Prospecto do Draft 2014 – Cleanthony Early

Cleanthony Early

Idade: 23 anos
Universidade:
Wichita State
Experiência:
Senior
Posição:
Ala / Ala-pivô
Altura:
6’7.25’’ (2.00m)

Médias na temporada 2013-14: 16.3 pontos, 6.0 rebotes, 0.7 assistência, 0.8 roubo de bola, 0.8 toco, 1.9 erro de ataque, 48.7% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 37.6% de acerto nas bolas de longa distância e 84.2% de conversão nos lances livres em 27.5 minutos em quadra.

Pontos fortes: Early tem condição atlética mais do que adequada, com explosão e velocidade acima da média para alguém de seu tamanho. Versátil ofensivamente, pode pontuar de várias maneiras e possui vasto arsenal (arremessa até da linha de três pontos, ataca a cesta, joga de costas para o aro, finaliza em transição) que utiliza com eficiência. Consegue criar separação para marcadores com movimentos simples e trabalha sem a bola em busca de espaços. Não foge do jogo mais físico, cava faltas (quase cinco lances livres por partida atuando menos de 28 minutos) e finaliza muito bem mesmo quando “sofre” contato. Peca eventualmente na questão técnica, mas joga com intensidade e empenho exemplares.

Pontos fracos: neste momento, ele é um ala-pivô tentando provar ser um ala. Sua mecânica de arremesso melhorou muito, mas ainda é inconsistente, pouco refinada e o alcance de seu chute é questionado entre olheiros. Seu controle de bola e qualidade de passe são precários para um prospecto profissional que pretende atuar no perímetro. Toma muitas más decisões em quadra pela limitada visão de quadra e compreensão da dinâmica do jogo. Evitar usar a mão esquerda. Não parece ter posição na defesa: sofre para defender atletas de perímetro (pouca atenção, oferece espaço, facilita infiltrações) e garrafão (não consegue estabelecer espaço e cai facilmente em fintas). Já tem 23 anos, o que limita seu potencial.

Comparação: Mike Scott (Atlanta Hawks) mais atlético

Projeção: de 20ª a 30ª escolha geral

Confira alguns lances de Cleanthony Early:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=HlxqMB0UlsU]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=XS0iTu_uSk8]

Legenda
– Senior (Quarto ano universitário)

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Guilherme

    Sleeper… se cair na mão de um bom time pode causar danos já como novato! apesar dos 23 anos, joga muito e liderava o ótimo time de Wichita State! é o típico jogador que se cair na mão do Spurs, vai render MUITO!

    • Thiago Reis

      Qualquer que cai na mão dos Spurs acaba rendendo muito, Pop é bruxo rsrs!!!

  • Zorg

    Num time como dos Spurs ou dos Hornets já vinha do banco contribuindo