Previsão: Houston Rockets (3º) x (6º) Oklahoma City Thunder

Duelo de candidatos à MVP é a principal atração da primeira rodada

Fonte: Duelo de candidatos à MVP é a principal atração da primeira rodada

Confrontos na temporada: Rockets 3 x 1 Thunder

16 NOV – Rockets 103 x 105 Thunder
09 DEC – Rockets 102 x 99 Thunder
05 JAN – Thunder 116 x 118 Rockets
26 MAR – Thunder 125 x 137 Rockets

Datas do confronto:

Publicidade

16-04: Thunder x Rockets – 21h00 (em Houston)
19-04: Thunder x Rockets – 20h00 (em Houston)
21-04: Rockets x Thunder – 20h30 (em Oklahoma)
23-04: Rockets x Thunder – 15h30 (em Oklahoma)
25-04: Thunder x Rockets – Horário a ser definido (em Houston)*
27-04: Rockets x Thunder – Horário a ser definido (em Oklahoma)*
29-04: Thunder x Rockets – Horário a ser definido (em Houston)*

*Se necessário

Horários de Brasília

westrbook-harden-grain-2-1

Publicidade

 

Houston Rockets (55-27)

james-harden-rockets

Publicidade

Maior sequência de vitórias: dez (entre 1 e 17 de novembro)
Maior sequência de derrotas: três (entre 28 e 31 de março)

Time base:

James Harden (PG)
Patrick Beverly (SG)
Trevor Ariza (SF)
Ryan Anderson (PF)
Clint Capela (C)

Publicidade

Reservas com mais tempo de quadra:

Lou Williams (PG)
Eric Gordon (SG)
Sam Dekker (SF)
Montrezl Harrel (PF)
Nenê (C)  

Publicidade

Técnico: Mike D’Antoni

Líderes (temporada regular)

Pontos: James Harden (29.1)
Rebotes: James Harden (8.1)
Assistências James Harden (11.2)
Roubadas de bola: Trevor Ariza (1.8)
Bloqueios: Clint Capela (1.2)

Publicidade


Oklahoma City Thunder (47-35)

westbrook-e-adams

Publicidade

Maior sequência de vitórias: seis (entre 25 de novembro e 5 de dezembro)
Maior sequência de derrotas: quatro, duas vezes (entre 9 e 14 de novembro; entre 2 e 7  de março)

Time base:

Russell Westbrook (PG)
Victor Oladipo (SG)
Andre Roberson (SF)
Taj Gibson (PF)
Steven Adams (C)

Publicidade

Reservas com mais tempo de quadra:

Norris Cole (PG)
Alex Abrines (SG)
Doug McDermott (SF)
Domantas Sabonis (PF)
Enes Kanter (C)  

Publicidade

Técnico: Billy Donovan

Líderes (temporada regular)

Pontos: Russell Westbrook (31.7)
Rebotes: Russell Westbrook (10.7)
Assistências Russell Westbrook (10.4))
Roubadas de bola: Russell Westbrook (1.6)
Bloqueios: Steven Adams (1.0)

Publicidade

Análise do confronto:

Duelos entre terceiro e sexto colocado já costumam ser interessantes, mas a série entre Houston Rockets e Oklahoma City Thunder deve ser a mais atrativa de toda a primeira rodada. O motivo é óbvio: os dois principais candidatos à MVP frente à frente. Durante a temporada regular, a equipe do Texas levou a melhor e venceu três dos quatro confrontos.

Publicidade

O ponto de desequilíbrio do duelo estará nos ombros de James Harden e Russell Westbrook. Como sabemos, os dois são capazes de carregar a equipe, e a má atuação de um pode mudar toda a história da série. A dependência dos dois é tão grande que ambos lideram suas equipes em pontos, rebotes e assistências. Os times, porém, são bastante diferentes na forma de jogar. Enquanto Houston está munido de um grande arsenal de arremessadores de longa distância, que inclusive bateu o recorde de cestas de três pontos em uma temporada com 1181 arremessos convertidos, o time de Oklahoma tem como principal força o jogo dentro do garrafão. A equipe liderou a liga em rebotes com mais de 46 por jogo. Além disso, jogadores como Enes Kanter, Steven Adams e Taj Gibson contribuem bastante para a pontuação da equipe na área pintada, tirando um pouco da responsabilidade de Westbrook.

Em Houston, a chegada de Lou Williams na metade da temporada aumentou ainda mais o poderio ofensivo da equipe. Juntamente com Eric Gordon e o brasileiro Nenê, ele lidera um dos bancos mais produtivos de toda a liga. Por falar em Nenê, o brasileiro reencontrou o seu melhor basquete na equipe do Rockets. Em 67 partidas ele contribuiu com 9.1 pontos e 4.2 rebotes por jogo vindo do banco, convertendo um bom número de quase 62% dos arremessos de quadra. Essa força dos reservas deve ser um ponto chave do confronto.

Publicidade

Oklahoma também melhorou sua segunda unidade com a adição de Doug McDermott e Taj Gibson no meio da temporada. McDermott veio para suprir uma das principais carências da equipe, a bola de três pontos. Juntamente com Enes Kanter e Alex Abrines, ele terá a missão de não deixar o explosivo banco de Houston abrir grandes diferenças quando as segundas unidades estiverem em quadra.

Os confrontos da temporada regular indicam que teremos placares altos, já que as equipes gostam do jogo de transição. Mas se a lógica for mantida, também teremos confrontos muito equilibrados. Com exceção da última partida, todos os outros jogos foram decididos por três pontos ou menos. A chave para Oklahoma é tentar diminuir um pouco o ritmo das partidas, trabalhar o jogo de garrafão com seus bons pivôs, e ser decisivo quando sair em transição com Westbrook. Mas se entrar no jogo de arremessos rápidos que Mike D’Antoni tanto gosta, a tendência é que Houston deslanche no placar com um alto volume de bolas de três pontos. Na única vitória da temporada, o Thunder conseguiu limitar o ataque de Houston à apenas 103 pontos, bem abaixo da média de 115 da temporada. Mas se as partidas começarem a caminhar para mais de 120 pontos, Oklahoma deverá a ter bem mais dificuldade de acompanhar a pontuação.

Publicidade

Um matchup interessante de se acompanhar será entre Patrick Beverly e Westbrook. Beverly é o melhor marcador do perímetro do Rockets, e deverá ser a sombra do armador do Thunder por boa parte do jogo. Aqui será necessário que Oklahoma faça um bom uso dos pick-and-rolls. É muito mais interessante que Westbrook possa usar sua velocidade contra um jogador maior e mais lento.

Já Houston tem que fazer o possível para evitar que Westbrook encontre um bom ritmo de arremessos. Por melhor jogador que seja, Russell costuma ser bem inconstante durante os jogos. Ele passa de uma sequência incrível de arremessos para uma sequência de turnovers em minutos, e isso tem de ser explorado. Se o Rockets não quiser passar por grandes dificuldades, é preciso que não deixem Westbrook esquentar, pois o estrago pode ser gigantesco. Se conseguir controlá-lo, Houston deve prevalecer sem tantas dificuldades, já que o restante do elenco é bem superior.

Publicidade

Palpite: Houston Rockets 4 x 1 Oklahoma City Thunder

Últimas Notícias

Comentários