Previsão: Golden State Warriors (1º) x (8º) Los Angeles Clippers

Atual bicampeão da NBA enfrenta a surpresa angelina na primeira rodada dos playoffs

Fonte: Atual bicampeão da NBA enfrenta a surpresa angelina na primeira rodada dos playoffs

Golden State Warriors (1º) x (8º) Los Angeles Clippers

Confrontos na temporada: Golden State 3 x 1 Los Angeles

12-11 – Warriors 116 x 121 Clippers
23-12 – Clippers 127 x 129 Warriors
18-01 – Warriors 112 x 94 Clippers
07-04 – Clippers 104 x 131 Warriors

Publicidade

Datas do confronto

13-04: Clippers x Warriors – 21h (em Oakland) – com transmissão da ESPN
15-04: Clippers x Warriors – 23h30 (em Oakland) – com transmissão do SporTV 2
18-04: Warriors x Clippers – 23h30 (em Los Angeles) – com transmissão do SporTV 2
21-04: Warriors x Clippers – 16h30 (em Los Angeles) – com transmissão da ESPN
24-04: Clippers x Warriors – Horário a ser definido (em Oakland)*
26-04: Warriors x Clippers – Horário a ser definido (em Los Angeles)*
28-04: Clippers x Warriors – Horário a ser definido (em Oakland)*

Publicidade

* Se necessário

Horários de Brasília

 

Golden State Warriors (57-25)

Time-base: Stephen Curry (PG), Klay Thompson (SG), Kevin Durant (SF), Draymond Green (PF) e DeMarcus Cousins (C)

Publicidade

Reservas com mais tempo de quadra: Andre Iguodala (SG/SF), Shaun Livingston (PG/SG), Andrew Bogut (C), Kevon Looney (PF/C), Alfonzo McKinnie (SF), Quinn Cook (PG), Jonas Jerebko (PF)

Técnico: Steve Kerr

Três títulos nos últimos quatro anos. Cinco estrelas na formação titular. Era esperado que o Warriors fizesse uma temporada regular com o freio de meio puxado, dada a qualidade da equipe e a confiança em superar os adversários nos playoffs. Mesmo assim, o time de Oakland fez a melhor campanha do Oeste (curiosamente, a pior sob o comando de Steve Kerr).

Publicidade

A adição de DeMarcus Cousins na última offseason causou frisson em torcedores e na imprensa, que logo já trataram de cravar que a temporada não teria a menor graça e que o Warriors seria campeão com o pé nas costas. Afastado das quadras por quase um ano em decorrência de uma grave lesão no Tendão de Aquiles, o pivô só fez a sua estreia em 19 de janeiro. Cousins voltou sem pressa e aos poucos foi se encaixando ao esquema da equipe. Aliás, ele adiciona algo que o Warriors não teve nos últimos anos: um pivô com poderio ofensivo. Um time que já era ótimo…

Publicidade

 

Los Angeles Clippers (48-34)

Time-base: Shai Gilgeous-Alexander (PG), Landry Shamet (SG), Patrick Beverley (SF), Danilo Gallinari (PF), Ivica Zubac (C)

Publicidade

Reservas com mais tempo de quadra: Lou Williams (PG/SG), Montrezl Harrell (C), Garrett Temple (SG/SF), Wilson Chandler (SF/PF), JaMychal Green (PF)

Técnico: Doc Rivers

O Clippers foi a maior surpresa do Oeste. No início da temporada, ninguém apontava a equipe angelina como uma das classificadas aos playoffs, o que era perfeitamente compreensível, após a saída de Blake Griffin.

Publicidade

Liderado pelo ala Tobias Harris, e com um elenco de apoio qualificado, o time treinado por Doc Rivers foi consistente durante toda a temporada. Nem a saída de Harris na trade deadline conseguiu diminuir o ímpeto da equipe. O novato Shai Gilgeous-Alexander ganhou espaço jogo a jogo, o ala italiano Danilo Gallinari conseguiu se manter saudável em grande parte da temporada e os reservas de luxo Lou Williams e Montrezl Harrell foram peças-chave para que o time alcançasse uma campanha positiva.

O Clippers entrou no modo reformulação, mas manteve-se competitivo. Talvez Doc Rivers tenha feito o seu melhor trabalho na carreira ao levar um time desacreditado aos playoffs no quase sempre Oeste selvagem.

Publicidade

 

Análise do confronto

Em uma conferência marcada por duelos equilibrados nesta primeira rodada, a série entre Warriors e Clippers tende a destoar das demais do Oeste. O time californiano está sedento para abocanhar o seu quarto título em cinco anos. E esta deverá ser a última oportunidade para que a espinha dorsal da equipe – Curry, Thompson, Durant e Green – conquiste mais um anel. Thompson e Durant serão agentes livres, em julho, assim como Cousins. É praticamente impossível que o Warriors consiga manter todos juntos para a próxima temporada. Na provável “última dança” da equipe, acredito que os atuais bicampeões entrarão com toda a força nos playoffs.

Publicidade

Pior para o Clippers, grande surpresa do Oeste em 2018/19. Em modo rebuild e prestes a ter um espaço gigante na sua folha salarial para investir no mercado de agentes livres, a equipe angelina tem uma missão quase impossível na primeira rodada dos playoffs.

Nos quatro confrontos entre os times na temporada regular, o Clippers sofreu, em média, 122 pontos. Naquelas ocasiões, a defesa da equipe não foi páreo para o ataque mais eficiente da liga e nem deverá ser, agora, na pós-temporada.

Publicidade

O matchup é bastante favorável ao time de Oakland. Falta ao Clippers alguém para marcar Durant. Vamos combinar que são poucos os times que têm ao menos um atleta capaz de dificultar a vida do camisa 35. O melhor defensor do Clippers, Patrick Beverley, é mais de 20 centímetros mais baixo que Durant. Gallinari nunca foi um bom defensor. O novato Shamet também não é muito de marcar. Resta ao time angelino dar mais tempo de quadra ao esforçado Garrett Temple para tentar atrapalhar a vida de Durant. Complicado…

Só por contrariar todos os prognósticos ao conseguir chegar aos playoffs, o Clippers já pode falar de boca cheia que a temporada foi um sucesso. Warriors passa e com tranquilidade. Na era Steve Kerr, o time de Oakland venceu 16 dos 18 duelos disputados na primeira rodada da pós-temporada. Ficarei muito surpreso se não houver varrida.

Publicidade

Palpite: Golden State Warriors 4 x 0 Los Angeles Clippers

Últimas Notícias

Comentários