Prospecto do Draft 2011 – Enes Kanter

Enes Kanter

Freshman, 19 anos
Universidade: Kentucky
Posição: ala-pivô/pivô
Altura: 2,08m
Médias no Europeu Sub-18: 18.6 pontos – 16.4 rebotes – 1.3 assistências – 0.8 roubos de bola – 1.8 tocos – 2.3 erros – 54.2% FG – 70.0% FT – 50.0% 3PT

Características: o “fenômeno” turco tem ótima presença no garrafão, seja pontuando ou pegando rebotes. Kanter também se destaca nos arremessos de média e longa distância. Vale dizer que ele não fez nenhuma partida por Kentucky, pois já havia recebido uma considerável quantia financeira de seu clube, o Fenerbahçe, da Turquia, o que o tornou inelegível para a NCAA. Kanter, apesar de ter ficado só treinando na temporada, vai para o draft bem recomendado por sua ótima atuação no Nike Hoops Summit 2010. Na ocasião, ele marcou 34 pontos e pegou 13 rebotes. O jogador turco superou o recorde de pontos no torneio, que pertencia ao alemão Dirk Nowitzki. E em 2009, Kanter foi eleito MVP do Campeonato Europeu Sub-18, ajudando a Turquia a conquistar a medalha de bronze.

Comparações: Al Horford (Atlanta Hawks), Kevin Love (Minnesota Timberwolves) e Mehmet Okur (Utah Jazz)
Projeção: terceira até sétima escolha geral

Confira alguns dos melhores momentos de Enes Kanter.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=6YzbhAQGPqk]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=l5kAZL0Q3ic]

Legenda

– Freshman (Primeiro ano universitário)
– FG (Arremessos de quadra)
– FT (Lances livres)
– 3PT (Arremessos de três pontos)

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.