Prospecto do Draft 2014 – Joel Embiid

Joel Embiid

Idade: 20 anos
Universidade:
Kansas
Experiência:
Freshman
Posição:
Pivô
Altura:
7’0’’ (2.13m)

Médias na temporada 2013-14: 11.2 pontos, 8.1 rebotes, 1.4 assistência, 0.9 roubo de bola, 2.6 tocos, 2.4 erros de ataque, 62.6% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 20% de acerto nas bolas de longa distância e 68.5% de conversão nos lances livres em 23.1 minutos em quadra.

Pontos fortes: Embiid possui todos os recursos físicos (altura, envergadura, força) e atléticos (velocidade, explosão, agilidade) para ser um pivô de elite na NBA. Movimenta-se de forma extremamente fluida para alguém de seu tamanho, com ótima rapidez e trabalho de pernas. Ele desenvolveu muito seu arsenal ofensivo ao longo da temporada universitária, exibindo flashes de brilhantismo com movimentos refinados e finalizando em torno da cesta com as duas mãos. Seu potencial na defesa, especialmente protegendo o aro, também é grande e evidencia-se na boa média de tocos. Bom reboteiro. Por jogar basquete há somente quatro anos, conclui-se que ainda é dono de grande potencial a ser trabalhado.

Pontos fracos: para alguém com seus recursos naturais, o pivô não gosta do jogo físico dos dois lados da quadra e isso limita sua eficiência. Tem boa mecânica de arremesso, mas não realiza tentativas de curta ou média distância para colocar sua capacidade à prova. Além disso, a falta de experiência no basquete torna suas decisões muito mais produto de instintos do que propriamente leitura do jogo, o que acaba em escolhas ruins, alto número de erros de ataque, faltas bobas e erros em rotações defensivas. A diferença físico-atlética em relação aos oponentes sugere que possa ser um caso de “homem jogando contra garotos”.

Comparação: Hakeem Olajuwon (ex-Houston Rockets); Robert Parish (ex-Boston Celtics) e Michael Olowokandi (ex-Los Angeles Clippers)

Projeção: TOP 3

Confira alguns lances de Joel Embiid:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=ZvUuag32OZE]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=LZOTtf5ldtI]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=5Irvvb7Y4-w]

Legenda
– Freshman (Primeiro ano universitário)

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Mailson Silva de Sena

    Se os Bucks selecionarem esse cara e o Larry Sanders colocar a cabecinha no lugar podem vir a fazer uma dupla de garrafão bastante dominante.

    Por já contarem com pivôs promissores, não creio que Sixers e Magic irão pegá-lo. Acho que essas duas franquias selecionaram Parker e Wiggins, se tiverem a oportunidade.

  • Mailson Silva de Sena

    *selecionarão.

  • Celso Cachali Jr

    ñ Apostaria nele em Primeiro nunca, tem pouquíssima experiência, ele no meu ver, seria facil um top 7 ou top 10. Mas com um bom tempo de jogo, será um dos melhores.

  • Zorg

    Ricardo vc colocou muito bem … tem lances de brilhantismo mas tem problemas com contato fisico … as comparações complementam perfeitamente a sua analise de Olajuwon a Olowokandi …
    Se fosse um dos três primeiros GM na noite do draft não faziam essa seleção, acho AW, JP, e JR superiores tecnicamente e mais completos ….

    • Ricardo Stabolito Jr.

      Valeu, Zorg. A gente tenta, né?

      E eu, o Gustavo Lima e o Zeca vamos aprofundar mais essas análises nos próximos meses.

  • CosmeCelta

    Sei não.. Acho que é o que mais vai demorar pra ficar pronto. Muito do seu destaque é pela diferença física contra outros garotos.. o que na NBA não vai existir. Eu se fosse GM do Celtics, passaria ele.

  • Thiago Reis

    Já mostrou que sabejogar e o potencial é gigante, o problema é que vejo Embiid e só me vem Oden na cabeça. O cara nem começou e já teve problemas nos dois joelhos e costas!

  • Depois de Wiggins é uma escolha segura (desde que se certifiquem sobre a sua saúde física) tem um teto alto pra evolução e potencialmente é um defensor de elite não contente proteger o aro, mas como contesta no perímetro. A questão é se ele vai sobreviver ao jogo de Box Out da NBA e vai desenvolver um trabalho de post refinado.