Prospecto do Draft 2014 – Marcus Smart

Marcus Smart

Idade: 20 anos
Universidade:
Oklahoma State
Experiência:
Sophomore
Posição:
Armador
Altura:
6’4’’ (1.93m)

Médias na temporada 2013-14: 18.0 pontos, 5.9 rebotes, 4.8 assistência, 2.9 roubo de bola, 0.6 tocos, 2.7 erros de ataque, 42.2% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 29.9% de acerto nas bolas de longa distância e 72.8% de conversão nos lances livres em 32.7 minutos em quadra.

DRAFT TALK – JUMPER BRASIL

Pontos fortes: Smart tem combinação rara de altura e força física para sua posição – e sabe se aproveitar tais recursos nos dois lados da quadra. Ataca a cesta eficientemente e usa seu corpo tanto para abrir espaço, quanto finalizar dentro do garrafão. Capaz de criar separação para adversários por causa do físico e bom controle de bola. Trata-se ainda de um passador seguro e reboteiro acima da média para armadores. Ele é um excelente defensor, agressivo contra o homem da bola e tão bom quanto qualquer outro prospecto universitário quebrando linhas de passe. Sua atitude em quadra, espírito competitivo e capacidade de liderança são largamente elogiados por técnicos e olheiros que o acompanham in loco.

Pontos fracos: não é um armador particularmente veloz ou atlético. Segura muito a bola e não possui a visão de jogo que se espera de um jogador da posição um – o que gera dúvidas sobre sua real posição na NBA. Sua tomada de decisões é questionável, resultando em desperdícios de posse evitáveis e seleção de arremessos problemática. Para um infiltrador tão capaz, ele se satisfaz demais com tentativas de média e longa distância – muitas vezes, contestadas. Possui mecânica inconstante e não preza pelo equilíbrio no ato do chute, o que diminui sua eficiência como arremessador. Sua capacidade para jogar sem a bola nas mãos é algo a ser descoberto, mas não parece promissora.

Comparação: Tyreke Evans (New Orleans Pelicans) e Rodney Stuckey (Detroit Pistons) com mais intensidade defensiva

Projeção: De 5ª a 10ª escolha

Confira alguns lances de Marcus Smart:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=vTvPBvaqTyc]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=YxXictCDDqA]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=R6G3wvcvabA]

Legenda
– Sophomore (Segundo ano universitário)

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Rodrigo

    Se o parâmetro de comparação são esses dois caras, será um bust.

    • Ricardo Stabolito Jr.

      Sou notoriamente criterioso com comparações. Mais pé no chão do que muitos gostariam. Um Stuckey com defesa é um belo piso para os meus padrões.

    • Evans e Stuckey são bons jogadores.

  • jonasjoao

    cara… eu não arriscaria não… quem sabe para sixth man? acredito que possa jogar na posição 1, 2 e 3… mesmo assim, duvidoso!!

    • jonasjoao

      o time que quiser um armador e tiver a oportunidade, que escolha o Exum. Provavelmente mais sólido.

    • Olavo

      Jogar de PG e SG tudo bem….
      Agora SF???

      Imagina ele marcando o Durant… ( 2.03 contra 1.93 )

  • joao gabriel

    Tony allen tem 1.93

    • Olavo

      Ah cara mas você quer comparar o Tony Allen defendendo com o Smart???

      Na minha opinião , o Allen É o melhor defensor de perímetro da NBA .

      Smart tem condição de chegar nesse nível? Acho que não…..

  • joaocelta

    Deveria ter vindo no draft do ano passado, esse ano acho que ele está sendo projetado muito acima de sua real capacidade dentro de um draft tão bom, se alguma franquia draftá-lo nas 10 primeiras escolhas procurando um armador titular, certamente se ira se arrepender, tem muita gente boa nesse draft e esse cara tem cara de bust.

  • hebert

    Eu acho, que vai ser um sixman
    Quem precisa de armador e escolher ele ta fufu.

  • filipe ramires

    A pergunta q devemos fazer é quais equipes hoje tem a prioridade de draftar um armador ?
    Lembrando q no draft de 2013 muitas equipes deixaram o Michael Carter-Williams passar pois não precisavam de um armador no momento é se deram muito mal pois o mlk jogo muito pelo 76ers .
    A posição de armador hoje na nba é a mais competitiva eo draft desse ano como muitos estão falando tem tudo para ser um dos melhores dos ultimos anos então acredito q ele fique fora do top 10pick

  • Maia-bucks

    Tem gnt melhor.. Acho q n sera top 10

  • Subestimado, será top 10

  • SG na nba.

  • Zack Batista

    WestBrook tbm não era armador, e aí?? Dotado de força física tendo uma defesa combativa, acho difícil um jogador assim virar bust… Eu apostaria…

  • Thiago Reis

    Não gosto do Smart, pra mim é um Westbrook piorado, menos precisão nos chutes e não tão atlético, mas é maluco igualzinho hahahaahah!!! Tem bust escrito na testa rsrs!!