Previsão: Portland Trail Blazers (3º) x (6º) Oklahoma City Thunder

Portland Trail Blazers (3º) x (6º) Oklahoma City Thunder

Confrontos na temporada: Portland 0 x 4 Oklahoma City

04-01 – Thunder 111 x 109 Blazers
22-01 – Blazers 114 x 123 Thunder
11-02 – Blazers 111 x 120 Thunder
07-03 – Thunder 129 x 121 Blazers

Datas do confronto

14-04: Thunder x Blazers – 16h30 (em Portland) – com transmissão da ESPN
16-04: Thunder x Blazers – 23h30 (em Portland) – com transmissão do SporTV 2
19-04: Blazers x Thunder – 22h30 (em Oklahoma City) – com transmissão da ESPN
21-04: Blazers x Thunder – 22h30 (em Oklahoma City) – com transmissão do SporTV 2
23-04: Thunder x Blazers – Horário a ser definido (em Portland)*
25-04: Blazers x Thunder – Horário a ser definido (em Oklahoma City)*
27-04: Thunder x Blazers – Horário a ser definido (em Portland)*

* Se necessário

Horários de Brasília

 

Portland Trail Blazers (53-29)

Time-base: Damian Lillard (PG), C.J. McCollum (SG), Moe Harkless (SF), Al-Farouq Aminu (PF), Enes Kanter (C)

Reservas com mais tempo de quadra: Evan Turner (SG/SF), Rodney Hood (SG/SF), Seth Curry (PG/SG), Jake Layman (SG/SF/PF), Zach Collins (C), Meyers Leonard (PF)

Lesionado: Jusuf Nurkic (C)

Técnico: Terry Stotts

 

Oklahoma City Thunder (49-33)

Time-base: Russell Westbrook (PG), Terrance Ferguson (SG), Paul George (SF), Jerami Grant (PF), Steven Adams (C)

Reservas com mais tempo de quadra: Dennis Schroder (PG/SG), Markieff Morris (PF), Nerlens Noel (C), Abdel Nader (SG/SF)

Lesionado: Andre Roberson (SG)

Técnico: Billy Donovan

 

Análise do confronto

Apesar da varrida do Thunder na temporada regular, a série promete ser uma das mais equilibradas da primeira rodada dos playoffs. Credenciado por ter feito uma campanha melhor que a do rival, o Blazers, dono do terceiro ataque mais eficiente da liga (114.7 pontos por 100 posses de bola) tem a vantagem do mando de quadra. Mas isso pouco vai importar quando analisarmos o matchup e o poderio de cada time.

A lesão de Jusuf Nurkic foi um duro golpe nas pretensões da equipe de Portland. O pivô bósnio fazia a melhor temporada da carreira e seria peça fundamental para o sucesso do Blazers nos playoffs. Com Nurkic, o time do Oregon teria totais condições de fazer um confronto mais parelho. Sem ele, considero uma missão quase que impossível.

O Thunder, dono da quarta defesa mais eficiente da NBA (107.0 pontos sofridos por 100 posses de bola), teve um desempenho terrível no mês de março (dez derrotas em 16 jogos). Para alívio dos torcedores, a equipe se recuperou em abril e venceu as últimas cinco partidas da temporada regular. A questão física parece ter pesado para essa queda de rendimento. Aliás, esse fator pode entrar em cena na série contra o Blazers. O ala Paul George, melhor jogador de Oklahoma City em 2018/19, não consegue se livrar das dores no ombro direito e, inclusive, é dúvida para o primeiro jogo. Ele garante que estará pronto para a partida. Jogar no sacrifício pode causar um agravamento do problema. Seria brutal para o Thunder.

Blazers e Thunder vêm de eliminações precoces nos playoffs dos últimos dois anos. Na temporada passada, o time de Portland fez a terceira melhor campanha da conferência e conseguiu a façanha de ser varrido pelo New Orleans Pelicans. Detalhe: o Blazers perdeu os últimos dez jogos de playoffs que disputou. Não vai ter jeito. Um dos times será eliminado na primeira rodada pelo terceiro ano seguido.

O matchup é favorável ao Thunder. Os armadores Russell Westbrook e Damian Lillard não se bicam e prometem fazer um embate de arrepiar. Cada um no seu estilo de jogo inicia as ações ofensivas de suas equipes, Westbrook ligado no 220, e Lillard mais paciente com a bola nas mãos. No garrafão teremos o duelo entre os ex-companheiros Steven Adams e Enes Kanter. Todo mundo sabe da fraqueza do turco na defesa. Aí é que as coisas começam a ficar complicadas para o Blazers. Garrafão desprotegido é um convite para as infiltrações de Westbrook.

Para completar, George não tem um marcador à altura. O ala da equipe de Oklahoma City, que foi o segundo cestinha da liga em 2018/19, angariou médias de 38.0 pontos e 10.5 rebotes nos duelos contra o Blazers na temporada regular. Moe Harkless, Al-Farouq Aminu, Evan Turner e Rodney Hood, potenciais marcadores de George, não viram a cor da bola naqueles confrontos.

Por outro lado, C.J. McCollum é um jogador mais qualificado que Terrance Ferguson e Dennis Schroder. Só que nos duelos da temporada regular, o ala-armador do Blazers teve um aproveitamento de apenas 18% nos chutes de média distância. Normalmente, ele acerta aproximadamente 50% desses arremessos.

Em suma, tudo vai depender da questão física de George. Com ele em quadra, mesmo não estando 100%, o Thunder leva uma vantagem considerável no duelo. Agora, se a lesão do ala se agravar, o Blazers pode sonhar com a classificação. Na previsão vou considerar a presença de George em quadra e, por isso, meu palpite é que o time de Oklahoma City leva a melhor na série, com Portland ganhando dois jogos em casa e o Thunder finalizando o confronto em seus domínios.

Palpite: Portland Trail Blazers 2 x 4 Oklahoma City Thunder

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Thunder Nation

    Mesmo palpite, 4 x 2 Thunder

  • Andrei

    Diego Costa 4 x 3 Lele

  • Dudu Ferrero

    Um encontro de 2 times que pipocam nos playoffs fica dificil

    • #PG CLUTCH MASTER#

      Vc tá bebendo, Thunder e o time que mais chega em finais no Oeste depois do Gsw, menos né.

      • Dudu Ferrero

        kevin durant

  • KlayMVP

    A maior rivalidade do jumper, virou série de offs, q momento!

  • djwhites

    blazão em 6

  • Diego Pereira Dos Santos

    4×3 pra qualquer um

  • Maicon Gomes

    4 x 2 pra OKC e com o West terminando com média de TD.

  • LeBeautiful

    Bom, vamos lá, Primeiro que se eles perderem já podem voltar pra Seattle, Boy George carrega aquele ataque nas costas, baleado ou não ele vai pro pau, e só de pisar em quadra o favoritismo já vai todo pra eles. Eu vi todos os jogos do Portland esse ano e posso crava aqui que 100 Nurkic seria um milagre o Blazers ganha uma série no oeste. Contra o okc basta ver oq aconteceu no último jogo, o bósnio foi ejetado no último quarto e no OT os cara deitou e rolou ali dentro. Lillard na defesa faz o mula parecer o Jordan, o Kanter fará o pivozeco deles parecer o Olajuwon.
    Stotts vai ter que tentar algo diferente se quiser ganhar 1 ou 2 jogos, Kanter deve ser o único pivô da liga que n leva vantagem sobre o Adams, Z Collins deveria ter + tempo de quadra, ele n é forte fisicamente mas tem muito + noção de defesa. o problema é que no ataque ele n ameaça. Eu daria alguns minutos pro Labissiére, ofensivamente é muito bom.
    O Blazers ainda tem algumas peças no banco que se vierem pra jogo podem fazer uma graça, Curry e Hood tão jogando pra ganha dinheiro na off season, eu inclusive botaria o Hood de titular, eles já tem um time + atlético e maior, nossos 2 guards são baixos e o CJ ta voltando de lesão, Hood além defender melhor é bem + alto que o CJ, e se estiver num dia bom pode pontuar tanto quanto ele.
    Harkless e Aminu se equivalem a Grant e Ferguson, esses 4 se botarem a bola no chão a natureza marca, mas paradinhos na zona morta podem meter umas bolas de 3 importantes, o negócio deles é defesa, e os 2 de okc se saíram melhor na regular.
    Schroder é um que deve fazer uma puta série tbm, baita jogador. + um motivo pro CJ vir do banco, ele é o único que levaria vantagem em cima do alemão.
    No geral é isso. Com o nosso Bósnio no garrafão jantando o Adams e respondendo as provocações do mula essa série seria sem dúvida a + interessante do oeste, sem ele o Stotts vai ter que fazer mágica, se fizer o óbvio okc mata em no máximo 5 jogos, mesmo contando com um asno em quadra e outro no banco.

    • James Pereira

      Nem acredito numa análise vindo de vc sem ser clubista. “Dê a Cézar o que é de Cézar”. Parabéns.

    • Wilker Pereira

      O Diego Costa cumpriu com a aposta de vcs e mudou a foto de perfil??

    • Andrei

      Vivi para ler isso…

  • Daniel Nogueira

    Previsão mais fácil de todas. OKC em 4.

  • Danilo Celtics #Banner18

    lebeautiful n curtiu

  • Dr eneias

    Okc em 5
    Muito amarelão esse blazers

  • Marcelo Desoxi

    Kanter em playoffs é foda, já diria o Donovan. Que agora é seu adversário.
    Se ele conseguir, pelo menos, manter o Adams abaixo dos 17 pontos por jogo e o Westbrook abaixo de 58% de FG nas infiltrações, Portland já sai no lucro.

    Um jogador desses de titular em offseason é uma catástrofe.

  • Palpite: OKC 4×2 Blazers
    Minha torcida: Portland em 7 jogos

  • LeBrOSMAN⚔️O Draft é logo ali

    Palpite: Muita treta por aqui, em todos os jogos.

  • Marcelo OKC

    Thunder 4 x 0 Fail Blazers

  • Miler Pereira

    A torcida do sire5 é por 4×3 independente do vencedor.
    E de preferência com várias prorrogações. Dupla de preferência

  • samuel pereira

    OKC 4×2!