Prospecto do Draft 2014 – Dario Saric

Dario Saric

Idade: 20 anos
Nacionalidade:
Croácia
Time:
Cibona Zagreb (Croácia)
Posição:
Ala / Ala-pivô
Altura:
6’10’’ (2.08m)

Médias na temporada 2013-14: 15.7 pontos, 9.4 rebotes, 3.4 assistência, 1.1 roubo de bola, 1.0 tocos, 3.3 erros de ataque, 50.1% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 33.6% de acerto nas bolas de longa distância e 71.6% de conversão nos lances livres em 32.2 minutos em quadra.

Pontos fortes: Versátil, Saric possui excelente altura e técnica para atuar nas posições três e quatro. Entende a dinâmica do jogo, enxerga a quadra e passa a bola com a naturalidade de um armador, permitindo que até inicie a ofensiva do Cibona em momentos específicos. Mas, recentemente, também vem conseguindo negar a teoria de que precisa necessariamente da bola nas mãos para trazer à tona o seu melhor. Ele melhorou sensivelmente seu arremesso nesta temporada e nunca teve uma mecânica realmente ruim. Provou-se um ótimo reboteiro em nível croata nas duas tábuas e seu arsenal ofensivo no garrafão também está em franca evolução. Rara combinação de inteligência em quadra, base técnica e instintos para alguém de 20 anos.

Pontos fracos: o ala ainda não parece ter força física e condição atlética ideal para enfrentar a competição da NBA. Seu arremesso melhorou, como já citado anteriormente, mas ainda não é um recurso com o qual pode contar consistentemente. Tenta passes arriscados e complicados durante as partidas, o que “catapulta” sua média de erros de ataque e compromete o índice de assistências por desperdícios (o que deveria ser um dos seus diferenciais). Ele é um defensor subestimado em nível europeu, mas a habilidade e posições que pode marcar no basquete norte-americano ainda são um ponto de interrogação para olheiros. Não deverá vir de imediato para a NBA e muitos questionam sua real vontade de jogar nos EUA.

Comparação: Boris Diaw (San Antonio Spurs)

Projeção: TOP 14

Confira alguns lances de Dario Saric:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=4g3TrEGyCco]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=vNqpjnuUvqQ]

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Ele me parece o Bosh,é alto,magro,tem dribles secos(Não aqueles do Iverson),arremessa bem….
    So to vendo que se ele tomar uma pancada de um…Glen Davis da vida,ele se quebre todo…

  • Cairia bem no meu Spurs.

  • Cairia muito bem no Bulls, mas se pensar bem já temos o Mirotic; Ricardo, se você fosse o GM do Bulls selecionaria Dario Saric no draft ou investiria em Nikola Mirotic???

    • Ricardo Stabolito Jr.

      Mirotic, sem dúvidas. Nada contra o Saric, mas Mirotic.

  • c.pedro

    Que que voce acha do Dante Exum e daquele armador sérvio que jogou o sub20?

    • Ricardo Stabolito Jr.

      Vi pouco dos dois, então não dá para dizer muita coisa. Mas gostei do pouco que vi.

  • Zorg

    se cair num time bem estruturado … a contribuição pode ser imediata

  • A questão atlética dele é bem questionável. Mas ele é muito inteligente e bom reboteiro. O estilo de jogo que ele joga (com muita posse) não ajuda muito algo que vai ter que se adaptar porque tanto no Cibona Zagreb quanto na seleção ele é o craque.

  • Gabriel Abdrade

    Final da Adriatic League:
    Saric 23 pontos, 11 rebotes, 7 assistências e 5 tocos.
    Parece ter futuro.

  • Pontuador extremamente versátil, bons movimentos no garrafão, tiro de fora em franca evolução e mostra ter potencial, visto que melhorou diversos aspectos do seu jogo em pouco tempo, pode ser a grata surpresa dessa classe.