Promotor turco prepara pedido de extradição do “terrorista” Enes Kanter

O governo turco está intensificando esforços para prender o pivô Enes Kanter. De acordo com o jornal local Sabah, o promotor-chefe de Istambul prepara um pedido de prisão internacional e extradição contra o atleta do New York Knicks, acusado de participação em um grupo terrorista. Ele tornou-se um pária no país natal por ser um declarado opositor do presidente Recep Tayyip Erdogan.

O periódico apurou que a promotoria busca um pedido especial de prisão contra o jogador de 26 anos junto a Interpol, alegando que ele possui laços com Fethullah Gulen, um líder muçulmano acusado de arquitetar um golpe de estado, em 2016. Além de ser um seguidor do clérigo exilado, o governo turco acredita que o atleta seria um dos financiadores de sua organização terrorista.

Logo depois da divulgação da notícia, Kanter usou as redes sociais para defender-se e garantiu que o governo turco não pode comprovar nenhuma das acusações.

O pivô voltou a ser foco do noticiário turco após dizer que não participaria do jogo do Knicks contra o Washington Wizards, nesta quinta-feira, em Londres, porque teme por sua vida em território europeu. Vale lembrar que, mesmo que exista um pedido de prisão internacional contra Kanter, o governo norte-americano teria que estar convicto de que Kanter é um terrorista para autorizar sua extradição.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Thiago Marques

    Que situação absurda, esse presidente turco é maluco demais

  • João Víctor Matos

    Esse safado acabou com o Parlamentarismo fraudando um referendo. Já está a 15 anos no poder já que era 1º ministro antes. Veículos internacionais especulam que ele quebrou o país de próposito apenas para ter mais poder, menos oposição qualificada e colocar seus amiguinhos onde tem dinheiro. Há pouco tempo houve uma guerra civil onde muitos cidadãos foram mortos pelo governo. E agora chama de terrorista um cara que nem pisa no país sem evidência nenhuma apresentada. Kanter tem muita coragem. Não duvido nada atentarem contra a vida dele no próprio EUA.

  • João Víctor Matos

    É um homem de coragem. Poderia ficar quieto feito cordeiro mas resolveu falar em nos de parte da população que é oprimida por esse “presidente”.

  • Marcos Gordinho

    Que situação. Agora é ver como o governo norte-americana vai se portar, caso considere a atual liderança turca uma ditadura nem têm cabimento aceitar essa historinha de terrorista ou financiador, caso reconheça a liderança turca de forma legítima terá que extraditar o gigante por pura coerência política contra o terrorismo. Isso pode causar maus lençóis ao EUA. Kanter de uma forma ou outra cria uma resistência contra o atual poder turco, torço que de forma pacífica.

  • GuiperHeat

    É assim, que vce sabe que um Regime é autoritário: Sempre inventam, supostas tentativas de golpes de estados, pra justificar Prisões arbitrarias de opositores ao regime.Segundo Adoram usar o termo terrorista pra se dirigir a jovens opositores, isso lhes da mais Moral junto a sociedade Tapada , porque todo mundo, sabe que que um Terrorista é capaz… Golpes de estados , oposições Terroristas ,conversas do tipo , nunca surgem em Países Democráticos …Sou Angolano sei bem como essa merda é ……

  • Vinícius Maia

    Pelo visto esse governo turco é realmente um governo ditador e por isso duvido muito que os EUA autorizem a extradição. Trump é muito categórico no seu posicionamento contra ditaduras. Mesmo que não fosse o Kanter, que é um jogador profissional com certa fama, imagino que os EUA não autorizariam a extradição.

  • Flávio#Lakers

    COMPLETAMENTE ABSURDO ISSO, O GOVERNO ERDOGAN NA TURQUIA É UM DITADOR, TOMARA QUE NÃO PERMITAM ESSA EXTRADIÇÃO.

  • Em pleno século XXI e a gente permitindo que ainda exista esse tipo de ditadura. Mundo fudido mesmo.

  • LeBrOSMAN⚔️O Draft é logo ali

    Eu achei esse vídeo de um programa da HBO q fala mais justamente sobre essa questão do Kanter. A razão dos pais o criticarem, segundo o Kanter é realmente para dar um recado ao Kanter de como a situação é perigosa e é pq eles sabem q se apoiassem o q ele diz, seriam assassinados.
    O cara é realmente um dos exemplos máximos na NBA, de q não é apenas basquete.
    https://twitter.com/vicenews/status/1085558652772253696

  • FP de Cleveland ㋡ Thiagº

    Bom, chegamos ao ponto onde o governo turco está jogando informações mentirosas sobre alguém (até que se prove o contrário). Para mim a situação está ficando bem séria, está envolvendo a vida de alguém. Se existem provas, que joguem para todo mundo saber. E, não colocar as pessoas ou um país (Eua), contra alguém. Não sei até que ponto os Eua pode interferir nisso, e se for para proteger o mesmo, que faça logo e abaixe a bola da Turquia.

    • Guilherme Petros

      acredito q, em ultimo caso, os EUA podem simplesmente dar asilo politico pra ele e não extradita-lo