o banido”

      Kkkk Tamu junto

  • Alex Alves

    Acredito que vá para o jogo 7.

  • André Spurs

    Vish, Curry e Klay questionáveis para o jogo de amanhã, acho que Houston passa: 4 X 2.

  • Danilo

    4×2 Houston com Barbarella tendo 45ppg, fé no pai que o Warriors cai

  • Bill Volk

    Uma coisa eu descordo da analise, que quem vencer será o maior favorito ao título, o GSW até vai afinal Durant e Curry no mesmo time, mais o Rockets ele até tem o antidoto para encarar o Golden State, devido ao arsenal poderoso de 3 e o banco do Golden State estar fraco esse ano, mais como time o Rockets deixa a desejar a pelo menos 3: Bucks, Raptors e Celtics, e os 3 estão mais completos que o Golden State, a vantagem do GSW é ter Durant e Curry no mesmo time.

    • Michel Moral

      Com certeza Bucks, Celtics e Raptors, além do Sixers, são equipes de muita qualidade e podem vencer o título.

      A questão é que Rockets e Warriors vêm de anos mantendo essa rivalidade pelo topo, o que lhes garante favoritismo.

      É a primeira grande temporada do Bucks, que não passa de fase desde 2001!!!

      O Celtics teve uma temporada de regressão, ao invés de evolução.

      O Raptors… Bem… Tem que esperar. É muito boa a equipe, mas que faz seu primeiro ano juntos.

      Por isso, acho difícil aponta-los como favoritos.

      Bom lembrar que favoritismo é só um status, não uma certeza de nada.

  • Magic Johnson

    Eu Não sei quem vai passar
    Mas eu sei quem vai ficar muito tempo sem um titulo

  • O Houston está jogando muito nesses Offs, defesa está boa, mas pra marcar bem o GSW vão precisar se manter focados durante os 48 min de todos os jogos, não sei qual a situação física de Curry e Thompson pros primeiros jogos mas acho que teremos belos duelos entre KD e Barbarella, mas defesa é o que pode se sobressair em vários momentos e o Rockets gosta de correria, pra mim ficará 4×3 pro Warriors também, porém vai ser interessante se os Foguetes conseguirem dessa vez se manterem 100% pra gente ver até onde eles são capazes de ir…

  • Jailson #Paidams #AllStar

    Se tivesse como, os dois times podiam ser eliminados simultaneamente. Seria maravilhoso.

  • Dida

    A verdade é que as alternativas dos Warrios são bem mais possíveis de acontecer em 7 jogos, que seria um jogo fora de série de Curry, um jogo on fire de Klay, e dois jogos no padrão surreal KD, o que convenhamos são possibilidades bem possíveis de acontecer, já o Houston vai ter que depender de 4 milagres em 7 do Barba, enfim, é aguardar e conferir pra ver o que vai dar!

  • Julio Zago

    A análise do confronto é perfeita e o palpite conservador, porém, vou discordar.
    Tenho a impressão de que o GSW não chega nessa série com o mesmo favoritismo de antes, o time só não sofreu mais contra os Clippers, colocando até a classificação em risco, devido a espetacular atuação do Durant na série. Será assim novamente?
    O Houston é muito superior ao Clippers e possui um ataque muito mais poderoso, o GSW vai precisar da força de seu conjunto para vencer, porém o GSW parece chegar para essa série em um dos seus momentos mais questionáveis dos últimos anos, ao passo que o Houston parece vir em uma crescente, sem falar que deve vir mordido pela dolorosa eliminação da último temporada.
    Evidente que se trata de uma série com intensa rivalidade, tudo pode mudar, mas por todos esses motivos ouso apostar no Houston em 6.

  • Acho que GSW leva mas não sei se será campeão.